Vitória da União Latino Americana. Os Estados Unidos reduziu sua retórica de violações humanitárias, tentativas de assassinatos de lideres, ataques convencionais e não convencionais contra Cuba.
Os anúncios e os discursos históricos de Obama e de Raul Castro se deram na tarde desta quarta feira (17), após acordarem em conversa telefônica, liberar presos dos respectivos países. Cuba liberou o norte americano Alan Gross, que estava preso na ilha, após tentar socavar a revolução com implante de serviço de internet pirata com programas virais a fim de atacar o sistema informático da maior das Antilhas. Por sua parte, os Estados Unidos também liberou os cubanos: Gerardo Hernández, Antonio Guerrero y Ramón Labañino, que fazia parte dos cinco agentes do governo de Cuba, presos nos EUA quando monitoravam a máfia cubana em Mayame.
Com a decisão mútua, Cuba e EUA abrem relações diplomáticas congeladas desde 1961, depois de uma invasão americana falido contra Cuba, isso três anos após o triunfo da revolução de Fidel e seus “companheiros”.
Especialistas creem que o passo dado é fruto do apoio a Cuba por parte dos países latinos americanos, que acabou por tornar fracassada as hostilidades norte americana.
Por hora ainda não foi levantado o embargo dos EUA contra Cuba, que sempre objetivou levar a miséria e socavar o governo da ilha de visão socialista. Intenção esta que também começa a fracassar.
Ouça o discurso de Raúl Castro.
Ouça o discurso de Raúl Castro.
0 comentários:
Postar um comentário
A opinião do nosso leitor é: