sexta-feira, 4 de março de 2016

Polícia continua investigando fugitivos do caso do resgate de uma traficante da cadeia de Itiruçu

Wil, detido
Em diligências realizadas pela Polícia Militar e Polícia Civil, sob o comando da DPC Maria do Socorro Damásio, dando cumprimento a mandado de prisão temporário requeridos pela mesma e decretada pela justiça de Itiruçu, foi preso o acusado WILTON DE JESUS SANTOS, Vulgo "WILL" pela participação no resgate da presa Rafaela Silva Santos na madrugada do dia 08/02/2016.
"Aba" Foragido
Wilton com a ajuda do traficante Aba com prisão temporária também, entraram na delegacia e resgatou a presa Rafaela Silva Santos, 30 anos. Participou da ação Bruno que também foragido com prisão decretada e Junior de Domisio que já se encontra preso no presidio de Jequié. Durante interrogatório de Wilton vulgo Will, confessou a autoria dos homicídios ocorridos em Itiruçu em abril 2015 em que foram vitimas Adailton Brito Santana vulgo Kaqui e Alessandro dos Santos Souza vulgo Nana. O acusado Wilton confessa que matou Kaqui junto com   Rodrigo Senhora que estar preso no presidio, por trafico de drogas. A Motivação foi porque tanto Nana como Kaqui “xingaram” a mãe de Will e deviam drogas ao referido e um outro conhecido como “Aba” que encontra-se foragido. Segundo o próprio Will Aba fugiu para o Rio de Janeiro com Rafaela.

Outro suspeito detido trata-se de Danilo Santos de Andrade, 24 anos. Ele é suspeito de participar na fuga da suposta traficante Rafaela. Danilo tinha mandado de prisão expedido pela justiça e foi detido quando conduzia um veículo Corsa de cor branca, na última quinta feira. O veículo está retido e o elemento a disposição da justiça. A família, alega a inocência do mesmo, mas a justiça é quem deverá definir.
As investigações continuam.

Fonte: DT ITIRUÇU - 9ª Coorpin/Jequié/BA

quinta-feira, 3 de março de 2016

Depois de 31 anos, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu terá novo comando


João sai
Depois de 31 anos no poder, nesta sexta feira (3) o então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu, senhor João da Silva Andrade deixará o poder para uma junta diretiva nomeada pela FETAG.
A mudança ocorre por que no passado dia 4 de fevereiro uma eleição marcada foi cancelada por falta de quórum. Dos aptos a votarem que era um total de 512, só 152 apareceram nas urnas. Segundo, o informado, menos de 30%, ou seja, ainda que fosse para o segundo escrutínio, não haveria quórum. Desta forma ficando muito aquém dos 50% mais um exigido pela lei.
Em meio a muitas polêmicas e pedidos de impugnação as duas chapas concorrentes, tanto a da Tatiana Rosendo como a de João Andrade que tentava alcançar 34 anos no poder, foram desfeitas.
Desta forma foi designada uma comissão composta por um membro de cada chapa e presidida por um indicado pela FETAG, trata-se do senhor Silvio Santos, que inclusive já preside o STR de Maracás e representante regional da federação. Esta comissão deverá presidir os trabalhos do sindicato por 90 dias, a contar do dia 3 de Março e a partir daí poderá convocar novas eleições com outras chapas.
O fato pode marcar um momento histórico no município que terá uma mudança de comando no Sindicato dos Trabalhadores Rurais que há 31 anos teve apenas um comandante, onde disputou muitas das vezes as eleições sozinhas, com concorrentes que tinha chapas impugnadas, ou com um ou outro que não conseguia votos suficiente.
Silvio entra
Sob o novo comando, o sindicato deverá ter um novo estatuo atualizado de acordo com as novas leis, já que o atual já tem mais de 30 anos, num período anterior a atual Constituição e estava ultrapassado.

Após a cerimonia de entrega de poder, Andrade passará a ser um simples membro do Sindicato, com poderes limitados, igual a dos demais filiados.

Itiruçu: Homem com mandado de prisão detido pela PM

Informações que chegam a nossa reportagem apontam que a Polícia Militar de Itiruçu cumprindo mandato de prisão expedido pelo justiça, deteve um homem identificado por Danilo Santos de Andrade, 24 anos. 

Ele é suspeito de participar na fuga da suposta traficante Rafaela Silva Santos de 30 anos, que foi resgatada no passado dia 8 de Fevereiro da carceragem da Delegacia de Polícia de Itiruçu, quando 5 homens armados invadiram a delegacia e renderam o carcereiro na calada da noite. O bando tomou as chaves e soltou a suposta comparsa.

Os demais presos na época não preferiram não fugir. A delegada Maria do Socorro que voltava das férias iniciou as investigações.

Danilo tinha mandado de prisão expedido pela justiça e foi detido quando conduzia um veículo Corsa de cor branca. O veículo está retido e o elemento a disposição da justiça.

Itiruçu: Vereador Nino deixa PT pelo PCdoB


O Vereador João Mota confirmou agora a pouco com nossa reportagem sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, a decisão de deixar o PT não foi por descontentamento com o partido, nem com os dirigentes ou membros, mas para que novos rumos na sua vida política fosse inicializada. O edil eleito em 2012 pela legenda, disse que antes de sua desfiliação teve uma reunião com a liderança do PT na cidade. 

Nino disse que não ficou ressentimentos entre ele e o agora seu ex partido. Ainda na oposição o edil já firmou sua filiação ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O vereador Nino ressalta que a mudança para a legenda có-irmã foi um passo que possibilitará ter novos horizontes no quesito apoios para seu futuro na política local. 

quarta-feira, 2 de março de 2016

Posse de novo comandante da PM de Itiruçu é marcada pela presença de muitas autoridades policiais

Formação da Mesa
Tomou posse na manhã desta quarta feira (2), em uma cerimônia na Casa da Cultura de Itiruçu o novo comandante da Policia Militar em Itiruçu, o Aspirante Alan Dias.
Asp. Ten. Alan Dias
A Cerimônia contou com a presença de políticos como o prefeito Wagner, os vereadores Nino Mota, Val Caetano, Duda, Paulo Ézio, Aguinaldinho, Robson Mauro e Junior Petruquio, além das autoridades militares tais como o Sargente Coutinho, o Capitão Rener, o Capitão Caldas e o Major  Fabrício. O vereador Alexandre não compareceu mas justificou a ausência. Houve a presença também de muitas pessoas da comunidade e estudantes que firam dispensados da aula para que se fizesse presente no evento.

Capitão Caldas
O prefeito Wagner fez um discurso onde enalteceu o trabalho da PM e lembrou que segurança é um dever de todos, dizendo ainda anelar que Itiruçu volte a ter dias como antigamente. O prefeito também disse que a sociedade não pode ficar refém da bandidagem e que bandido bom é bandido preso e que a polícia “vai acabar com os traficantes do Agarradinho”. "Não se pode baixar a cabeça para que os bandidos tomem conta da nossa cidade", continuou o gestor. Para o gestor parte da bandidagem vem de fora para perturbar a cidade. Ele ainda fez criticas a imprensa, dizendo que fala o que não existe, mas admitiu que quase sempre descobre com a mídia seus erros e os tenta corrigir.
 
Capitão Rener
O Major Fabrício comentou sobre sua passagem pelo comando deste a fundação da 93ª CIPM de Maracás na região e acredita que a união entre a PM, as autoridades e a sociedade é fundamental para debelar os índices de criminalidade.
Major Fabrício
Já a Delegada de Itiruçu Maria do Socorro falou de combate a criminalidade e de parcerias necessária entre os órgãos executivo, legislativo e de policiamento ostensivo e investigativo como forma de levar mais tranquilidade a população.
Delegada Maria do Socorro
O Aspirante Alan Dias que já está no comando da PM de Itiruçu fez um discurso emocionado e frisou seu compromisso com a segurança do Município. Ele disse ser um policial 24 horas por dias e que será atuante quando se tratar de fazer o que é certo e junto com a corporação defenderá o cidadão de bem itiruçuense.
Auditório
Vereador Paulo Ézio
Prefeito Wagner
Vice Presidente do Legislativo Junior Petruquio
Aguardem mais informações em breve sobre as entrevistas. Fotos: Ed Santos

Itiruçu: Vereador chama desafeto de Zé Fubuia após ter sido supostamente ofendido em rede social e ameaça ficar neutro

O clima na sessão desta terça foi tenso. Não entre oposição e situação. Mas entre a própria oposição. Pelo que parece a possível a notícia de uma possível terceira chapa nas disputas pela prefeitura deixou os ânimos alterados. O vereador Nino disse que ele e sua esposa foi ofendido por uma um cidadão que ele chamou de Zé Fubuia. Mas quem é este Zé Fubuia que pode ser candidato a prefeito segundo disse o vereador? Hum!? Um codinome?

Ainda o vereador Junior também desceu a madeira e disse que foi um desrespeito do PT local ter participado de uma suposta reunião ocorrida neste final de semana na fazenda do líder política conhecido como Zé de Adroaldo. Mas seria este Zé que o Nino teria dado tal adjetivo?
Por fim Nino ainda ameaçou abandonar a oposição e ficar neutro se a oposição firmar acordo com seu desafeto.


Conta-se nos bastidores que ambos os vereadores podem deixar o PT, inclusive comenta-se que Junior poderia está no partido do seu padrinho político o Deputado Antônio Brito. E ahi? Mas até o momento ambos estão no PT.

terça-feira, 1 de março de 2016

Itiruçu: Secretario e Saúde fala de como o município deve enfrentar o Aedes Aegypti

Diante do quadro preocupante da presença do mosquito Aedes Aegypti em Itiruçu e na região, nossa reportagem conversou com o Secretário de Saúde do Município de Itiruçu, o senhor Erasmo Amorim, onde o mesmo relatou a situação do município e o que sua pasta pretende fazer para entrar no combate ao mosquito. Ele ainda falou de seus objetivos como secretário já que assumiu recentemente a pasta.
Erasmo que iniciou com Agente Comunitário também já foi Ouvidor da Saúde do Município, cargo que ocupava até recentemente. Ele demonstrou interesse em tentar amenizar as problemáticas da saúde, disse ser um militante do SUS e garantiu ouvir e dar uma resposta sobre os questionamentos da sociedade.

Novo comando da PM de Itiruçu toma posse nesta quarta

Já em Itiruçu também haverá mudanças. Trata-se da chegada do Aspirante a Oficial Alan Dias que assumirá neste dia 02 de Março, nesta quarta feira. Ele será o novo comandante do segundo pelotão de Itiruçu da 93ª Companhia Independente de Polícia Militar. 
O evento de posse previsto para a partir das 9:30, será no auditório da Casa da Cultura e contará com a presença de autoridades locais e dos Oficias da 93ª CIPM.
Alan terá a missão de trabalhar com as parcerias da Polícia Civil e Sociedade para objetivar a segurança, o combate ao tráfico e aos delitos crescentes.

Itiruçu tem contemplado com prêmio do Lotomania

Um morador de Itiruçu acertou 19 das 20 dezenas da Lotomania, no concurso 1637 do último sábado (27/02/2016). O sortudo ou sortuda levou para casa R$ 75.206,46. Mesmo valor que mais outras três pessoas pelo país também foram contempladas.  O prêmio máximo da Lotomania ficou acumulada em R$ 5.565.884,56.

Na Lotomania, você escolhe 50 números e ganha se acertar 16, 17, 18, 19, 20 ou nenhum número. Ela é simples de apostar e fácil de ganhar. Além de marcar no volante, você conta com outras formas de jogar. Você pode: apostar uma quantidade inferior a 50 números e deixar que o sistema complete o jogo para você; não marcar nada e deixar que o sistema escolha todos os números (Surpresinha) e/ou repetir o mesmo jogo por 2 ou 4 semanas (Teimosinha).

Você pode ainda efetuar uma nova aposta com o sistema selecionando os outros 50 números não registrados no jogo original (Aposta-Espelho). O preço da aposta é único e custa apenas R$ 1,50. 

Ex-prefeito elogia nomeação de baiano para o Ministério da Justiça

O novo ministro da Justiça, o baiano Wellington César Lima e Silva, nomeado pela presidente Dilma Rousseff  nesta segunda-feira(29, em substituição a José Eduardo Cardozo. Sempre se destacou a frente dos cargos que exerceu.

Aos 50 anos de idade e 25 de carreira, comandou por dois mandatos consecutivos o MP-BA (2010 e 2014) durante o governo Jaques Wagner, atual chefe da Casa Civil. No período, se destacou por  defender a manutenção da maioridade penal e por atuar como interlocutor na relação com diversas instituições, especialmente na aproximação do órgão com as Polícias Civil e Militar.

A nomeação de Wellington César Lima e Silva teve uma boa recuperação perante aos magistrados  principalmente entres os baianos. O Advogado Dr. Aílton Cezarino de Novaes, auditor Chefe da Assembleia Legislativa da Bahia e ex-prefeito do município de Itiruçu e nota a imprensa disse: “Em minha opinião, a decisão da Presidente da República em nomear um membro do Ministério Publico para ocupar o Ministério da Justiça, foi uma posição de demonstração de como pretende o governo gerir uma Pasta de relevo neste novo momento em que o país vive, onde as instituições devem e merecem serem respeitadas e funcionando dentro das normas constitucionais, restando a nós os aplausos. Merece de nossa parte, como operadores do direito,  também parabenizar o MP, que me parece ser a primeira vez na história republicana,  que o mais antigo dos Ministérios, cuja cadeira fica ao lado da presidencial e sua sede a primeira na Esplanada,  assume tal cargo. Sucesso ao conterrâneo de Rui Barbosa pela assunção”.

O novo ministro é mestre em Ciências Criminais e doutorando em Direito Penal e Criminologia. Wellington César é formado em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Veja mais em: http://www.itirucunoticias.com/2016/03/ex-prefeito-elogia-nomeacao-de-baiano.html#ixzz41lzxLGT1