quinta-feira, 11 de junho de 2015

Itiruçu: Técnica da PROAN nega que P.M.E tenha a polêmica Ideologia do Gênero

Foi realizado na quinta feira (11/6/15) no espaço da Câmara de Vereadores em Itiruçu o encontro municipal para elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).  O evento aconteceu de acordo com a lei federal 13.005 que se refere o plano Nacional de Educação onde os municípios tem por obrigação elaborar um plano a ser aprovado como Lei Municipal pelo legislativo e sancionado pelo executivo municipal até dia 24 junho.
Se a lei não for cumprida, o município sofrerá um corte da pactuação com o estado o que afetaria a vinda de recursos para a educação. Nossa reportagem entrevistou a Técnica do PROAM (Programa de Apoio à Educação Municipal),  Silvana Oliveira onde ela fala o que é e qual a importância do plano para o anda mento da educação no município. 
Questionamos também como o Plano será fiscalizado até para que o que foi discutido saia do papel e venha a si tornar realidade.
Nos também abordamos uma questão polêmica ligada a uma suposta imposição de uma chamada ideologia do gênero no Plano. Segundo apontam alguns religiosos em especial a Igreja Católica, a Ideologia do Gênero consistiria na seguinte tese: Nós nascemos com um sexo biológico definido (homem ou mulher), mas, além dele, existiria o sexo psicológico ou o gênero que poderia ser construído livremente pela sociedade na qual o indivíduo está inserido. Segundo a entidade religiosa, em outras palavras, para a dita ideologia não existiria mais uma mulher ou um homem natural. Ao contrário, o ser humano nasceria sexualmente neutro, do ponto de vista psíquico, e seria constituído socialmente homem ou mulher. Como contra argumento, de acordo com o Papa Bento XVI o “termo ‘gênero’ como nova filosofia da sexualidade”, é “o homem contestando o fato de possuir uma natureza pré-constituída pela sua corporeidade, que caracteriza o ser humano. Nega a sua própria natureza, decidindo que esta não lhe é dada como um fato pré-constituído, mas é ele próprio quem a cria. De acordo com a narração bíblica da criação, pertence à essência da criatura humana ter sido criada por Deus como homem ou como mulher. Esta dualidade é essencial para o ser humano, como Deus o fez. É precisamente esta dualidade como ponto de partida que é contestada. A dita teoria tenta anular a validade daquilo que se lê na narração da criação: ‘Ele os criou homem e mulher’ (Gn 1,27). Segundo o atual Papa Francisco, a dita ideologia de gênero tem um teor “diabólico”.
O fato ganhou notoriedade, após o Padre em Itiruçu, em uma das missas do trezenário de Santo Antônio na última quarta feira(10), convocar os católicos a pressionar os vereadores para barrar qualquer ideia do gênero que por ventura fosse colocada no plano. Sobre esta dita ideologia, a coordenadora disse ser um grande equivoco associar tal ideia ao Plano Municipal de Educação.
No evento, participaram o prefeito Wagner, secretários, assessores, professores e pessoas da comunidade. 
A entrevista vai ao ar nesta sexta feira (12) a partir das 6:30 no Programa Cidade Repórter na Itiruçu FM.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Bandidos assaltam Bar em Itiruçu

Dois homens armados praticaram assalto contra um bar localizado na Praça Gilberto Scaldaferri, na Praça da feira em Itiruçu. De acordo com o informado por pessoas próxima a vítima, o Bar é de propriedade de um homem identificado como Gerson. O crime ocorreu no inicio da noite desta terça feira (9), quando dois elementos armados e desconhecidos adentraram ao estabelecimento, abordaram o proprietário e os cliente, levando certa quantia em dinheiro e ainda uma moto Honda Fan 150, de cor preta com placa policial 2683 de Itiruçu-BA. A moto é pertencente ao morador desta cidade identificada como Robério. Para evitar que houvesse algum tipo de perseguição, os meliantes ainda levaram as chaves do carro do popular Gilmário Cigano que também estava na localidade. Após a ação os elementos fugiram tomando rumo ignorado.

Itiruçu:Ônibus abalroa com veículo. Por que a dosordem no trânsito das pequenas cidades?



Que o trânsito em pequenas cidades da Bahia é carente de organização, isso não é segredo para ninguém. E em Itiruçu a situação não é diferente. Por volta das 11:40 minutos da manhã desta quarta feira (10), dois veículos estacionados em mão dupla na Rua Auro Rocha, resultou num pequeno abalroamento lateral de um ônibus da Viação Camurujipe de placa JRX 8571 licença de Salvador, que fazia linha Jequié-Maracás, e um Toyota Corolla, de placa JQZ 7789 licença de Itiruçu. O pequeno acidente teria ocorrido quando o condutor do ônibus tentou passar entre os dois veículos parados. Não houve feridos. Apenas o Corolla que estava faltando alguns acessórios frontais devido a reformas, teve um dos retrovisores danificados.
O fato causou lentidão no trecho que é a principal saída da cidade de Itiruçu com destino a cidades como Lajedo do Tabocal ou Maracás.

Estacionar em mão dupla, parar em meio à via pública para trocar ideias, andar na contra mão é comum para alguns condutores, que por ignorância ou desleixo insistem em desrespeitar as normas de trânsito. Por sua vez o poder público competente ao longo desses anos nunca se manifestou sobre a sinalização de ruas e organização do trânsito. Este foi o segundo acidente da semana. (Veja o outro caso aqui)

Notamos que as pequenas cidade são desprovidas de sinalizações. Mas de quem é responsabilidade? Tem algum infrator culpa se não tem sinalização? Pode uma vítima reclamar direitos dos orgãos competentes que não sinalizaram ou deixaram de sinalizar adequadamenta?

Segundo consultamos no Código de Transito Brasileiro, as normas, que visam padronizar a sinalização em todo o país, são de observância obrigatória pelo órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via e, portanto, quando descumpridas, podem acarretar duas principais consequências:

1ª) a responsabilidade objetiva do órgão de trânsito, consignada no § 1º do artigo 90 e, ainda, no § 3º do artigo 1º, também do CTB, o que significa que o órgão pode, eventualmente, ter de indenizar prejuízos causados aos cidadãos, por conta do erro na implantação da sinalização de trânsito; e
2ª) a impossibilidade de imposição de sanções, pelo descumprimento da sinalização de trânsito que se encontra insuficiente ou incorreta (podemos apontar, como exemplos, a utilização de placa de trânsito não prevista na legislação mencionada; ou a falta de visibilidade e legibilidade de placas escondidas atrás de arbustos ou, ainda, com dizeres apagados).

 Quanto à competência para implantar, manter e operar o sistema de sinalização, ressalta-se que tal atribuição recai, nas vias urbanas, sobre os órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios (artigo 24, III) e, nas vias rurais, sobre os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a depender da circunscrição em cada estrada ou rodovia (artigo 21, III).

Capítulo VII do Artigo 90- DA SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
Não serão aplicadas as sanções previstas neste Código por inobservância à sinalização quando esta for insuficiente ou incorreta.
§ 1º O órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via é responsável pela implantação da sinalização, respondendo pela sua falta, insuficiência ou incorreta colocação.
§ 2º O CONTRAN editará normas complementares no que se refere à interpretação, colocação e uso da sinalização.

O Advogado especialista em Trânsito e professor de Direito de Trânsito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba), Marcelo Araújo considera que as diversas formas de interpretação da lei podem criar zonas de “vácuo” na fiscalização. “O que hoje se discute é que, nos locais onde o município não tenha assumido a responsabilidade, o estado precisa assumir o poder”, afirma. A fiscalização seria realizada, na teoria, pela Polícia Militar e por agentes do Detran.

A autorização para municipalizar o trânsito passou a valer desde 2005. Mas uma cidade do porte de Itiruçu não pode ter o trânsito emancipado. Em geral a municipalização acontece com cidades de mais de 100 mil habitantes. O dinheiro impede as pequenas cidades de seguirem a legislação. Para se municipalizar, há necessidade de cumprir requisitos exigidos pelo Denatran, além de realizar concurso para a contratação de agentes e ter profissionais especializados na área do trânsito. O órgão deve sobreviver da renda adquirida com os autos de infração, algo viável em capitais e grandes municípios, mas praticamente impossível em cidades com uma frota pequena.

Sendo assim sabemos que em cidades como Itiruçu, por exemplo, não há órgão municipal de trânsito, a fiscalização é feita pela Polícia Militar (estado), então não caberia a Câmara de Vereadores ou a Prefeitura solicitar junto ao Detran ou a quem de competência a realização destas sinalizações?

Nossa reportagem conversou com o senhor Demi, que é o responsavel pelo setor de trânsito de Jaguaquara, cidade que deu os primeiros passos na região no quesito sinalização de trânsito. Ele nos confirmou que em Jaguaquara não é municipalizado, no entanto a organização se deu através de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado através do Detran.



Mulher foi detida acusada de aliciamento de menores em Itiruçu

Informações apontam que uma mulher foi detida na tarde desta terça feira (09), na cidade de Itiruçu, acusada de aliciar menores para prostituição infantil. O fato foi confirmado pela Polícia, e o ponto funcionava disfarçado como pousada, defronte a Casa da Cultura, nas imediações da Praça Vivaldo Bastos.
Segundo informação, a mulher foi identificada como Maria da Natividade Goes, popular Maria de Isaura, 58 anos de idade, natural de Itiruçu. A detenção teria ocorrido por volta das 13 horas, após denuncia a Polícia Militar. Ela foi conduzida a Delegacia Territorial de Itiruçu e segundo informações da titular Drª Maria do Socorro Damásio, havia dua menores menores em poder da mesma, além de uma mulher maior de idade.
Maria ficou detida e está a disposição da justiça. A informação foi confirmada por volta das 11 horas desta quarta feira (10).

terça-feira, 9 de junho de 2015

Irajuba: Carreta bate com automóvel na BR-116


No sudoeste baiano, as chuvas quem atinge a região tem deixado as estradas escorregadias e bastante perigosas. As chuvas atrapalham a visibilidade e contribuem para a ocorrência de uma série de acidentes. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, apenas nesta terça-feira (9/6), uma pessoa morreu e outra ficou ferida na região. Por volta das 07h, no Km 609 da Rodovia Santos Dumont – BR-116, no trecho do município de Irajuba, uma carreta bate com um veículo de passeio.
A carreta Scânia de placa HZ0- 3242 colidiu com um automóvel Fiat Uno com placa policial NZN-5889 da empresa MAP – Serviço de Segurança Escolta Armada. A carreta com o impacto da batida fez um ”L” na rodovia. Por sorte, ninguém ficou ferido no acidente, que deixou a estrada parcialmente interdita. Os veículos foram removidos pela Concessionária ViaBahia e chovia no momento.

Nos últimos dias, também em períodos chuvosos, a Polícia Rodoviária Federal – Delegacia 10/3 de Jequié registrou tombamentos e colisões na BR-116, inclusive na ”Serra do Mutum”, um dos trechos mais perigosos da pista, no perímetro de Jaguaquara. Já na BR-330, às 15h de hoje, um carro Fiat Pálio de placa JLW-3770, que seguia de Jequié para Ipiaú, saiu da via, bateu num poste, matou o motorista e deixou o carona ferido próximo a Jitaúna. As vítimas são de Jequié. Uma das recomendações da PRF para o tráfego em períodos chuvosos é dirigir com os faróis acesos e redobrar a atenção.

Informações: Blog Marcos Frahm

Governo anuncia concessões e espera investimentos de R$198 bi

Perguntado sobre os benefícios do programa de investimento em logística 2015/2018, o governador Rui Costa disse que este é um plano importante, uma parceria com a iniciativa privada, para reativar investimentos, o desenvolvimento e a geração de emprego no país. Ele cita os projetos incluídos na Bahia: “No Nordeste, particularmente na Bahia, com a duplicação da 101, o novo aeroporto de Salvador e na BR 324 e na concessão de parte do Porto de Aratu”. O governador defende uma ampliação no caso específico do porto de Aratu, já que apenas parte do porto foi contemplada: “Nós entendemos que no caso da Bahia, devemos ampliar essa parceria com a iniciativa privada para todo o Porto de Aratu”.
O Governo anunciou a concessões e espera investimentos de R$198 bilhões, que culminará em investimentos em portos, aeroportos e rodovias pelo Brasil.

Presidente da Câmara de Itiruçu falará sobre situação política no Cidade Reporter

O vereador Robson Mauro (DEM), falou com nossa reportagem, e comentou sobre a situação atual do legislativo itiruçuense, argumentando de que hoje há harmonia plena entre o legislativo e executivo no município.
Sobre a questão política local, Bauro recentemente em entrevista teria dito que era pré candidato a prefeitura, nos o questionamos se a ideia ainda está de pé. O presidente da Câmara afirmou que abriria mão de sua candidatura para apoiar uma eventual candidatura de Drª Lorena.
Para onde a Drª for, o vereador diz que seguira-la, mas insistiu no que ele chamou de uma dobradinha entre Lorena e o empresário Artur Andrade. Ele disse ainda não acreditar que a médica passaria para o lado da situação.
Sobre a o São Pedro de Itiruçu, Bauro disse parabenizar o prefeito pela ideia de fazer algo menor para economizar as finanças. Neste assunto sobre uma polêmica recente, onde barraqueiros questionavam comerciante fixos por uma suposta proibição de colocarem barracas em áreas comerciais, o vereador argumentou de que o prefeito deve ter bom senso para resolver o problema sem causar danos a população.
Diante das afirmativas do prefeito de um anuncio de harmonia entre o legislativo e o executivo, uma vez que Bauro já foi da base, nos questionamos se haveria possibilidade de o mesmo voltar para o lado situacionista. Na sua resposta, o vereador afirmou que neste momento está descartado, mas classificou a política como nuvens. Bauro ainda negou que a oposição está dividida e argumentou que se Lorena for a candidata única da oposição ganhará a eleição tranquilamente.
Bauro ainda mandou um recado para a classe política da cidade, afirmando que quer sempre o melhor para a cidade e que não tem interesse em picuinhas políticas.
A Entrevista vai ao ar a partir das 6:30 no Programa Cidade Reporter da Itirucu FM, nesta quarta feira -10

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Veículos colidem no centro de Itiruçu



Um acidente foi registrado no final da tarde desta segunda-feira (08), entre a Rua Juracy Magalhães e a praça Vivaldo Bastos, no centro de Itiruçu. De acordo com o apurado, foram dois carros: um Fiat Uno de placa policial JLO 9573 de Itiruçu-Ba, e um Fiat Pálio de placa policial CHM 8017 de Vinhedo-SP.
Segundo informações do colega Neto Oliveira do Itiruçu Notícias, o Veiculo Fiat descia a Praça Vivaldo Bastos, quando o Pálio entrava na avenida, sentido contrário, vindo ambos a se perderem na codutividade, provocando a colisão. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local. O condutor do Uno foi identificado com Manoel Matos popular Didi Andrade, que inclusive é ex-vereador do município. Segundo a PM, o motorista do outro veículo não quis apresentar habilitação e foi conduzido ainda por desacato para averiguações. Os Veículos envolvidos no acidente sofreram pequenas avarias.
Nenhuma das vítimas se feriu. A desatenção de alguns motoristas aliada a falta de sinalização e as interrupções de ruas de forma desenfreada para a realização de eventos são fatores a mais na periculosidade do trânsito da cidade.

Fotos: Neto Oliveira, Itiruçu Notícias