sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Jaguaquara: Prefeito assina reforma e cessão de equipamentos para hospital em visita de Secretário da SESAB

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, fez rápida visita de inspeção ao Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ na manhã desta sexta-feira (7/8). A visita de Vilas-Boas ao à unidade hospitalar municipal estava marcada para as 14h, mas, de acordo com informações de sua assessoria, o secretário não poderia faltar ao 1º Seminário de Humanização do Hospital Geral Prado Valadares .
O Secretário firmou convênio com a prefeitura de Jaguaquara e garantiu que Hospital Municipal  oferecerá em breve, cirurgias de média complexidade. O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde – Sesab se encarregará de doar os equipamentos de auta complexidade. O termo de cessão de uso de bem móvel foi inclusive assinado nesta sexta-feira (7/8), pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e pelo prefeito Giuliano Martinelli (PP), durante visita do secretário ao hospital. De acordo com entrevista ao Blog Marcos Frahm, o secretário assegurou que a reestruturação do centro cirúrgico vai ampliar a capacidade da unidade hospitalar de realizar cirurgias. "O governo do estado vai apoiar a reforma e o reequipamento do hospital de Jaguaquara. Já doamos um focus cirúrgico e um carro de anestesia, computadorizado, novo, para que o centro cirúrgico daqui passe a funcionar diariamente, oferecendo cirúrgicas de média complexidade para toda a região”, esclarece o titular da Saúde na Bahia. Os novos equipamentos vão servir, especialmente, às cirurgias, que estavam com a demanda reprimida, uma vez que o HMJ não possuía no centro cirúrgico aparelhos que atendiam, prioritariamente, à urgência. Ainda segundo o secretário, os equipamentos são de alta qualidade. 
Ainda na entrevista o secretário garantiu reforma. "O hospital está precisando de reformas físicas urgentes e nós precisamos rever todo o sistema de saúde daqui de Jaguaquara, para que a gente possa vocacionar os três hospitais; Maternidade, a clínica Sagrado Coração de Jesus [localizada no Entroncamento] e o Hospital Municipal. Cada um vai ter um papel definido a partir dessa reestruturação que nós estamos desenhando para a saúde da região, que envolve Jaguaquara, envolve Jequié, envolve Ipiaú e nós estamos trabalhando num conceito de rede”, afirma. Por fim, quando o assunto foi data de início da reforma, Vilas-Boas disse ainda não haver definição. 

Foto: ASCOM Jaguaquara/ Informações do Blog Marcos Frahm

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Adolescente vítima de grave acidente segue no HGPV; Corpos de pais foram sepultados


A adolescente de 15 anos identificado Ludmila continua internada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), ainda em estado delicado. Ela que foi resgatada do acidente entre dois carros na noite desta quarta-feira (5/8) na BR-420, em Jaguaquara (veja aqui).

No acidente, morreram o marido e a esposa identificados por Luis e Iranildes pais da adolescente e residente no Entroncamento de Jaguaquara. Os corpos das vítimas fatais foram sepultados no final da tarde desta quinta feira (6), no cemitério local em clima de muita comoção. 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Acidente com mortos e feridos entre o Jaguaquara e o Entroncamento na BR 420


Um grave acidente resultou em pelo menos duas mortes na noite desta quarta feira (5), na BR 420, nas imediações do campo de Aviação entre a cidade de Jaguaquara e o Distrito do Entroncamento (Km43). Segundo informações o sinistro envolveu um Fiat Uno azul de placa JSI-7557 de Jaguaquara e um Vectra Sedan de placa  JRL 7556 também licença de Jaguaquara. Os dois carros colidiram frontalmente e com o forte impacto o Uno capotou.
Os mortos, trata-se de um casal morador do Entroncamento de Jaguaquara, conhecidos com Luiz Machado Vilas Boas popular Luis frentista do Posto Luanda e sua esposa de pre´nome Nildes. 
Informações é de que a filha do casal foi identificada como Ludmila de 15 anos ficou gravemente ferida e foi socorrida ao Hospital Prado Valadares em Jequié.
Já o condutor do Vectra, identificado como Wagner Souza foi socorrido ao hospital de Jaguaquara e não corre risco de morte.
Os socorros ficaram a cargo do SAMU de Jaguaquara e prepostos da Via Bahia. A PRF irá investigar as causas do acidente


A qualquer momento mais detalhes...

Itiruçu: Consulta pública sobre abastecimento de água

A empresa Ecosfera Engenharia Ambiental  estará realizando  um reunião de consulta Pública, para tratar da implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Maracás à Itiruçu. 
A consulta acontecerá no Auditório da Câmara Municipal no dia 26 e agosto a partir das 19hs00mim.

Segundo as informações a pretensões que seja feita um sistema integrado trazendo agua do Rio Paraguaçu por Planaltino, Maracás , Lajedo do Tabocal até Itiruçu.
Importante sua participação!

Divulgada lista de aprovados na prova para conselheiro tutelar em Itiruçu

Foi divulgado na tarde desta quarta-feira no Diário Oficial do município a relação dos candidatos aprovados pela avaliação escrita/objetiva no processo de escolha de membros do Conselho Tutelar de Itiruçu, prova esta realizada no passado dia de 26 de julho de 2015. No Total foram 12 aprovados. Desses após a eleição, 5 serão titulares e 5 suplente, dois destes serão eliminados.

Veja a  Lista de aprovados por ordem alfabética:

  1. Daiane Menezes do Nascimento Moreira; 
  2. Débora da Silva Damasceno;
  3. Diego Menezes do Nascimento Moreira;
  4. Leonardo dos Santos; 
  5. Lourival Oliveira Neto;
  6. Marcos Figueiredo da Cilva;
  7. Marialva Souza Vieira;
  8. Rosimeire Alves Borges Oliveira;
  9. Samara Caires Pires;
  10. Serly Mendes Souza; 
  11. Thayse de Souza Menezes;
  12. Wilson Reis de Novaes.

Após investigação Polícia Civil e Militar prende assaltante em Itiruçu. Assaltos praticados com arma de brinquedo

Uma ação conjunta da Polícia Civil e Militar resultou na apreensão de um elemento identificado como Jaílton Silva Gomes, 19 anos, vulgo Gadinha, acusado de ter praticado um assalto contra uma cidadã itiruçuense por volta das 19:30 da última segunda feira (5), na conhecida região da 7 portas, centro de Itiruçu.

Na delegacia, o Gadinha teria confessado ter assaltado a jovem em parceria com um adolescente de 15 anos, conhecido pelo inicial “T”, usando um revolver de brinquedo. Eles na época teriam subtraído da vítima um celular Smart Phone Digital da marca Xperia Sony, modelo C2304, de cor preta.

Segundo informações do Sistema Investigativo da Polícia, o elemento estava tentando negociar a devolução do celular com a vítima, que na verdade já havia vendido a um terceiro de nome preservado, e que ainda será ouvindo.  

A detenção do mesmo se deu após um trabalho de inteligência desencadeada pela Delegada Maria do Socorro e equipe, juntamente com policiais militares, que começaram a monitorar a casa do suspeito que fica localizado na Rua Bela Vista no centro da cidade.

Jaílton, já é velho conhecido da polícia, isto por prática de assaltos e roubos na cidade, inclusive teve participação num roubo a Cesta do Povo em 2013, portanto com vasto currículo nos autos policiais. O mesmo está detido a disposição da Justiça.

Com esta ação a Polícia demonstra está ativa e energica no combate ao crime no município.

Fotos: 1 - Acusado. 2 Modelo do celular roubado

Após queixas e polêmicas piscina abandonada foi retirada de Itiruçu


Depois de muitas reclamações finalmente na manhã desta quarta feira (5), uma máquina da prefeitura ajudou remover uma piscina abandonada que vinha causando transtornos à população. As denuncias foram feitas principalmente após pessoas que moram na Rua do Cruzeiro, alegaram terem sido atacadas por marginais que se escondiam atrás da referida piscina. Inclusive até um casal praticando relações sexuais foi flagrado por populares nesta semana.
Segundo o proprietário Vilmar, a piscina foi conduzida para ser consertada no Entroncamento de Jaguaquara.

Fotos para o Blog Ed Santos

Explosão do Bradesco no Entroncamento de Jaguaquara foi ouvida a mais de 10 km



Bandidos fortemente armados explodiram uma pequena agência do Banco do Bradesco no Entroncamento de Jaguaquara, por volta das 2:55 da madrugada desta quarta feira (5).

Populares disseram que acordaram com o barulho ensurdecedor da explosão que foi ouvido até em Itiruçu, que fica a 10 km do local onde funciona a agência, localizada na Rua Otaviano da Hora, em frente aos guichês de ônibus e a um ponto de taxi.
A explosão destruiu o caixa e toda estrutura interna do estabelecimento. Vidros em estabelecimentos próximos também foram afetados. Não há informação se havia dinheiro no único caixa da instituição, já que havia uma notificação de que o caixa não dispunha de dinheiro no período noturno.

O impacto provocou medo e pânico nos moradores. Há 13 meses, o mesmo posto do Banco Bradesco teria sido alvo de explosão. A polícia investiga as pistas da quadrilha. Existem informações que sugerem que a quadrilha fugiu pela BR-116. Além desta rodovia, o Entroncamento de Jaguaquara é cortado também pela BR-420, que dar acesso ao Vale do Jiquiriçá e a BA-250, que liga o Entroncamento de Jaguaquara ao município de Itiruçu, sentido oeste do estado, o que facilita a evasão dos meliantes. A estrutura policial local é insuficiente para confrontar a quadrilha que age fortemente armada. Segundo informações, a Agência voltará a funcionar nos próximos dias.

Fotos: Via WhatsApp

Maracás: Homem morre após acidente de motocicleta com caminhão

O motociclista Wagner Souza de Novaes de 30 anos morreu depois de envolver-se num acidente de trânsito, na tarde desta terça-feira (4/8), na Avenida Brasília, em Maracás, no Sudoeste baiano. De acordo com informações da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar de Maracás, a vítima era residente na Rua Coronel Marcionílio de Souza, Centro de Maracás. O fato ocorreu quando Wagner conduzia uma moto Honda Fan 150 de placa OKR-9676, licença de Lajedo do Tabocal, que teria colidido com um caminhão Ford – F4000 de placa NYT-9232, de Maracás, e Wagner teria sofrido fratura exposta na perna direita. 
A vítima caiu desacordada sobre o solo e recebeu socorro de populares, que acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu 192 que providenciou o encaminhamento do rapaz ao Hospital Municipal Álvaro Bezerra, o transferido posteriormente para a emergência do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié, onde Wagner não resistiu aos ferimentos e faleceu. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Jequié e deverá ser liberado para os familiares na manhã desta quarta-feira. O caminhão e a motocicleta envolvidos na colisão foram recolhidos ao pátio da Delegacia Territorial de Maracás, que irá investigar as causas do acidente. 

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Itiruçu: Câmara de vereadores aprova "Bolsa Família Municipal"

A Câmara de Vereadores de Itiruçu aprovou na noite desta terça feira (4), na volta do recesso, uma espécie de Bolsa Família local. O Projeto de Lei aprovado em regime de urgência, nas vésperas de um ano eleitoral rendeu calorosos debates na sessão.

Com placar de 6x1, o projeto foi aprovado com apenas o voto contrário de Alexandre, que justificou sua decisão contrária, por acreditar ser o programa seria usado para tentar reeleger o alcaide.  Os demais que votaram a favor argumentaram que vira na ideia uma forma de ajudar as pessoas mais carentes da cidade. O vereador Junior um dos que aprovou apesar das críticas a maneira como foi conduzido o processo de urgência, disse não acreditar que o projeto será usado de fato com boa intenção.

Ele disse ainda que faltou palavra dos colegas, pois foi combinado que o projeto não seria votado com urgência, isso através de uma reunião junto dos opositores. Junior disse ainda que houve uma manobra e Nilman faltou a sessão.

Robson Mauro (DEM) disse que isso é coisa eleitoreira, que por ser presidente não votou no projeto, questionou, “por que não fez em 2013?”.

A oposição ainda tentou derrubar a questão da urgencia, mais inferiorizada em números não logrou exito. 

O Bolsa Família de Itiruçu é uma espécie de cópia do Bolsa Família Federal, e concederá auxilio de 50 reais a famílias com adicional de mais 10 reais para cada menor de 16 anos por família contemplada. A quantidade de famílias a ser beneficiada ficará a cargo da decisão do prefeito. A fiscalização ficará por conta de indicados pelo próprio prefeito que deverá ser da Assistência Social, da Saúde e da Secretária de Educação.

O questionamento é: se já existe um programa da mesma natureza a nível federal, com milhares de beneficiários na cidade, não seria mais fácil adequar estas famílias a este programa federal? Uma vez que o município reclama tanto da falta de dinheiro.

O Programa Municipal de Amparo Social – Pró Amparo terá a coordenação da Assistência Social e terá como objetivo prestar Assistência Social a pessoa em extrema pobreza e que possuir renda inferior de R$ 200 e não tenha Bolsa Família. O pagamento será por uma instituição bancaria a ser definida e com cartão magnético.
O Programa Municipal de Amparo Social nasceu de uma indicação dos próprios vereadores da oposição.

Mulher é assaltada quando contava dinheiro próxima da lotérica em Itiruçu

Na manhã desta terça-feira (04), um mulher que também pediu para não ser identificada foi  assaltada próximo a casa lotérica em Itiruçu. Segundo as informações a vitima tinha recebido uma importância na lotérica  e estava conferindo o valor quando o "mão de lã" tomou o dinheiro da vitima e fugiu para destino ignorado.

Em contato com a delegada  Drª Maria do Socorro, ela  informou que a vitima ainda não prestou queixa na delegacia.

Informações e Foto: Itiruçu Notícias

Casal flagrado fazendo sexo em piscina abandonada na meio da praça na última noite, diz morador

Segundo um morador da Rua do Cruzeiro em Itiruçu, que pediu para não ter o nome divulgado, disse ter flagrado um casal tendo relações sexuais na noite desta segunda em cima de uma piscina abandonada na cidade.  “Quando fui passando na noite desta segunda-feira (04) tinha um casal tendo relações sexuais em cima da piscina. Pedimos as autoridades ou responsável pela piscina que retire ela do local”, afirmou. O mesmo disse ainda que já até ficou cansativo as cobranças de retirada da piscina que fica no inicio da ladeira que dá acesso à localidade. Que além do local ser usado por usuários de drogas e refugio de contraventores.

Madrugada mais fria do ano em Itiruçu. Houve indícios de pequena geada

Na madrugada desta terça feira (4) conseguimos registrar a temperatura mais baixa do ano 2015 em na região de Itiruçu. De acordo com nossos equipamentos registramos temperatura na casa dos 12° graus, com sensação térmica de menos de 10 graus.

Com a friagem da manhã nossa reportagem conseguiu flagrar sinais de geadas em pontos mais baixos da zona rural, onde por ocasião de uma pequena massa de ar seco e frio, faz com que as temperaturas despenquem ainda mais nas baixadas.


Para espanto em muita gente do sul do país que não imaginária ver situações como estas no nordeste brasileiro, fica aí a curiosidade. Itiruçu é conhecida como uma cidade que possui clima temperado em pleno nordeste brasileiro, com temperaturas que raras vezes ultrapassa os 31° graus e na maior parte do ano mantém suas temperaturas na casa dos 23° graus, sendo que a anos no inverno já chegou a registrar 7° graus.

Apesar do fria no amanhecer, o ar seco fez com que o sol brilhasse o dia inteiro, embora as temperatura não ultrapassassem os 21° graus.

Assaltantes atacam mulher e tomam celular em Itiruçu

Uma mulher foi vítima de assalto na noite desta segunda feira em Itiruçu. De acordo com informações, a cidadã que não quis ser identificada, contou que quando passava na localidade conhecida como “Sete Portas” no centro da cidade, por volta das 19:30, dois homens não identificados, armados com revolver renderam a vítima que caminhava sozinha e anunciou o assalto, exigindo que lhe fosse passado o celular.

Temendo pela sua vida, a mulher acabou por entregar seu celular Smart Phone Digital da marca Xperia Sony, modelo C2304, de cor preta.

Após a ação os elementos evadiram. A cidadã foi até a delegacia de polícia e registrou um boletim de ocorrência. A delegada Drª Maria do Socorro, está investigando o caso e diz que os roubos na cidade têm sempre a ver com o tráfico de drogas. A proprietária afirmou ainda que já efetuou o bloqueio do aparelho, por isso o receptador terá dificuldade em vender o aparelho.

Quem souber algum tipo de informação sobre o roubo pode ligar para a Delegacia de Polícia de forma anônima pelo telefone 3538-1306.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Delegada de Itiruçu confirma que homem achado morto na zona rural foi vítima de latrocínio


Domingos Souza Santos, de 42 anos, natural de Itiruçu, morreu por volta das 19 horas deste último domingo (02/07), em uma estrada vicinal entre o Povoado da Baixa do Meio e a fazenda Barrinha, zona rural de Itiruçu a cerca de 200 metros da BA-250, sentido Lajedo do Tabocal, teve como causa de sua morte um disparo de arma de fogo.

A vítima conduzia uma motocicleta Honda/CG 125 FAN de placa JRZ 6851, licença de Jequié, quando foi baleado com um disparo de arma de fogo que lhe atingiu atrás da orelha esquerda, fazendo com que sua massa encefálica fosse expelida. A Polícia chegou a acreditar que o motivo da morte teria sido em decorrência de uma violenta, ideia que foi descartada após a pericia no IML, que constatou a causa morte como sendo resultado de um projetil de arma de fogo, disparado a certa distancia, o que evidencia que a vítima pilotava quando foi atingido mortalmente.

De acordo com a Delegada Titula de Itiruçu, Drª Maria do Socorro que apura o caso, a polícia inicia as investigações e acredita na hipótese de latrocínio, ou seja, matar para roubar, já que pertences da vítima como um celular, carteira com dinheiro e documentos, bem como uma mochila com pertences foram subtraídos. A moto não foi levada.

Domingos popular Dominguinho Vaqueiro teria saído de Itiruçu onde reside com destino a Fazenda Barrinha, de propriedade de Tereza Almeida, onde trabalhava como vaqueiro há anos. O corpo foi sepultado no cemitério de Itiruçu por volta das 17 horas desta segunda feira (3), em clima de muita e acompanhado de muita gente, já que Dominguinho como era conhecido era bastante conhecido na cidade e região. Ele deixou esposa e filhos.

No Programa Cidade Repórter da Itiruçu FM, a partir das 6:30 da manhã desta terça feira (4), a Delegada Territorial de Itiruçu trará mais esclarecimentos sobre o caso.

Jaguaquara: Idoso é assassinado com golpes de machado no Largo das Caatingas

Um idoso de 69 anos identificado como Otávio Ferreira foi assassinado com golpes de machado, na noite de sábado (1/8), na Região do Largo das Caatingas, zona rural de Jaguaquara.

A Polícia Militar teria sido acionada por volta das 19h50, para socorrer o ancião que, segundo denúncia, estaria sendo espancado no interior de sua residência que fica no povoado distante a mais de 20 km da sede do município, sentido Jequié, na região do Alto da Serra. Segundo o Blog Marcos Frahm, oTenente/PM João de Deus, teria contado que ao chegar no local, a guarnição encontrou o idoso agonizando, despido, apresentando perfurações a golpes de machado no crânio e em várias partes do corpo, sendo socorrido pelos policiais ao Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ, dando entrada na unidade hospitalar sem sinais vitais. Ainda de acordo com a polícia, o ato cruel foi praticado ao lado da casa da vítima, e próximo ao corpo foi encontrado o machado utilizado para a prática do crime, além de um candeeiro usado pela vítima. Não se sabe se trata-se de um latrocínio, ou quais foram as circunstâncias do bárbaro crime, que chocou moradores da localidade onde Otavio residia. A Delegacia Territorial de Jaguaquara terá a incumbência de investigar o caso. 

Homem morre após cair de moto na zona rural de Itiruçu

Um homem identificado como Domingos Souza Santos, de 42 anos, natural de Itiruçu, morreu por volta das 19 horas deste último domingo (02/07), em uma estrada vicinal entre o Povoado da Baixa do Meio e a Barrinha, zona rural de Itiruçu a cerca de 200 metros da BA-250, sentido Lajedo do Tabocal.

Segundo a Polícia Militar (PM), a vítima conduzia uma motocicleta Honda/CG 125 FAN de placa JRZ 6851, licença de Jequié, quando provavelmente caiu e sofreu uma forte pancada na cabeça indo a óbito no local.

O corpo foi encontrado por populares que acionaram a Polícia minutos após o acidente. Com o impacto, a massa encefálica ficou exposta.  A Polícia diz que provavelmente a vítima perdeu o controle da moto ao tentar desviar de algum animal ou veículo, momento em que perdeu o controle e caiu.

A ideia de atropelamento foi descartada, já não havia sinais nem no corpo e nem na moto que comprovasse tal suspeita.

Domingos popular Dominguinho Vaqueiro teria saído de Itiruçu onde reside com destino a Fazenda Barrinha, de propriedade de Tereza Almeida, onde trabalhava como vaqueiro há anos. O corpo foi enviado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, que esclarecerá as causas reais da morte.   O corpo deverá ser devolvido aos familiares para o sepultamento.

Foto repassada Via Whats App

Tentativas de homicídios em Jaguaquara

Duas tentativas de homicídio ocorreram na noite de sábado (1/8) na área urbana de Jaguaquara. O primeiro cao foi no Loteamento Jardim das Flores, no bairro São Jorge, onde o jovem Lourival Ribeiro dos Santos, vulgo Louro de 26 anos, foi atingido com 2 disparos de arma de fogo em sua residência, deflagrados por um homem identificado pelo vulgo de Guita, que fugiu do local. Lourival foi socorrido ao Hospital Municipal de Jaguaquara – HMJ e posteriormente encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié. A polícia não descarta a possibilidade de o crime ter ligação com o tráfico de drogas. 

O segundo caso, teria ocorrido no Bairro Arco-Iris, e a vítima foi Gilmar Neri Silva, conhecido vulgarmente como ”Babai” que deu entrada no HMJ vítima de várias facadas. Ele também foi posteriormente foi transferido ao HGPV em Jequié. As circunstâncias são desconhecidas e sabe-se que Gilmar possui passagens pela Delegacia Territorial de Jaguaquara. 

Informações do Blog Marcos Frahm/Foto Ed Santos

domingo, 2 de agosto de 2015

Sinal da TV Sudoeste Digital alcança a cidade de Itiruçu


O sinal da TV Sudoeste Digital irradiado a partir de Jequié no canal 28 UHF foi captado no município de Itiruçu/BA em vários pontos da cidade. O canal virtual que irá aparecer no televisor será o "6.1" para os telespectadores que sintonizarem o sinal recebido a partir de Jequié.
Itiruçu está a 41 km em linha reta do ponto de transmissão em Jequié, numa altitude de 826 metros, que chega a ser superior aos 661 metros do Morro do Totonho, local da repetidora digital da TV Sudoeste na cidade de Jequié.
Para viabilizar a recepção é necessária uma antena UHF instalada em mastro livre de obstáculos como prédios e árvores, e apontada em direção de Jequié. O sinal está em HD

Informações: http://sudoestedigital.blogspot.com.br/