Por que os salários e 13º são antecipados em muitas cidades neste período junino? E por que em Itiruçu por exemplo só sai sempre 8 dias depois, a poucos dias antes da festa de São Pedro?
Ao contrário de outras cidades da região onde a principal festa junina é o São João e as prefeituras costumas adiantar os salários e parte do 13º até o dia 20 visando fazer o comercio local movimentar, em Itiruçu como a principal festividade é São Pedro a prefeitura segundo informações, tradicionalmente a anos só libera os salários e o 13º, poucos dias antes da festa. De acordo com informações um dos objetivos é fazer com que o dinheiro circule na cidade. Vez que na sexta-feira que começam as festividades é sempre realizada a feira mais movimentadas do ano. Devido a tradição das pessoas em comprarem roupas, utensílios e comidas tipicas. Segundo informações do comercio de Itiruçu, neste período as vendas crescem substancialmente.
Há municípios que só liberam os pagamentos faltando um dia por exemplo para o São João, afim de limitar o tempo do consumido e fazer com que ele compre no município.
Embora os empregadores não sejam obrigados a pagarem a 1º parte em junho, o que diz a lei sobre o 13º?
O 13º salário está regulamentado pela Lei 4.090/62 juntamente com a Lei 4.749/65, as quais dispõem que o pagamento deve ser feito em duas parcelas, sendo a primeira, equivalente a 50% do valor a que o empregado tem direito, paga até o dia 30 de novembro de cada ano e a segunda, equivalente aos 50% restantes, até o dia 20 de dezembro de cada ano.
Ainda como prevê a legislação, sobre a primeira parcela não incidirá qualquer desconto, ficando os descontos de imposto de renda, INSS e pensão alimentícia (se houver), para a segunda parcela que deve ser paga conforme prazo mencionado anteriormente. (Saiba mais clicando aqui.)
Porem há quem prefira receber o dinheiro antes e também há aqueles que acham uma boa medida esperar para o São Pedro. E você o que acha? Gostaria de receber antes do São João ou na semana do São Pedro?
0 comentários:
Postar um comentário
A opinião do nosso leitor é: