quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Bahia tem a quinta melhor média do Enem no Brasil


A Bahia jogou bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. De acordo com levantamento realizado pelo CORREIO com dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), o estado ocupa a quinta posição do ranking nacional, com média de 527,9 pontos nas quatro provas objetivas — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. A Bahia, que teve 557 escolas com notas divulgadas, ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. A média nacional foi de 522,17 pontos. As notas foram calculadas pela média de notas de todas as escolas dos estados, particulares e públicas. Ao todo, foram 14.715 escolas em todo o país. Desmembrando a nota da Bahia entre particulares e estaduais, a vantagem das instituições privadas é gritante: 564,35 pontos contra 476,02 de média. As escolas particulares ou estaduais representam 97% das instituições do país — os outros 3% são de escolas municipais e federais. Individualmente, a escola da Bahia com melhor desempenho foi o Colégio Helyos, de Feira de Santana, com média de 731,39 pontos, quase 50 pontos a mais do que o vice, o Anchieta, de Salvador . A escola de Feira ficou na 22ª posição n ranking individual nacional, enquanto o Anchieta foi o 139º. O melhor desempenho do país ficou com o Colégio Objetivo, de São Paulo, que obteve média de 778,51 pontos.
Do Correio da BA

Avião da Malaysia Airlines foi derrubado pelos militares dos EUA, diz esecialista

Militares americanos derrubaram o avião da Malaysia Airlines nos céus de oceano Índico e esconderam intencionalmente esse fato, considera Marc Dugain, antigo gerente das linhas de aviação francesas Proteus, escreve hoje The Independent.
Segundo Dugain, o Boeing-777 despenhou-se perto da base militar dos EUA situada no oceano Índico no território da ilha Diego Garcia, a 1600 km a sul do Indostão e a 500 km a sul das Maldivas. Isso está longe do local onde foram realizadas as buscas.
“É uma base militar muito poderosa. É surpreendente que os americanos tenham perdido o rasto do aparelho. Deixando de lado teorias da conspiração, existe a probabilidade de que os americanos tenham travado esse voo”, considera o antigo chefe da Proteus Airlines.
Na era das tecnologias modernas, não é fácil perder um objeto com 63 metros de comprimento, está convencido Dugain. Ele conclui que só se pode “perder o avião” com a atenção de esconder provas.
Segundo o escritor francês, os serviços de segurança dos EUA desconfiaram que o avião tinha sido desviado por terroristas. Por isso, simplesmente abateram o avião para não permitir atentados terroristas como os de 11 de setembro.
Recordamos que o Boeing 777-200 da companhia aérea Malaysia Airlines, que realizava o voo MH370 de Kuala-Lumpur para Pequim com 227 passageiros e 12 membros da tripulação a bordo, desapareceu dos écrans dos radares na noite de 8 de março de 2014. Depois disso não foram encontrados rastos do aparelho.

Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_12_24/Avi-o-da-Malaysia-Airlines-foi-derrubado-pelos-militares-dos-EUA-7047/

BRICS começa campanha pelo mundo multipolar

No ano de 2014, que está quase transcorrido, uma série de acontecimentos importantes ocorreu no Brasil. O país sediou a Copa do Mundo de futebol e reelegeu a presidente Dilma Rousseff para mais um mandato de quatro anos. Além disso, imediatamente depois da Copa, teve lugar a cúpula dos presidentes dos BRICS.
O ano tem sido cheio de eventos e acontecimentos para os BRICS. No quadro das relações entre os países do grupo, o evento principal foi a cúpula dos chefes de Estado dos países membros, que teve lugar em Fortaleza e Brasília em meados de julho. Fortaleza, aliás, foi uma das cidades anfitriãs da Copa, de modo que a preparação para os dois eventos foi simultânea aqui.
Na cúpula em Fortaleza, em 15 de julho, foi formalizada a criação do Banco de Desenvolvimento dos BRICS. A presidência do organismo, criado um ano antes com o intuito de se ter uma alternativa ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e ao Banco Mundial (BM), foi bastante concorrida por todos os Estados. Optou-se por uma primeira sede em Xangai, grande cidade chinesa e símbolo da economia emergente, por uma primeira presidência do Conselho de Administração brasileira e uma primeira presidência do Conselho de Governadores russa.
Segundo o embaixador José Botafogo Gonçalves, que a Voz da Rússia entrevistou antes da cúpula de julho, a questão da presidência e local do novo banco foi tanto política, como econômica. Principalmente, econômica, claro: deve ter critérios de funcionamento claros e favoráveis à inclusão econômica, social e política da população desses cinco países “gigantes” que representam quase 40% da população mundial:
“Embora politicamente seja muito importante você ser a sede do Banco de Desenvolvimento, eu não diria que seja uma questão importante do ponto de vista da substância econômica. É uma questão importante do ponto de vista da imagem. Mas o importante é o seguinte. Se esse banco selecionar projetos de rentabilidade concreta, retorno do capital investido, eu acho que esse banco terá sucesso, ainda que esteja localizado no país A, no país B ou no país C”.
Outro assunto importante sugerido na cúpula foi a eventual ampliação dos BRICS, onde a Argentina seria a nova letra. Porém, isso está ainda longe da discussão, vistas as dificuldades que o país está experimentando agora. Contudo, o país do Cone Sul foi eleito presidente do Mercosul, união econômica latino-americana de grande importância para a região. O Mercosul, como os BRICS, são fatores da construção de um polo de atração de investimentos e atividade econômica e política distinto do representado pelo FMI e BM. Neste aspecto, objetivos dos dois organismos coincidem.
Também, na cúpula foi assinado um acordo de cooperação entre o Brasil e a Rússia na área espacial. Particularmente, trata-se do projeto conjunto de instalação da instalação de uma estação russa de monitoramento espacial e da implementação do projeto russo de navegação por satélite Glonass no Brasil. O Glonass ainda servirá, na primeira etapa, como uma alternativa experimental ao GPS norte-americano, mas se demonstra maior eficiência e competividade, talvez possa ter maior importância para o Brasil. O professor Geovany Borges, coordenador brasileiro do projeto Glonass, explicou assim a situação:
“O princípio de operação é basicamente o mesmo. Para nós, os brasileiros, vai ser mais um sistema alternativo, no caso de algum problema com o sistema dos EUA, redução dos satélites americanos, porque eles têm também questões para lidar, o Glonass pode vir a prover esse intervalo”.
Ambos os projetos têm participação e patrocínio da Agência Espacial Brasileira (AEB), que também mantém parceria com outros países.
Já no quadro da parceria aeroespacial sino-brasileira, é preciso lembrar o bem-sucedido lançamento do satélite de monitoramento da Terra Cbers-4, neste dezembro.
O estado da pesquisa espacial brasileira pode estar longe do ideal, como já afirmou em uma entrevista o colunista científico da Folha de São Paulo Salvador Nogueira, mas, aos poucos, parece estar se reforçando.
Cooperação entre os dois países também existe na área da pesquisa científica e educação. A recente cúpula de universidades dos países dos BRICS, realizada em Moscou e São Petersburgo, aprovou um plano de ações conjuntas neste sentido. Trata-se principalmente da parceria entre as universidades brasileiras que fazem parte do projeto Ciência sem Fronteiras e as universidades e centros de pesquisa científica e tecnologia russos do projeto 5-100.
Os focos mais importantes são, segundo os organizadores, a área de estudos energéticos e de matérias-primas, a aeroespacial e a biomédica. Para se ter mais projetos conjuntos e o que chamaram de internalização de universidades e da educação, é preciso fomentar a mobilidade docente e estudantil, assim como também o estudo das línguas. O inglês continua sendo o principal, mas a importância do português (para a Rússia) e do russo (para o Brasil) é a cada vez mais reconhecida.
Segundo os representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a cooperação na área da pesquisa científica é muito importante:
“Em uma linha geral, acho que a estratégia que os nossos países estão adotando é muito acertada. Unidos, conseguem superar as dificuldades que são inerentes ao processo de desenvolvimento. Serve também para se conhecer melhor. A Rússia sai de um cenário político diferente, o Brasil é outra realidade. A cooperação demanda inovação, estratégia, demanda que as coisas sejam pensadas, planejadas e construídas com muita tecnologia, muito cuidado”.
Em 25-29 de abril do ano que vem, a FAUBAI (Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais) organiza uma conferência em Cuiabá, onde também estará presente a delegação russa.
Um ano quente que nos espera
Os cientistas e observadores políticos concordam que 2015 vai ser um ano quente para o Brasil. Mas para os BRICS, também. A união fez passos importantes até agora, mas é o começo do caminho. Em 2015, entre outras coisas, o grupo planeja fortalecer a sua presença na arena mundial, graças em parte à atividade do Banco do Desenvolvimento e ao Arranjo Contingente de Reservas, mas também por conta do estreitamento das relações e da cooperação internacional a vários níveis e em várias áreas.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_12_24/Em-2014-BRICS-come-a-campanha-pelo-mundo-multipolar-5800/

Dilma anuncia Jaques Wagner como novo Ministro da Defesa

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (23), mais 13 novos Ministros de Estado. Na lista aparece o então governador da Bahia, Jacques Wagner, teve seu nome confirmado no Ministério da Defesa, além de Aldo Rebelo, atual Ministro do Esporte, que vai assumir a pasta de Ciência e Tecnologia no novo mandato. 
A presidenta teve dificuldades de negociações principalmente com PMDB, PT e PC do B, mas conseguiu distribuir os Ministérios de forma equilibrada. A expectativa é que até a próxima segunda-feira (29), a Reforma Ministerial esteja concluída.
Veja a lista dos novos Ministros:
Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia)
Cid Gomes (Educação)
Edinho Araújo (Secretaria de Portos)
Eduardo Braga (Minas e Energia)
Eliseu Padilha (Secretaria de Aviação Civil)
George Hilton (Esporte)
Gilberto Kassab (Cidades)
Helder Barbalho (Secretaria de Agricultura e Pesca)
Jacques Wagner (Defesa)
Kátia Abreu (Agricultura, pecuária e abastecimento)
Nilma Lino (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial)
Valdir Simão (Controladoria Geral da União)
Vinícius Lages (Turismo)

HOMEM FOI MORTO A TIJOLADAS EM MARACÁS

Um homem foi encontrado morto na manhã de terça-feira (23),  no Loteamento Novo Horizonte, nas imdediações do Posto de Combustível Baraúna em Maracás. O corpo foi encontrado com um grande ferimentos na cabeça provocados por um tijolo de cimento e um vergalhão. 
Segundo a Polícia, a vítima tratava-se Arlan filho de Zé Hélio. Ainda não se sabe quem foi o autor do crime e nem a motivação, porém sabe-se que a vítima tinha envolvimento com o mundo das drogas. O Departamento de Polícia Técnica de Jequié esteve no local para fazer o levantamento cadavérico. A Polícia de Maracás invetiga mais este crime.

Foto: Blog Vandinho Maracás.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Acusado de matar homem a facada se entrega a Polícia de Itiruçu

Se apresentou a Delegacia de Polícia de Itiruçu, por volta das 10:30 da manhã de segunda-feira (22), o jovem de nome Edisman, vulgos "Sara" ou "Maduro", ele que o principal suspeito de ter cometido o assassinato  com uma facada na altura do peito direito o homem identificado como  Reginaldo Castro Souza, (Gazin)  de 41 anos. 
O crime ocorrido na noite do passado dia 14 de dezembro, um domingo 30, aconteceu após uma discussão entre o suposto assassino e um outro elemento, segundo populares, motivado por ciumes da namorada do acusado. O outro elemento de dados não revelado, estava com o Gazin juntamente com outros populares que tentava separar a briga. Daí segundo a versão, o Maduro evadiu-se do local e retornou mais tarde com uma faca, desferindo um golpe a "traição" contra Reginaldo, que ainda foi socorrido ao Hospital Municipal Pedro Pimentel Ribeiro, mas não resistiu ao ferimento e foi a óbito. 
Segundo informações, Edisman se apresentou com um advogado, na tentativa de evitar que o  fosse enviado para o presidio em Jequié.  Ainda não se sabe sobre o teor do interrogatório mas o suspeito está preso na delegacia a disposição da justiça.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014