quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Itiruçu: Homem foi agredido com machadada na cabeça

No ultimo sábado (7) por volta das 19 horas  na Zona rural de Itiruçu na localidade da Tiririca  região das Várzea,  um homem  de conhecido por  “Bau”  foi vitima de uma machadada aplicada por um indivíduo conhecido por “Nando”.  
O atentado contra a vida de “Bal” ocorreu depois de uma discussão entre os dois, quando Nando teria deixado o local. Daí, a vitima imaginando que ele teria  ido embora , ligou a sua moto e quando se preparava para  ir para casa, Nando chegou de surpresa desferiu uma machadada na cabeça de Bau,   que caiu desacordado. 
Segundo as informações do Itiruçu Notícias, o agressor fugiu do local  e não mais foi visto na localidade e a vitima foi encaminhada para o Hospital Prado Valadares onde esta na CTI em estado grave. 
Ainda segundo informações os parentes da vitimas prestaram queixa. Logo mais detalhes sobre a motivação do crime.

PM prende dupla após assaltos no Entroncamento de Jaguaquara


Dois indivíduos presos pela PM por roubo em duas casas comercias no Entroncamento de Jaguaquara, na tarde desta quarta feira (11). A prisão se deu depois que a dupla assaltaram  o Mercado de Jadilson e Mecado El Shaday em plena luz do dia.

Everton dos Santos Santana, 18 anos, e Jeferson Alves dos Santos, 22, ambos oriundos de Jequié, teriam subtraído 1 litro de Whisky Old Eight e a quantia de R$ 390,00 em dinheiro. A dupla teria praticado os assaltos a pé, com a utilização de um revólver calibre 38, com 6 munições intactas. As prisões se deu após policiais militares sob o comando do sub-tenente Elmo terem sido acionados momentos após o assaltos. Everton e Jeferson foram encontrado pelos PMs, homiziados numa construção, na margem da BR-116, em direção a Jequié.


Os acusados foram apresentados na Delegacia Territorial de Jaguaquara, localizada há 10 km do local, ficando à disposição da Justiça.

PM recupera motociclete com placa de Itiruçu roubada em Jaguaquara

As 22h da última terça-feira (10), policiais militares da 3ª CIA PM do 19º BPM de Jaguaquara, recuperam a motocicleta Honda Fan de placa OZK -4726 licença de Itiruçu, roubada três horas antes, na cidade de Jaguaquara. 
Os militares informaram que a motocicleta foi subtraída no bairro das Populares, sendo encontrada abandonada no bairro das Malvinas, enquanto eram realizados abordagens e rondas nos bairros. 
Atualmente a polícia tem melhorado seu tempo de ação e reação o que tem passado mais segurança a população.

Itiruçu: Acusado de bater em idosa está detido após se apresentar na DP

Está detido na Delegacia de Itiruçu,  Welson Brandão, popular “Sinho”. Ele é acusado de no último dia 29 de outubro ter agredido a idosa Lenize Cândia Fontoura D’Antonio, de 74 anos. 
Segundo o informado a agressão teria ocorrido após uma discussão entre ambos por causa de uma divisão territorial. Após ter ficado foragido por alguns dias, ele se apresentou na última segunda feira(9) e foi ouvido. Segundo a Polícia, Sinho teria confessado o fato sendo que a Delegada pediu a prisão do mesmo. 
A idosa realizou exames de corpo de delito e o resultado confirmou lesões em boa parte do corpo.  O homem ainda poderá responder em liberdade, caso seus advogados consigam um alvará de soltura.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Licenciamentos cancelados após fraudes em Jaguaquara, Jequié e outros quatro municípios

Pelo menos 1.850 licenciamentos falsos foram cancelados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), informou nesta segunda-feira (9) o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar. O número foi identificado por uma sindicância instaurada após a descoberta de desvio de mais de 10 mil planilhas “em branco” para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). 

Ainda assim, a quantidade de documentos fraudados foi menor do que a inicialmente estimada, de cinco mil unidades. .   "Esses documentos falsos   eram utilizados para clonagem de carros, para fazer transferência fraudulenta de veículo e burlar  vistoria e inspeção", detalhou Bacelar ao A Tarde. 

Como resultado da sindicância, um servidor em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) teve o contrato rescindido por emitir 2ª via de CRLV sem  autorização do proprietário e outros sete despachantes de veículos foram descredenciados nos municípios de Jequié, Ipiaú, Salvador, Alagoinhas, Conceição do Coité e Jaguaquara. 

Para o diretor geral, "e um departamento muito grande e, eventualmente, ocorrem fraudes. O importante é que conseguimos identificá-las e que, a partir de agora, adotaremos medidas para evitar novas irregularidades". 

A partir de agora, a Polícia Civil deve investigar o caso criminalmente e encaminhar o inquérito para o Ministério Público do Estado. Além disso, o Detran-BA deve adotar medidas para evitar novas irregularidades. "Uma delas  é que  a partir de agora  todas as unidades do departamento de trânsito terão um cofre onde serão guardados os CRLVs, para que estejam mais seguros", contou Bacelar.

Informações: A Tarde

Saúde: Glúten vira cola no intestino e provoca diversas complicações

O inimigo de quem busca uma vida saudável está no pão, no bolo ou na cerveja. É o Glúten – uma substância encontrada no trigo, no centeio, na aveia e na cevada. Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão. 

Muito desses problemas de saúde são em decorrência na mudança de cardápio dos brasileiros que passaram a comer em excesso alimentos ricos em glúten como pães, biscoitos, macarrão e bolos. Hoje até queijos embutidos vem com a substância. A nutróloga Clara do Brandão, do Ministério da Saúde, alerta para a criação de uma soberania alimentar. “Mandioca, milho e arroz no lugar do trigo importado, que faz tanto mal a saúde”, disse. 

O corpo responde de diversas maneiras: obesidade, síndrome de resistência à insulina, deficiência de cálcio, alergias, diarréias e doenças auto-imunes. O nutrólogo João Curvo conta que os chineses consideram o excesso de glúten sinal de má higiene interna já que o metabolismo emperra, favorecendo bactérias que gostam de calor e estagnação. 

A dieta sem glúten é moda nas academias pois o emagrecimento e a redução de gordura na área abdominal é comprovada. Muita gente está incluindo na alimentação pães de aipim e de milho, macarrão de arroz e cookies de soja. O nutricionista Leonardo Haus está recomendando a dessensibilização ao glúten. Trata de um período de três meses no qual não se pode comer os quatro cereais que contêm o glúten - trigo, centeio, cevada e aveia. “A idéia é uma reeducação alimentar. Você pode comer um pãozinho mas o excesso pode alterar todo o seu metabolismo, baixar a imunidade do organismo e levar doenças. Mas é bom lembrar que nem todo obeso tem essa intolerância alimentar”, explica. 

Intestino sem glúten produz serotonina e gera alegria é a afirmação de especialistas da área nutricional. As dificuldades no começo da dieta podem aparecer por isso uma boa dica para ter o sucesso esperado é a ingestão constante de frutas, que além de leves são nutritivas e de baixa caloria. Outro fator importante é procurar no mercado alimentos produzidos com boa qualidade. 

Pessoas alérgicas aos efeitos do glúten estão agindo de maneira mais radical e submetendo-se a colonterapia. Um procedimento de lavagem do intestino grosso que faz circular de 40 a 50 litros de água provocando uma limpeza geral. Um dado interessante: os alimentos em geral levam 18 horas da mastigação até a eliminação pelo reto. Alimento com o glúten leva 26 horas. Consumido em excesso vai retendo cada vez mais toxinas no organismo e promovendo a disbiose, que é a alteração da flora normal, com fermentação e retenção de líquidos. Podendo ocorrer uma série de doenças articulares, auto-imunes e depressão. Depois da colonterapia, o intestino volta a produzir o neurotransmissor da alegria – serotonima. 

Ainda existem casos que as pessoas tem uma intolerância genética ao glúten, os celíacos. Pesquisas indicam que um em cada 300 brasileiros são portadores da doença. O diagnóstico é difícil pois é uma doença pouco conhecida no Brasil. Se o glúten é estritamente proibido para os celíacos, as pessoas que não sofrem do problema não precisam ser tão radicais. Comer um pãozinho de vez em quando está liberado. 

Problemas relacionados ao consumo de glúten 

· Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
· Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal. 
· Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes. 
· Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas. 
· Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto. 

Fonte: Márcia Cezimbra do O GLOBO.

Itiruçu: Governo realiza levantamento para reforma de Mercado Municipal

Itiruçu recebeu  nesta segunda-feira (09) a visita de corpo técnico de engenharia e arquitetura da Conder, Órgão do Governo do Estado, para fazer levantamento de reforma do Mercado Municipal.
A solicitação da reforma do Mercado municipal foi solicitada pela vice-prefeita Dra Rita de Cássia Novaes, com o reforço do Deputado Marcelo Nilo, junto ao  Governador  Rui Costa, quando esteve em Itiruçu no final mês de agosto inaugurando o sistema de abastecimento de agua  da Zona rural do município.
Acompanharam a  arquiteta  Marília Brito  representante da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER,  o chefe de gabinete  Ivan Cerqueira, o secretario de Serviços Gerais José Acácio e o superintendente de projetos Ranulfo Coutinho.

Fonte/fotos via - Itiruçu Notícias

Movimento de Caminhoneiros perde força após declarar motivação política

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) multe e, caso necessário, use a força para liberar as rodovias bloqueadas por caminhoneiros do Comando Nacional do Transporte. Relatório divulgado pela PRF nesta terça-feira (10) aponta bloqueios parciais em 22 trechos de 21 rodovias federais nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Tocantins e Ceará. Segundo O Globo, o ministério avalia a adesão como baixa, mas defende que não pode tolerar “bloqueios e arruaças”. Os manifestantes pedem a deposição da presidente Dilma Rousseff e esperam que, com as manifestações, provoquem o desabastecimento de alguns produtos em algumas regiões e desestabilizar o governo. Segundo Cardozo, os caminhoneiros que tentarem impedir o direito de ir e vir serão multados em mais de R$ 1,9 mil. Para ele, os líderes do ato não têm reivindicações, mas uma “pauta política”. Associações ligadas à categoria não apoiam o movimento. A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) classificou como imoral “qualquer mobilização que se utiliza da boa-fé dos caminhoneiros autônomos para promover o caos no país”.

 (Bahia Notícias)

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Grupos de Caminhoneiros protestam em rodovias do Brasil


O Líder do movimento dos caminhoneiros, Ivar Schmidt diz que "a principal reivindicação do movimento nesse momento é a renúncia da presidente Dilma Rousseff"; as outras reivindicações da categoria, segundo ele, serão entregues para "o próximo gestor do país, caso consiga obter sucesso no nosso pleito".

Desde o inicio da manhã de hoje (9) grupos de caminhoneiros protestam com bloqueio em algumas rodovidas do país. Os manifestantes, convocados pelas redes sociais pelo Comando Nacional do Transporte, criticam o governo de Dilma Rousseff e pedem o afastamento da presidenta. De acordo com o movimento, há manifestações em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Tocantins, Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e em Pernambuco.

De acordo com um dos líderes do movimento no Rio Grande do Sul, Fábio Roque, a manifestação é sem cunho político. "Nós lutamos pela salvação do país, e isso só será feito a partir da deposição da [presidenta] Dilma, seja por renúncia ou por impeachment", disse à Agência Brasil.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está em alerta e informou não ter registrado grandes problemas nas rodovias em função do protesto. 

Entidades da categoria divulgaram notas em que criticam o protesto. Por meio de nota, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) classificou como imoral "qualquer mobilização que se utiliza da boa fé dos caminhoneiros autônomos para promover o caos no país e pressionar o governo em prol de interesses políticos ou particulares, que nada têm a ver com os problemas da categoria". A entidade disse não poder admitir que "pessoas estranhas, sem histórico algum de representação da categoria, utilizem-se do respeito que o caminhoneiro conquistou junto à opinião pública pela força e importância que exercem na economia do país", e que paralisações, greves e protestos são legítimos desde que organizados por entidades sindicais com prerrogativa legal, e deflagradas por meio de deliberação em assembleia geral.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), disse que os caminhoneiros estão sendo usados em prol de interesses políticos, e que o grupo não representa e não tem compromisso com a categoria. "Os caminhoneiros não precisam de mobilização para derrubar governo. Os caminhoneiros precisam de mobilização para regulamentar frete e preço de frete, para melhorar as condições de trabalho como pontos de parada com estrutura adequada, confortável e segura para atender suas necessidades. Quem realmente representa os interesses da categoria está trabalhando e lutando para concretizar as reivindicações dos caminhoneiros", disse a entidade por meio de nota.

Um vídeo publicado na página do Facebook do Comando Nacional do Transporte, grupo que convocou os protestos, mostra uma fila de caminhões fazendo buzinaço. Nos para-brisas dos veículos, estão escritas mensagens que pedem a saída da presidenta Dilma Rousseff. "Seu governo não tem mais legitimidade. O seu partido provocou a destruição do Brasil", diz a mensagem do comando na mesma rede social. Não foram identificadas nas postagens as reivindicações especificamente para a categoria.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, disse hoje (9) que os caminhoneiros em greve não apresentaram uma pauta de reivindicações e que a paralisação tem como objetivo o desgaste político do governo.

Segundo ele, o governo da presidenta Dilma Rousseff respeita as manifestações e está aberto ao diálogo, mas não recebeu uma pauta para negociação. "Uma greve que se caracteriza com o único objetivo de gerar desgaste ao governo, ela vai de encontro aos interesses da sociedade brasileira", disse Edinho Silva.

No início desta manhã, um caminhoneiro que não aceitou participar do protesto teve o veículo apedrejado.

Brasil 247

Itiruçu e Maracás tem a gasolina mais cara da região. Diferença entre postos chegam a R$ 0,50

Você consumidor deve ficar atento aos preços dos combustíveis para economizar o seu suado dinheiro. Uma pesquisa feita na região possibilita a você uma economia de até R$ 0,55. Os exageros encontrados pode ser considerado abusivo e um flagrante desrespeito ao consumidor. Exemplo disso é o aumento abusivo que vem dando no litro de gasolina.

Veja as diferenças: No Posto WS, na cidade de Lajedo do Tabocal o litro custa R$ 3,38; no Posto Bom Jesus na BA-026 em Iramaia está de R$ 3,37; no Posto Grade Vale do Entroncamento de Jaguaquara custa R$ 3,49 e no Posto Petro Bahia da reta da Coalhada na BR 116 também é R$ 3,49.
No entanto, em Maracás, onde existem quatro postos, os valores são os seguinte: Os postos Anjos, Leite e Vanádio, o valor do litro é de R$ 3,91 enquanto o Posto Maracás é R$ 3,92; diferença chocante de R$ 0,55 a mais em cada litro.

Já em Itiruçu o litro da gasolina também é um dos mais caros da região, perdendo apenas para Maracás.  Segundo constatamos o preço da gasolina agora é de R$ 3,79. Cerca de 0,30 centavos mais caro que no Grande Vale do Entroncamento de Jaguaquara e do Posto Petro Bahia da reta da Coalhada na BR 116. E 0,40 centavos mais caro que em Lajedo do Tabocal.

Em Jaguaquara, por exemplo, os preços também estão elevados. Por lá a média do litro é de R$3,64. O que chamou mais atenção foi um aumento de mais de R$ 0,10 centavos ocorrido na semana passada sem nenhuma justificativa oficial.

Com isso, a inflação interna também vem crescendo, visto o aumento das mercadorias em mercados e na feira-livre, causado pelo aumento descontrolado da gasolina em nossa cidade.


É preciso que alguma autoridade tome providências a respeito, porque a cada dia que passa o pão, o arroz e o feijão, estão sendo retirados das mesas dos cidadãos. 

Informações de Pesquisa: Blog Vandinho Maracás e Blog Ed Santos

Jaguaquara: Adolescente morre após bater bicicleta em vaca na zona rural

Por volta das 9 horas da manhã do último sábado (7/11) na localidade de Riacho de Ipiaú, área rural de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, um adolescente de 17 anos perdeu a vida ao colidir sua bicicleta contra uma vaca. Segundo populares, Abimael Carvalho de Oliveira descia uma estrada de terra, quando perdeu o controle e se chocou contra a vaca que perambulava solta na via, sendo projetado violentamente com o impacto da colisão.
Uma ambulância do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) chegou a ir ao local após ser acionado, mas o garoto não tinha mais sinais vitais. A bicicleta que o adolescente conduzia estava sem freio. A vítima trafegava na companhia de um primo, de 12 anos, que estaria em outra bicicleta e presenciou a cena. Peritos do Departamento de Polícia Técnica – DPT de Jequié foram acionados e, no local, constataram que, Abimael, provavelmente, morreu por afogamento. Segundo os peritos, com o impacto da colisão, o jovem caiu num matagal na margem da estrada e a cabeça estava submersa numa poça d’água, já que o fato ocorreu a poucos metros de uma represa.

No local, a avó do adolescente, de 94 anos, aguardava emocionada a chegada da polícia para realização do levantamento cadavérico. O primo, que acompanhava a vítima, chorava e contava aos peritos detalhes do acidente. A tia de Abimael, Sônia Portugal, 50, revelou indignação pelo fato de os animais de uma propriedade ao lado ficarem sempre soltos. O dono dos amimais não foi localizado. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal – IML de Jequié, para os procedimentos legais. A morte precoce do adolescente chocou moradores da localidade rural. Uma irmã de Abimael, de 18 anos, faleceu há 5 meses depois de ser acometida por diabetes.


Informações do Blog Marcos Frahm