terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Vale a pena ver. Quais os interesses de Yoani, a Blogueira Cubana?


A grande mídia brasileira e os políticos da direita oposicionista receberam com honras de celebridade a blogueira cubana Yoani Sanchez. Curiosamente a ativista social acostumada a ser um crítica contumaz do regime cubano, considerou as manifestações contrárias a sua opinião com anti-democráticas. Ora, será que nossa amiga cubana só considera democráticas suas próprias opiniões ou aquelas que discordam do modelo político cubano? Yoani, apesar de afirmar que seu blog não tem fins lucrativos, ganhou mais de US 500 mil dólares nos últimos anos e segundo o Wikileaks possui um intimo relacionamento com o Escritório de Interesses dos Estados Unidos em Cuba, no entanto em seu próprio país ela é conhecida por menos de 2% da população.
Yoani demonstra uma preocupação muito grande com os ataques a liberdade e direitos humanos em Cuba, mas nunca demonstrou a mesma veemência em denunciar os abusos da prisão de Guantánamo estabelecida em território cubano pelo governo dos EUA, nem mesmo criticar o famigerado bloqueio americano a Cuba que há 60 anos impede o país de ter relações internacionais e ter acesso inclusive a tecnologia que permite o acesso a internet e outros benefícios do mundo moderno.
Será que Yoani é uma mera ativista ou compõe uma rede internacional liderada pelos americanos para cvombater o modelo cubano?
Curiosamente, tudo isso acontece numa semana em que acontecem as eleições em Cuba, que assim como nos Estados Unidos tem seu presidente eleito por um colégio de representantes populares.
Enquanto Cuba é tida pelos setores pró-EUA como uma ditadura, o modelo americano é tido como exemplo para o mundo, no entanto nas eleições americanas os candidatos majoritários sempre se revezam entre Republicanos e Democratas, nunca as pequenas agremiações sequer chegaram a etapa final deste processo eleitoral. Chegou-se ao absurdo na democracia americana de um candidato ser eleito pelo voto popular (Al Gore) e outro vencer no colégio eleitoral (George Bush).
Yoani pode e deve defender suas opiniões publicamente, no entanto, suas opiniões necessariamente não correspondem a verdade e ela não deve ser tratada como uma blogueira desinteressada, ela faz parte sim de uma grande rede internacional que não aceita que um pequeno país da América Central vizinho aos EUA possa ter autodeterminação e não aceitar as posições imperialistas do grande irmão do norte.
Sobre a Comuna de Paris, Marx usou uma parábola do “Purgatório” no livro A Divina Comédia do poeta italiano Dante. Fala do homem que viaja pela noite com uma lanterna presa às costas, que não brilha para ele, porém, ilumina o caminho dos que vêm atrás. É exatamente isso que Cuba representa para os povos latinoamericanos, um grande farol que ilumina a perspectiva de igualdade e justiça para os povos oprimidos desta região. 
Por Marcos Andrade ao Blog do Anderson/Blog Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: