quinta-feira, 4 de junho de 2015

Itiruçu: (Ouça)Vereador responde polêmicas sobre PM, situação da oposição entre outras

O vereador Alexandre Maimone tomou a frente e rebateu o oficio do Sub Tenente David Souza Gomes que se referiu como a minoria dos vereadores que estão insatisfeitos com o trabalho da PM em Itiruçu. O vereador falou sobre a polêmica instalada entre a Câmara e o comando da PM de Itiruçu. Isto após criticas com relação a considerada pouca atuação na instalação da ordem na cidade por parte da PM. 

Sobre a ida de Drª Lorena ao PCdoB, partido do atual vereador. O mesmo disse que não há nada oficial, mas teria prazer em caminhar lado a lado com a mesma, desde que fosse em um partido de oposição . Ele completou ainda que seu partido está de braços aberto.

Ele também falou sobre outros nomes que podem ser pré candidato pela oposição. Depois dos últimos acontecimentos e a possível saída de Lorena do PT, estaria então a oposição fragmentada e dividida?


Sobre a situação do Presidente da Câmara Robson Mauro DEM, que hoje se declara oposição ao prefeito, como encaixar ele neste grupo que hoje é oposição unida em Itiruçu, formada pelos partido DEM PT e PCdoB PTdoB, e como fazer esta junção já que a nível de estado o DEM e estes partidos não se unem?

Sobre o São Pedro o vereador disse concordar com o prefeito em reduzir os custos da festa, mas critica a demora em anunciar a festa.


Itiruçu: (Ouça) Prefeito responde sobre polêmica São Pedro, extinção da Vila Junina e corrida eleitoral

Prefeito de Itiruçu Wagner Novaes em entrevista a nossa reportagem confirmou pela primeira vez em público a realização do São Pedro 2015, entre os dias 3, 4 e 5 de Julho.  Com relação às atrações, o prefeito fez cerimônia e não quis adiantar quais atrações tocarão na festa, mas confirmou que o evento será reduzido. 

Perguntamos ao Prefeito sobre uma afirmação recente do mesmo, onde dizia que só faria a festa se o governo do estado bancasse 70% da festa. A pergunta é: O governo bancou  os 70%; Houve uma remanejamento, com uma espécie de milagre econômico, juntando assim em poucos dias recursos para a festa; Ou tudo não passou de um truque de marketing? Qual a resposta do prefeito?
O alcaide também respondeu a uma indagação do ouvinte, com relação a um estado de abandono que vem passando a Vila Junina de Itiruçu, onde segundo o ouvinte em denúncia da última quarta feira (3), o local por está as escuras favorece a atividade de meliantes. Ele também respondeu sobre as informações passadas por algumas pessoas da atual administração, dando conta do fim da Vila, com o espaço sendo devolvido as escolas. Na sua fala Wagner confirmou também que neste ano não haverá os tradicionais festejos da zona rural. 

Sobre o clima político na cidade. Perguntamos ao prefeito se ele é candidato a reeleição. Ele nos respondeu que se a eleição fosse hoje não seria, mas como é no ano que vem, ele não descarta a possibilidade, deixando assim quase como uma afirmativa.

Wagner falou também sobre a possível saída de Drª Lorena do PT e em relação a alguns comentários de uma possibilidade da mesma voltar ao PSDB. Wagner disse que o seu partido estaria de braços abertos e inclusive disposto a rever questões judiciais do pleito anterior.

Ainda sobre a questão política, perguntamos também sobre seu relacionamento com o ex-prefeito Aílton Cezarino e com a vice prefeito Drª Rita de Novaes. Ele disse que Aílton é um baluarte e voltou a frisar sobre o tema Lorena afirmando não vê problemas em agrega-la a seu grupo.


quarta-feira, 3 de junho de 2015

Itiruçu: Sub Tenente da PM pede a Câmara para apontar atos falhos da PM

Depois das criticas dirigidas a Policia Militar de Itiruçu pela câmara de vereadores na sessão do dia 26/05/2015 (terça-feira), o Sub Tenente David Souza Gomes, enviou ao legislativo um oficio solicitado para que os edis esclareça sobre os atos falhos do policiamento de Itiruçu, e ainda a copia da gravação da sessão da câmara, para que seja encaminhado ao comando da unidade e seja apurado inclusive pelo Ministério Publico e que as providencia sejam adotadas.
No oficio o Tenente diz:“É uma notória insatisfação por parte de uma minoria de vereadores deste município os quais teceram diversas criticas ao serviço prestados pelos agentes de segurança publica, policias militares. Criticas estas que configura no âmbito da segurança publica uma ofensa aos princípios da instituição gerando de certa forma um, mal estar entre a segurança e a população Itiruçuense” .
Ainda em um trecho do oficio Tenente Gomes destaca o papel da policia Militar : “O nosso papel sempre será zelar pela ordem e segurança publica. Acreditamos que toda e qualquer atitude postura e ação são baseada nas leis de nosso país. Jamais será permitido ou apoiado qualquer ato que venha ferir ou emascular os princípios basilares que regem e harmonizam nossa sociedade”
Na sessão da câmara desta terça-feira (02/06) que fui realizada excepcional as 17 horas os vereadores acordaram que vão convidar o Sub-Tenente Gomes, para uma reunião a data ainda será agendada.

Informações: Parceria com o Blog Itiruçu Notícias

Nota de agradecimento

Eu (Ed Santos), venho a público agradecer ao edil João Mota e demais vereadores da Câmara de Itiruçu por acompanhar sua indicação, do meu nome para receber um título de cidadão desta fantástica cidade que me acolheu a mais de 7 anos.
Ser indicado para receber o título de cidadão Itiruçuense é motivo de muito orgulho, alegria e satisfação. Sinto-me profundamente honrado e privilegiado, pela referida indicação.

A proposta vai ser votada na próxima sessão da câmara dia 09/06, as 17 horas.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Maracás: Um morto em troca tiros com PMs; Armas, carro e explosivos apreendidos



A Polícia Militar fechou o cercou com realização de diligências na região Maracás, desde a manhã desta terça-feira (2/6) após a suspeita de que assaltantes de bancos poderiam está passando pela BA 250. Durante o trabalho, os PMs acabaram por encontrar certa quantidade de armas como metralhadoras e submetralhadora, 6 bananas de explosivos munições entre outros artefatos nas margens da Rodovia BA-250, num trevo de acesso a uma localidade rural do município. De acordo com a Polícia, dois homens estavam em um automóvel VW/ Polo, de cor preta, com placa JQO-2099, licença de Salvador, que foi abandonado na estrada após os ocupantes terem percebido a presença de policiais militares na área.

Os suspeitos ainda conseguiram fugir em um matagal, mas por volta das 19 horas a polícia acabou deparando com um dos meliantes que abriu fogo contra os agentes. Houve revide e segundo informações, um deles ainda de nome não divulgado foi baleado e morto. O comparsa ainda está foragido, mas os policiais ainda continuam na busca. 

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Bandidos tentam roubar deficiente mental em Itiruçu


Informações populares apontam que meliantes atacaram um deficiente mental com intuito de praticarem assalto no inicio da noite desta segunda feira (1) na Praça Juscelino Kubistchek, imediações do prédio da Prefeitura Municipal, por volta da 18hs30min.
De acordo com relatos, o deficiente reside no povoado da Vila Geral Cerqueira - Feto, e só não teve a carteira e o celular tomado por que populares que passavam em umas motos ouviram os gritos de socorro e foram de encontro à vítima. Momento em que os dois indivíduos ambos de bermuda e casaco com capuz na cabeça evadiram-se do local tomando rumo ignorado.
A polícia negou ter sido informada sobre o caso, porém os dois populares que informou a nossa reportagem, voltou a confirmar o caso nesta terça feira (2).


Após morte de casal em acidente, moradore de Itamari se revolta contra ciganos

População revoltada entra em choque com ciganos na cidade de Itamari. O fato se dá após o Joquey que iria montar em uma égua na corrida de cavalo que aconteceria neste domingo (31) em Itamari as 16:00 hs, faleceu em um acidente entre uma moto e um carro. O acidente aconteceu por volta das duas horas da tarde. A companheira dele também faleceu a caminho do Prado Valadares em Jequié. 
Itamarienses revoltados puseram fogo no carro do causador do acidente e ainda colocou os ciganos para correr da cidade. A localidade onde o casal que estava na moto foi colhido pelo veículo do cigano que segundo informações fazia uma ultrapassagem indevida foi nas próximidades da Fazenda de Ruy Lisbôa. O casal morreu na hora, junto com o feto, pois a mulher estava grávida. No momento do acidente o cigano estava ultrapassando uma topic e estava na contra mão quando atingiu a moto. O pai do rapaz ao saber da morte do filho enfartou, vindo a óbito. Populares incendiaram três casas de ciganos e mais dois veículos. O cigano que estava em fuga foi detido em Ibiá. 
As vítimas fatais foram identificadas como Borá de 28 anos e sua esposa conhecida como Valquiria, popular Gaza, que inclusive estava grávida.

domingo, 31 de maio de 2015

Delegada de Itiruçu fala no Cidade Repórter a partir das 6:30 desta 2ª na Itiruçu FM

A nova Delegada Territorial de Itiruçu, Maria do Socorro Costa Damásio iniciou seus desafios nesta sexta feira (29) na cidade de Itiruçu com grandes desafios pela frente. Atualmente, com a elevação dos índices de crimes ligados a drogas, como os assaltos, furtos e roubos e, Maria do Socorro, afirmou que seu objetivo é trabalhar em parceria para restabelecer a lei e ordem na cidade. A Delegada concedeu entrevistas ao radialista Sergio Sioli, entrevista esta que será exibido nesta segunda-feira (01/06) no programa Cidade Reportes da Itiruçu FM a partir das 06hs30min. Na entrevista a delegada revela as dificuldades e as metas que deve ser alcançada na frente da DP de Itiruçu. Segundo a Delegada, ainda espera um agente para  colaborar com as investigações e que trabalhara em conjunto com a PM e Justiça.

Suspeito de homicidio no Entroncamento de Jaguaquara ainda não foi localizado (atualizado)

A polícia de Jaguaquara ainda não identificou o suspeito de matar Jamerson de Souza Pereira 25 anos, popular Jhan, ele que foi executado com dois tiros na noite deste sábado (30), após uma discussão na Praça do Jardim dos Namorados no Entroncamento de Jaguaquara. A 9ª Corpim divulgou desde domingo(31) o nome do suspeito de ter perseguido a vítima e efetuado os dois disparos mortais. Trata-se de Lucas Santos da Silva, que a princípio pensava-se que era residente da Rua do Café na cidade de Itiruçu, porém outras informações posteriores apontaram que o mesmo era da Rua do Café, mas naquele mesmo distrito. A Polícia já dispõe de uma fotografia do autor para que seja juntado aos autos, assim usado para facilitar a identificação do mesmo. O mesmo ainda se encontra forajido 


Beneficiário do Bolsa Família terá direito a Kit de TV Digital e Internet gratuito

Quem é beneficiário do Programa Bolsa Família terá direito a um Kit Digital gratuito, com um conversor, antenas e controle remoto. Ele será distribuído a 14 milhões de inscritos no programa e, além de interatividade, possibilitará o acesso à internet. A entrega será feita durante o processo de desligamento da TV analógica, em 2016.
A decisão sobre o modelo do conversor digital foi tomada pelo Gired (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV), que reúne governo, empresas de radiodifusão e de telecomunicações.
O tipo de conversor escolhido vai trazer o middleware de interatividade Ginga C, 512 de memória RAM e 2 GB de memória flash. Além disso, contará com entradas para conexão à internet banda larga, por meio de um modem externo via USB ou cabo. O aparelho com as configurações definidas ainda não existe no mercado e vai ser produzido.
Juntamente com o conversor, o Kit Digital gratuito incluirá antenas para garantir a recepção do sinal de TV digital. Além de antena externa VHF e UHF, o kit terá antena interna, que poderá ser usada em cidades com amplo espaço no espectro ou onde há dificuldades para instalação das externas.

Para informações sobre o Kit Digital gratuito, acesse www.vocenatvdigital.com.br/bolsa ou ligue para a Central de Atendinento no telefone 147 (ligação gratuita).

Marcelo Nilo deixará o PDT e agora em Itiruçu?

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo, anunciou sua saída do PDT na manhã deste sábado (30/5), durante o 5º Congresso Nacional do PT. “O PDT tomou novos rumos como o PSDB e por isso tomarei também o meu”, disse Nilo, que já foi filiado ao PSDB da Bahia antes ingressar no PDT. O chefe do Legislativo afirmou que o anúncio do novo partido será feito na próxima semana. A expectativa é de que Marcelo Nilo faça opção pelo PL, a ser fundado  vindo a ser o presidente estadual da sigla. Ele já está mobilizando parlamentares estaduais e federais para a fundação do partido. O pedetista desistiria do comando da legenda deixando o campo livre para o atual presidente Félix Mendonça Jr. 
A briga entre os dois já chegou ao extremo, o que segundo Nilo, partiu para o campo pessoal. Os demais deputados estaduais – Euclides Fernandes, Roberto Carlos, Paulo Câmera e Vítor Bonfim, ainda não anunciaram suas posições. O anúncio da saída de Marcelo Nilo do PDT, não pegou de surpresa o deputado federal Félix Júnior. Em entrevista ao site Bocão News  ele prometeu não brigar judicialmente pelo mandato de deputado estadual de Nilo após a oficialização da desfiliação.  Para ele, Nilo foi apenas um passageiro que vai descer em uma estação. O PDT é o trem, que continuará trilhando o seu percurso, independentemente de um passageiro que desce ou sobe. O partido sai de uma estação e sabe o rumo que tem. Nesse caminho, alguns entrarão e sairão. Ele foi apenas mais um”, declarou Félix Mendonça Júnior.
Com o anuncio da saída de Nilo do PDT, a nivel de Itiruçu, fica o questionamento, como se comportará o partido? Seguirá Nilo e levando assim a extinção o PDT ou permacerá ativo o PDT e se distanciará de Nilo? O fato mais esperado é que a base pedetista em Itiruçu abandone o partido e para seguir os novos passos do seu principal padrinho.
Foto: Blog Marcos Frahm

Carro capota e deixa quatro feridos na Rodovia BR-420 em Santa Inês


Quatro pessoas, três adultos e um adolescente ficaram feridos num capotamento de um automóvel Fiat Pálio Weekend de placa JQV-6343, licença de Lauro de Freitas/BA. De acordo com informações oficiais da Polícia Rodoviária Federal-PRF, o acidente aconteceu por volta das 15h deste sábado (30/5), na altura do Km 331 da Rodovia BR-420, no trecho entre os municípios de Santa Inês e Itaquara.
O condutor do carro teria perdido o controle da direção do Fiat após passar pela chamada Curva do Lixão, local considerado palco de acidente na estrada que corta o Vale do Jiquiriçá, interligando a BR-101 – Entroncamento de Laje a BR-116 – Entroncamento de Jaguaquara. Equipes do Samu e Corpo de Bombeiros socorreram as vítimas que foram encaminhadas ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.

Fonte/Foto: Blog Marcos Frahm

Polícia registra assassinato no Entroncamento de Jaguaquara


Um homem identificado como Jamerson de Souza Pereira, 25 anos, natural de Jaguaquara, foi morto com dois tiros na noite deste sábado (30) por volta das 22hs30mim, no Entroncamento de Jaguaquara na conhecida Praça do Jardim dos Namorados. A vítima fatal que era apelidada de Nego Jhan, morava em São Paulo e estava visitando parentes no Entroncamento, quando se envolveu em uma briga e foi alvejando, indo a óbito no local.

Ainda segundo as informações a policia já tem pistas dos assassinos.  Mais informações a qualquer momento.

Fotos: Leitor Adriano Lima