sábado, 10 de março de 2012


Maior Tempestade Solar Desde 2004 Atingiu A Terra Em Cheio Essa Semana

Como previsto a tempestade solar que atingiu a Terra e que parecia se dissipar, foi forte ao ponto de ser o evento geomagnético mais importante desde 2004, afirmaram especialistas. Segundo eles, “aguardamos ainda mais atividade para este final de semana”.
Apesar de a radiação ter causado poucos transtornos na rede elétrica, ainda assim acabou por obrigar companhias aéreas que possuem rotas em torno dos polos a desviar suas rotas. Imagens impressionantes se formaram nessa região, tendo em vista a magnitude do evento.
Este fenômeno começou na terça-feira a noite, quando diversas explosões solares lançaram partículas carregadas em velocidades astronômicas em direção ao planeta Terra.
No norte dos Estados Unidos houve muitos registros de aurora boreal, fenômeno este que acontece quando partículas carregadas entram em contato com o campo magnético da Terra, formando assim, luzes coloridas no céu noturno.
Alguns especialistas estão preocupados pelo fato de que, diferente do último máximo solar que houve, quando não éramos tão dependentes das tecnologias atuais como satélites GPS, possa assim haver maiores transtornos, por causa dessa dependência atual.
As pessoas ficam extremamente preocupadas com as atividades solares, especialmente neste ano de 2012, pelo motivo da grande publicidade feita em torno da data de 21 de dezembro de 2012, pois segundo algumas culturas antigas, seria o final de um ciclo na Terra.
Porém, outros afirmam que tais eventos é o inicio de um cataclismo global, mas o que poucos veem nas entrelinhas de tais previsões antigas é que em momento algum se menciona a palavra fim do mundo ou destruição total da humanidade. Os Maias, por exemplo, afirmaram sim ser o final de um ciclo, mas não o fim do mundo.
Outra preocupação para a data é o alinhamento da Terra e do Sol com o centro da Galaxia. Esse raro evento acontece a cada 26 mil anos, e os cientistas ratificam a data por afirmar que o evento realmente já está em andamento desde 1992. 21 de dezembro apenas marca o ponto zero de tal alinhamento.
No entanto, acredita-se, principalmente no meio científico que não há motivos para pânico e nem tão pouco para preocupação. O evento ocorrerá e em 2013, haverá um grande alívio para tais previsões místicas e com certeza virão outras.
Por William Camargo/FPM

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: