Alunos do Curso Técnico em Agroindústria do Colégio Pio XII, em Jaguaquara, desenvolveram um projeto cientifico com material reciclável, trata-se de um secador industrial de tomates. Este projeto tem gerado uma grande repercussão na Bahia, no Brasil e com fama internacional. Segundo uma das coordenadoras do curso, a professora Valeria Souza, tudo começou quando a Secretaria de Educação do Estado da Bahia promoveu um curso para formação de professores pesquisadores.
Desse curso houve a culminância com a primeira Feira de Ciências da Bahia, onde o Colégio Pio XII apresentou dois trabalhos na área de engenharia agrária, com a classificação dos dois projetos, um em segundo lugar e o secador industrial de tomates em primeiro lugar, tendo como prêmio o direito de participar da Feira Nacional de Ciências e Engenharia(FEBRACE) no campus da Universidade de São Paulo(USP).
Com a boa desenvoltura dos alunos mentores do projeto, Cleriston Santos, Rafael Nunes e Josenira Marques, a Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento(REDE POC) para atender o aumento da demanda por espaços no exterior para a visibilidade dos projetos das escolas brasileiras, visando a promoção da melhoria da educação através de intercâmbio educacional selecionou e convidou-os para participar da Feira Nacional de Ciências e Tecnologia no Peru (FENCYT2012).
Segundo os diretores da Rede POC os projetos foram selecionados em função de sua pertinência ao foco do evento, ao rigor científico apresentado e pelo seu impacto social a partir da recomendação do comitê de busca. Informações e foto: Sergio Soili/Ed Santos
0 comentários:
Postar um comentário
A opinião do nosso leitor é: