sábado, 19 de outubro de 2013

COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO: O QUE MUDA PARA OS BAIANOS?


A Bahia assim como os outros estados do Norte-Nordeste do Brasil não irão aderir ao horário de verão este ano, que começa as 0h deste domingo (20), todavia parte dos serviços que segue o horário de Brasília sofrerão alterações até o dia16 de fevereiro de 2014 quando findará o a diferença de horário. Então além dos horários do futebol e da programação televisionada, fique atento às mudanças.

Loteria
Os apostadores da Caixa Econômica Federal só poderão efetivar os jogos uma hora antes do habitual, porque as loterias seguem o horário de Brasília. As apostas, portanto, devem ser feitas até as 18h, equivalente as 17h, na Bahia

Bancos
Em Salvador e região metropolitana não haverá alterações. Porém, nas demais regiões do estado, incluindo Itiruçu e região, o atendimento bancário será antecipado em uma hora, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraran).  Em relação aos caixas eletrônicos, o prazo para as operações no equipamento ou pela internet segue o horário de Brasília. Por isso, será antecipado em uma hora.
Correios
Já as agencias dos Correios terão horário-limite de postagem de objetos (para envio no mesmo dia) obedece o horário oficial de Brasília e será antecipado em uma hora. 


COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO: O QUE MUDA PARA OS BAIANOS?


A Bahia assim como os outros estados do Norte-Nordeste do Brasil não irão aderir ao horário de verão este ano, que começa as 0h deste domingo (20), todavia parte dos serviços que segue o horário de Brasília sofrerão alterações até o dia16 de fevereiro de 2014 quando findará o a diferença de horário. Então além dos horários do futebol e da programação televisionada, fique atento às mudanças.

Loteria
Os apostadores da Caixa Econômica Federal só poderão efetivar os jogos uma hora antes do habitual, porque as loterias seguem o horário de Brasília. As apostas, portanto, devem ser feitas até as 18h, equivalente as 17h, na Bahia

Bancos
Em Salvador e região metropolitana não haverá alterações. Porém, nas demais regiões do estado, incluindo Itiruçu e região, o atendimento bancário será antecipado em uma hora, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraran).  Em relação aos caixas eletrônicos, o prazo para as operações no equipamento ou pela internet segue o horário de Brasília. Por isso, será antecipado em uma hora.
Correios
Já as agencias dos Correios terão horário-limite de postagem de objetos (para envio no mesmo dia) obedece o horário oficial de Brasília e será antecipado em uma hora. 


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ITIRUÇU: GREVE DOS AGENTES DE SAÚDE DEVERÁ CHEGAR AO FIM NESTA SEGUNDA, DIZ ALGUNS GREVISTAS

Após dez dias de greve os Agentes Comunitários de saúde e Endemias de Itiruçu, por primeira vez sentaram na mesa de negociações com o Prefeito Wagner Novaes (PSDB) nesta sexta feira (18).
Segundo conversas informais com alguns agentes que contaram a nossa reportagem que o prefeito terá o prazo de 90 dias para atender algumas reivindicações que a classe estava solicitando, tais como fardamentos e materiais de trabalho. Já sobre as questões salariais, a informação é de o prefeito alegou não ter condições de aumentar no momento. Após as negociações que duraram quase todo o dia, tudo indica que a greve deverá encerrar nesta segunda feira (21), segundo confirmou os agentes, que também disseram que o gestor se comprometeu a não descontar os dias parados da folha de pagamento dos grevista.
Uma assembleia com o Sindicato dos Agentes de Jequié e Região deverá acontecer também na segunda, onde segundo relatos há grande tendência pelos votos serem favoráveis ao fim da greve.
Logo publicaremos mais detalhes.

ITIRUÇU: GREVE DOS AGENTES DE SAÚDE DEVERÁ CHEGAR AO FIM NESTA SEGUNDA, DIZ ALGUNS GREVISTAS

Após dez dias de greve os Agentes Comunitários de saúde e Endemias de Itiruçu, por primeira vez sentaram na mesa de negociações com o Prefeito Wagner Novaes (PSDB) nesta sexta feira (18).
Segundo conversas informais com alguns agentes que contaram a nossa reportagem que o prefeito terá o prazo de 90 dias para atender algumas reivindicações que a classe estava solicitando, tais como fardamentos e materiais de trabalho. Já sobre as questões salariais, a informação é de o prefeito alegou não ter condições de aumentar no momento. Após as negociações que duraram quase todo o dia, tudo indica que a greve deverá encerrar nesta segunda feira (21), segundo confirmou os agentes, que também disseram que o gestor se comprometeu a não descontar os dias parados da folha de pagamento dos grevista.
Uma assembleia com o Sindicato dos Agentes de Jequié e Região deverá acontecer também na segunda, onde segundo relatos há grande tendência pelos votos serem favoráveis ao fim da greve.
Logo publicaremos mais detalhes.

ITIRUÇU: ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR FORAM SUSPENSAS PELA JUSTIÇA, APONTAM INFORMAÇÕES

Informações que vão chegando a nossa redação, afirmam que a eleição para Conselheiro Tutelar de Itiruçu que ocorreria neste sábado (19), no Colégio Adalicio Silva, foram suspensas por decisão judicial. A noticia foi passada para a nossa redação desde as 12:50 desta sexta, más devido a falta de uma confirmação oficial, preferimos resguardar a noticia até que tivéssemos uma confirmação mais exata. Daí, entramos em contato com alguns oficiais de justiça de Itiruçu, que nos confirmou o fato que as eleições que definiria entre os 11 candidatos, os 5 mais votados para atuarem como conselheiros, foram suspensas por decisão judicial, acatando as denuncias de alguns candidatos que não aceitaram os resultados das provas alegando irregularidades.
Até o momento, a Prefeitura de Itiruçu nem a CMDCA não se manifestaram oficialmente sobre o assunto.
Continuaremos apurando o caso.

ITIRUÇU: ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR FORAM SUSPENSAS PELA JUSTIÇA, APONTAM INFORMAÇÕES

Informações que vão chegando a nossa redação, afirmam que a eleição para Conselheiro Tutelar de Itiruçu que ocorreria neste sábado (19), no Colégio Adalicio Silva, foram suspensas por decisão judicial. A noticia foi passada para a nossa redação desde as 12:50 desta sexta, más devido a falta de uma confirmação oficial, preferimos resguardar a noticia até que tivéssemos uma confirmação mais exata. Daí, entramos em contato com alguns oficiais de justiça de Itiruçu, que nos confirmou o fato que as eleições que definiria entre os 11 candidatos, os 5 mais votados para atuarem como conselheiros, foram suspensas por decisão judicial, acatando as denuncias de alguns candidatos que não aceitaram os resultados das provas alegando irregularidades.
Até o momento, a Prefeitura de Itiruçu nem a CMDCA não se manifestaram oficialmente sobre o assunto.
Continuaremos apurando o caso.

ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: MAIS UMA IDOSA ATROPELADA NA BR 116


Na noite desta ultima quinta feira (17) foi registrado mais um acidente na BR 116 no Entroncamento de Jaguaquara. Desta vez a vitima foi a idosa Maria Noélia de Jesus de 77 anos, que foi atropelada por uma motocicleta de dados não revelados, quando atravessava a rodovia. Segundo informou o repórter Roberto Britto, do local, a Policia Militar contornou o transito e acionou  equipe da Via Bahia que é a concessionária responsável pela área, para dar os devidos socorro a vitima. Ela foi encaminhada em uma Ambulância do SAMU para uma unidade médica da comunidade. Segundo informações, dona Maria Noélia não se feriu com gravidade. Moradores do Entroncamento voltou a cobrar ações prometidas por políticos, que chegaram anunciar uma passarela no local, promessa esta que nunca foi cumprida. 
Só depois de vários atropelamentos, como o registrado recentemente no ultimo dia 8 de Setembro que resultou na morte também da idosa Antônia dos Santos Leal, 76 , que na época foi colhida por uma carreta de placa não anotada, foi que a Via Bahia construiu alguns redutores de velocidade no local. Na ocasião, Antônia dos Santos sofreu morte instantânea e teve parte do corpo esmagado. O fato provocou muita revolta da população que ameaçou fechar a rodovia.

Foto: Roberto Britto.

ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: MAIS UMA IDOSA ATROPELADA NA BR 116


Na noite desta ultima quinta feira (17) foi registrado mais um acidente na BR 116 no Entroncamento de Jaguaquara. Desta vez a vitima foi a idosa Maria Noélia de Jesus de 77 anos, que foi atropelada por uma motocicleta de dados não revelados, quando atravessava a rodovia. Segundo informou o repórter Roberto Britto, do local, a Policia Militar contornou o transito e acionou  equipe da Via Bahia que é a concessionária responsável pela área, para dar os devidos socorro a vitima. Ela foi encaminhada em uma Ambulância do SAMU para uma unidade médica da comunidade. Segundo informações, dona Maria Noélia não se feriu com gravidade. Moradores do Entroncamento voltou a cobrar ações prometidas por políticos, que chegaram anunciar uma passarela no local, promessa esta que nunca foi cumprida. 
Só depois de vários atropelamentos, como o registrado recentemente no ultimo dia 8 de Setembro que resultou na morte também da idosa Antônia dos Santos Leal, 76 , que na época foi colhida por uma carreta de placa não anotada, foi que a Via Bahia construiu alguns redutores de velocidade no local. Na ocasião, Antônia dos Santos sofreu morte instantânea e teve parte do corpo esmagado. O fato provocou muita revolta da população que ameaçou fechar a rodovia.

Foto: Roberto Britto.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ATENÇÃO! PREFEITURA DE ITIRUÇU CONVOCA FUNCIONÁRIOS PARA CADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO A PARTIR DE SEGUNDA

A Prefeitura Municipal de Itiruçu através do Decreto 55 de 14 de Outubro de 2013 publicado no Diário Oficial do Município, convoca a todos os funcionários públicos municipais, tanto concursados como os de cargo de confiança para comparecerem a sede da Prefeitura de Itiruçu já a partir desta segunda 21 de Outubro, até o dia 11 de Novembro deste ano para a realização do Cadastramento Obrigatório.
O recadastramento ocorrerá no horário de expediente normal compreendendo das 7 da manhã as 13 horas de segunda a sexta feira, onde os servidores deverão comparecer com um cadastro preenchido, bem como com os seguintes documentos entre cópias e originais:
Carteira de Identidade; Titulo de Eleitor acompanhado dos últimos três comprovantes, ou Certidão de Quitação Eleitoral; CPF; Reservista em caso de ser homem; Comprovante de residência atualizada( conta de luz, água ou telefone...); Comprovante de Conclusão da Habilitação exigida para o cargo, devidamente reconhecida pelos Sistemas Federal ou Estadual de Ensino, conforme o caso; Comprovante de Registro em Órgão de Classe, quando se tratar de profissão regulamentada; Certidão de Casamento, quando for o caso; Documento de Identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia, ou certidão de nascimento dos dependentes legais, se houver, e documento que comprove legalmente a condição de dependência; Cartão de Vacinação dos filhos menores até 06 anos, se for o caso; Comprovante de Escolaridade dos dependentes até 14 anos, se for o caso; Comprovante de Cadastro no PIS/PASEP e Ato de Nomeação e/ou do Termo de Posse. 
Se o funcionário não fazer o recadastramento ficará sujeito à suspensão temporária, durante o tempo em que perdurar o descumprimento, não receberá seus salários e ainda responderá um processo administrativo disciplinar.
Os documentos deverão ser entregues a Secretária de Administração, no prédio da prefeitura.

Obs: Para preencher o formulário acesse o seguinte linque do diário oficial, vá até o mês de Outubro e então no dia 15 do referido mês para encontrar o texto que trata do cadastramento e por fim o formulário que deverá ser impresso e preenchido devidamente  http://www.itirucu.ba.io.org.br/diarioOficial/index/399/2013/-/-/-/-/-

ATENÇÃO! PREFEITURA DE ITIRUÇU CONVOCA FUNCIONÁRIOS PARA CADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO A PARTIR DE SEGUNDA

A Prefeitura Municipal de Itiruçu através do Decreto 55 de 14 de Outubro de 2013 publicado no Diário Oficial do Município, convoca a todos os funcionários públicos municipais, tanto concursados como os de cargo de confiança para comparecerem a sede da Prefeitura de Itiruçu já a partir desta segunda 21 de Outubro, até o dia 11 de Novembro deste ano para a realização do Cadastramento Obrigatório.
O recadastramento ocorrerá no horário de expediente normal compreendendo das 7 da manhã as 13 horas de segunda a sexta feira, onde os servidores deverão comparecer com um cadastro preenchido, bem como com os seguintes documentos entre cópias e originais:
Carteira de Identidade; Titulo de Eleitor acompanhado dos últimos três comprovantes, ou Certidão de Quitação Eleitoral; CPF; Reservista em caso de ser homem; Comprovante de residência atualizada( conta de luz, água ou telefone...); Comprovante de Conclusão da Habilitação exigida para o cargo, devidamente reconhecida pelos Sistemas Federal ou Estadual de Ensino, conforme o caso; Comprovante de Registro em Órgão de Classe, quando se tratar de profissão regulamentada; Certidão de Casamento, quando for o caso; Documento de Identidade reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia, ou certidão de nascimento dos dependentes legais, se houver, e documento que comprove legalmente a condição de dependência; Cartão de Vacinação dos filhos menores até 06 anos, se for o caso; Comprovante de Escolaridade dos dependentes até 14 anos, se for o caso; Comprovante de Cadastro no PIS/PASEP e Ato de Nomeação e/ou do Termo de Posse. 
Se o funcionário não fazer o recadastramento ficará sujeito à suspensão temporária, durante o tempo em que perdurar o descumprimento, não receberá seus salários e ainda responderá um processo administrativo disciplinar.
Os documentos deverão ser entregues a Secretária de Administração, no prédio da prefeitura.

Obs: Para preencher o formulário acesse o seguinte linque do diário oficial, vá até o mês de Outubro e então no dia 15 do referido mês para encontrar o texto que trata do cadastramento e por fim o formulário que deverá ser impresso e preenchido devidamente  http://www.itirucu.ba.io.org.br/diarioOficial/index/399/2013/-/-/-/-/-

Comissão de Direitos Humanos aprova projeto que livra templos de realizarem a força casamento gay.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal aprovou o projeto de lei que livra os templos religiosos, padres e pastores de serem enquadrados na lei de discriminação se vetarem a presença e participação de pessoas "em desacordo com suas crenças".
Na prática, a proposta quer evitar que os religiosos sejam criminalizados caso se recusem a realizar casamentos homossexuais, batizados ou outras cerimônias de filhos adotados por casais gays ou mesmo aceitar a presença dessas pessoas em templos religiosos de forma obrigatória.
Autor do projeto, o deputado Washington Reis (PMDB-RJ) propõe alterar uma lei de 1989 que define como crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Essa norma estabelece prisão de um a três anos para tais situações.
Segundo parlamentares, essa lei é utilizada atualmente por homossexuais que se alegam discriminados. 

Comissão de Direitos Humanos aprova projeto que livra templos de realizarem a força casamento gay.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal aprovou o projeto de lei que livra os templos religiosos, padres e pastores de serem enquadrados na lei de discriminação se vetarem a presença e participação de pessoas "em desacordo com suas crenças".
Na prática, a proposta quer evitar que os religiosos sejam criminalizados caso se recusem a realizar casamentos homossexuais, batizados ou outras cerimônias de filhos adotados por casais gays ou mesmo aceitar a presença dessas pessoas em templos religiosos de forma obrigatória.
Autor do projeto, o deputado Washington Reis (PMDB-RJ) propõe alterar uma lei de 1989 que define como crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Essa norma estabelece prisão de um a três anos para tais situações.
Segundo parlamentares, essa lei é utilizada atualmente por homossexuais que se alegam discriminados. 

ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: SENADO APROVA PROJETO PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS

O Entroncamento de Jaguaquara e outros distritos pelo Brasil, comemoraram a aprovação no Plenário do Senado na tarde desta última quarta-feira (16), o texto substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS-Comp) 98/2002, que estipula novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O projeto, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovado com 53 votos a favor, 5 contrários e 3 abstenções.
O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou requerimento para votar em separado dois incisos que, explicou, proíbem a criação de municípios em áreas indígenas, de preservação ambiental e da União. As modificações, ressaltou, foram frutos de negociação com as lideranças do governo. O projeto segue agora para a sanção presidencial.
Durante a discussão da proposta em Plenário, o autor disse que a imprensa tem feito uma leitura equivocada do projeto, ao dizer que ele irá aumentar os gastos públicos. Mozarildo afirmou que, caso a lei que propôs estivesse em vigor há dez anos, 2,8 mil municípios não teriam sido criados. Lembrou que, pela primeira vez, é exigido um estudo de viabilidade tanto do município a ser criado quanto do que será desmembrado.
O substitutivo da Câmara condiciona a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios à realização de Estudo de Viabilidade Municipal (EVM) e de plebiscito junto às populações dos municípios envolvidos. Com a nova lei, as assembleias legislativas do país voltam a examinar a criação de novos municípios, o que não ocorria há 17 anos.
Como reação à excessiva multiplicação de entes federativos municipais em passado recente, alguns sem as mínimas condições econômicas de funcionamento, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 15, de 1996, que interrompeu a chamada “farra dos municípios”. O projeto de Mozarildo visa regulamentar essa emenda.
O parecer da CCJ ao substitutivo aprovado pela Câmara concorda com todas as alterações e acréscimos da daquela Casa ao projeto original, exceto em relação aos destaques já citados. Para a instalação de municípios em áreas de propriedade da União, de suas autarquias e fundações será necessário uma prévia autorização da União, segundo informou a Agencia Senado.


ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: SENADO APROVA PROJETO PARA CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS

O Entroncamento de Jaguaquara e outros distritos pelo Brasil, comemoraram a aprovação no Plenário do Senado na tarde desta última quarta-feira (16), o texto substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS-Comp) 98/2002, que estipula novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O projeto, de autoria do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), foi aprovado com 53 votos a favor, 5 contrários e 3 abstenções.
O relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou requerimento para votar em separado dois incisos que, explicou, proíbem a criação de municípios em áreas indígenas, de preservação ambiental e da União. As modificações, ressaltou, foram frutos de negociação com as lideranças do governo. O projeto segue agora para a sanção presidencial.
Durante a discussão da proposta em Plenário, o autor disse que a imprensa tem feito uma leitura equivocada do projeto, ao dizer que ele irá aumentar os gastos públicos. Mozarildo afirmou que, caso a lei que propôs estivesse em vigor há dez anos, 2,8 mil municípios não teriam sido criados. Lembrou que, pela primeira vez, é exigido um estudo de viabilidade tanto do município a ser criado quanto do que será desmembrado.
O substitutivo da Câmara condiciona a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios à realização de Estudo de Viabilidade Municipal (EVM) e de plebiscito junto às populações dos municípios envolvidos. Com a nova lei, as assembleias legislativas do país voltam a examinar a criação de novos municípios, o que não ocorria há 17 anos.
Como reação à excessiva multiplicação de entes federativos municipais em passado recente, alguns sem as mínimas condições econômicas de funcionamento, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional nº 15, de 1996, que interrompeu a chamada “farra dos municípios”. O projeto de Mozarildo visa regulamentar essa emenda.
O parecer da CCJ ao substitutivo aprovado pela Câmara concorda com todas as alterações e acréscimos da daquela Casa ao projeto original, exceto em relação aos destaques já citados. Para a instalação de municípios em áreas de propriedade da União, de suas autarquias e fundações será necessário uma prévia autorização da União, segundo informou a Agencia Senado.


NOVOS MUNICÍPIOS: VEJAM OS PRINCIPAIS PONTOS ESTABELECIDOS NA PROPOSTA APROVADAS


Entroncamento de Jaguaquara,
um dos pleiteantes a emancipação
Após a aprovação no Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (16), o texto substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS-Comp) 98/2002, que estipula novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Veja os principais tópicos entre outros pontos, que a proposta estabelece:
- a criação, incorporação, fusão ou desmembramento só poderá ocorrer no período compreendido entre a posse do prefeito até o último dia do ano anterior ao pleito municipal;
- qualquer uma dessas ações terá início mediante requerimento endereçado à respectiva assembleia legislativa. O requerimento deverá ser subscrito por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, no caso de criação ou desmembramento, ou 10%, no caso de fusão ou incorporação;
- o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será a base de cálculo para o número de eleitores necessários à admissibilidade dos requerimentos de alteração de fronteiras político-administrativas;
- tanto o município a ser criado quanto o município preexistente terão de ter população igual ou superior ao mínimo regional. O substitutivo propõe as regras para esse cálculo, uma para Norte e Centro-Oeste, outra para Nordeste e outra para Sul e Sudeste;
- o número mínimo de imóveis existentes no núcleo urbano do novo município deverá abrigar pelo menos 20% das famílias residentes no núcleo urbano original;
- os pré-requisitos populacional e imobiliário serão indispensáveis para a realização do EVM;
- o estudo de viabilidade deverá abordar as viabilidades econômico-financeira, político-administrativa, socioambiental e urbana, tanto do município preexistente quanto do município a ser criado;
- a viabilidade econômico-financeira envolverá receitas de arrecadação própria, receitas de transferências federais e estaduais, despesas com pessoal, custeio e investimentos, dívidas vencíveis e restos a pagar e resultado primário, relativos aos três anos anteriores ao da realização do EVM, além de serem atestados pelo tribunal de contas competente;
- o EVM também deverá conter estimativas de receitas e despesas referentes à possibilidade do cumprimento de aplicação dos mínimos constitucionais em educação e saúde, como também a outros “serviços públicos de interesse local” e ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal;
- a viabilidade político-administrativa envolverá estimativas sobre o número de vereadores do futuro município e o número de servidores necessários para os Poderes Executivo e Legislativo municipais;
- a viabilidade socioambiental e urbana deverá conter levantamento dos passivos e dos potenciais impactos ambientais;
- são criadas diretrizes para o estabelecimento dos limites geográficos dos municípios, que deverão ser preferencialmente estabelecidos por acidentes físicos, naturais e/ou artificiais;
- a viabilidade socioambiental também abordará redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais; perspectiva de crescimento demográfico; estimativa de crescimento da produção de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos de indústrias e residências; percentual de unidades de conservação e de áreas indígenas, quilombolas ou militares e proposta de compartilhamento dos recursos hídricos e da malha viária comum;
- o EVM deverá ser realizado no prazo de 180 dias e terá validade de 24 meses após sua conclusão;
- a Assembleia Legislativa terá de dar ampla divulgação ao EVM por 120 dias, inclusive pela internet, diário oficial estadual e jornal de grande circulação, e realizar pelo menos uma audiência pública em cada um dos núcleos urbanos envolvidos, para esclarecimento da população. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá pedir a impugnação do EVM nesse prazo, caso verifique desrespeito às regras. As eventuais impugnações serão decididas pela assembleia legislativa;
- depois de aprovado e homologado o EVM, a assembleia pedirá ao Tribunal Regional Eleitoral a realização do plebiscito para consultar as populações dos municípios envolvidos. O plebiscito ocorrerá, preferencialmente, junto às eleições seguintes;
- se o plebiscito for pela rejeição, ficará vedada a realização de novo plebiscito para o mesmo fim no prazo de dez anos;
- se o plebiscito for pela aprovação, a assembleia votará projeto de lei definindo nome, sede, limites geográficos, comarca judiciária, limites dos respectivos distritos e forma de absorção e aproveitamento de servidores públicos;
- não poderá ser criado município com nome idêntico ao de outro que já exista;
- depois de aprovada a lei estadual, a eleição de prefeito, vice-prefeito e vereadores ocorrerá no pleito municipal imediatamente subsequente. A instalação do município se dará com a posse dos eleitos;
- também há um rol de providências a serem tomadas pela prefeitura e pela câmara municipal após a posse de seus mandatários, como a execução orçamentária e a organização administrativa. O novo município também deverá indenizar o município de origem pelas dívidas contraídas para a execução de investimentos em seu território.

Informações: Agência Senado

NOVOS MUNICÍPIOS: VEJAM OS PRINCIPAIS PONTOS ESTABELECIDOS NA PROPOSTA APROVADAS


Entroncamento de Jaguaquara,
um dos pleiteantes a emancipação
Após a aprovação no Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (16), o texto substitutivo aprovado pela Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar do Senado (PLS-Comp) 98/2002, que estipula novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Veja os principais tópicos entre outros pontos, que a proposta estabelece:
- a criação, incorporação, fusão ou desmembramento só poderá ocorrer no período compreendido entre a posse do prefeito até o último dia do ano anterior ao pleito municipal;
- qualquer uma dessas ações terá início mediante requerimento endereçado à respectiva assembleia legislativa. O requerimento deverá ser subscrito por 20% dos eleitores residentes na área geográfica diretamente afetada, no caso de criação ou desmembramento, ou 10%, no caso de fusão ou incorporação;
- o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será a base de cálculo para o número de eleitores necessários à admissibilidade dos requerimentos de alteração de fronteiras político-administrativas;
- tanto o município a ser criado quanto o município preexistente terão de ter população igual ou superior ao mínimo regional. O substitutivo propõe as regras para esse cálculo, uma para Norte e Centro-Oeste, outra para Nordeste e outra para Sul e Sudeste;
- o número mínimo de imóveis existentes no núcleo urbano do novo município deverá abrigar pelo menos 20% das famílias residentes no núcleo urbano original;
- os pré-requisitos populacional e imobiliário serão indispensáveis para a realização do EVM;
- o estudo de viabilidade deverá abordar as viabilidades econômico-financeira, político-administrativa, socioambiental e urbana, tanto do município preexistente quanto do município a ser criado;
- a viabilidade econômico-financeira envolverá receitas de arrecadação própria, receitas de transferências federais e estaduais, despesas com pessoal, custeio e investimentos, dívidas vencíveis e restos a pagar e resultado primário, relativos aos três anos anteriores ao da realização do EVM, além de serem atestados pelo tribunal de contas competente;
- o EVM também deverá conter estimativas de receitas e despesas referentes à possibilidade do cumprimento de aplicação dos mínimos constitucionais em educação e saúde, como também a outros “serviços públicos de interesse local” e ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal;
- a viabilidade político-administrativa envolverá estimativas sobre o número de vereadores do futuro município e o número de servidores necessários para os Poderes Executivo e Legislativo municipais;
- a viabilidade socioambiental e urbana deverá conter levantamento dos passivos e dos potenciais impactos ambientais;
- são criadas diretrizes para o estabelecimento dos limites geográficos dos municípios, que deverão ser preferencialmente estabelecidos por acidentes físicos, naturais e/ou artificiais;
- a viabilidade socioambiental também abordará redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e de manejo de águas pluviais; perspectiva de crescimento demográfico; estimativa de crescimento da produção de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos de indústrias e residências; percentual de unidades de conservação e de áreas indígenas, quilombolas ou militares e proposta de compartilhamento dos recursos hídricos e da malha viária comum;
- o EVM deverá ser realizado no prazo de 180 dias e terá validade de 24 meses após sua conclusão;
- a Assembleia Legislativa terá de dar ampla divulgação ao EVM por 120 dias, inclusive pela internet, diário oficial estadual e jornal de grande circulação, e realizar pelo menos uma audiência pública em cada um dos núcleos urbanos envolvidos, para esclarecimento da população. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá pedir a impugnação do EVM nesse prazo, caso verifique desrespeito às regras. As eventuais impugnações serão decididas pela assembleia legislativa;
- depois de aprovado e homologado o EVM, a assembleia pedirá ao Tribunal Regional Eleitoral a realização do plebiscito para consultar as populações dos municípios envolvidos. O plebiscito ocorrerá, preferencialmente, junto às eleições seguintes;
- se o plebiscito for pela rejeição, ficará vedada a realização de novo plebiscito para o mesmo fim no prazo de dez anos;
- se o plebiscito for pela aprovação, a assembleia votará projeto de lei definindo nome, sede, limites geográficos, comarca judiciária, limites dos respectivos distritos e forma de absorção e aproveitamento de servidores públicos;
- não poderá ser criado município com nome idêntico ao de outro que já exista;
- depois de aprovada a lei estadual, a eleição de prefeito, vice-prefeito e vereadores ocorrerá no pleito municipal imediatamente subsequente. A instalação do município se dará com a posse dos eleitos;
- também há um rol de providências a serem tomadas pela prefeitura e pela câmara municipal após a posse de seus mandatários, como a execução orçamentária e a organização administrativa. O novo município também deverá indenizar o município de origem pelas dívidas contraídas para a execução de investimentos em seu território.

Informações: Agência Senado

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

ITIRUÇU: PREFEITURA REALIZA REDA PARA OPERADOR DE MAQUINA PESADA COM SALÁRIO DE ATÉ 2.000 REAIS

A Prefeitura Municipal de Itiruçu através do Decreto 56 de 15 de Outubro de 2013 publicado no Diário Oficial do Município, cria vagas de empregos públicos temporários, determinando a realização de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas mediante contratação em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA.
Os candidatos concorrerão a uma vaga destinada a operação de uma Motoniveladora, recentemente chegada ao município através do PAC 2 do Governo Federal, como medida de combate a seca. Eles deverão ter ensino fundamental completo, carteira de habilitação a partir da classe "C", qualificação em operação e manutenção de motoniveladora (patrol) CAT 120K, NHGG 140.B ou similar. O salário será de R$ 2.000,00 mensais.
As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente de forma presencial na Casa da Cultura Professora Maria Lindaura Catunda de Farias, situada na Praça Vivaldo Bastos S/N, bairro Centro, Itiruçu/BA, mediante preenchimento do formulário “Ficha de Inscrição”, conforme modelo no 
Anexo I do Edital, que ficará disponível naquela unidade, o qual deverá ser entregue durante o período de 16/10/2013 a 17/10/2013, no horário de 7:00 às 13:00 horas, acompanhado dos seguintes documentos: 
Currículo-Vitae elaborado pelo candidato, contendo informações sobre seus dados pessoais, títulos, experiência profissional, estágios e treinamentos e outras que considerar relevantes;  Cédula de Identidade; Cartão de inscrição no CPF/MF, se o número da inscrição não constar na cédula de identidade; Comprovante de residência recente, sendo aceitas contas de luz, água ou telefone; Certificado de Reservista ou documento equivalente se candidato do sexo masculino; Título Eleitoral acompanhado do comprovante de votação nas 03 (três) últimas eleições ou certidão de quitação com a Justiça Eleitoral; Comprovante da escolaridade exigida para o cargo; Comprovação do cumprimento dos requisitos para o cargo e documentos que possibilitem a pontuação de seus títulos e experiência profissional, de acordo com o seu currículo profissional.


ITIRUÇU: PREFEITURA REALIZA REDA PARA OPERADOR DE MAQUINA PESADA COM SALÁRIO DE ATÉ 2.000 REAIS

A Prefeitura Municipal de Itiruçu através do Decreto 56 de 15 de Outubro de 2013 publicado no Diário Oficial do Município, cria vagas de empregos públicos temporários, determinando a realização de Processo Seletivo Simplificado para preenchimento de vagas mediante contratação em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA.
Os candidatos concorrerão a uma vaga destinada a operação de uma Motoniveladora, recentemente chegada ao município através do PAC 2 do Governo Federal, como medida de combate a seca. Eles deverão ter ensino fundamental completo, carteira de habilitação a partir da classe "C", qualificação em operação e manutenção de motoniveladora (patrol) CAT 120K, NHGG 140.B ou similar. O salário será de R$ 2.000,00 mensais.
As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente de forma presencial na Casa da Cultura Professora Maria Lindaura Catunda de Farias, situada na Praça Vivaldo Bastos S/N, bairro Centro, Itiruçu/BA, mediante preenchimento do formulário “Ficha de Inscrição”, conforme modelo no 
Anexo I do Edital, que ficará disponível naquela unidade, o qual deverá ser entregue durante o período de 16/10/2013 a 17/10/2013, no horário de 7:00 às 13:00 horas, acompanhado dos seguintes documentos: 
Currículo-Vitae elaborado pelo candidato, contendo informações sobre seus dados pessoais, títulos, experiência profissional, estágios e treinamentos e outras que considerar relevantes;  Cédula de Identidade; Cartão de inscrição no CPF/MF, se o número da inscrição não constar na cédula de identidade; Comprovante de residência recente, sendo aceitas contas de luz, água ou telefone; Certificado de Reservista ou documento equivalente se candidato do sexo masculino; Título Eleitoral acompanhado do comprovante de votação nas 03 (três) últimas eleições ou certidão de quitação com a Justiça Eleitoral; Comprovante da escolaridade exigida para o cargo; Comprovação do cumprimento dos requisitos para o cargo e documentos que possibilitem a pontuação de seus títulos e experiência profissional, de acordo com o seu currículo profissional.


Documentos da Suíça comprovam pagamento de propina a membros do PSDB no governo paulista

Chegaram ao Ministério Público do Estado de São Paulo os documentos das autoridades financeiras da Suíça que comprovam a recepção, por parte de um ex-diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de US$ 1,8 milhão em propina, pagos pela multinacional Alstom, em sua conta conrrente. As informações constam de matéria, assinada pelo jornalista Fausto Macedo, na edição desta segunda-feira do diário conservador paulistano O Estado de S. Paulo. O dinheiro foi depositado entre 1997 e 1998 – durante o primeiro mandato de Mário Covas.
Segundo os investigadores suíços, trata-se de verba do esquema de corrupção montado pela multinacional francesa para favorecer cartel em um contrato de reforma de trens da companhia. O caso do propinoduto teria sido mantido nas gestões dos tucanos de José Serra e Geraldo Alckmin, de acordo com denúncia da Siemens, multinacional alemã, que fechou acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Na Suíça, segundo a reportagem, a Alstom pagou à Justiça US$ 43,5 milhões para suspender o processo no qual era acusada de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. No decorrer do processo, executivos confessaram ter distribuído propinas de US$ 6,5 milhões a gente da administração estadual de São Paulo, em troca de um contrato de US$ 45 milhões para a expansão do metro, entre 1998 e 2001.
Nos Estados Unidos, em abril deste ano, um executivo da Alstom foi condenado à prisão por corromper funcionários públicos. Na Zâmbia, a multi teve de devolver US$ 9,5 milhões e ser punida com três anos de exclusão de licitações do Banco Mundial.
Já no Brasil, não houve qualquer punição até agora. Na ocasião do fato narrado, o ex-primeiro-genro David Zilberstjan, darling no governo Fernando Henrique, foi secretário de Energia entre 1995 e 1998, no governo Mario Covas. Sucedeu-o, ainda em 1998, o atual vereador Andrea Matarazzo, braço direito do ex-governador José Serra. O secretário de Transportes era Mauro Arce, homem de confiança dos tucanos, que permaneceu no cargo por três governos seguidos.
Uma intermediação teria sido feita, segundo acusações formais da Alstom na Suíça, pelo sociólogo e empresário Claudio Luiz Petrechen Mendes, ex-secretario-adjunto de Robson Marinho, por sua vez ex-presidente da Assembleia, ex-conselheiro do TCU e atual deputado federal. Fundador do PSDB e covista de carteirinha. O governo da Suíça declarou que Marinho guardara US$ 3 milhões em seus bancos, sob suspeita de ter praticado lavagem de dinheiro.
Até agora, a justiça paulistana quebrou o sigilo bancário e fiscal de 11 pessoas, incluindo o vereador Andrea Matarazzo, que participou da arrecadação do caixa dois da campanha à reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998, e ajudou a levantar cerca de US$ 20 milhões junto à Alstom.
A quebra do sigilo autorizada pela Justiça abrange o período entre 1997 a 2000. As pessoas atingidas pela decisão judicial são: Andrea Matarazzo (atual vereador do PSDB e ex-secretário de energia), Eduardo José Bernini, Henrique Fingerman, Jean Marie Marcel Jackie Lannelongue, Jean Pierre Charles Antoine Coulardon, Jonio Kahan Foigel, José Geraldo Villas Boas, Romeu Pinto Júnior, Sabino Indelicato, Thierry Charles Lopez de Arias e Jorge Fagali Neto, (ex-presidente do Metrô).
Apesar de todos os indícios, porém, Matarazzo e o comando do PSDB em São Paulo não tomaram qualquer providência. Com a determinação de quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos, começa a aparecer um desenho mais claro da corrupção que atingiu os governos tucanos.

Informações e foto: Correio do Brasil

Documentos da Suíça comprovam pagamento de propina a membros do PSDB no governo paulista

Chegaram ao Ministério Público do Estado de São Paulo os documentos das autoridades financeiras da Suíça que comprovam a recepção, por parte de um ex-diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de US$ 1,8 milhão em propina, pagos pela multinacional Alstom, em sua conta conrrente. As informações constam de matéria, assinada pelo jornalista Fausto Macedo, na edição desta segunda-feira do diário conservador paulistano O Estado de S. Paulo. O dinheiro foi depositado entre 1997 e 1998 – durante o primeiro mandato de Mário Covas.
Segundo os investigadores suíços, trata-se de verba do esquema de corrupção montado pela multinacional francesa para favorecer cartel em um contrato de reforma de trens da companhia. O caso do propinoduto teria sido mantido nas gestões dos tucanos de José Serra e Geraldo Alckmin, de acordo com denúncia da Siemens, multinacional alemã, que fechou acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
Na Suíça, segundo a reportagem, a Alstom pagou à Justiça US$ 43,5 milhões para suspender o processo no qual era acusada de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil. No decorrer do processo, executivos confessaram ter distribuído propinas de US$ 6,5 milhões a gente da administração estadual de São Paulo, em troca de um contrato de US$ 45 milhões para a expansão do metro, entre 1998 e 2001.
Nos Estados Unidos, em abril deste ano, um executivo da Alstom foi condenado à prisão por corromper funcionários públicos. Na Zâmbia, a multi teve de devolver US$ 9,5 milhões e ser punida com três anos de exclusão de licitações do Banco Mundial.
Já no Brasil, não houve qualquer punição até agora. Na ocasião do fato narrado, o ex-primeiro-genro David Zilberstjan, darling no governo Fernando Henrique, foi secretário de Energia entre 1995 e 1998, no governo Mario Covas. Sucedeu-o, ainda em 1998, o atual vereador Andrea Matarazzo, braço direito do ex-governador José Serra. O secretário de Transportes era Mauro Arce, homem de confiança dos tucanos, que permaneceu no cargo por três governos seguidos.
Uma intermediação teria sido feita, segundo acusações formais da Alstom na Suíça, pelo sociólogo e empresário Claudio Luiz Petrechen Mendes, ex-secretario-adjunto de Robson Marinho, por sua vez ex-presidente da Assembleia, ex-conselheiro do TCU e atual deputado federal. Fundador do PSDB e covista de carteirinha. O governo da Suíça declarou que Marinho guardara US$ 3 milhões em seus bancos, sob suspeita de ter praticado lavagem de dinheiro.
Até agora, a justiça paulistana quebrou o sigilo bancário e fiscal de 11 pessoas, incluindo o vereador Andrea Matarazzo, que participou da arrecadação do caixa dois da campanha à reeleição do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1998, e ajudou a levantar cerca de US$ 20 milhões junto à Alstom.
A quebra do sigilo autorizada pela Justiça abrange o período entre 1997 a 2000. As pessoas atingidas pela decisão judicial são: Andrea Matarazzo (atual vereador do PSDB e ex-secretário de energia), Eduardo José Bernini, Henrique Fingerman, Jean Marie Marcel Jackie Lannelongue, Jean Pierre Charles Antoine Coulardon, Jonio Kahan Foigel, José Geraldo Villas Boas, Romeu Pinto Júnior, Sabino Indelicato, Thierry Charles Lopez de Arias e Jorge Fagali Neto, (ex-presidente do Metrô).
Apesar de todos os indícios, porém, Matarazzo e o comando do PSDB em São Paulo não tomaram qualquer providência. Com a determinação de quebra do sigilo bancário e fiscal dos envolvidos, começa a aparecer um desenho mais claro da corrupção que atingiu os governos tucanos.

Informações e foto: Correio do Brasil

Paracetamol pode ter causado 1.500 mortes nos últimos 10 anos.

A ingestão de um dos medicamentos mais populares do mundo, o analgésico paracetamol, foi apontada como causa de 1.500 mortes nos últimos 10 anos, segundo uma pesquisa realizada pela ONG de jornalistas, a “Pro Publica”. O maior mal causado não seria a substância em si, mas a superdosagem que pode afetar gravemente o fígado, desencadeando a necessidade de transplante.  Uma reportagem do jornal “O Globo” diz que nos últimos cinco anos foi registrado um aumento de mais de 80% na venda de paracetamol no Brasil, o que gerou um faturamento de R$ 507 milhões em 2012. 
Segundo o Information Resources, o faturamento com a venda de paracetamol atingiu a marca de R$ 3,8 bilhões nos Estados Unidos, mas a FDA – agência reguladora de medicamentos-, diminuirá a partir de 2014 a dose máxima permitida de um comprimido para 325 miligramas (mg). No “extra forte”, de 500 mg, a dose máxima diária foi de 4g para 3g, ou seja, seis comprimidos. Seguindo a atual recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, a dose permitida continua sendo de 4g e a única orientação que vem na embalagem do remédio é de não exceder o uso de cinco comprimidos, mas não diz o motivo da recomendação.  (Correio)

Paracetamol pode ter causado 1.500 mortes nos últimos 10 anos.

A ingestão de um dos medicamentos mais populares do mundo, o analgésico paracetamol, foi apontada como causa de 1.500 mortes nos últimos 10 anos, segundo uma pesquisa realizada pela ONG de jornalistas, a “Pro Publica”. O maior mal causado não seria a substância em si, mas a superdosagem que pode afetar gravemente o fígado, desencadeando a necessidade de transplante.  Uma reportagem do jornal “O Globo” diz que nos últimos cinco anos foi registrado um aumento de mais de 80% na venda de paracetamol no Brasil, o que gerou um faturamento de R$ 507 milhões em 2012. 
Segundo o Information Resources, o faturamento com a venda de paracetamol atingiu a marca de R$ 3,8 bilhões nos Estados Unidos, mas a FDA – agência reguladora de medicamentos-, diminuirá a partir de 2014 a dose máxima permitida de um comprimido para 325 miligramas (mg). No “extra forte”, de 500 mg, a dose máxima diária foi de 4g para 3g, ou seja, seis comprimidos. Seguindo a atual recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, a dose permitida continua sendo de 4g e a única orientação que vem na embalagem do remédio é de não exceder o uso de cinco comprimidos, mas não diz o motivo da recomendação.  (Correio)

terça-feira, 15 de outubro de 2013

ITIRUÇU: CÂMARA APROVA CONTAS DA PREFEITURA DA GESTÃO DE CARLINHOS

A Câmara de Vereadores de Itiruçu rejeitou o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e aprovou por sete votos a dois (7x2) as contas da Prefeitura Municipal de Itiruçu no exercício de 2011, da responsabilidade do ex prefeito Carlos Roberto Martinelli (PT) Iervese. Os edis entenderam que não havia irregularidades ao ponto de levar a rejeição, e em uma seção especial com  a presença de todos os vereadores e pessoas da comunidade, o único ponto que foi debatido e votado foram as contas da prefeitura.
Esta é a segunda vez que a Câmara Municipal aprovam contas com parecer pela rejeição. Na ultima vez as contas da Prefeitura do exercício de 2008 do ex-prefeito Aílton Cezarino (na época PSDB) também recebeu parecer favorável pelo legisladores, que na época não consideraram as irregularidades suficientes para a rejeição.

ITIRUÇU: CÂMARA APROVA CONTAS DA PREFEITURA DA GESTÃO DE CARLINHOS

A Câmara de Vereadores de Itiruçu rejeitou o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e aprovou por sete votos a dois (7x2) as contas da Prefeitura Municipal de Itiruçu no exercício de 2011, da responsabilidade do ex prefeito Carlos Roberto Martinelli (PT) Iervese. Os edis entenderam que não havia irregularidades ao ponto de levar a rejeição, e em uma seção especial com  a presença de todos os vereadores e pessoas da comunidade, o único ponto que foi debatido e votado foram as contas da prefeitura.
Esta é a segunda vez que a Câmara Municipal aprovam contas com parecer pela rejeição. Na ultima vez as contas da Prefeitura do exercício de 2008 do ex-prefeito Aílton Cezarino (na época PSDB) também recebeu parecer favorável pelo legisladores, que na época não consideraram as irregularidades suficientes para a rejeição.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ITIRUÇU VOLTA A PERDER NA COPA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ SUB 17



A seleção de Itiruçu sub-17 jogou neste domingo (13), pela Copa do Vale do Jiquiriçá e perdeu sua segunda partida sucessiva como visitante. Desta vez a equipe foi derrotada pela seleção de Planaltino jogando no Estádio Municipal José Hamilton Galvão pelo Placar de 2 a 0 com gols de Tiago e Ramon.
Apesar de ficar com a grande maioria do tempo com a posse de bola a garotada de Itiruçu não criou muitas oportunidades de gol, ao contrario de seus adversários que em duas finalizações criadas converteu em gol. Uma logo no inicio do primeiro tempo em uma cobrança de pênalti e a outra no final do segundo tempo em uma falha do setor defensivo.
Ouve algumas contestações pela seleção de Itiruçu em relação à arbitragem do jogo por causa de alguns impedimentos e faltas marcadas pela arbitragem, além do retardo do jogo pela equipe de Planaltino que sempre tinha um jogador caído para ser atendido, mas este artifício sempre foi usado dentro do futebol. Não influindo diretamente no resultado do jogo.
A classificação para segunda fase começa a ficar complicada para Itiruçu que tem de vencer o próximo Jogo contra a Seleção sub-17 de Maracas no Próximo domingo (20) às 10 horas no campo do Itiruçuzinho para tentar buscar a classificação para semifinal da competição.
As equipes iniciarão o jogo com os seguintes jogadores:
Itiruçu: Alípio, Tássio, Roberto, Nego, Ramon, Mateus, Gugu, Igor, Andson, Darlan e Ney.
Planaltino: Giovan, Tiago, Gabriel Jacson, Domicio, Mauricio, Lucas . Ramon, Tiago, Erimar, e Willian.


A Arbitragem do jogo teve como arbitro central Fagner Braga, Auxiliar nº 1 Josafá Ribeiro e auxiliar nº 2 Orlando Figueiredo.

Na outra partida do grupo a seleção de Maracás venceu Marcionílio Souza por 3 a 0.
Na próxima Rodada jogão Itiruçu X Maracas e Marcionílio Souza X Lagedo do Tabocal.

ITIRUÇU VOLTA A PERDER NA COPA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ SUB 17



A seleção de Itiruçu sub-17 jogou neste domingo (13), pela Copa do Vale do Jiquiriçá e perdeu sua segunda partida sucessiva como visitante. Desta vez a equipe foi derrotada pela seleção de Planaltino jogando no Estádio Municipal José Hamilton Galvão pelo Placar de 2 a 0 com gols de Tiago e Ramon.
Apesar de ficar com a grande maioria do tempo com a posse de bola a garotada de Itiruçu não criou muitas oportunidades de gol, ao contrario de seus adversários que em duas finalizações criadas converteu em gol. Uma logo no inicio do primeiro tempo em uma cobrança de pênalti e a outra no final do segundo tempo em uma falha do setor defensivo.
Ouve algumas contestações pela seleção de Itiruçu em relação à arbitragem do jogo por causa de alguns impedimentos e faltas marcadas pela arbitragem, além do retardo do jogo pela equipe de Planaltino que sempre tinha um jogador caído para ser atendido, mas este artifício sempre foi usado dentro do futebol. Não influindo diretamente no resultado do jogo.
A classificação para segunda fase começa a ficar complicada para Itiruçu que tem de vencer o próximo Jogo contra a Seleção sub-17 de Maracas no Próximo domingo (20) às 10 horas no campo do Itiruçuzinho para tentar buscar a classificação para semifinal da competição.
As equipes iniciarão o jogo com os seguintes jogadores:
Itiruçu: Alípio, Tássio, Roberto, Nego, Ramon, Mateus, Gugu, Igor, Andson, Darlan e Ney.
Planaltino: Giovan, Tiago, Gabriel Jacson, Domicio, Mauricio, Lucas . Ramon, Tiago, Erimar, e Willian.


A Arbitragem do jogo teve como arbitro central Fagner Braga, Auxiliar nº 1 Josafá Ribeiro e auxiliar nº 2 Orlando Figueiredo.

Na outra partida do grupo a seleção de Maracás venceu Marcionílio Souza por 3 a 0.
Na próxima Rodada jogão Itiruçu X Maracas e Marcionílio Souza X Lagedo do Tabocal.

ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: MAIS DE 5 MIL BRINQUEDOS DOADOS NO DIA DAS CRIANÇAS

O palhaço Pipoquinha distribuiu mais de 5 mil brinquedos na tarde de sábado (12), dia das crianças no Entroncamento de Jaguaquara. Um dia antes, ele falou a nossa equipe que a meta era chega a 5 mil brinquedos, porem o resultado foi muito mais  que isso. A Praça Castro Alves mais conhecida como Praça da Alegria lotou e quem compareceu pode ver de perto a alegria de muitas crianças que sorriam ao ganharem o seu brinquedo.
A realização do projeto teve o apoio da Prefeitura Municipal de vereadores e principalmente do comercio que contribuíram na doação de brinquedos para o Entroncamento.


Fotos: Elias Santos. Reportagem Diário do Entroncamento, adaptado por Ed Santos

ENTRONCAMENTO DE JAGUAQUARA: MAIS DE 5 MIL BRINQUEDOS DOADOS NO DIA DAS CRIANÇAS

O palhaço Pipoquinha distribuiu mais de 5 mil brinquedos na tarde de sábado (12), dia das crianças no Entroncamento de Jaguaquara. Um dia antes, ele falou a nossa equipe que a meta era chega a 5 mil brinquedos, porem o resultado foi muito mais  que isso. A Praça Castro Alves mais conhecida como Praça da Alegria lotou e quem compareceu pode ver de perto a alegria de muitas crianças que sorriam ao ganharem o seu brinquedo.
A realização do projeto teve o apoio da Prefeitura Municipal de vereadores e principalmente do comercio que contribuíram na doação de brinquedos para o Entroncamento.


Fotos: Elias Santos. Reportagem Diário do Entroncamento, adaptado por Ed Santos