quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu é adiada por falta de eleitores

Local da votação (Fotos Ed Santos)
Finalizou de forma tranquila, mas sem alcançar quórum a eleição para Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu. O inicio foi às 8 da manhã e terminou segundo o previsto as 17, sem o registro de nenhum incidente maior. Todavia, a baixa participação dos sindicalizados aptos a votarem que era um total de 512, só 152 apareceram para votarem. Segundo, o informado, menos de 30%, ou seja, ainda que fosse para o segundo escrutínio, não haveria quórum. Desta forma ficando muito aquém dos 50% mais um exigido pela lei.

Desta forma foi designada uma comissão composta por um membro de cada chapa e presidida por um indicado pela FETAG, trata-se do senhor Silvio Santos, que inclusive já preside o STR de Maracás e representante regional da federação. Esta comissão deverá presidir os trabalhos do sindicato por 90 dias, a contar do dia 3 de Março. Até lá João Andrade continua. Depois do dia 3, João será afastado pela primeira vez em 31 anos. Depois dos 90 dias deverá ter novas eleições.

A eleição contou com a coordenação da FETAG, representada por seu assessor Regional da Bahia, Celso Ricardo Bonifácio, do advogado Dr Marcos, de representantes dos polos regionais, a exemplo de Elisângela Senna, do polo de Jequié e presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Lajedo do Tabocal.

A baixa adesão foi apontada como sendo pelo fato de a eleição ter ocorrido em um meio de semana, quando os trabalhadores estão ocupados. Porem o fato pode ser um ato de pouca credibilidade diante do histórico das eleições ou candidatos, ou ainda uma demonstração de rejeição política generalizada ocasionada pela crise nacional.

Todavia o fato pode marcar um momento histórico no município que poderá ter uma mudança de comando no Sindicato dos Trabalhadores Rurais que a 31 anos teve apenas um comandante.

Em uma espécie de coletiva, o advogado da FETAG, Dr. Marcos explicou os pormenores dos ocorridos, o porquê da falta de quórum e ainda os próximos passos a serem dados.

Também na coletiva, o candidato João Andrade que ainda preside o Sindicato e está no posto a 31 anos, lembrou que a falta de quórum já era esperado e voltou a alfinetar os dirigentes da FETAG pelos percalços na eleição, dizendo que sua missa era de corpo presente.


Em seguida, o assessor Celso Ricardo rebateu a critica de seu João Andrade de que tenha sido o órgão um dos responsáveis por problemas no sindicato e disse que o órgão fez o que lhe cabia fazer e agradeceu a todos que trabalharam para garantir um pleito sem problemas. Já a candidata Tatiana Rosendo em poucas palavras, só agradeceu ao público e aos eleitores.

Os áudios da matéria irão ao ar nesta sexta feira (5/2) no programa Cidade Repórter da Itiruçu FM, a partir das 6:30 e em seguida estarão aqui neste blog.
Foto cortesia, Tiago Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: