sábado, 25 de abril de 2015

Polícia detêm acusados de trafego de drogras em Maracás

Na noite de sexta feira (24), após denúncia anônima de tráfico de drogas no Bairro Maracaizinho, em Maracás - BA, foram presos em flagrante pela Polícia Militar,  pelo crime de tráfico de drogas: Darlan Silva dos Santos (Buda,18 anos), Valdecir Silva dos Santos (Val, 19 anos), que estava em companhia dos menores D. S. dos S. (15 anos) e D. N. dos S. (17 anos). Com eles foi apreendido: 6 pedras de crack prontas para venda, 1 pedra de crack de maior tamanho sem embalagem, 2 papelotes de maconha, 332 reais em espécie, 01 cartão de crédito e 02 smartphones com mensagens que provam o crime e dados que aumentam a ramificação dos traficantes. Todos foram apresentados na DePol de Maracás e estão a disposição da Justiça.

Fonte: Polícia Militar de Maracás

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas formarão primeiro Consórcio de Saúde do Estado


O governador Rui Costa recebeu nesta sexta-feira (24), em Maracás, na região sudoeste, o protocolo de criação do Consórcio de Saúde do Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, que envolverá 29 municípios. Este é o primeiro grupo de cidades a entregar a documentação necessária para a formação do consórcio, que agora segue para assinatura do governador e apreciação na Assembléia Legislativa e Câmaras Municipais.
“Eu lancei o desafio aos prefeitos. Queria ver quem faria o primeiro consórcio e hoje recebi a boa noticia. Volto à região em breve para formalizar a criação”. Os Consórcios de Saúde vão ser criados em toda a Bahia, como forma de regionalizar o atendimento e a realização de exames médicos.

Inaugurações

O bairro Irmã Dulce, localizado no município de Maracás, no sudoeste baiano, recebeu novos investimentos que fazem jus à homenagem feita à beata baiana, que dedicou parte da vida para viabilizar atendimento médico a quem mais precisava. Entre as obras mais recentes inauguradas no local, uma é a Unidade Básica de Saúde (UBS), que também leva o nome de Irmã Dulce, e a outra é a creche, que passou por reforma total e ampliação para abrigar 220 crianças de dois a cinco anos.
Cerca de 1,3 mil famílias moram no bairro que, há aproximadamente um ano, também foi contemplado com moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Na manhã desta sexta-feira (24), o governador Rui Costa, acompanhado de outras autoridades, visitou as instalações da UBS, que dispõe de consultórios médicos e odontológico, além de salas para vacinação, curativos e entrega de medicamentos. Ele também inaugurou os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem na Avenida Brasília.
“A unidade de saúde e a creche Irmã Dulce são prioridades para um bairro popular como este. São dois elementos fundamentais para desenvolver a comunidade. [A UBS] tem uma construção de alto padrão, uma equipe já instalada, que começa a funcionar imediatamente”, disse o governador.
Foram investidos R$ 427 mil na UBS, com recursos das três esferas de governo. De acordo com a secretária de Saúde de Maracás, Ilze Novaes, a equipe da unidade é composta por médico clínico, enfermeira, agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal e um dentista.
“E agora fomos beneficiados pelo Nasf [Núcleo de Apoio à Saúde da Família], que é uma iniciativa formada por profissionais de várias áreas como fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social, farmacêutico e educador físico que, juntos, vão dar apoio à equipe da Atenção Básica”, explica Ilze.
Ainda de acordo com a secretária, os atendimentos prestados pela UBS beneficiam uma área com cerca de quatro mil moradores. “Esta unidade foi construída em um dos bairros mais carentes da cidade. Um local que possui uma estrutura social favorável para a equipe trabalhar. Para a comunidade será muito importante e para que a equipe possa oferecer saúde de qualidade e para todos”.

Visita a escolas

Em cumprimento às metas previstas pelo programa estadual Educar para Melhorar – Um Pacto pela Educação, Rui Costa afirmou que, desde o início da gestão, já visitou 61 colégios e escolas. Em Maracás, ele foi ao Colégio Normal Municipal e ao Colégio Estadual Edilson Freire. Nas duas escolas, o governador e o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, foram recepcionados com apresentações culturais, entre elas, recitais, teatro, dança e filarmônicas.
Barreto informou que, durante as viagens de Rui Costa ao interior, tem sido observada boa vontade dos prefeitos em melhorar os índices educacionais. “O governador tem dado ênfase muito grande à educação. Nas viagens que ele fez a 32 municípios nestes dois meses de governo, ele tem visitado escolas estaduais e municipais. Quando o governador lançou o programa, ele teve em mente exatamente isso, visando à união de esforços para transferir a educação na Bahia”.

Fotos: Manu Dias AGECOM-BA

Divulgados nomes de mortos e feridos em acidente com micro-ônibus da Prefeitura de Ipiaú


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, no final da manhã desta sexta-feira (24), os nomes dos mortos e dos feridos no grave acidente na BR-101 envolvendo um micro-ônibus da Prefeitura de Ipiaú. Morreram duas pessoas: Maria de Lourdes dos Santos no local do acidente e Judite Cordeiro Oliveira (50) pouco depois de dar entrada no Hospital de Base. Foram 16 os feridos: Gutembergue de Almeida Rosa (34); Luciana Souza de Jesus (29); Ivonildes Ramos dos Anjos (56); Maiane Ventura dos Santos (23); Wagner Andrade; Jorge Artur do Nascimento Meireles (70), Joélio de Jesus Santos (33); Neilza Oliveira Santos (32); Wagner Oliveira de Andrade, Lirane Ramos Bidu (32); Gilson de Souza Santos (52); Rogério Santos da Silva (35); Ângela Maria Nery Lemos (57); Gerson de Souza; Antônio Cristiano Neves de Souza (59) e Rafael Neves de Souza (22).
O micro-ônibus saiu de Ipiaú na manhã desta segunda-feira com destino a Itabuna para levar pacientes para realizar exames médicos. Por volta das 7h, à cerca de 15 km de Itabuna, o motorista perdeu o controle do veículo ao trafegar numa curva. O micro-ônibus saiu da pista e capotou diversas vezes. A maior parte das vítimas foi projetada para fora do veículo.
Esquipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestaram socorro e encaminharam as vítimas para o Hospital de Base. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, poucos passageiros usavam cinto de segurança. Na hora do acidente chovia forte. Um laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) deve apontar as causas do acidente. (Giro em Ipiaú)

Jacuipense faz história e elimina o Paraná fora de casa na Copa do Brasil

Na noite da última quinta-feira, 23, pelo jogo de volta da Copa do Brasil, o Jacuipense venceu nos pênaltis Paraná Clube e avança inesperadamente para a segunda fase da Copa do Brasil 2015. No tempo normal o time baiano venceu pelo placar de 1 x 0, com o veterano Nadson marcando o único gol da partida, levando assim a partida para os pênaltis que acabou sendo vencida pelo time baiano por 5 x 4. Na próxima fase da competição, o adversário do time baiano será o Náutico, que eliminou o Brasília.
Nas cobranças, Lucio Flavio, Ricardinho, Paulo Henrique e Osmar converteram para o Paraná. Já Cleiton perdeu. Por outro lado, todos os jogadores da equipe baiana (Marclei, Bruno Silva, Thiago Lima, Edcarlos e Nádson) marcaram. Na segunda fase, estará enfrentando o Náutico. Os jogos já têm datas marcadas. A partida de ida será na próxima quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Valfredão. Já a volta ocorre no dia 5 de maio, uma terça-feira, às 21h, na Arena Pernambuco.

CHOMSKY: EMPRESAS FARÃO DE TUDO CONTRA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

Ignacio Ramonet: Uma reflexão sobre política externa dos Estados Unidos e a sua rivalidade com a China. Pensa, como alguns analistas, que a China será o grande rival estratégico dos Estados Unidos no século XXI? E que consequências pode ter isto para a marcha do mundo em geral e para o destino dos Estados Unidos?
Noam Chomsky: A China desenvolve-se de uma maneira muito eficiente. Começou no ano de 1949, quando conquistou a independência. Há uma expressão para isso no discurso norte-americano, diz-se “a perda da China”, é muito interessante... “a perda da China”... Não se pode “perder” algo do qual não se é dono. Mas, nos Estados Unidos, damos por assente que somos os donos do mundo, e se algum país se afasta do nosso lado, “perdemo-lo”...
A China é hoje uma produtora offshore das fábricas norte-americanas. As principais empresas dos EUA produzem na China, importam da China. Ou seja: as nossas principais empresas importam bens baratos da China e obtêm ganhos extraordinários. Uma empresa norte-americana pode dispor de uma mão-de-obra reprimida, muito barata, onde o Estado controla muito diretamente os trabalhadores; não tem de se preocupar com a contaminação e outras coisas: é uma forma muito inteligente de ganhar dinheiro. Assim, há vínculos comerciais, financeiros e industriais muito fortes. Ao mesmo tempo, a China tem as ambições normais de uma superpotência. Por exemplo, a China, se prestar atenção ao mapa, está rodeada ao Leste por um cordão de protetorados dos Estados Unidos que controlam as suas águas territoriais. Isso a China não gosta. Os chineses querem expandir-se pelas suas próprias águas offshore. Surge assim um conflito potencial bastante grave entre a China, por um lado, e os EUA e o Japão pelo outro. E esse conflito diz respeito ao conjunto do Pacífico Ocidental. É uma região onde o Japão, durante a sua época imperial, tinha todas as suas forças. E continua a controlar uma boa parte. E a China não gosta disso. Neste momento, os caças japoneses e chineses passam continuamente sobre ilhas que não têm nenhum interesse. Nalgum momento isto pode desembocar numa guerra.
Não obstante, muito se falou da nova potência da China no século XXI. Acho que há um tremendo exagero. O crescimento da China foi forte durante muitos anos, mas continua a ser um país muito pobre. Se reparar, por exemplo, no índice de desenvolvimento humano da ONU, acho que a China está na posição noventa e não sai daí. Tem problemas internos importantes, o movimento laboral está a romper as cadeias, há muitas greves, protestos, problemas ecológicos tremendos, as pessoas falam de poluição, mas é muito pior: há destruição dos recursos agrícolas, que são limitados; está a passar por extraordinários problemas que os Estados Unidos e a Europa não têm, continuando a ter uma enorme pobreza. E não está a ponto de se transformar numa potência hegemónica.O mesmo sucede entre os EUA e China; a política externa de Obama para Ásia é mandar forças militares para a Austrália, e construir uma enorme base militar numa ilha próxima à China. Não diz que é uma base militar, mas é-o certamente. Os Estados Unidos têm, a poucos quilómetros da China, a base de Okinawa, cuja população se opõe redondamente à sua permanência. O Japão controla esse território, e os EUA querem manter as bases nessa zona. E novas bases estão a ser construídas e a expandir-se com a frontal objeção da população e da China, que olha tudo como uma ameaça. E tem razão. Ou seja: há um confronto potencial não somente com os EUA, como também com os países vizinhos, como as Filipinas, o Vietname e o Japão, é claro. É um problema de tensão. Da mesma forma há um problema económico, uma tremenda interação económica, de produção, de finanças, de importação, etc. De maneira que certamente vai continuar a ser um tema importantíssimo nos assuntos internacionais.
De maneira que a pressão dos EUA e do Japão sobre a China, a partir do Leste, está a empurrá-la para a Ásia Central, e um dos desenvolvimentos recentes mais importantes dos assuntos mundiais é o estabelecimento do que se chama a Organização de Cooperação de Xangai (OCS) que tem a China como base, mas que inclui a Rússia, os Estados centrais asiáticos, a Índia, e o Irão como observador. Está a deslocar-se também para a Turquia, e talvez vá continuar a expandir-se para a Europa, com o que seria reconstituído algo parecido com a velha “rota da seda”, que saía da China e ia para a Europa. Washington não gosta disso. Os Estados Unidos pediram para ser observadores no seio da OCS, mas foi recusado; o Irão e outros países têm esse estatuto de observador, mas aos Estados Unidos foi negado. Aliás, a OCS pediu a saída de todas as bases militares norte-americanas da Ásia Central. A Ásia tem grandes recursos; o confronto atual com a Rússia está a empurrar o Kremlin a ter relações mais próximas, mais estreitas com a China, sendo a China a potência dominante e a Rússia menos. Mas é como um desenvolvimento natural, por assim dizer. A parte oriental da Rússia tem grandes recursos, minerais, petróleo, etc. E isso poderia permitir aproximar ainda mais a China da Rússia. Pode-se ver uma espécie de sistema eurasiano ou eurásico, com melhores vínculos, mais estreitos. Por exemplo, hoje pode-se tomar um comboio de alta velocidade desde a China ao Cazaquistão, e no entanto não se pode tomar um comboio de alta velocidade de Boston para a Europa, mas sim de Pequim ao Cazaquistão. Faz parte do desenvolvimento que estamos a ver e é algo bastante forte; e alguns estrategas norte-americanos consideram-no uma NATO com base na China. Talvez o seja. Talvez. Em tal caso, há grandes avanços, e tem razão ao dizer que são ameaças potenciais nos assuntos internacionais, que poderiam se transformar em perigosos.

Gostaria agora de lhe fazer duas perguntas sobre a comunicação de massas. A primeira é uma grande preocupação que existe, no mundo do jornalismo, sobre a crise da imprensa escrita. Há uma enorme crise, muitos jornais estão a desaparecer, muitos jornalistas estão a perder o emprego. E a pergunta é: o jornalismo de papel vai continuar a existir? Que consequências pode ter o desaparecimento do jornalismo de papel?
Não acho que seja inevitável. Há algumas exceções interessantes. Por exemplo, no México. Acho que o La Jornada é atualmente o segundo jornal diário mais importante, que se lê muito amplamente, ainda que os empresários não gostem disso de forma alguma, e por isso não anunciam nele; se repararmos, não há publicidade de marcas, só publicidade do governo; porque a lei mexicana assim o exige, exige que o governo faça a sua publicidade oficial em todos os diários. Assim, o La Jornada sobrevive, e pode ver que muita gente o lê. O La Jornada é um jornal diário de boa qualidade e está a sobreviver. E acho que não se trata de uma coisa impossível.
Na Declaração dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), um dos artigos, acho que é o 19, fala da liberdade de imprensa. E diz que a liberdade da imprensa tem dois aspetos: o direito a gerar uma informação livre do controlo governamental, mas também o direito de receber informação e de ter a oportunidade de gerar informação livremente. O que significa sem concentração de capitais. A imprensa rica, complexa e independente, do século XIX e princípios do XX, sucumbiu. Sucumbiu por duas causas: a primeira, a concentração de capitais, que significava que se investia grandes quantidades de capital na imprensa comercial privada. E a segunda, a dependência da publicidade. Quando se depende da publicidade, são os anunciantes que começam a ter impacto no jornal. Se virmos um jornal moderno atual, é um negócio; e como qualquer outro negócio, tem de gerar um produto com o seu mercado, esse mercado são as outras empresas que fazem publicidade; e os produtos são os leitores. Mas os produtos não subsidiam um jornal. Hoje o jornal vende publicidade às empresas, tal como a televisão. Não se paga quando se liga a televisão, mas a empresa, que é o canal, vende o público aos seus anunciantes; e é aí que se vê um grande esforço, onde está a parte criativa: a publicidade. Na indústria da televisão, a publicidade é o verdadeiro conteúdo. A história é simplesmente um recheio, o que vemos entre dois espaços publicitários. Essa é a estrutura básica da televisão comercial. Na imprensa escrita há um termo: o buraco das notícias. Como se faz? Primeiro põe-se a publicidade, que é o importante; e depois recheia-se um pouquinho aqui e lá com umas notícias [risos]. Essa é a estrutura natural dos meios de comunicação comerciais. Este tema foi uma batalha durante séculos. E o que se viu na Argentina recentemente: será que a liberdade de imprensa é apenas a liberdade das empresas privadas fazerem o que lhes dá na gana? Ou a liberdade de imprensa também teria de compreender o que diz a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos, ou seja: o direito das pessoas receberem informação de muitas fontes, e de terem a oportunidade de se juntarem, de gerar e produzir informação a partir de muitas fontes?

Recentemente esteve em Londres para visitar Julian Assange, o fundador da WikiLeaks, na Embaixada do Equador – eu tinha estado com ele nuns dias dantes – e, por outro lado, Edward Snowden, com as suas revelações, também demonstrou a existência de todo o sistema de vigilância, desmascarando algumas ações dos Estados, o poder dos Estados em matéria de vigilância e de ocultação da informação. Ou seja, por um lado, a WikiLeaks, por outro lado, fontes como Snowden, que utilizam a Internet, as redes sociais, que nos ensinaram muito, ultimamente, em matéria de informação. Pensa que este tipo de jornalismo novo é algo que se vai desenvolver num futuro próximo em termos de comunicação e de emancipação intelectual, com a tomada de consciência dos cidadãos?
A sua pergunta sobre os meios de comunicação impressos situa-se nesse contexto. Poderia haver meios impressos e com muita vitalidade, mas têm de ter uma responsabilidade pública. E quando se fala de subsídios governamentais, se o governo é democrático, significa subsídios públicos; significa que é o público quem participa para garantir um meio no qual a informação esteja disponível em toda uma gama de fontes; e que muitos grupos diferentes tenham a oportunidade de apresentar os seus próprios factos, as suas próprias interpretações, as suas análises, as suas investigações, etc. Essa seria uma versão enriquecida da liberdade de imprensa. E pode ser conseguida mas, tal como as demais formas de democratização, é preciso mobilização pública. As empresas privadas vão fazer o impossível para impedi-lo. Está aí a Argentina para prová-lo. Mas acontece em todos os lados.
A resposta, como à maioria das perguntas, é que depende do que façam os cidadãos. Sem lugar a dúvidas, qualquer sistema de poder vai impedi-lo tanto quanto puder, dentro das suas possibilidades. Assange está refugiado na Embaixada do Equador em Londres, e a Grã-Bretanha está a pagar muitíssimo para que não escape pela porta. Como sabem, Assange está em piores condições que as da prisão, porque na prisão pode-se ver a luz do dia, a não ser que esteja na solitária; mas ele não pode. Snowden está na Rússia, sabe o que ocorreu com o voo de Evo Morais, o presidente da Bolívia que voava de Moscovo para a Bolívia, e os países europeus – França, Espanha, e outros – intercetaram-no por ordem do Grande Amo em Washington... Uma coisa incrível! Finalmente, o avião teve de aterrar na Áustria. A polícia imediatamente entrou no avião para certificar-se de que Snowden não estava escondido na cabine. Estas são, diretamente, violações de protocolos diplomáticos, que mostram duas coisas; primeiro, a dedicação extrema do governo de Obama a castigar Assange, e depois, em segundo lugar, quão servil é a Europa ao Grande Amo norte-americano. Um fenómeno muito interessante.
Obama vai além, castigou mais whistleblowers do que qualquer outro presidente. Há uma lei nos EUA, a lei de espionagem durante a Primeira Guerra Mundial. Obama usou-a para evitar este tipo de revelações à sociedade, como fizeram Assange e Snowden. O governo vai impor o indizível para proteger-se do seu “inimigo principal”. E o “inimigo principal” de qualquer governo é a sua própria população. Há muitas provas disto que, aqui [na Argentina], se podem entender. Da mesma maneira que as grandes empresas privadas vão proteger o seu controlo tirânico sobre qualquer aspeto da vida dentro do possível; para estes whistleblowers, a luta por uma informação livre e transparente é uma coisa quase natural. Terão sucesso? Bom, é como saber se a ditadura argentina poderia voltar a tomar o poder. Isso depende das pessoas. Se Snowden, Assange e outros fazem o que fazem, fazem-no na sua qualidade de cidadãos. Estão a ajudar o público a descobrir o que fazem os seus próprios governos. Acaso existe uma tarefa mais nobre para um cidadão livre? E Obama castiga-os severamente. Agora, se isto vai continuar ou não, vai depender de como respondam os cidadãos.

Fonte: Le Monde Diplomatique. Tradução: Esquerda.net

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bandidos tomam caminhonete em Ubatã

Segundo a Polícia, uma caminhonete Hilux Preta de placa JRS 8115 foi tomada de assalto nesta tarde (23/4/15) em Ubatã, por aproximadamente 6 elementos armados de pistola. Após a ação seguiram com o veículo sentido Ipiaú e deixaram a vitima amarrada no mato. Ainda de acordo com as informações, havia um veículo Corsa Sedan de cor branca no apoio aos bandidos.
A vítima contou a polícia que os meliantes chegou a perguntar se o mesmo era policial e se estava armado e que um deles disse: "se for polícia derruba!"
Entre as características do veículo roubado destaca-se uma lanterna traseira do lado do motorista quebrada e duas faixas com o nome Hillux escritas na porta do motorista

Os criminosos teriam dito que iriam usar o carro para fazer uma "fita" (algum tipo de crime).

Políticos de Itiruçu recepcionarão Governador Rui Costa em Maracás

Várias lideranças políticas de Itiruçu estarão indo até a cidade de Maracás na manhã desta sexta feira (24), para prestigiarem a chegada do Governador Rui Costa. O Governador virá a Maracás, para além de inaugurar obras, receber dos prefeitos do Vale do Jiquiriça e do Médio Rio de Contas, o documento que firma o Consórcio Regional de Saúde que reivindica a construção de uma Policlínica para realização de exames complexos em Jequié. A Policlínica atenderá a todos os municípios de ambas as regiões e terá investimento de 60% para do Governo do Estado e 40% das Prefeituras dos municípios.
Em Maracás será inaugurada uma nova Unidade Básica de Saúde. A estrutura está instalada no bairro Irmã Dulce e recebeu investimentos de R$ 427,6 mil, dos governos estadual, federal e da prefeitura local.
A unidade tem consultórios, laboratório, farmácia, sala de acolhimento ao cidadão e oferecerá exames laboratoriais, consultas, exame preventivo, pré-natal, além de procedimentos odontológicos.
A população de Maracás receberá ainda a conclusão de uma das principais obras de pavimentação da cidade, o asfalto e drenagem da Avenida Brasília, que vai da Praça da Feira ao final do bairro Ayrton Senna, e passa pela frente do Colégio Estadual Edílson Freire. O investimento do Estado foi de R$ 480 mil.

Ainda em Maracás, Rui Costa visita, às 10h30, o Colégio Estadual Edílson Freire, que oferece Ensino Médio e Educação Profissional e, às 11h, o Centro Educacional Vanda Lacerda Matos. O objetivo da visita é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia, que tem o objetivo de reunir prefeituras, estudantes, pais, professores, gestores e comunidade em geral para melhorar a qualidade da educação básica.

Polícia prende trio que assaltou Posto Grande Vale, no Entroncamento de Jaguaquara


Informações dão conta de que a Polícia Militar do Entroncamento de Jaguaquara capturou três elementos envolvidos com o assalto ao Posto Grande Vale, as manhã desta última quarta feira (22) localizado as margens da BR 116, sentido Entroncamento de Jaguaquara, KM 70. A informação sobre a prisão dos assaltates só foram confirmadas a nossa reportagem na tarde desta quinta feira (23). Os detidos foram: Anderson Leandro dos Santos vulgo Kiko, Marcio Almeida da Silva vulgo Dudu e Simone Almeida da Silva. Ambos são acusados de assaltaram o Posto Grande Vale por das 5 da manhã de quarta feira. Além de roubar, há relatos que chegaram a ameaçar os trabalhadores do posto. 
Com ele a PM encontrou 131 pedras de crack, 75 reais em dinheiro e uma arma de fogo que foi usada no roubo do Posto.
Não há informações se os mesmos elementos tem ligação com o assalto ao Posto 24 Horas, localizado as margens da BR 420, em frente a Rodoviária da cidade de Jaguaquara, por volta das 21 horas de terça feira (21). Na época, homens armados a bordo de uma moto chegaram ao local e anunciaram assalto. Após levar certa quantia em dinheiro não revelado, evadiram-se do local.



Economia resiste e volta a criar empregos em março

Apesar de todos os prognósticos de recessão, o mercado de trabalho surpreendeu, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira 23 pelo Ministério do Trabalho e Emprego; depois de três meses consecutivos em queda, a geração de empregos formais no País voltou a crescer em março com a criação de 19.282 novos postos de trabalho formal; o dado representa um crescimento de 0,05% em relação ao mês anterior, quando havia sido registrado fechamento de 2.415 vagas; o resultado também superou a abertura de 13.117 postos no mesmo mês do ano passado.

PSDB recua e impeachmentimismo de Aécio sobe no telhado

Depois do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que disse nos últimos dias que a movimentação pelo impeachment é precipitada e que o tema não é uma prioridade dentro do partido, os senadores José Serra (SP), Tasso Jereissati (CE) e Álvaro Dias (PR) negaram fazer parte da campanha que Aécio Neves (MG) quer protagonizar contra a pr
esidente Dilma Rousseff; Serra chegou a dizer: "Não faria desse jeito. Precisa ter fato. O fato ainda não aconteceu. Não teve o Fiat Elba"; ontem, os tucanos se reuniram com o jurista Miguel Reale Jr., que também foi reticente; charge de Caruso publicada ontem no Globo mostra o impeachment como um brinquedo nas mãos de Aécio; colunista Jânio de Freitas vê isolamento e até ameaça à escolha do tucano para disputar a presidência em 2018.

Brasil 247

Queda de braço Renan x Cunha pode dividir o PMDB

Depois da vitória do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, com a aprovação ontem do projeto que regulamenta a terceirização, o presidente do Senado voltou a prometer que não deixará passar pela Casa uma proposta que ameace direitos trabalhistas; "Renan tem ouvido fino para as ruas – onde os sindicatos devem engrossar suas manifestações contra este retrocesso, e não diz nada sem tomar o pulso da Casa que preside. Teremos então, em breve, uma queda de braço entre ele e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que é o grande vitorioso com a votação de ontem. Isso pode mudar as coisas dentro do PMDB, e quando o PMDB se divide, fica mais fácil para o governo administrar aquele condomínio", avalia Tereza Cruvinel, colunista do 247.

Caminhonete invade casa e atinge outro veículo em Jequié.


A idosa Maria de Jesus Rocha, 71 anos e o pedreiro Edvaldo, seu filho, tiveram o sono e o silêncio interrompidos por volta das 23h de quarta-feira (22/4), em consequência do barulho provocado e a poeira levantada, por uma caminhonete GM-S10, que desceu de ré, a Rua João Leopoldo Sena, bairro Joaquim Romão, invadindo a garagem da casa projetando as rodas traseiras sobre uma picape Fiat/Strada, pertencente a família.
O carro causador do acidente, de cor preta, tem a placa JSX 5027, licença de Ipiau, sendo encontrado no porta luvas o documento de propriedade do veículo, em nome de Edilton Bastos de Oliveira. A Polícia Militar esteve no local registrando o acidente. O motorista de identificação ainda não anotada, de acordo testemunhas, teria tentado retirar o carro, não conseguindo, deixou o local. “Antes de meu filho comprar o carro, esse cômodo transformado em garagem era o quarto onde eu dormia”, comentou aliviada a idosa Maria Rocha. Ninguém ficou ferido.

Foto/Fonte:Wilson Novaes

Senado aprova voto distrital para vereadores no Brasil.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) a eleição de vereadores por voto distrital em cidades com mais de 200 mil eleitores, segundo informações da Agência Brasil. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 25/2015. Conforme a proposta estabelece, estes municípios serão divididos em distritos na mesma quantidade do número de vagas da Câmara. Cada distrito elege um vereador por maioria simples – 50% dos votos mais um – e o candidato mais votado será eleito.
Nesta lógica, o texto prevê que o partido ou a coligação poderá registrar apenas um candidato por distrito e cada vereador terá um suplente. Caberá os Tribunais Regionais Eleitoral (TRE) a divisão dos distritos, com critérios de continuidade do território e igualdade de voto. O relator do PLS na CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), leu seu voto favorável ao projeto e conseguiu a aprovação de uma emenda para eliminar o dispositivo que previa o fim da propaganda eleitoral dos candidatos a vereador.
Ainda segundo a Agência Senado, se não for apresentado recurso para que a matéria seja examinada pelo plenário do Senado, a proposta segue direto para a Câmara dos Deputados. A expectativa é que a proposta seja decidida a tempo de valer para as eleições de 2016. 

Informações e Foto:Agência Brasil

TERCEIRIZAÇÃO TEM 'VITÓRIA SEM TAMBORES' NO CONGRESSO

Eduardo Cunha retomou a agenda que tem imposto ao Congresso desde que a assumiu a presidência da Casa. Uma emenda que englobava os principais pontos do PL 4330, que autoriza a terceirização dos empregos em qualquer tipo de atividade, foi aprovada no início desta noite.

O resultado permitiu ao PMDB e aos partidos de oposição festejar uma vitória que, na visão de diversos analistas — inclusive este que aqui escreve — parecia ameaçada pela pressão dos sindicatos e pelo desconforto de boa parte do plenário em votar contra uma conquista histórica dos assalariados brasileiros, a CLT.

A vitória foi menos retumbante do que se pode imaginar, porém. O emendão foi aprovado por 232 votos contra 203, diferença real mas apertada, equivalente a 3% do plenário (seriam 513 votos se todos parlamentares estivessem presentes).

“Com quinze votos a mais, a Câmara teria invertido o placar e derrubado a proposta de terceirização” disse o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) ao 247, logo após a votação terminar. Em comparação com a primeira votação, há duas semanas, os adversários do PL 4330 cresceram 50% e os apoiadores encolheram 40%. Depois que o emendão foi aprovado, Molon colocou uma questão de ordem oportuna: sugeriu que o plenário pudesse votar, como destaque, a questão essencial quando se discute a terceirização — saber se ela deve englobar a atividade-fim de uma empresa, ou apenas a atividade-meio. Caso a votação fosse realizada, cada parlamentar presente seria forçado a se posicionar sobre a questão principal. Na prática, era uma janela para os aliados menos convictos da terceirização mudar de lado. Exatamente por isso, Eduardo Cunha rejeitou a proposta de Molon. Cunha também prestou um favor essencial aos parlamentares alinhados com o PL 4330 e um desfavor ao eleitor: não abriu o voto de cada deputado, o que permitiria todo mundo saber quem votou de que forma numa decisão essencial — talvez a mais essencial em muitos anos — para o conjunto dos brasileiros.

É sintomático que, tão ativos em outras oportunidades, não havia aqueles grupos que pregam a transparência total nas decisões do Congresso.

Dá para desconfiar porquê, certo?

O reforço da bancada favorável a terceirização ajuda a recordar que o debate em torno do PL 4330 está longe de ser uma discussão banal.

Envolve o grau de civilização que o Brasil foi capaz de atingir no universo do trabalho — que, como sabemos desde a invenção do capitalismo, costuma determinar as outras esferas da vida em sociedade. Estamos falando de interesses enormes e benefícios gigantescos que se consolidaram de 1943 para cá. Se forem suprimidos de uma hora para outra, como prevê o projeto de lei, esses ganhos acumulados e multiplicados ao longo de 70 anos irão trazer uma perda incalculável para o padrão de vida dos assalariados — algo que vai muito além de sua renda monetária — e um ganho na mesma proporção para empresários e investidores. Estamos falando de um duelo gigantesco, talvez a mais dramática e profunda disputa direta entre classes sociais em anos recentes em nossa história.

Ninguém imagina que, nas próximas semanas, que tem o 1 de maio no horizonte, serão dias de calmaria para os sindicatos e os movimentos sociais. Ao contrário de outros conflitos mais específicos, o risco é de um ataque geral aos direitos dos assalariados — razão mais do que palpável para uma resposta a altura.

Não se trata de um conflito para se resolver num fim de semana, portanto. Depois do debate na Câmara, o PL 4330 irá ao Senado. Ali, pode ser aprovado, emendado ou mesmo rejeitado, isto é, recusado de forma terminal. A fase seguinte seria a sanção ou veto presidencial. Caso a presidente resolva vetar o projeto, atendendo a uma campanha que não parou de ganhar corpo no Congresso e nos movimentos sociais, a oposição tem o direito de tentar derrubar o veto — no voto. Examinando a votação desta noite, adversários do PL 4330 acreditam que o nucleo duro a favor da terceirização, formado por 232 parlamentares, pode não ser tão difícil assim de ser derrotado, caso o plenário seja chamado a posicionar sobre um eventual veto de Dilma.

Petrobras divulga balanço com perdas de R$ 21,6 bi

Valor é referente às perdas sofridas pela empresa, presidida por Aldemir Bendine, em 2014; deste valor, R$ 6,2 bi são em decorrência das práticas de corrupção apontadas pela Operação Lava Jato; balanço contábil de 2014, já auditado, e os números relativos ao terceiro trimestre do ano passado, revisados por auditores independentes, foram aprovados nesta quarta (22) pela diretoria da Petrobras com seis meses de atraso; "Estamos passando a limpo os erros cometidos no trato com os recursos da companhia", afirmou Bendine.
 Brasil 247

Ex-diretor e doleiro são condenados por desvios na Petrobras

O juiz federal Sérgio Moro condenou nesta quarta-feira (22) o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef na ação penal sobre os desvios na construção da Refinaria Abreu e Lima, da Petrobras. A refinaria é a principal obra investigada na Operação Lava Jato.
Costa recebeu pena de sete anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa. Youssef foi condenado a nove anos e dois meses por lavagem de dinheiro. A condenação ocorre um ano após a abertura do processo. Seis acusados de operar empresas de fechada também foram condenados. Todos podem recorrer à segunda instância da Justiça Federal.
Na sentença, Moro negou pedido de perdão judicial feito pelos advogados dos acusados. Embora eles tenham feito acordos de delação premiada para delatar o esquema de desvios nos contratos entre empreiteiras e a Petrobras, o juiz entendeu que o perdão não pode ser concedido, devido à gravidade dos crimes.
Apesar de não conceder o perdão, Moro manteve os benefícios concedidos ao ex-diretor no acordo de delação. Costa cumpre prisão domiciliar desde o ano passado e vai ficar na mesma situação até outubro, quando deverá passar para o para o regime semiaberto.
No caso de Youssef, o doleiro vai cumprir três anos em regime fechado, mesmo se for condenado nas outras ações penais que responde na Justiça, oriundas da Lava Jato. Após o período, o condenado passará para o regime aberto. Ele está preso desde o ano passado. O tempo será descontado da pena.
Na sentença, ficou comprovado que os desvios ocorreram por meio de repasses do Consórcio Nacional Camargo Corrêa, responsável pela obra da refinaria, para seis empresas de fachada, controladas pelo doleiro Alberto Youssef. Segundo o juiz, houve centenas operações de superfaturamento de mercadorias e simulação de serviços prestados que envolveram R$ 18,6 milhões.
De acordo com o Ministério Público Federal, a construção inacabada da Refinaria Abreu e Lima foi orçada em R$ 2,5 bilhões, mas foram pagos até agora mais de R$ 20 bilhões. 

Agencia Brasil

terça-feira, 21 de abril de 2015

Caminhada da Esperança é realizada em Jaguaquara; Políticos marcham em meio à população


O clima entre o prefeito de Jaguaquara, Giuliano Martinelli (PP), e o vice Raimundo Louzado (PSD) não é mais dos cordiais desde outubro de 2014, quando Louzado declarou ruptura política com Martinelli e o distanciamento entre prefeito e vice não é mais novidade. Nesta terça-feira (21/4), Feriado de Tiradentes, Giuliano que andou ausentando-se de eventos públicos, apareceu na Caminhada da Esperança, evento realizado pela Igreja Católica, e que atraiu também a participação do vice Raimundo, mas ambos permanecem rachados e caminharam separados.
Nos bastidores da política, as informações são de que os dois ex-aliados tendem a se juntar novamente, caso o médico e ex-prefeito Osvaldo Cruz seja o candidato das oposições com maior musculatura para disputar a Prefeitura com Giuliano, que ainda não tornou público se irá ou não tentar a reeleição. É que Osvaldo, que já não esconde que quer vencer Martinelli, também tem birra com Louzado. Há quem diga que, até 2016, muitas águas vão rolar e, outros líderes políticos, ex-prefeito Ademir Moreira e o líder do PT local, ex-candidato a prefeito Ricardo Leal, terão influência direta nas próximas eleições. Ambos, Ademir e Ricardo, ainda inelegíveis, também revelam o desejo de respectivas candidaturas a prefeito. No entanto, o quadro atual, é de indefinição.

Fieis católicos saíram às ruas de Jaguaquara nesta terça-feira (21/4), Feriado de Tiradentes, na Caminhada da Esperança. Os fieis se concentraram às 07h30 na Praça JJ-Seabra, em frente ao Colégio Luzia Silva, de onde seguiram caminhado pelo bairro Muritiba, em direção ao Alto da Colina, no bairro Casca, onde o ato público foi encerrado na Igreja Santo Antônio. O vento, de iniciativa da Paróquia Maria Auxiliadora, foi voltado para a ressurreição de Cristo, segundo o Pároco José Raimundo, mas também com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância de ”buscar a paz”.

Informações e fotos: Blog Marcos Frahm

Conheça um pouco da História de Tiradentes, um dos construtores do Brasil


Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes ( Nasceu na Fazenda do Pombal , batizado em 12 de novembro de 1746  e morto no Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou contra o domínios português no Brasil colonial,(1530-1822), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, desde 21 de abril de 1992.

A luta não acabou. Dia 22 de abril, CUT vai às ruas contra terceirização

Na próxima quarta-feira (22), a CUT intensificará, em todo o País, a luta nas ruas e nas redes contra o PL 4330, que amplia a terceirização no Brasil. Em Brasília, mais uma vez, os parlamentares vão se reunir para analisar e votar os destaques do projeto.
Na última quarta-feira (15), o “Dia Nacional de Paralisação Contra o PL 4330”, convocado pela CUT e outras centrais sindicais, mobilizou trabalhadores e trabalhadoras de diversas categorias que deram uma resposta à Brasília, mostrando que não aceitarão a terceirização.
A pressão popular surtiu efeito e na Câmara, diante do recuo de muitos parlamentares, o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB), teve que adiar a votação dos destaques do PL 4330. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), imediatamente foi aos microfones dizer que por lá o projeto não será aprovado. 
“Para nós termos um Brasil melhor, vai ter que mexer na linha econômica. Ajuste, se for pra fazer, que faça nas grandes fortunas”, defendeu o presidente da CUT, Vagner Freitas, que atacou o projeto da terceirização. “Se for preciso fazer uma greve nacional pra impedir que se mexa no PL 4330, não tenham dúvidas de que faremos.”

Filho mata a mãe a facãozadas em Planaltino

Um assassinou a própria mãe a golpes de facão e deixou chocada a população de Planaltino. Segundo Informação do Plantão Policial, por volta das 06hs30min desta terça-feira (21)  uma Guarnição da PM de Planaltino deslocou-se para o povoado de Duas Lagoas onde comprovou um homicídio. O autor do crime foi Luciano Silva cruz (34anos), que dizem ter problema mentais. A vítima trata se de sua genitora Hilda Silva da Cruz (77 anos). 
O DPT de Jequié esteve no local e recolheu o corpo da idosa para o IML para em seguida devolver aos familiares para o sepultamento.

Manoel Missias deverá assumir nos próximos dias a Secretaria de Educação de Itiruçu

A Prefeitura de Itiruçu terá o Professor Manoel Missias de volta para comandar pela 3ª vez a Secretária de Educação do município. A informação inclusive já está compartilhada em páginas sociais, blogs e foi confirmada a nossa reportagem pelo Blog Itiruçu Notícias.
Missias já teria ocupado a pasta nos primeiros três meses da atual gestão. Sendo que o mesmo saiu após pedir demissão alegando questões pessoais. No seu lugar assumiu a até então Secretária Iomara Bastos, que também pediu demissão na última quinta feira (16/04/15) alegando também questões pessoais.

Segundo o PDT, partido de Manoel Missias e presidido pelo ex prefeito Cezarino a indicação não partiu da agremiação que faz parte da base aliada da atual administração tucana; mas que que é solidário e acredita no potencial do secretário. Por enquanto a nomeação oficial ainda não foi feita no Diário Oficial do Munícipio.

Foto: Arquivo Pessoal

Detento condenado por assassinato e ocultação de cadaver continua foragido

A polícia ainda não conseguiu localizar o fugitivo do Conjunto Penal de Jequié, Wilson Santos Soledade, vulgo ”Índio”. A fulga teria ocorrido por volta das 16h do último domingo (19). As informações são de que o detento fugiu pela porta da frente do Presídio e que só foi percebida algum tempo depois pelos Agentes Penitenciários.
Segundo a coordenadoria de segurança do presídio de Jequie o criminoso teria fugido na saída da visita às 15:30 vestido com trages femininos.  

O Índio, foi condenado em 05/04/13 por Júri Popular na Comarca de Jaguaquara, após ser acusado de assassinar e ocultar o cadáver do adolescente Erivan de Jesus Santana  vulgo “Buiú”, em 12/08/10, no Bairro Malvina II, em Jaguaquara. Na época outros acusados do crime, de nome Robson Alves de Oliveira e Marivaldo Mendes do Carmo também teriam sido condenados à prisão pela prática do crime com  14 anos de reclusão em regime fechado, respectivamente. Já a pena de Wilson Santos Soledade a 15 anos de prisãoteria ocorrido pois o jurados entendeu ter sido ele o autor dos disparos de arma de fogo bem como do enterro do corpo numa cova rasa, em um matagal próximo ao Bairro Malvina II. Policiais militares e civis ainda tentam capturar o criminoso fazendo incursões em toda a região.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Rádio Baiano de luto pela morte de Antônio Vieira, comentarista da Sociedade

Morreu nesta segunda-feira (20), o comentarista esportivo da Rádio Sociedade da Bahia, Antônio Vieira. O radislista morreu na casa onde morava com a esposa no Centro de Salvador. Ele teve parada cardíaca. O último trabalho do comentarista foi na Arena Fonte Nova, neste domingo (19), na partida entre Bahia e Juazeirense. Antônio Vieira do Nascimento nasceu na cidade de Lagarto, interior de Sergipe, no dia 23 de agosto de 1946.
Filho de Maria José da Conceição e Agripino Vieira do Nascimento, "Vieirinha", como ficou conhecido no mundo do rádio esportivo, estava desde 1997 na Rádio Sociedade da Bahia. Ele deixa dois filho. O corpo do comentarista será velado na capela H 96 do cemitério Jardim da Saudade. A cerimônia de cremação está marcada para esta quarta-feira (22), às 10 da manhã no crematório do mesmo cemitério. Informaçõs: Rádio Sociedade AM 740 BA.
"Nós do Blog Ed Santos lamentamos profundamente a morte de Antônio Vieira. Grande Repórter Esportivo, Comentarista e sobre tudo, excelente ser humano que nos deixou um legado de trabalho profissional extraordinário. Servindo de exemplo a todos, principalmente aos que estão ingressando no mundo da rádiocomunicação."
Ouça áudio do último trabalho de Antônio Vieira na Rádio Sociedade neste domingo (19/04/2015), no jogo Bahia 3 Juazeirense 2, semifinal do Baianão. 



Entrevista com Antônio Vieira - Rádio Sociedade da Bahia - Parte 1

Parte 2 - entrevista com Antônio Vieira

domingo, 19 de abril de 2015

O Desejo e a inércia

Estamos acompanhando já tem vários meses, o crescimento da violência em nossa cidade. São estabelecimentos comerciais arrombados, assaltos, roubos, assassinatos e etc. e com o passar do tempo se nada for feito para sanar o problema, a tendência é aumentar.
Percebemos que existe um desejo muito grande para que se chame a atenção das autoridades competentes para que possam ver de perto esses problemas.
Existe o desejo do aumento de policiais e um policiamento mais ostensivo na cidade, existe o desejo de um delegado permanente no município, existe o desejo de um promotor publico, existe o desejo de um programa social mais eficaz para que o problema seja resolvido na raiz, existe o desejo de uma ITIRUÇU DE PAZ.
Mas enquanto estivermos só debatendo esses desejos em redes sociais sem que esse GRITO DE INDIGNAÇÃO saia às ruas, estaremos vivendo da inércia.
A inércia do achismo (acho que deveria fazer assim ou fazer assado), a inércia de que esses fatos só acontecem na casa ao lado, a inércia de achar que a responsabilidade é só do governo (que de fato é!), mas não podemos ficar de braços cruzados esperando que o sol brilhe numa noite estrelada.
Ta na hora de sairmos do comodismo e ganhar as ruas, chamar a responsabilidade pra nós e mostrar a quem é de direito toda a nossa insatisfação com a VIOLENCIA que campeia desenfreada pela nossa cidade.
Basta de lojas arrombadas, basta de assaltos, basta de qualquer tipo de violência com os nossos e com os outros.
Vamos tirar essa insatisfação que só está em redes sociais e trazê-la para as ruas.
Vamos convocar toda a imprensa da região (rádios, jornais, blogs, televisão), mostrar a região, ao estado, ao País, que Itiruçu precisa de PAZ e não suporta mais tanta violência.
Que todos os políticos se unam no bem comum que é Itiruçu e abrace também essa idéia.
Que os comerciantes também façam a sua parte, sejam patrocinando faixas, cartazes, liberando seus funcionários em um turno para que participem desse movimento e indo as ruas, ou fechando seu comercio como sinal de protesto.
Vamos ganhar as ruas agora, porque se esperarmos pra amanhã, uma nova loja será arrombada, um novo assalto irá acontecer, um nosso assassinato será registrado.
Precisamos tirar o desejo da inércia.


Texto: Radialista Itiruçuense Joselito Fróes

Homem foi morto a golpes de capacetes em Jequié


Na noite deste último sábado (18/04/2015) na localidade de Cachoeirinha, cidade de Jequié, o jovem Rogério Alves de Jesus, com 29 anos de idade, foi morto com vários ferimentos na face. Segundo a Polícia de Jequié, o homem teria sido morto a golpes de capacete. A Polícia investiga os autores desta ação criminosa. A equipe da DT de Jequié compareceu ao local do evento e procedeu ao levantamento cadavérico da vitima,  intimando familiares e testemunhas que relataram que após uma briga generalizada a vitima foi agredida juntamente com seu irmão de nome Marcio Alves dos Santos,  que sofreu escoriações,  sendo encaminhando ao HPV e liberado. 

Em jogo preparativo, Itiruçu Master perde para o Arsenal

Debaixo de um sol muito forte na manhã deste domingo a equipe do Master de Itiruçu em jogo treino preparatório para estreia na próxima fase da Copa de Master, perdeu para o Arsenal de Itiruçu por 2 a 1. Marcaram para o Arsenal,  Railan e Fih  e Marcelo Serra descontou para o Master Itiruçu.
Master de Itiruçu enfrentara  o ASSEB (Maracás) pela próxima fase da Copa de Master em data ainda ser definida . O primeiro Jogos devera acontecer no Estádio Municipal Delcker Rodrigues de Mello em Maracá,s já que Itiruçu foi o primeiro em seu grupo.

Informações e Fotos via Blog Parceiro Itiruçu Notícias

Seis pessoas ficam feridas durante tiroteio em Vitória da Conquista

Seis pessoas ficaram feridas durante um tiroteio em Vitória da Conquista, cidade localizada a 509 quilômetros de Salvador, na noite do sábado (18). De acordo com informações da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o crime aconteceu por volta das 23h30 no bairro Maron, quando dois homens em uma motocicleta invadiram um bar da região.
"Dessas seis pessoas, pelo menos quatro têm envolvimento com o tráfico de drogas. Entre eles está um rapaz de prenome Isaque, que seria o alvo do atentado", disse o major da 77ª CIPM, Fernando Leite. Informações preliminares apontam que as outras vítimas foram alvejadas por estarem acompanhando Isaque, que seria envolvido com o tráfico de drogas no bairro Nova Esperança.
O grupo foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Base de Vitória da Conquista. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado pela polícia. Até a tarde deste domingo (19), ninguém foi preso e a PM busca identificar os dois autores do atentado. 

*Vítimas foram para o Hospital de Base após atentado (Foto: Blog do Anderson) Fonte: Correio-BA

Mais uma loja arrombada e PM prende homem traficando drogas na praça, em Itiruçu

A Policia Militar de Itiruçu deteve na noite da última sexta-feira (17), por volta das 23 horas,  um homem identificado por  Dizan Ramos Protazo, 29 anos de idade. Com ele a PM encontrou 6 trouxas de maconha, 12 pedras de crack e 141 reais em espécie. De acordo com a polícia, o dinheiro poderia ser oriundo da venda de 14 trouxa de maconha e 8 pedras de crack. O homem foi preso após denuncia anônima dando conta de que o mesmo estava comercializado drogas na Praça Adelmário Meira, Jardim Central de Itiruçu por volta das 23 horas, da última sexta feira.
Quando os PMs chegou ao local, o homem tentou fugir, mas foi alcançado, detido e encaminhado para o xadrez, ficando a disposição da justiça onde responderá por tráfico de drogas.
Arrombamento: Já na madrugada de sábado, elementos não identificados, quebraram uma porta de vidro e praticaram furtos contra a loja Rosa de Sarom localizada na Rua Douvilio Pelegat, Bairro Antonio Souza Leal, Centro da cidade.
Do estabelecimento, os bandidos levaram , artefatos banhados a ouro, alianças, dentre outros objetos, deixando um prejuízo de mais de R$ 2 mil reais. 


Jaguaquarense fatura o Festival de Música Canta Vale do Jiquiriçá



Ocorreu na noite deste último sábado (18/4/15) em Jaguaquara a 3ª e última etapa do Festival de Música Canta Vale do Jiquiriçá, evento realizado pela Secretaria de Cultura de Jaguaquara com apoio do Governo da Bahia através do projeto Fomento à Cultura, da Secretaria Estadual da Cultura, que oportunizou aos artistas regionais a mostrarem talento e revelou resgate às tradições regionais.  O evento teve iniciado em março, e percorreu as cidades de Maracás, Itiruçu e Jaguaquara, com a grande final neste sábado, no Jaguar Clube.
A vencedora foi a jaguaquarense Emily Gomes, que conquistou os jurados interpretando a canção ”Como Nossos Pais”, de Elis Regina. Emily foi premiada com a quantia de R$ R$6.000,00.  
A segunda colocação ficou com Jorge Cafezeiro, da cidade de Brejões, foi o segundo colocado e faturou R$ 1.500,00. Ele que trouxe para o festival músicas autorais caracterizada pela contextualização de temas voltados para o Nordeste do Brasil, com temática voltada para o Rio Paraguaçu, berço de prosperidade da região, metropolitana.
O terceiro lugar ficou para Abraão Sales, também de Jaguaquara contemplado com R$ 500,00 como prêmio.

As pontuações levaram os candidatos Emily e Jorge a um empate técnico. O voto de minerva foi dado a favor de Emily Oliveira como melhor apresentação. Grande publico compareceu ao Jaguar ClubePublico para prestigiar o evento. Os 10 melhores colocados conquistaram o direito de gravar um CD com suas iterpretações para ser distribuido em todo Vale.