Local onde nasce Río Jiquiriçá |
Nossa reportagem juntamente com Dizalmir, chefe local da EBDA de Itiruçu, esteve visitando a nascente do rio, onde foi possível visualizarmos a situação em que se encontra. Detectamos que a área possui mata ciliar, mas ainda falta um maior cuidado e conscientização popular, pois localizamos lixos como copos descartáveis, plásticos e vasilhames que acabam poluindo as águas que ali nascem. A boa notícia é que não há lançamento de esgoto e dejetos da cidade no local.
Trilha com mata ciliar, as margens da nascente |
Para Dizalmir, é importante a conscientização popular sobre a preservação da área e garantiu que vai se empenhar para iniciar a revitalização do trecho que passa por Itiruçu, lembrando da importância que o ria tem para estes municípios, ressaltando ainda que uma das principais dificuldades num futuro muito próximo no planeta será a escassez de água potável para o consumo humano. Acrescentando que isto já está sendo realidade em muitas localidades, inclusive na nossa região.
A decisão de revitalizar embora seja tardia, mas ainda sim é oportuna pois poderá se implementado agora, ajudar a suavizar um problema grave na região que será a escassez de água, principalmente nos municípios do semi-árido como Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino e Lafaiete Coutinho.
Primeiras águas do Rio Jiquiriçá em Maracás |
A revitalização do Rio Jiquiriçá, é uma tarefa para longo prazo, mas que tem que ser iniciada já e terá como consequência o desenvolvimento da agricultura e pecuária, principal fonte de renda dos povos dessa região.
No próximo dia 16 de Abril está prevista mais uma reunião itinerante sobre o tema na cidade de Lafaiete Coutinho.
0 comentários:
Postar um comentário
A opinião do nosso leitor é: