segunda-feira, 1 de agosto de 2011


OBRAS DO PAC 2 PARA CALÇAMENTO EM ITIRUÇU ESTÁ AMEAÇADA DE SER BOICOTADA

Area que provavelmente receberá calçamento
A cada dia aumenta os rumores de um boicote ao convenio de Itiruçu com o PAC 2. Depois de anunciado pelo prefeito Carlos Martinelli (PT),  projeto orçado no valor de 3 milhões e meio de reais que será repassado pela Caixa Econômica Federal através do PAC 2 para calçamento de todas áreas não calçadas do município. Movimentos opositores se levantam na tentativa de embargar a chegada destas obras ao município.
Alegando "endividamento que quebrará o município", os opositores articulam pressionar vereadores a barrar o projeto que irá ser votado na câmara apos o recesso.
O curioso é que o município que hoje paga mais de14 milhões de reais parcelado de dividas contraídas em gestões anteriores ao INSS, isto por que descontavam do trabalhador e não repassavam ao INSS e nunca colapsou por pagar esta divida que por sinal, as parcelas são bem maiores do que as que poderá pagar em virtude do convenio com o PAC 2.
Segundo a Secretaria de Planejamento da Prefeitura, há exageros de alguns opositores que usam da internet e panfletagens para pregoar ideias equivocadas sobre o convenio.
O convenio está orçado em pouco mais de 3,5 milhões de reais e deverá ser pago em 20 anos ou seja 240 meses, com parcelas de aproximadamente pouca mais de 15 mil reais mensais e a receita do município é 1,2 milhão de reais com tendencia a aumentar no futuro.
Para receber o calçamento os cidadão da "Rua do Café, Pé na Jaca e Belíssima e Upabuçu" precisam da autorização dos vereadores.
Alguns da oposição insistem em dizer que o convenio com o PAC 2 "vai acabar com o município". Será? Ou não passa de uma campanha maldosa?
A população destas localidades que vive com os problemas da lama e da poeira aguardam um desfecho positivo para a situação.
Que não venha a politicalização destruir o dialogo, o bem estar, e as boas coisas para o município.
Como um dos argumentos opositores a atual gestão usam de uma informação a respeito da camara de Santo Estevão que barrou no passado uma uma proposta do executivo que pretendia tomar 8 milhões de emprestimos afim de fazer calçamento naquela cidade para pagar em 10 anos. Em Itiruçu a diferença é que é um projeto do PAC 2, com valor de 3,5 de reais e para pagar em 20 anos. O PAC 2 é um programa do Governo Fedetal que atende da mesma maneira a varios municipios brasileiros que aderem a este metodo de desenvolvimento.
Segundo o prefeito, o pedido de urgência feito a câmara municipal é devido ao prazo deste projeto de calçamento junto ao PAC 2 do Governo Federal  se expirar para Itiruçu em Outubro deste ano. O município pagará o empréstimo em 20 anos a cerca de pouco mais de 15 mil reais por mês, com juros de aproximadamente 7% ao ano. Se for aprovado pela câmara o inicio do pagamento da primeira parcela está previsto para daqui a 4 anos, onde segundo o chefe do executivo municipal a receita do município ja ultrapassará segundo os incrementos anuais os 2 milhões de receita mensal. Desta forma não há como o município quebrar financeiramente  pelo simples fato de pagar este empréstimo. Segundo Carlos Martinelli só neste mês o dinheiro equivalente a uma parcela de R$ 15 mil a prefeitura teve que pagar em dividas de gestões passadas, alem dos 26 mil do INSS referido acima. O dinheiro será passado direto da caixa econômica para a empresa que ganhar a licitação de etapa em etapa após a conclusão das obras.

A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) é a esperança para a realização de obras de centenas de prefeitos, que enfrentam dificuldades devido à falta de recursos.
Os prefeitos não podem perder a oportunidade de fazer obras prioritárias para a população. Se o financiamento está dentro da capacidade de endividamento do município, não há nenhuma dificuldade em recebê-lo,Não se pode falar genericamente que os atuais prefeitos estejam apenas gerando débitos para seus sucessores, pois muitos deles serão candidatos à reeleição, A capacidade de endividamento do município é observada no momento da concessão dos financiamentos.

ESCLARECIMENTOS Agora não respeitando o direito democratico da livre informação algumas pessoas usam a  internet e começam a atacar a Radio Itiruçu FM e a meios de comunicação via net como Blogs e sites que buscam esclarecer ao povo sobre a real situação de um movimento que tenta interromper por rezões desconhecidas ( POIS NÃO APRESENTAM PROVAS PARA OS SEUS ARGUMENTOS) a parceria do municipio com convenios federais em beneficio do povo alegando coisas sem sentido. Ofensas, baixarias e xingamentos de todas as esferas tem se tornado frequentes em nossa caixa de mensagens, na tentativa de intimidar a este meio de comunicação por propagar tais noticias como as que você caro leitor lê cotidianamente. 
Por fim este é um Blog livre, que não recebe propina para atacar ou defender ninguém. Nosso compromisso é simplesmente levar as noticias. As calunias, ofensas e baixarias só podem ser de pessoas que as três palavras mencionadas as qualificam seu caráter. 
Todos tem o direito a concordar e discordar sobre ideias e opiniões, mais partir para a violência é dar sinais de fraqueza de espirito, covardia, ignorância e falta de ideias.
Expressamos profundo respeito a todos os grupos políticos de Itiruçu, e ao mesmo tempo acreditamos que todos tanto situação ou oposição devem estarem com suas divergências de ideias, mas com a convergência para o bem estar do povo.
Quem parte para os boatos, calunias e xingamentos, só mancham a nobreza da politica e atentam contra a dignidade do povo tanto a nível municipal como nacional
Absurdo!, oposição a um governo é democracia, oposição ao povo é tirania!

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: