terça-feira, 24 de abril de 2012

ITIRUÇU E REGIÃO TEM SITUAÇÃO AGRAVADA A CADA DIA COM MAIOR SECA DOS ÚLTIMOS 30 ANOS
Barragem que abastece Pov. Morro das Rosas
está quase seco. Foto:Ely Moraes
Depois de alguns dias de chuvas fracas na passada semana, a frente fria se afastou e o tempo voltou a ficar quente e seco, agravando ainda mais o estado emergencial da região. Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Maracás, Jequié, Irajuba e Jaguaquara são alguns municípios da região que sofre a meses com a estiagem, a maior dos últimos 30 anos. Alem destes municípios mais de 200 sofrem também com a seca, com agravamento para os municípios localizados nas região central e norte da Bahia, como Irecê por exemplo onde já ouve perda total da safra de feijão.
Na região de Itiruçu o quadro é também grave, devido as perdas na agricultura e pecuária alem da escassez de água até para o consumo humano. Informações dão conta de que a maioria dos agricultores já perderam toda a produção, o que já está gerando escassez de alimentos. Os pecuaristas já veem suas criações também perecerem por falta de água e alimentos. Em Lajedo do Tabocal, Lafaiete, Maracás, Jequié, e Irajuba o quadro também é o mesmo. 
Em Jaguaquara e Itaquara por já terem partes de seus territórios localizadas na conhecida Zona da Mata baiana, onde há maior abundancia de rios e água a situação é mais suave.Porem nas partes mais áridas o estado é grave, e até mesmo a Zona da Mata já sofre com a estiagem onde muitos poços e riachos já estão quase secos ou secaram.
Segundo a agencia Climatempo não há previsão de chuvas para esta semana, onde deveremos ter tempo aberto e temperaturas altas durante o dia, podendo até chegar aos 32° alem de baixa umidade relativa do ar, o que prejudica a saúde humana. Com isso a situação que já era grave, agora piora ainda mais com o prolongamento da seca.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: