sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Passagens intermunicipais sofre aumento de 8,92%

Como tem ocorrido desde 2011, a Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia) autorizou, sem qualquer divulgação para a população, um reajuste de 8,92% para as passagens do transporte intermunicipal de passageiros. Foi mais um reajuste na calada da noite.
Eduardo Pessoa, diretor-executivo da Agerba e que assinou a portaria do aumento, estaria em Portugal, em férias, segundo disseram ao Jornal  da Mídia  fontes da Seinfra.
Bem superior à inflação dos últimos 12 meses, que foi de 6,41% (oficial, medida pelo IPCA), o aumento entra em vigor nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, portanto, em pleno Carnaval, para que não ocorra qualquer impacto. 

Foto: Blog Ed Santos/Matéria Itiruçu Notícias

Ex-atacante do Bahia já pode estrear pelo E.C Vitória

Pronto, todo mundo com a documentação em dia e o Esporte Clube Vitória, já no próximo jogo que será contra o América-RN, pela Copa do Nordeste, na quarta-feira de cinzas, poderá mandar para o campo de jogo todos os sete jogadores contratados até então, para a temporada 2015.
Ontem foi Elton que teve a documentação em estado regular. Nesta sexta-feira o mesmo aconteceu com o atacante Rhayner, que teve seu nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e, com isso, já está em condições de estrear pelo Vitória, claro, se for da vontade do técnico rubro-negro.
Informações: Futebol Bahiano

Acordo de Minsk prevê retirada de tropas e reforma constitucional na Ucrânia

As negociações do “quarteto da Normandia” deram resultado. Os participantes do grupo de contato assinaram um documento com um conjunto de medidas de implementação dos acordos de Minsk. Leia a íntegra do documento.
1. Cessar-fogo imediato e total em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia, e a manutenção estrita desse regime a partir das 00h00 (horário de Kiev) do dia 15 de fevereiro de 2015.

2. Retirada de todos as armamentos pesados por ambas as partes para distâncias iguais, com o objetivo de criar uma zona de segurança de distância mínima de 50 km entre as partes, para sistemas de artilharia de calibre 100 mm e maiores; de uma zona de segurança de distância mínima de 70 km entre as partes para sistemas de lançamento múltiplo de foguetes e de distância mínima de 140 km para sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Tornado-S, Uragan, Smerch e para sistemas táticos de foguetes Tochka (Tochka-U):

— Para as tropas ucranianas: da linha de demarcação de fato;

— Para os grupos armados de determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk  na Ucrânia: da linha de demarcação conforme os Acordos de Minsk de 19 de setembro de 2014.

O prazo máximo do começo da retirada dos armamentos pesados acima listados é o segundo dia depois do início do cessar-fogo. A retirada deve se completar no prazo de 14 dias. 

A OSCE, com o apoio do Grupo de Contato Trilateral, ajudará e supervisionará este processo.

3. Garantir, por parte da OSCE, o monitoramento efetivo e verificação do regime do cessar-fogo e retirada de armamentos pesados desde o primeiro dia da retirada, com o uso de todos os meios técnicos necessários, inclusive satélites, veículos aéreos não tripulados (VANTs), radares etc.

4. No dia posterior ao início da retirada, começar o diálogo sobre as modalidades de organização das eleições locais conforme a legislação ucraniana e e,m particular, com a Lei da Ucrânia "Sobre o regime temporário de autogoverno local em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk", e também sobre o futuro regime dessas áreas com base na lei mencionada.

Imediatamente, no prazo máximo de 30 dias após a data de assinatura deste documento, a Suprema Rada da Ucrânia deverá aprovar um decreto com a indicação do território sujeito ao regime especial conforme a Lei da Ucrânia "Sobre o regime temporário de autogoverno em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk" conforme a linha estabelecida nos Acordos de Minsk de 19 de setembro de 2014.

5. Garantir a absolvição e anistia através da implementação de uma lei que proíba a persecução e punição de pessoas relacionadas com os acontecimentos em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk, na Ucrânia.

6. Garantir a libertação e o intercâmbio de todos os reféns e pessoas indevidamente retidas conforme o princípio "todos por todos". O prazo máximo para a realização deste processo é o quinto dia depois da retirada.

7. Garantir o acesso seguro, fornecimento, armazenagem e distribuição de ajuda humanitária aos necessitados conforme o mecanismo internacional.

8. Definir as modalidades de restabelecimento total das relações socioeconômicas, inclusive as prestações da previdência social, como as aposentadorias e outros pagamentos (ingressos e rendimentos, pagamento a tempo de todas as contas dos serviços de utilidade pública, restabelecimento da tributação de acordo com o quadro legal da Ucrânia).

Para alcançar estes objetivos, a Ucrânia irá restabelecer a gestão do segmento do seu sistema bancário nas áreas atingidas pelo conflito; também pode ser criado um mecanismo internacional para facilitar estas transações.

Alexander Lukashenko (E-D), presidente da Bielorrússia, Vladimir Putin, presidente da Rússia, Pyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia, Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e François Hollande, presidente da França
© REUTERS/ GRIGORY DUKOR
Como decorriam as negociações do "quarteto da Normandia"
9. Recuperar o controle total da fronteira nacional por parte das autoridades da Ucrânia ao longo de toda a zona do conflito, que deve começar no primeiro dia após as eleições locais e terminar depois da regulação política total (eleições locais em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk conforme a Lei da Ucrânia e reforma constitucional) até o final do ano de 2015 com a condição do cumprimento do item 11 — em consultas e após acordo com os representantes de determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk no quadro do Grupo de Contato Trilateral.
10. A retirada de todas as unidades armadas e material bélico estrangeiros, assim como dos mercenários, do território da Ucrânia, sob a supervisão da OSCE. O desarmamento de todos os grupos armados ilegais.

11. A reforma constitucional na Ucrânia com a entrada em vigor até o final do ano de 2015 de uma nova Constituição, com a decentralização como elemento-chave (tendo em conta as particularidades de determinadas áreas das regiões de Donetsk e Lugansk, acordadas com os representantes destas áreas), e também a aceitação de uma legislação sobre o estatuto de determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk, conforme as medidas indicadas na Nota, até o final do ano de 2015.

12. Conforme a Lei da Ucrânia "Sobre o regime temporário de autogoverno em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk", as questões relativas às eleições locais serão discutidas e acordadas com representantes de determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk no quadro do Grupo de Contato Trilateral. As eleições serão realizadas com a observância das normas correspondentes da OSCE e com o monitoramento por parte do Escritório das Instituições Democráticas e Direitos Humanos da OSCE.

Presidente da Rússia Vladimir Putin
© SPUTNIK/ MICHAEL KLIMENTYEV
Putin: cessar-fogo em Donetsk entra em vigor às 00h00 de 15 de fevereiro
13. Intensificar a atividade do Grupo de Contato Trilateral, inclusive através da criação de grupos de trabalho para o cumprimento dos aspectos correspondentes dos Acordos de Minsk. Eles deverão refletir a estrutura do Grupo de Contato Trilateral.
Nota:

Estas medidas, conforme a Lei "Sobre o regime temporário de autogoverno em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk", implicam o seguinte:

— A cessação da punição, persecução e discriminação das pessoas relacionadas com os acontecimentos que tiveram lugar em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk;

— o direito à autodefinição linguística;

— a participação dos órgãos de autogoverno local na nomeação dos dirigentes dos órgãos da promotoria e tribunais em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk;

— a possibilidade dos órgãos centrais do poder executivo de fazer acordos com os órgãos correspondentes do autogoverno local sobre o desenvolvimento econômico, social e cultural de determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk;

— o Estado presta apoio ao desenvolvimento social e econômico de determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk;

— o apoio por parte das autoridades centrais à cooperação transfronteiriça em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk com regiões da Federação da Rússia;

— a criação de destacamentos populares de patrulha, após decisão dos conselhos locais, com o objetivo de manter a ordem pública em determinadas áreas das regiões (oblasts) de Donetsk e Lugansk;

— os poderes dos deputados dos conselhos e funcionários públicos locais, eleitos nas eleições antecipadas convocadas pela Suprema Rada da Ucrânia de acordo com a Lei referida, não podem ser cessados.

