terça-feira, 29 de março de 2016

Itiruçu: PCdoB recebe adesão de dois prováveis pré-candidatos a prefeito em um dia



O PCdoB em Itiruçu vem se mostrando ser um partido que conseguiu destacar-se dos demais pelo crescimento demonstrado com o numero de nomes político considerados de destaques na cidade. Primeira elegeu um vereador, Alexandre Maimone, há poucos meses ganhou a adesão do vereador Nino (ex PT), do suplente de vereador Ito do Feto (ex PT) e nesta segunda deu mais um grande passo desta vez com nomes de dois prováveis pré candidato a prefeitura. Trata-se da Médica Drª Lorena de Gregório, (ex PT e PRB) e de Vitório Tenisi (ex PT). 
Agora o PCdoB que aparentemente não tinha pré candidato agora passa a ter pelo menos dois a prefeito, ou prefeito e vice, e segundo informações mais de oito pré candidatos a vereadores, demonstrando ter se tornado neste momento o principal partido de oposição ao regime tucano no município. Quem também se filiou ao PCdoB foi o ex assessor de Comunicação do Município Ezequiel Borges que atualmente presta serviços no Hospital Geral Prado Valadares em Jequié

A ascenção de PCdoB já gerou discussão entre opositores que agora discutem com o partido uma possível conjectura de cara as eleições deste ano.

"Nova Via" também está prestes a anunciar seus pré candidatos em Itiruçu

Neste último domingo (27), ocorreu a reunião de uma parte dissidente da oposição e da situação ao governo tucano em Itiruçu, onde ficou definido mais um pré candidato a prefeitura para as eleições deste ano. Trata-se do técnico, geólogo e mestre em geoquímica, Jorge Assis, cidadão Itiruçuense que presta serviço ao Governo do Estado de Sergipe como Diretor Estadual do Meio Ambiente.

Segundo informações, participaram do encontro ele, Jorge Assis, provável pré candidato pelo PT, sua esposa Dênia Assis, além dos lideres do PT, PP, PTN e PMN. O evento foi realizado no Sítio do Nono e contou com a participação de lideranças, como Eron Castro, Zé de Adroaldo, Dizalmir Assis, Cláudio Machado, entre outros.

O grupo intitulado a "Nova Via”, acredita que a partir do dia dois deverá ter a definição sobre a provável pré candidatura de Jorge Assis pelo PT, e em conversa com alguns militantes, disse achar muito pouco provável a união entre as oposições, diante dos últimos desencontros.

O fato é com o afunilamento para as tomadas de decisões, os próximos dias deverão serem cruciais para a política itiruçuense.

MPF obtém condenação de mineradora por exploração ilegal de granito em Lafaiete Coutinho

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Jequié (BA), a Justiça Federal condenou a empresa Antônio Oliosi Mineração ME por exploração ilegal de granito em área da Fazenda Manancial de Cristo, no município de Lafaiete Coutinho, distante 360km da capital. A empresa deverá recuperar a área degradada e pagar multa de R$ 448 mil, atualizados monetariamente.
De acordo com o art. 176 da Constituição Federal, para efeito de exploração ou aproveitamento, as jazidas e demais recursos minerais pertencem à União. A pesquisa e a lavra dos recursos só podem ser feitos mediante autorização ou concessão, bem como de licença perante os órgãos que possuem atribuição relacionada à proteção ao meio ambiente, conforme determinado pela Lei nº 7.805/89.
O parecer técnico de vistoria, elaborado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, registrou a extração, entre os anos de 2006 e 2007, de cerca de 1.280 m³ de granito na Fazenda, também conhecida como Lagoa Jatobá. Na época, essa quantidade de minério foi avaliada em 448 mil reais. A empresa e seu proprietário, Antônio Oliosi, além da multa corrigida monetariamente e da recuperação da área degradada, deverão elaborar um “plano de recuperação de áreas degradadas”, executando-o de acordo com cronograma a ser definido pelos órgãos ambientais, sob pena de multa diária no valor de mil reais.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal na Bahia

segunda-feira, 28 de março de 2016

Equipe Itiruçu unidos Bike participa do cicloturismo


Centenas de ciclistas de toda a região  participaram  primeiro cicloturismo de Jaguaquara. A equipe   Itiruçu unidos Bike com 30 ciclistas, saiu pedalando  de Itiruçu até Jaguaquara participou do evento e retornou pedalando totalizando cerca de  65 km .

O Cicloturismo de Jaguaquara teve 23 km  entre área urbana e às paisagens naturais. A organização do eventos a equipe Garra da "Toca da onça" já se prepara para outros eventos da modalidade.
A equipe de Itiruçu teve seis premiados: Um quadro d bike 29 Marcelo Serra, um quadro 29 Bruno,  um quadro 29 Edson, uma bike 26 Agdo,  uma mochila térmica Leo, um vaso de água Nildo.

Pré Candidata Lorena deverá se filiar a novo partido nesta segunda-feira (28)

Depois de idas e voltas e indecisões a pré-candidata a prefeita Loren Di Gregário confirmou com exclusividade ao Itiruçu Noticias que vai se filiar ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) . A medica revelou que assina a sua filiação nesta segunda-feira (27). 
Depois de sai do PT por incompatibilidade com o diretório municipal, Dra Lorena se filiou ao PRB, porem o partido  tomou uma direção de oposição ao governo federal no qual a médica tem ligações, principalmente com o deputado Federal Jorge Solla, provocando sua desfiliação do partido.
Depois de alguns dias sem partido a médica enfim anunciou a nova legenda . Desde o inicio quando  deixou o PT,  o  PC do B era o partido  favorito para acolher a médica, porem as articulações nos bastidores político fez com que a médica adiasse sua filiação. Esta semana promete muitas definições na politica de Itiruçu.

Fonte: Itiruçu Notícias

Itiruçu: Prefeitura cria Conselho de Segurança Pública

Foi sancionada na última semana a Lei Municipal que cria o Conselho Municipal de Segurança Pública – COMSEG de Itiruçu, órgão executivo e Deliberativo do Poder Público Municipal, com autonomia administrativa e status de Departamento, subordinado diretamente ao Chefe do Executivo Municipal sob assessoramento do Jurídico Municipal, encarregado da definição das políticas de segurança pública e de defesa social no Município.
Segundo  a Lei municipal 206  o conselho  precípua a integração regular e organizada, continua e harmoniosa dos órgãos encarregados da preservação da segurança pública e social no combate sistêmico da criminalidade em todos os seus níveis, propiciando condições para o aperfeiçoamento das atividades conjuntas, preservação da ordem pública e social, unificação dos esforços e meios, sem perda da individualidade e características próprias, na execução de ações e atividades em benefício da comunidade.
O Conselho Municipal de Segurança Pública, será constituído pelos seguintes Órgãos e representantes sem remuneração: Diretor Executivo, com status de chefe do CONSEG, indicado pelo chefe do poder executivo municipal;  Diretoria Deliberativa, composta pelo  Diretor Executivo nos termo que presidirá o Conselho;  Secretário Executivo, indicado pelo prefeito;   representantes do Poder Judiciário;  representantes do Ministério Público; representante das polícias civil e militar;  representante do Poder Legislativo, indicado pela Câmara Municipal de Vereadores;  representante da Guarda Municipal de Itiruçu indicado pelo Executivo Municipal; representante da Ordem dos Advogados do Brasil por advogado com residência no Município indicado pela OAB seccional de Jequié-BA.; um representante da Igreja Católica;  um representante das Igrejas evangélicas; um representante do Setor Comercial de Itiruçu; um representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e outro representante dos produtores rurais e pecuaristas do Município.

Jovem de Itiruçu morre afogado em Lafaiete Coutinho

O jovem itiruçuense Lucas Argolo, morreu vítima de afogamento na tarde de sexta-feira da Paixão (25), em uma barragem na região conhecida como Comunidade de Terra Novas na zona rural de  Lafaiete Coutinho, próximo ao povoado de Santana, em Lajedo Tabocal.
O fato teria ocorrido por volta das 3 da tarde e amigos do mesmo contou que eles teria ido tomar um banho no local, quando Lucas desapareceu na água. Um dos seus colegas ainda tentou mergulhar para encontrar a vítima, mas sem sucesso.
Lucas recentemente já teria sofrido um acidente de moto e ficou bastante ferido. Desta feita, mais uma tragédia aconteceu na vida do jovem, desta vez de forma fatal. Familiares ficaram comovidos e chocados com o caso.

Secretário da Prefeitura de Itiruçu sofre acidente na BR-116


O senhor Josman Pires juntamente com sua esposa de pré nome Elma, um sobrinho deles de apelido Pedrinho com sua namorada identificada como Luana, ambos de Itiruçu, foram vítimas de um acidente envolvendo o veículo em que estavam, modelo Fusion de Placa HGL -6565, licença de Jequié  que colidiu contra um cavalo que atravessava a BR 116, próximo ao município de Jequié.

O fato ocorreu na noite do último sábado, quando as quatros pessoas retornavam de Jequié, e foram surpreendidos pelo animal que atravessava a rodovia. Apesar da gravidade do impacto, os ocupantes sofreram escoriações leves.


A colisão frontal deixou o veículo bastante danificado. O animal morreu e foi recolhido por preposto da ViaBahia. Josman Pires está atualmente secretário de Administração da gestão do Prefeito Wagner Novaes.

Fotos: Itiruçu Online