quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Segunda dose de vacina contra paralisia infantil será aplicada em 14 de agosto


Papais e mamães devem estar atentos para 14 de agosto. Essa é a data da segunda dose da gotinha contra a paralisia infantil, chamada de poliomielite. A vacina será aplicada em todos os menores de cinco anos.

Tire suas dúvidas

1. Quem deve ser vacinado no dia 14 de agosto?
Todas a crianças menores de 5 anos (de 0 a 4 anos 11 meses e 29 dias), mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente.
2. Recém-nascidos devem tomar as duas gotinhas?
Sim. Parte significativa dos municípios envia equipes de vacinadores aos hospitais e maternidades para imunizar os recém-nascidos. Quando isso não ocorre, os pais devem levar o bebê ao posto de vacinação mais próximo, assim que a criança receber alta.
3. Quem tem cinco anos completo precisa tomar a vacina?
Não, pois a concentração dos casos de poliomielite é na faixa etária menor de cinco anos, faixa de maior risco.

4. Quem tomou a primeira dose precisa tomar a segunda?
Sim. A única exceção é a criança que completou cinco anos após a primeira etapa da vacinação.

5. A criança que tomou todas as doses de rotina, mais o reforço, deve participar da campanha?
Sim. Quando todas as crianças são vacinadas elas liberam no meio ambiente o vírus vacinal, o que possibilita formar uma imunidade de grupo, uma proteção coletiva. O vírus que ela libera ajuda a proteger a família, os amigos, enfim, todos que convivem com a criança.
6. Como o vírus é liberado? O vírus é liberado por intermédio de gotículas de saliva ao tossir, espirrar, além da urina e das fezes.
7. Se a poliomielite foi erradicada do Brasil, por que as crianças precisam ser vacinadas?
A ação é para prevenir da reintrodução do poliovírus selvagem no País. Enquanto houver circulação do vírus selvagem em qualquer região do mundo, o risco de importação de casos provenientes de países endêmicos justifica a continuidade da vacinação contra a poliomielite.

8. Existem contra-indicações da vacina?
Não, mas recomenda-se que as crianças que estejam com febre (acima de 38º) ou com alguma infecção procurem um médico antes de receberem as gotinhas. Lembrando que depois que a criança estiver melhor, sempre seguindo a orientação médica, os país ou responsáveis devem procurar um posto ou unidade de saúde para proceder com a vacinação.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: