Centro de Jaguaquara após chuvas-Foto Marcos Frahm |
O excesso de umidade, calor e a presença de uma frente fria no litoral da Bahia geraram nuvens bastante carregadas sobre o norte de Minas Gerais, na Bahia e em Sergipe. Na imagem de satélite, as áreas arredondadas em tons de vermelho e os pontos amarelos indicam a parte destas nuvens com maior condição de provocar chuva e de forte intensidade, acompanhada de ventos fortes e raios.
No sul da Bahia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 23,4 mm de chuva entre 18h e 19h. Em Una, no litoral sul, choveu 11 mm neste período. Em Carirá, no interior de Sergipe, choveu 18,2 mm em apenas 2 horas, entre 17h e 19h. Essa chuva é muito pouca para acabar com a seca, mas a população de lá não via chuva de verdade assim desde o fim de setembro do ano passado. No dia 29 de setembro de 2012 choveu 51 mm.
Imagem de Satelite |
Em Salinas, no norte de Minas Gerais, uma região famosa mundialmente por suas cachaças artesanais, mas também uma das áreas de seca crônica no Brasil, o acumulado de chuva já chegava aos 40 mm apenas entre 16h e 19h.
Seca não acaba
A Bahia, o norte de Minas Gerais e também Sergipe terão chuvas frequentes até o fim da semana. Há risco de temporais. Apesar da previsão de chuvas volumosas, o quadro de seca não deve ser revertido completamente. A deficiência de água nestas regiões é muito alta e não há expectativa de continuidade da chuva, após o afastamento da frente fria que está no litoral da Bahia. A chuva para novamente a partir de sexta-feira e janeiro termina com sol forte e pouca chance de chuva. Climatempo.
Em Jaguaquara, as chuvas que duraram cerca de 40 minutos na tarde desta segunda feira (21), foram suficientes para inundar a praça da cidade. As fortes precipitações causaram uma especie de correnteza que resultou na inundação de estabelecimentos comerciais e causou incomodo a quem teve que atravessar o aguaceiro apara cruzar a praça.
1 comentários:
nossa jaguaquara não aquenta chuva por muito tempo não logo ela alaga toda
Postar um comentário
A opinião do nosso leitor é: