quinta-feira, 11 de junho de 2015

Itiruçu: Técnica da PROAN nega que P.M.E tenha a polêmica Ideologia do Gênero

Foi realizado na quinta feira (11/6/15) no espaço da Câmara de Vereadores em Itiruçu o encontro municipal para elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).  O evento aconteceu de acordo com a lei federal 13.005 que se refere o plano Nacional de Educação onde os municípios tem por obrigação elaborar um plano a ser aprovado como Lei Municipal pelo legislativo e sancionado pelo executivo municipal até dia 24 junho.
Se a lei não for cumprida, o município sofrerá um corte da pactuação com o estado o que afetaria a vinda de recursos para a educação. Nossa reportagem entrevistou a Técnica do PROAM (Programa de Apoio à Educação Municipal),  Silvana Oliveira onde ela fala o que é e qual a importância do plano para o anda mento da educação no município. 
Questionamos também como o Plano será fiscalizado até para que o que foi discutido saia do papel e venha a si tornar realidade.
Nos também abordamos uma questão polêmica ligada a uma suposta imposição de uma chamada ideologia do gênero no Plano. Segundo apontam alguns religiosos em especial a Igreja Católica, a Ideologia do Gênero consistiria na seguinte tese: Nós nascemos com um sexo biológico definido (homem ou mulher), mas, além dele, existiria o sexo psicológico ou o gênero que poderia ser construído livremente pela sociedade na qual o indivíduo está inserido. Segundo a entidade religiosa, em outras palavras, para a dita ideologia não existiria mais uma mulher ou um homem natural. Ao contrário, o ser humano nasceria sexualmente neutro, do ponto de vista psíquico, e seria constituído socialmente homem ou mulher. Como contra argumento, de acordo com o Papa Bento XVI o “termo ‘gênero’ como nova filosofia da sexualidade”, é “o homem contestando o fato de possuir uma natureza pré-constituída pela sua corporeidade, que caracteriza o ser humano. Nega a sua própria natureza, decidindo que esta não lhe é dada como um fato pré-constituído, mas é ele próprio quem a cria. De acordo com a narração bíblica da criação, pertence à essência da criatura humana ter sido criada por Deus como homem ou como mulher. Esta dualidade é essencial para o ser humano, como Deus o fez. É precisamente esta dualidade como ponto de partida que é contestada. A dita teoria tenta anular a validade daquilo que se lê na narração da criação: ‘Ele os criou homem e mulher’ (Gn 1,27). Segundo o atual Papa Francisco, a dita ideologia de gênero tem um teor “diabólico”.
O fato ganhou notoriedade, após o Padre em Itiruçu, em uma das missas do trezenário de Santo Antônio na última quarta feira(10), convocar os católicos a pressionar os vereadores para barrar qualquer ideia do gênero que por ventura fosse colocada no plano. Sobre esta dita ideologia, a coordenadora disse ser um grande equivoco associar tal ideia ao Plano Municipal de Educação.
No evento, participaram o prefeito Wagner, secretários, assessores, professores e pessoas da comunidade. 
A entrevista vai ao ar nesta sexta feira (12) a partir das 6:30 no Programa Cidade Repórter na Itiruçu FM.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: