quarta-feira, 9 de maio de 2012

Hoje celebra se o 67º aniversário da Vitória na 2ª guerra mundial


Hoje a Rússia e o varios paise do mundo comemora o Dia da Vitória na Grande Guerra Pátria (2ª guerra mundial). Em todas as regiões do país, desde Vladivostok até Caliningrado, realizam-se festejos. O mais importante deles é a Parada da Vitória na Praça Vermelha, em Moscou.
Neste dia uma atenção especial é dedicada aos veteranos – aos que lutaram diretamente pela Vitória na frente de batalha e aos que trabalharam abastecendo as forças armadas de todo o necessário.
O Dia da Vitória marcha pelo país passando de um fuso horário para outro, e as maiores cidades do país revezam-se na promoção de paradas festivas. Em toda parte soam hoje canções da vitória, desde os cantos lendários O Dia da Vitória e Nós precisamos somente da Vitória até a cançoneta Catarina, de que invariavelmente gosta todo o povo russo.
O Dia da Vitória é festejado hoje também no estrangeiro. Cumpre assinalar à parte as paradas dos veteranos, realizadas nas cidades israelitas de Jerusalém, Tel-Aviv e Haifa. Neste país vivem cerca de dez mil participantes da Segunda Guerra Mundial e prisioneiros dos campos de concentração. Os soldados soviéticos serão homenageados hoje em muitos países europeus. Na Grã Bretanha serão realizados encontros com veteranos, conferências e concertos. 
Na Polônia os festejos começaram com antecedência de um dia e hoje os veteranos polacos foram convidados pela embaixada da Rússia para a cerimônia de deposição das flores nos monumentos dos soldados soviéticos, que tinham tombado pela liberdade deste país. A segunda guerra acabou com a vida 65 milhões de pessoas de todos os paises envolvidos e aconteceu desde o atlãntico ao pacifico. Sendo que o local mais devastado foi a Europa e a parte russa eropeia, alem do Japão com sofreu um dos piores crimes da história com o lançamento de duas bombas atômicas por parte dos Estados Unidos sobre Yroshima e NagasaK acabando com toda a especie de vida destas duas cidades e contaminando todo o planeta com material radiativo que é um dos maiores causadores de cancer em humanos.
Informações: Voz da Russia e RT en español/Ed Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: