|
Revista Istoé faz campanha sorrateira para Aécio |
Por Eder Carvalho, técnico de Auditoria do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, via e-mail ao site VIOMUNDO
#PESQUISA FRAUDULENTA SENSUS/ISTOÉ
O Instituto manipulou a tabulação dos eleitores por faixa etária, diferente da utilizada pelo TSE, o que impede a verificação de alguns perfis.
Aumentaram o peso dos eleitores de mais de 16/17 anos em 4 vezes (de 1,15% para 4,8%) e dos eleitores de 18 a 24 anos em 2 p.p.
Faixas em que Marina tinha vantagem e que teoricamente vão mais para Aécio.
Além disso, adotaram uma tabulação do número de eleitores por faixa etária totalmente diferente da que está no TSE, impedindo a conferência nas outras faixas acima de 24 anos.
Esses caras são capazes de tudo!
INSTITUTO SENSUS:
Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: a)
Ponderação sexo, idade, instrução, nível econômico. Sexo: 48,3% Masculino; 51,7% Feminino.
Idade:
4,8% de 16 a 17 anos
16,9% de 18 a 24 anos
12,1% de 25 a 29 anos
21,0% de 30 a 39 anos
17,6% de 40 a 49 anos
27,6% 50 anos ou mais
Instrução
28,2% até 4a Série do Ensino Fundamental
22,8% the 5a a 8a Série do Ensino Fundamental
33,0% the 1a a 3a Série do Ensino Médio
16,0% Superior completo ou incompleto
Nível Econômico:
22,7% até 01 SM
56,0% Mais de 01 até 05 SM
13,6% Mais 05 até 10 SM
5,3% Mais de 10 até 20 SM
2,3% Acima 20 SM
b) Intervalo de Confiança = 95%, Margem de Erro = ± 2,2%
VEJA OS DADOS OFICIAIS DE ELEITORES DO TSE BRASIL E COMPARE AS FAIXAS ETÁRIAS DA PESQUISA.
Faixa Etária/ nº de eleitores/ equivalente em %
16 anos /479.996/ 0,337
17 anos/1.158.473/0,813
18 a 20 anos/8.791.241/6,171
21 a 24 anos/12.583.519/8,833
25 a 34 anos/33.183.566/23,292
35 a 44 anos/28.312.984/19,873
45 a 59 anos/33.684.835/23,644
60 a 69 anos/13.449.439/9,44
70 a 79 anos/7.016.054/4,925
TOTAL/142467862/100,00
Nesta campanha a IstoÉ tornou-se um panfleto nas bancas. O objetivo da campanha de Aécio é criar o “fato consumado”. Além de pesquisas “amigas”, parece contar com sites comprometidos a propagar os resultados na blogosfera e nas redes sociais. Quem te viu, quem te vê…