sexta-feira, 10 de julho de 2015

Chuva volta cancelar vinda do governador Rui Costa a Itiruçu

Em razão da previsão de fortes chuvas em Itiruçu, de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), e a consequente impossibilidade de pousos e decolagens na região, está suspensa a agenda do governador Rui Costa no município neste sábado (11). 

O governador estaria na cidade a partir das 9h, onde iria inaugurar o Sistema Integrado de Abastecimento de Água e visitaria o Colégio Estadual Maria Cândida de Castilho Fontoura. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) divulgará a nova data para o evento em breve.

Itaquara será sede de mais um encontro dos Prefeitos do Vale

Na sexta feira (10), a cidade de Itaquara será a anfitriã de mais um encontro do Consórcio Vale do Jiquiriçá (CVJ). Os Prefeitos da região estarão reunidos na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 14h.
O encontro deve ter como pauta a audiência da direção do consórcio com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Mauricio Barbosa, que aconteceu na terça feira (07) em Salvador. Além da segurança pública, deve estar em pauta a implantação de órgãos do Estado na região e a prestação de contas do consórcio referente aos mês de juros.

O CVJ é hoje um dos mais importantes e fortalecidos consórcios da Bahia, sendo inclusive constantemente elogiado pelo Governo do Estado, que já sinalizou ajudar a entidade com ações em toda região.

Declaração de Ufá confirma unidade dos BRICS frente a problemas globais

A declaração de Ufá, assinada pelos líderes dos BRICS durante a 7ª reunião de cúpula do grupo, nesta quinta-feira, confirmou a convergência dos pontos de vista dos cinco países sobre muitos dos principais problemas da política e economia internacionais, e comprovou o desejo dos BRICS em aumentar o seu papel na resolução de assuntos globais.
Os cinco líderes defenderam, entre outras coisas, a aceleração das reformas da ONU e do FMI, denunciaram o uso de sanções unilaterais, expressaram preocupação frente à injeção de capitais em economias já desenvolvidas, condenaram veementemente os crimes da organização terrorista Estado Islâmico e exortaram as partes do conflito na Ucrânia a respeitar os acordos de Minsk.
Em um total de 50 páginas, o documento final da cúpula abordou praticamente todos os problemas que, de uma forma ou de outra, encontram-se hoje no centro das atenções da comunidade internacional, e que vão desde a crise síria e guerras civis na República Democrática do Congo e no Afeganistão, até problemas relacionados ao meio ambiente, combate à corrupção no mundo e luta contra o narcotráfico.
A seguir estão resumidos alguns dos principais tópicos abordados pela declaração final da 7.ª Cúpula dos BRICS, realizada na cidade russa de Ufá mediante a presidência da Rússia no grupo.
Interesses da Rússia
A declaração deu ênfase a alguns temas que dizem respeito diretamente à Rússia no papel de anfitriã da 7.ª Cúpula dos BRICS, como as sanções adotadas pelo Ocidente contra Moscou após a reintegração da Crimeia e o agravamento da situação no sudeste da Ucrânia.
"Nós condenamos intervenções militares unilaterais e sanções econômicas em violação ao direito internacional e às normas universalmente reconhecidas de relações internacionais. Levando isso em conta, nós destacamos a importância histórica do inviolável caráter de segurança, e acreditamos que nenhum país pode aumentar a própria segurança em detrimento da segurança de outros países" – destaca o texto da declaração.
Apesar de não explicitar os nomes de países atualmente envolvidos em políticas de sanções, a ideia expressa no documento replica as muitas declarações feitas por líderes russos com relação a aprovação de medidas restritivas pela União Europeia (UE), EUA e seus aliados contra a Rússia.
Decepção com a União Europeia por não ratificar a reforma do FMI
Os países dos BRICS expressaram sua decepção com a UE por minar a confiança e a legitimidade do Fundo Monetário Internacional ao não ratificar, até a data, as reformas do FMI que foram acordadas em 2010 pela maioria e pedem que essas mudanças sejam aprovadas até meados de setembro deste ano, como estabelece o calendário acordado com o organismo internacional.
Com essa demora, a UE cria obstáculos para o aumento das cotas e a revisão das mesmas a favor dos países emergentes, ressalta a declaração.
Ainda assim, os países dos BRICS propõem trabalhar sobre medidas intermediárias que possam aproximar as cotas ao nível acordado anteriormente.
G-20 e os riscos pelas políticas monetárias dos emitentes Dólar norte-americano
Os BRICS apostam no diálogo na cúpula do G-20 para diminuir os riscos às políticas monetárias dos países que emitem reservas de divisas.
Além disso, constatam que continua a recuperação da economia global, ainda que o crescimento seja pequeno e diferente entre os países e as regiões.
O grupo destaca que ocorre aumento do crescimento em várias economias desenvolvidas, embora persistam os riscos vinculados principalmente com a dívida soberana, o desemprego, a redução de investimentos, o volume do comércio e os impostos de juros negativos no contexto da baixa inflação em algumas economias desenvolvidas. Economistas russos propõem nova moeda que poderá derrubar o dólar.
Divisas nacionais e mercados agrícolas
Ao mesmo tempo, os BRICS concordaram em tomar medidas para ampliar o acesso a seus mercados agrícolas, entre eles o estabelecimento de um entorno favorável, a eliminação dos subsídios às exportações e a diminuição do nível de apoio interno que são obstáculos ao comércio.
O banco de desenvolvimento dos BRICS
Os líderes anunciaram que o Banco de Desenvolvimento dos BRICS aprovará  no começo de 2016 os projetos de investimento e saudarão as propostas de cooperar estreitamente com os mecanismos financeiros vigentes, entre eles o Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, criado pela China.
O conflito na Ucrânia não tem solução militar
Os líderes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul expressaram sua inquietude com a situação no leste da Ucrânia e ressaltaram que o conflito não tem solução militar. A única via para reconciliação é um diálogo político inclusivo.
Israel e Palestina
A Declaração convoca Israel e Palestina a retomarem conversas para chegar a um acordo que contemple a coexistência pacífica dos dois países, um acordo que resulte na criação de um Estado Palestino viável nas fronteiras de 1967 e com capital em Jerusalém Oriental.
Os BRICS se pronunciaram também contra a política de Israel de construir assentamentos nos territórios ocupados, já que isto contradiz o direito internacional e mina as gestões para alcançar a paz.
Terrorismo e o grupo Estado Islâmico
Os países dos BRICS pediram a todos países que se abstenham de usar dois pesos e duas medidas na luta contra o terrorismo, um flagelo que só será vencido se a comunidade internacional cumprir seus compromissos que resultam das resoluções do Conselho de Segurança da ONU e da Estratégia antiterrorista global da ONU.
Os países condenaram os atos desumanos de violência que são perpetrados pelo movimento terrorista Estado Islâmico e pela Frente al-Nusra e seus seguidores.
Corrida armamentista no espaço
As cinco nações pediram a assinatura de acordos internacionais que previnam contra a militarização do espaço extraterrestre. A declaração final destaca que "a exploração e o uso do espaço devem perseguir exclusivamente fins pacíficos."
Internet

Os países dos BRICS advogam pela formação de um sistema que garanta o caráter confidencial da informação na rede global após reconhecerem que o fortalecimento da cooperação na internet é uma necessidade que responde aos interesses de todas as nações. O bloco decidiu pela instituição de um grupo de trabalho destinado a desenvolver a cooperação.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Justiça determina reintegração de posse de concursados demitidos em Irajuba

Os servidores concursados, demitidos pelo Prefeito Antônio Sampaio (PP), cansados de esperarem por uma decisão definitiva da justiça para um problema que se arrastava há anos, podem comemorar. De acordo com Dr.Walmiral Pacheco, advogado dos demandantes a Juíza Substituta da Comarca de Santa Inês –BA, Caroline Rosa de Almeida Velame Vieira concedeu uma ação de anulação de processo administrativo e decreto n 069/90, com condenação em reintegração de cargo e pagamentos de vencimentos atrasados com tutela em face contra o Município de Irajuba. A decisão foi oficiada ao Prefeito Antonio Oliveira Sampaio (PP) para de imediato, cumprir a decisão datada do dia 10/06/2015

Alegaram os autores do processo que por terem ingressados no serviços público em Abril de 2005, através da aprovação no concurso de prova e títulos de 04/02/2005, e terem sido surpreendidos com a publicação dos decretos 046/09 e 069/2009, o primeiro visando a investigação da legalidade do citado certame e o segundo anulando o próprio concurso público, sob o fundamento de que o concurso publico responsável pela sua investidura no cargo era elevado de vícios. A decisão ainda afirma que o gestor municipal, após a anulação do referido certame tem contratados seus aliados políticos, colocando na administração pública municipal. Sendo assim considerando que o Reu, em janeiro de 2015, propôs a reintegração imediata de 16 dos 34 autores e na proporção de 01 por mês nos demais, e que os 6 meses já se passaram o que tería hoje caso homologado houvesse na época o acordo, vinte e duas reintegrações. “Temos que o réu deixou de gastar nesse período com os pagamentos dos salários dos autores que seriam reintegrados, sendo assim entendo justo hoje a reintegração imediata de todos os autores,” declarou a magistrada. 
O Prefeito ainda pode recorrer da decisão.

Definido o roteiro da visita do Governado Rui a Itiruçu

Já está definido, caso o tempo fique firme neste sábado, o roteiro da visita do Governado Rui Costa em Itiruçu. A inauguração do sistema de abastecimento de água no Eucalipto, Marialva, Tiririca, Assentamento Primavera e Lagoa dos Laços, será as 9 horas.
As 11 horas o Governador e sua comitiva deverá está visitando o Colégio Estadual Maria de Cândida Castilho Fontoura e as 11:30 será visitado o Colégio Municipal Antônio Francisco de Souza.
O Governador irá inaugurar a ampliação da capacidade de adução de água tratada da estação de tratamento de água de Lajedo do Tabocal-Itiruçu; na implantação de uma adutora com 7,6 quilômetros (km) de extensão, na construção de um centro de reservação com dois reservatórios elevados de 50 e 20 metros cúbicos, na implantação de 19,6 km de rede distribuidora e na instalação de 313 ligações domiciliares.

Em outra data, a vinda do governador foi adiada no dia 16 de maio devido as fortes chuvas  que estavam ocorrendo em Salvador . A última visita prevista do Governador a Itiruçu iria ocorrer no dia 16 de maio, mais teria sido adiada por conta das chuvas na região e na capital.

Jaguaquara: Menina de 7 anos, atropelada na BR-420, é transferida para Salvador

Por apresentar um quadro convulsivo, a menina de 7 anos, vítima de atropelamento na Rodovia BR-420, fato ocorrido na segunda-feira (6/7) teve de ter transferida para acompanhamentos neurológico e pediátrico, segundo informações, numa unidade hospitalar de Salvador. 
A transferência foi feita pelo Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ na tarde desta quarta-feira. Ainda de acordo com informações, a menina foi atropelada por uma motocicleta no perímetro urbano da BR-420, próximo ao bairro Malvina, em Jaguaquara, quando caminhava na margem da estrada na companhia da avó e teria tentado atravessar a pista, sendo atingida pela moto nas proximidades de um redutor de velocidades. Na ocasião, a vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192, encaminhada ao HMJ, mas inicialmente aparentava ter sofrido leves escoriações.

Com informações: Blog Marcos Frahm

Itiruçu: NEABI realiza encontro com alunos do CEASN

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), realizou um encontro com os alunos do 9º ano do Centro Educacional Adalício Silva de Novaes. O enconto serviu para refletir sobre a questão da visão da sociedade sobre os afrodescendente, observando a questão da discriminação, e dos potenciais da cultura negra e sua influencia nos dias atuais. O encontro foi ministrado pela coordenadora do NEABI a professora Luciana Brandão e equipe do Núcleo.


Matéria: Parceria Blog Ed Santos e Itiruçu Notícias

terça-feira, 7 de julho de 2015

Polícia ainda não tem pista de carro roubado no São Pedro de Itiruçu

A polícia ainda não tem pistas de um veículo roubado na noite da sexta-feira (04/07), na primeira noite de São Pedro em Itiruçu. O carro furtado foi um Veículo Fiat Uno, quatro portas, cor verde, placa JLK 7425 – Jaguaquara, pertencente a um jovem conhecido como Beto, morador do Povoado da Vila Pimentel. 
O carro foi roubado em frente ao Mercado Avistão, no centro da cidade. Segundo informações, Beto teria ido com a família para festa e deixado seu automóvel estacionado enquanto foram à festa. Ao retornarem no local, não encontraram mais os carro. A polícia foi informada, mas até o momento não tem pista dos autores do furto. Esta foi à primeira ocorrência registrada na Festa do São Pedro de Itiruçu. As Policias Militar e Civil estão em diligências a procurar de pista para recuperar o automóvel.

Vereadores voltam aos trabalhos com críticas ao prefeito

Após ficar mais de 8 dias sem acontecer os vereadores voltaram aos trabalhos nesta terça, inclusive com transmissção ao vivo pela Itiruçu FM e pelo site Itiruçu Notícias, com duras críticas principalmente ao prefeito do município. O vereador Paulo Ézio foi o único a não criticar as atuais ações e falas do prefeito.
Robson Mauro por exemplo, pediu o prefeito respeitar o povo da Rua do Café e calçar a dita rua, cuja a população, sofre com o lamaçal; e com relação ao que ele chamou de abandono do povoado de Upabuçu.
Entre outras críticas, o vereador da oposição Junior Petrúquio (PT) também falou sobre ações que estão sendo movidas contra a atual administração no Ministério Público, sobre acontecimentos que segundo ele são ilegais. Quais seriam estes acontecimentos?
Agora a principal crítica mesmo foi com relação a promessa feita pelo prefeito Wagner, tanto aqui na rádio e em blogues de que em 2016 irá voltar a fazer o São João da zona rural. Os edis classificaram a fala do gestor como promessa de ano político. Lembrando que se passaram três anos de sua gestão sem nada ter acontecido e por que só no ano das eleições é que a promessa de fazer o festejo na zona rural vem?
Criticas também foram feitas pelo vereador Duda, que inclusive faz parte da situação, mas alega que juntamente com seu colega Nilman estão em primeiro lugar na defesa do povo em especial os de Upabuçu.
Já o vereador Nino fez um apelo a população a população que não o procure mais com o assunto segurança pública. Ele que juntamente com outros edis fizeram criticas aos modos de trabalhos da PM em Itiruçu, e teve um carro que estava em seu poder apreendido pela PM que alegava um mandato judicial, pelo fato de está com documento vencido, bem como ainda não ter habilitação. 
Nino também ressaltou um beneficio a pessoa carente a qual ele fez a doação de uma cadeira de rodas.

Logo públicaremos mais informações.

Site da Itiruçu FM volta a operar após ser hackeado

O site da Rádio Itiruçu FM voltou ao ar na tarde desta terça feira (7), após ficar mais de 3 dias fora do ar em virtude da ação de hackers. A ação dos hackers aconteceu exatamente no final de semana e trouxe transtornos para quem quis ouvir em especial a cobertura do São Pedro feito ao vivo pela rádio, bem como a programação no geral. Após a queda do site, no lugar foi colocado uma imagem do Fawkes (Mascara do Anonymus) e uns dizeres com relação à realização da festa junina, além de uma fanpage dos hacktivismos.
Não se acredita que o fato tenha sido um ato de protesto contra a transmissão da festa pela rádio. A principio, crê-se que tenha sido um ato isolado e que se aproveitou da época da festa para tentar ligar a ação com uma espécie de protesto.

O grupo responsável pela manutenção do site, localizado em Jequié está trabalhando para trazer o site de forma completo e deixa-lo com todas as ferramentas acessíveis aos internautas.

Jaguaquara: Médico Osvaldo Cruz pode ir ao PSB para disputar à Prefeitura em 2016

Pre acndidato declarado ao cargo de prefeito de Jaguaquara, o médico Osvaldo Cruz, ex-petista, ainda não decidiu oficialmente em que partido vai ingressar. Porém de acordo com o Blog Marcos Frahm, o ex-prefeito declarou que poderá filiar-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem como presidente estadual a senadora Lídice da Mata. A legenda partidária é liderada na cidade pela professora Vanusa Leal, esposa do petista Ricardo, também cogitada como possível candidata a prefeita. Há quem diga que, Ricardo Leal, amigo-aliado do governador Rui Costa (PT), poderá usar da sua influência para segurar o PSB de Lídice, com anuência de Rui. Por outro lado, Osvaldo Cruz poderá migrar para o PSOL, outra legenda partidária que estaria demonstrando interesse em candidatura própria em Jaguaquara, tendo inclusive, apostado no médico para presidir a agremiação. Já Osvaldo acredita que tem força para conquistar o PSB mas diz que mais importante de tudo, é o apoio do povo, independente do partido. Ainda residindo em Valença, apesar de estar frequentemente em Jaguaquara, Osvaldo ainda não transferiu domicílio para a Toca da Onça, mas diz que já providencia a mudança.

Foto/Fonte: Blog Marcos Frahm

Prefeito de Maracás diz que deverá ir a reeleição

No terceiro ano do seu primeiro mandato, o prefeito de Maracás, Paulo dos Anjos (PT) parece não temer quando o assunto é sucessão municipal. Em entrevista ao Repórter Marcos Frahm, Paulo falou sobre a realização do São João de Maracás e também sobre o processo eleitoral que lhe aguarda no ano que vêm. ”O prefeito diz que fez uma das melhores festas de São João em Maracás, mesmo cortando despesas por conta da crise que afeta as prefeituras. A receita de Maracás, caiu de 1.6 para 1.4 e, pela receita, a festa deveria ser feita com custo bem menor, porque o município perde cerca de R$ 500 mil por mês. Mas que independente das dificuldades, o evento foi positivo e a maior testemunha de que o São João foi organizado e de que agradou é o povo, que aprovou a festa”, comemorou Paulo. O prefeito quando indagado se irá à reeleição, foi enfático e disse que é o trabalho que habilita o gestor a disputar à reeleição e que além de pagar em dia, a prioridade é manter onze obras em andamento na cidade. Sem falar das outras sete obras que foi entregue recentemente com o governador Rui Costa. E que isso lhes credenciará a ser candidato”. Mesmo com os escândalos que envolvem o Partido dos Trabalhadores no país, Paulo dos Anjos afirmou que vai disputar as eleições no PT. Toda regra tem exceção, como todo partido tem sua laranja podre e, no caso do PT, o partido tem que tirar os que não prestam. Ele diz que foi eleito pelo PT e tem que honrar a bandeira.

Informações/foto: Blog Marcos Frahm

Imprensa regional diz que São Pedro de Itiruçu gerou reflexos negativos

De acordo com o divulgado na imprensa regional pelo Blog Marcos Fram, a falta de investimentos no São Pedro de Itiruçu, nos últimos dois anos, tem gerado reflexos negativos para o evento junino, que vêm sobrevivendo da tradição. Classificada pela grande maioria dos munícipes como festa sem planejamento, o São Pedro deixou de impulsionar a economia. Passados os festejos 2015, são inúmeras as lamentações dos itiruçuenses, principalmente os que representam o comércio local, que lamentam queda nas vendas. No último final de semana, sexta, sábado e domingo, a festa foi realizada a custo reduzido, pelo segundo ano consecutivo, sob alegação do prefeito Wagner Novaes (PSDB) de que a Prefeitura não dispõe de recursos para manter o São Pedro no padrão de qualidade dos anos anteriores, quando grandes atrações se apresentavam, quando ganhava o taxista, o barraqueiro, as empresas de ônibus, os proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes, de lojas de roupas, sapatos, etc. Mesmo tendo obtido apoio de R$ 50 mil do Governo, através da Bahiatursa, para o custeio do evento, o São Pedro 2015 aconteceu apenas com apresentações de bandas locais e regionais, sem ampla divulgação, e chegou ao fim sem atrair grande público, se comparado com os anos anteriores. Mas o prefeito Wagner, na contramão da decadência, minimizou os efeitos negativos dos festejos juninos ao conceder entrevista disse que ”a cidade esteve lotada, o comércio ganhou e que o São Pedro de Itiruçu ainda é o melhor da Bahia. O São Pedro, na sexta-feira, foi uma grande surpresa, porque as pessoas compareceram e perceberam que eu estava certo, em manter os pés no chão e fazer uma festa com as bandas regionais. Fizemos uma grande festa, todo mundo dançou feliz e a primeira obrigação do prefeito é pagar o salário do funcionalismo público, e é isso que nós estamos fazendo”, justifica. Para o tucano, a festa, apesar das críticas, foi positiva. ”Uma festa positiva, de muita paz e de alegria em Itiruçu”.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Encerrada as festividades do final de semana em Itiruçu

O final de semana foi marcado por festividades no município de Itiruçu. Desde a noite da última sexta feira que os eventos se iniciaram com a abertura do São Pedro em praça pública, seguido do dia de Sábado, onde a tarde houve a realização do Forro Coffe, diga-se de passagem, mais uma vez com a participação de grande público. A noite mais uma vez houve a realização de mais uma noite com bandas na praça pública, seguido de ontem, domingo, onde houve mais uma vez a realização de festas privadas e públicas, com inclusive a última noite com a presença de bandas na praça.
Como poderia descrever o São Pedro de Itiruçu 2015? Podemos começar dizendo que teve um público razoável, diante do que a festa proporcionou em termos de estrutura e atrações. Isto, uma vez que devido à tão alardeada dificuldade financeira, a Prefeitura não contratou nenhuma atração de renome, apenas dando espaço as bandas locais e regionais. Não porque o objetivo fosse prestigiar “o prata da casa”, mas principalmente, por questões de economizar recursos.
Apesar de alguns roubos de veículos, pequenos acidentes e principalmente roubo de celulares e objetos menores, podemos dizer que o São Pedro foi pacífico. Uma vez que não houve registro de distúrbios maiores, que pudessem ocasionar em feridos ou mortos. Isto graças à presença da Polícia Militar e de alguns agentes da Polícia Civil, bem como alguns Guardas Municipais. Portanto, a festa transcorreu tranquila, sem nenhum incidente mais grave e sem nenhum fator que gerasse.

Agora quem apostou num fiasco por parte das atrações locais quebrou a cara, pois todos os cantores e bandas locais ou regionais que se apresentaram na festa demonstraram talento de sobra, isto diante até de algumas limitações estruturais que muitos enfrentam para, por exemplo, se comparar com bandas maiores e famosas. Todavia, que bom seria se nos próximo ano(s) o(s) prefeito(s) continuasse a prestigiar “o prata da casa”, não por está sem opção como foi o caso desta vez, mas sim por acreditar nos respectivos potenciais bem como prestigia-los. Aqui vão os nossos parabéns em especial aos artistas que deram o seu melhor, lógico sem desmerecer os apresentadores e as pessoas que suaram para apesar das limitações impostas pela atual administração, darem o seu melhor.

Foto: Roberto Brito

domingo, 5 de julho de 2015

Fiat Uno é furtado no circuito do São Pedro em Itiruçu

Na noite desta sexta-feira (04/07), na primeira noite de São Pedro em Itiruçu um Veículo Fiat Uno, quatro portas, cor verde, placa JLK 7425 – Itiruçu, pertencente a um jovem conhecido como Beto, morador do Povoado da Vila Pimentel foi roubado, em frente ao Mercado Avistão, no centro da cidade. Segundo informações, Beto teria ido com a família para festa e deixado seu automóvel estacionado enquanto foram à festa. Ao retornarem no local, não encontraram mais os carro. A polícia foi informada, mas até o momento não tem pista dos autores do furto. Esta foi à primeira ocorrência registrada na Festa do São Pedro de Itiruçu. As Policias Militar e Civil estão em diligências a procurar de pista para recuperar o automóvel.

De acordo com informações, houve no circuito da festa diversos roubos principalmente de carteiras e de celulares.