A velocidade da banda larga fixa contratada pelo brasileiro fica abaixo
do valor mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel
em 73% dos casos. Foi o que constatou a associação de consumidores Proteste em
mais de mil medições feitas em testes realizados no Rio de Janeiro e São Paulo.
Apenas em 27% dos casos foi cumprido o regulamento. Pelas regras de qualidade da
internet fixa estabelecidas pela Anatel, as empresas são obrigadas a oferecer
uma velocidade mínima para a banda larga. A velocidade instantânea entregue
deve ser, pelo menos, 40% da contratada em 95% dos acessos. Além disso, as
empresas também são obrigadas a entregar uma velocidade média de conexão de 80%
da máxima contratada para a banda larga fixa, sendo que esse é o resultado da
média de todas as medições realizadas no mês. Um plano de 10 Mbps, por exemplo,
deve apresentar uma velocidade média de 8 Mbps durante o mês. Pelo levantamento
da Proteste, quatro em cada dez testes não conseguiram atingir esse valor. Para
ajudar o consumidor a monitorar a taxa de velocidade que recebe da sua
operadora de internet, a Proteste, em parceria com o site Minha Conexão, lançou
um medidor de velocidade através do endereço www.testeminhainternet.com.br.
0 comentários:
Postar um comentário
A opinião do nosso leitor é: