quarta-feira, 9 de março de 2016

Prefeito de Mutuípe é pré candidato a reeleição

Conversamos também com o Prefeito de Mutuípe Carlinhos (PT), cujo grupo governa o município desde o inicio dos anos 2000, relatou sobre sua trajetória como prefeito daquele município um dos principais do Vale do Jiquiriçá. Carlinhos disse que o segredo é ficar no meio do povo e atender nas suas reivindicações. Ele disse que ainda será mais uma vez pré-candidato, pois entendeu que a resposta da maioria da população dá indícios de que as mudanças iniciadas nas gestões do seu grupo não devem serem interrompidas.

Carlinhos também falou sobre a operação Lava Jato e disse que a corrupção  no Brasil existe ha mais de 500 anos. Ele ressaltou portanto que não pode ocorrer processos seletivos como vem ocorrendo que o Juiz Sergio Moro mira só alvos que direcionam ao seu partido. Para ele a condução Coercitiva de Lula foi um exemplo de que a Lava Jato não tem o foco de destruir a corrupção, mas destruir um partido que trouxe melhorias em especial aos menos favorecidos injustiçados por centenas de anos de domínios burguês e de exploração.
Ouça a entrevista:

Região: PT traça metas e reivindicações ao governo; criticam coerção de Lula e fala das eleições de 2016

Militantes do partido dos Trabalhadores participaram de uma reunião no último domingo (6) em Jaguaquara para tratar de diretrizes e reivindicação junto aos governos do estado e federal.
Participaram do evento lideres de vários municípios do Vale do Jiquiriçá entre ele o de Itiruçu Dizalmir Assis, o Prefeito de Mutuípe Carlinhos e o Coordenador do Partido no Vale, Edivaldo Pereira.

Lá foram discutidos assuntos ligados à policlínica que será instalada em Jequié; encaminhamento de um documento reivindicando a recuperação da BR 420 que liga o Entroncamento de Jaguaquara ao Entroncamento de Laje; melhorias para os Hospitais dos municípios do Vale em especial o de Jaguaquara. Os lideres petistas também protocolaram pedidos aos governos do estado e o federal para trazer aos municípios do território uma extensão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) ou Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB). Eles também reivindicaram saneamento básico nos municípios e a Criação de uma Frente Ambiental.

A condução coercitiva de Lula e criticas a maneiro como a grande mídia trata o PT foram também à tônica do encontro. Nossa reportagem conversou com Edivaldo Gomes Pereira coordenador do Partido dos Trabalhadores no Vale que falou sobre o que esperar do partido nas eleições deste ano de 2016. Na entrevista ele disse comentou sobre a debandada de políticos do PT para outras siglas. Edivaldo disse que o lado positivo disso é que acontece uma varredura e só ficará no PT quem for petista. Ele também fez criticas a maneira coercitiva a que Lula foi submetido para prestar depoimento.
Ouça a entrevista:

segunda-feira, 7 de março de 2016

"Que procure outro lugar para morar", diz comandante da PM sobre bandidagem em Itiruçu

O novo Comandante da Polícia Militar de Itiruçu, Alan Dias em entrevista ao vivo no programa Cidade Repórter nossa falou sobre a atuação da PM na detenção de elementos envolvidos com o tráfico e em homicídios na cidade que estavam com mandados de detenção expedida pela justiça. As últimas detenções, segundo Alan serviu para mostrar a bandidagem  qual a tônica da Polícia no combate aos crimes.

Ele falou da importância de manter a parceria com a sociedade e lembrou que parte dos êxitos da polícia tem a ajuda da população. Alan ainda falou necessidade de uma melhor interatividade com os cidadãos de bem e que buscará está mais próximo do povo. Ele chegou a deixar um numero de telefone e Whats App para que as pessoas possam fazer denuncias sem precisar identificar-se. Trata-se do numero 73 991194942. 

Alan também comentou sobre a parceria com a Polícia Civil na pessoa da Delegada Drª Maria do Socorro. Para ele os frutos logrados também foi graças a esta parceria e que a polícia junta irá desmantelar o crime na cidade.

Sobre as blitz, o comandante disse que esta é uma ação preventiva e irá continuar. Ele argumentou que os militares tratará todos com a devida dignidade, mas que é necessário tais ações já que parte dos criminosos usam motocicletas e veículos para promoverem seus crimes. 

O novo comandante também mandou um recado aos bandidos e arruaceiros que usam veículos automotivos para promoverem pertubações ao sossego alheio tanto na sede como na zona rural, que a Polícia será implacável com estes. "Quem estiver incomodado com o trabalho da polícia, que procure outro lugar para morar", pontuou.

Ouça a entrevista completa abaixo:

Entrevista comandate da PM Itiruçu Alan Dias
Entrevistado por Ed Santos e Sergio Sióli

Novos membros diretivos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu falam no Programa


Edneia, Silvio e Sandra - Diretória do STR
Na tarde da última sexta feira houve um momento histórico para a história sindical de Itiruçu. É que depois de 31 anos no poder, o então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu, senhor João da Silva Andrade deixou o poder para uma junta diretiva nomeada pela FETAG, após não conseguir se reeleger por falta de quórum nas últimas eleições de 4 de fevereiro.

Na época dos aptos a votarem que era um total de 512, só 152 apareceram nas urnas. Segundo, o informado, menos de 30%, ou seja, ainda que fosse para o segundo escrutínio, não haveria quórum. Desta forma ficando muito aquém dos 50% mais um exigido pela lei.
Em meio a muitas polêmicas e pedidos de impugnação as duas chapas concorrentes, tanto a da Tatiana Rosendo como a de João Andrade que tentava alcançar 34 anos no poder, foram desfeitas.
Desta forma foi designada uma comissão composta por um membro de cada chapa e presidida por um indicado pela FETAG, trata-se do senhor Silvio Santos, que inclusive já preside o STR de Maracás e representante regional da federação. Esta comissão deverá presidir os trabalhos do sindicato por 90 dias, a contar do dia 4 de Março e a partir daí poderá convocar novas eleições com outras chapas.

Sob o novo comando, o sindicato deverá ter um novo estatuo atualizado de acordo com as novas leis, já que o atual já tem mais de 30 anos, num período anterior a atual Constituição e estava ultrapassado.

Após a cerimonia de entrega de poder, Andrade passará a ser um simples membro do Sindicato, com poderes limitados, igual a dos demais filiados. Nossa reportagem conversou com  o Assessor da FETAG, senhor Celso Ricardo que falou dos tramites de transição; Com Silvio Santos atual Presidente empossado no dia 4 de Março, esta sexta, bem como as duas mulheres membros da junta governativa que foi a senhora Sandra e a jovem Edneia. As matérias vão ao ar no programa Cidade Repórter desta terça feira.