sábado, 19 de setembro de 2015

Família de Jequié procura por homem desaparecido

Encontra-se desaparecido desde domingo, 13.09.15, Marcelo Ribeiro, 56 anos. Ele é esquizofrênico e precisa de medicação e alimentação regulares. Reside com a mãe na Rua Manoel Vitorino, 562, próximo ao Viveiro, em Jequié. 
Seus familiares estão desesperados em busca de informações. Ele quando desapareceu usava bermuda jeans, camisa quadriculada azul e sandália verde. A polícia já foi avisada e foram feita várias buscas, mas até o momento não se tem notícias. Quem souber ver ou viu este cidadão, favor ligar para (71) 9215-5369 ou  (73) 3526 7899 e falar com Antônio.

Escolhido o Hino Oficial do Municipio de Itiruçu

Segundo o site Itiruçu Notícias, na tarde deste sábado (19), foi escolhido o hino oficial do municipio de Itiruçu. Uma comissão julgadora  a principio entendeu que houve  um empate entre dois concorrentes, dando mais um prazo para  adequações nas citadas letras para uma decisão final o que aconteceu nesta data. 
Segundo a Coordenadora da Comissão organizadora do processo de criação do hino oficial a vice-prefeita Dra Rita de Cássia de Novaes, o nome do vencedor e a letra do Hino não será divulgado até que se faça as averiguações finais a cerca de plagio e outros ajustes, o que deverá acontecer até a próxima segunda-feira (21),  quando será publicado do Diário Oficial do Município. Segundo informações o  vencedor já teria sido comunicado.

Foto: Itiruçu Notícias

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Pedido deajuda de um cidadão Itiruçuense


O senhor Antônio Carlos de Jesus Cordeiro, 38 anos, procurou a rádio para pedir ajuda, pois o mesmo fez uma cirurgia no reto devido a hemorroidas há a mais de dois meses, só que inflamou e uma vez que está atualmente está vivendo na região da Várzea, o mesmo vem enfrentando grandes dificuldades em especial para se deslocar para Itiruçu afim de fazer curativos. Antônio disse também que está passando por dificuldades de saúde e de ordem financeira, pois não está podendo trabalhar e ainda teve o beneficio auxilio doença suspenso, com o imbróglio da greve do INSS.
Dado a dificuldade para adquirir alimentos entre outros bens de consumo, o homem disse que tem casa em Itiruçu, mas no período pós-cirúrgico ficou na residência de parentes na Várzea e que ainda arrombaram e roubaram sua casa que fica no bairro “Jacutinga”, levando todos moveis inclusive até vaso sanitário e pias. Ele contou também contou que gostaria que as pessoas o ajudassem e que inclusive já teria pedido auxilio a Secretária de Ação Social, que fez uma doação de R$ 50,00. Ele é casado e tem uma filha de 10 anos.

Necessitando reconstruir sua casa e conseguir alimentos, Antônio que chegou até a chorar enquanto falava decidiu então apelar para a sociedade. Quem quiser conversar com o mesmo pode ligar no 73 91567816. #vamosajudar#

Bandidos voltam a arrombar loja em Itiruçu


No inicio da madrugada desta sexta feira (18), elementos de posse de um paralelepípedo quebraram as vidraças da loja Laços de Ternura, localizada na Praça Vivaldo Bastos e praticaram furtos diversos no estabelecimento. Segundo a proprietária, foi roubado do estabelecimento roupas, bijuterias e um celular. Por não haver dinheiro nenhuma quantia foi levada.
Na fuga, os meliantes ainda deixaram cair uma peça de roupa infantil e um par de brincos nas imediações do prédio da Rádio Itiruçu FM, que foi encontrado por populares e devolvido a proprietária da loja.

A ação quebrou uma trégua que após ações da Polícia, já durava aproximadamente cinquenta dias. A polícia foi acionada e investiga o paradeiro dos autores do crime.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Governos federal e estadual instalam estação de meteorologia em Itiruçu

Os governos do estado e federal contemplou Itiruçu, entre outros mais 212 municípios baianos com unidades da rede de monitoramento de dados pluviométricos, conhecida com estação meteorológica. As estações estão sendo colocadas com o intuito de coletar dados hidrológicos, agrometeorológicos, agronômicos, umidade e temperatura do solo, e geotécnicos, dentre outras informações. Esses dados são destinados a orientar os pequenos, médios e agricultores familiares da região semiárida na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos. Essa ação é fruto da parceria firmada entre governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura do Estado e governo Federal, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

A implantação de estações meteorológicas no Estado é fruto do trabalho conjunto entre governo do Estado, através da Seagri, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Casa Civil, e governo Federal, por meio dos ministérios de Agricultura//Instituto Nacional de Meteorologia (MAPA/INMET), e de Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (MCTI/CEMADEN).

As 213 estações automáticas também denominadas de Plataformas de Coleta de Dados (PCD’s), serão instaladas em municípios do semiárido baiano. Desse total, 34 são do tipo PCDAgros (que fazem medições de precipitação pluviométrica, temperatura e umidade do ar, temperatura e umidade do solo, velocidade e direção dos ventos, radiação solar global e saldo de radiação) e 179 do tipo PCDAqua (que fazem medições de precipitação pluviométrica e umidade do solo). Itiruçu foi contemplado com o modelo PCDAgros, e a unidade foi instalada nesta quinta feira (17) no povoado da Várzea, região de Luiz Caetano. Além de Itiruçu e Jaguaquara, municípios como Lajedo do Tabocal, Lafaiete Coutinho, Maracás, entre outros também estão na lista.
Foto públicada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itiruçu


 Foto1-Inlustrativa

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Sepultado corpo de ex-prefeito de Itiruçu em Salvador

Foi sepultado por volta das 17h30min desta quarta feira (16), no cemitério Jardim da Saudade em Salvador, o corpo do ex-prefeito de Itiruçu Genival Coutinho. Ele que faleceu por volta das 4 horas da manhã ao 91 anos de idade de causas naturais. Antes do sepultamento ainda foi realizada uma missa de corpo presente.

A prefeitura de Itiruçu fechou seus órgãos administrativos e colocou um pano preto em suas repartições como sinal de luto. Genival Coutinho é pai de Ranulfo Coutinho, atual Chefe do Setor de Projetos da Prefeitura Municipal e governou Itiruçu por dois mandatos: de 1962 1963 e de 1971 a 1972.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Começa a ser construída torre da Operadora Claro em Itiruçu


Técnicos e prestadores de serviços iniciaram nesta terça feira (15) a içar as peças para montar a torre de transmissão do sinal da Operadora Claro em Itiruçu. Segundo o informado, a torre terá 50 metros de altura e a operadora Claro trará sinal 3G para a cidade de Itiruçu. Como a torre está localizada na Rua Almiro Pires, próximo ao Ginásio de Esportes de Itiruçu, um lugar de altitude elevada, a expectativa é de que o sinal também alcance a zona rural. Já que pelo atual sinal da TIM a primeira operadora a atuar no município, infelizmente não cobre.

Não há data confirmada de quando o sinal irá operar em Itiruçu. Mas o certo é que em poucos dias a população terá mais de escolha de qual operadora usar, colocando assim fim no monopólio da telefonia móvel na cidade.

Fotos Ed Santos

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Moradores do Entroncamento de Jaguaquara estão sem água a mais de 8 dias

Os motivos ninguém explicou ainda, mas o fato verídico é que a população que paga suas contas em dias estão com seus direitos como consumidor desrespeitado. É que a Embasa, mais uma vez desrespeita seus clientes e deixas parte dos moradores do Entroncamento de Jaguaquara sem água. Um bem útil e vital, e que privar alguma pessoa deste direito além de desrespeito é um atendado a dignidade e aos direitos humanos. Isto de acordo com as nossa leis e código penal, bem como com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este é o tom de indignação dos moradores que estão passando maus bocados, desde o dia que a Embasa suspendeu o fornecimento de água dos moradores daquela comunidade, que já sofre que diversas situação e agora aparece mais esta.

Muitos estão tendo que inclusive deixar a comunidade para ir a outros municipios para um simples ato de tomar banho ou lavar roupas. Tem os que inclusive reclamam que está faltando água até para beber. Os moradores clamam para que a Embasa ponha fim nesta tortura e libere água para os moradores que por hora estão pagando pelo que não tem. Água!

Criança morre eletrocutada em Lajedo do Tabocal

Uma criança de 9 anos de idade morreu eletrocutada quando tocou na tela de proteção de um galinheiro no fundo do quintal de sua residência no Bairro Luiz Eduardo Magalhães, Rua Rômulo Brochini na cidade de Lajedo do Tabocal, no Centro Sul Baiano.

O incidente ocorreu no final da tarde desta segunda feira (14), quando a criança de prenome Isabeli,  conseguiu pular uma cerca antes do galinheiro e em seguida acabou tocando na tela de arame que estava eletrificada. Após receber a descarga elétrica nas duas mãos a menina foi socorrida ao Hospital Álvaro Bezerra, após um garoto irmão da vítima desligou o disjuntor e acionou  populares que prestaram os primeiros socorros. Todavia a criança já chegou ao hospital sem sinais vitais.


A mãe da criança é uma comerciante conhecida como Joilma, e está gestante de 8 meses, sendo que com o susto precisou ser encaminhada também ao hospital. Na hora do incidente, a informação é de que as crianças estavam sós.

Homem é preso com dinheiro e drogras em Itiruçu

Foi presa em flagrante delito pela PM de Itiruçu na manhã desta segunda feira (14) e autuado na delegacia de polícia local a pessoa de RODRIGO SENHORA DE CASTRO, 24 anos. Contra ele, segundo a polícia, tem uma acusação de trafico de droga. Com Rodrigo os policiais encontram 03 trouxas grandes de maconha 04 pedras de crack, 02 pequenas trouxinhas de maconha, e R$ 515,00 reais em dinheiro miúdo provavelmente oriundo do tráfico. O mesmo é reincidente pois já foi preso por trafico de drogas em Jaguaquara no ano de 2010 saindo do presidio em novembro 2014. O mesmo agora está à disposição da justiça.

Fonte/Foto: Polícia Civil

Polícia detêm acusado de assatar caminhneiros na região do Entroncamento de Jaguaquara

Foto repassada pela políca
Na tarde deste domingo (13), Policiais Militares da 3ª Companhia de Policiamento Comunitário do 19°BPM, detiveram Jobson Santos Silva(22), principal suspeito de comandar os últimos assaltos que ocorreram no Entroncamento de Jaguaquara.

Segundo relatório dos militares, Jobson é suspeito de orquestrar os assaltos aos caminhoneiros na BR 116, próximo ao posto Grande Vale, às margens da BR 116. Após a prisão, os policiais militares da 3ª CIA PM, juntamente com os agentes da Polícia Civil, trabalharam em conjunto para localizar a arma que era utilizada pelo criminoso durante assaltos.

Os policiais deram voz de prisão a Jobson Santos Silva que foi conduzido para a Delegacia, onde foi apresentado, juntamente com a arma de fogo apreendida, à autoridade judiciária competente, para as providências cabíveis.

domingo, 13 de setembro de 2015

Veículo fica com pneus para cima após capotamento em Itiruçu



O capotamento de um automóvel Voyage deixou um dos ocupantes na tarde deste domingo (13/9), na via que liga Itiruçu a BA-250, sentido ao Entroncamento de Jaguaquara. Populares disseram que o acidente ocorreu por volta das 13:30h em frente à Fazenda Nova Itália, a poucos metros do CEASA de Itiruçu, quando o condutor  identificado por Elton, morador do Entroncamento de Jaguaquara, perdeu o controle da direção e capotou o Voyage de placa policial JLG-1255, licença de Jaguaquara.

Elton foi socorrido por populares ao Hospital de Itiruçu, enquanto que o carona não se feriu, mas reclamava de algumas dores e também foi hospitalizado. O veículo foi parar nas margens da rodovia, que inclusive tem uma obra do Portal da Cidade em andamento, ficando com os quatro pneus para cima.


Fotos via WhatsApp