O documento foi assinado por três participantes do Grupo de Contato Trilateral: a embaixadora da OSCE, Heidi Tagliavini, o segundo presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, e o embaixador da Federação da Rússia na Ucrânia, Mikhail Zurabov, e também por representantes das Repúblicas Populares de Donetsk e de Lugansk, Aleksandr Zakharchenko e Igor Plotnitsky, respetivamente.


PRF detém motorista embriagado que havia agredido adolescente no extremo Sul da Bahia

Policiais Rodoviários Federais detiveram um motorista por embriaguez ao volante e lesão corporal a uma adolescente na tarde desta quinta-feira (12). O flagrante foi registrado por volta das 16:30h, no KM 719 da BR 101, trecho de Eunápolis/BA, quando o condutor de um Fiat/Palio, com placas da Bahia, ao perceber a aproximação da viatura, tentou evadir-se, sendo abordado logo em seguida. Durante a fiscalização, os PRFs perceberam que os ocupantes apresentavam sinais claros de embriaguez e convidaram o condutor a realizar o teste de etilômetro. As suspeitas foram confirmadas, com a identificação da concentração de 0,77 mg de álcool por litro de ar expelido de seus pulmões, configurando embriaguez ao volante. Ainda durante a fiscalização, a passageira, uma adolescente de 16 anos, informou aos PRFs que "estava ingerindo bebida alcoólica com o condutor do veículo na cidade de Itagimirim/BA, e que este havia agredido ela dentro do veículo, rasgando as suas vestes, impedindo que ela saísse do veículo, com intenção de levá-la a um local desconhecido". Os PRFs fizeram contato com o Conselho Tutelar e a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Fonte: PRF BA

Jaguaquara: Carro perde freio e bate em casa


Um veículo Chevrolet Chevette de placa CQF-8842 licenciado de Jaguaquara bateu em uma casa no bairro Casca, naquela cidade, por volta do meio dia desta sexta-feira (13). Segundo o Blog Marcos Frahm, testemunhas contaram que ocorreu depois que o Chevette faltou freio quando descia a ladeira da Bela Vista e atingiu o imóvel na Avenida Egídio Almeida.

Não havia ninguém na casa e o condutor do carro não sofreu ferimentos. Com a colisão, o veículo ficou quase que imerso dentro da casa, levando susto a quem transitava na via pública. Esta não foi a primeira vez que fatos como este aconteceram.

Fotos: Blog Marcos Frahm

Itiruçu: Após repercussão; Prefeitura emite nota sobre queda de muro do cemitério público


Diante da repercusão na mídia local e regional, sobre a informação da queda de parte do muro do cemitério público de Itiruçu, a Prefeitura Municipal emitiu nota para tentar esclarecer o fato. 
Segundo informações populares, o desabamento ocorreu há alguns dias. Ao ir a localidade, nossa reportagem constatou uma deterioração do  referido muro, dado ao tempo de construção e a falta de manutenção ao longo dos mais de 60 anos da estrutura.  Animais adentrarm ao espaço onde descança os restos mortais de muitas pessoas, uma vez que a parte desabada limita-se com uma fazendo, onde pasta vacas e cavalos. Na nota, a Prefeitura afirma que já interditou a área afetada e garante que logo fará a reconstrução do muro. A administração ainda salienta que os sepultamentos futuros não serão afetados, uma vez que a parte que caiu não está mais sendo usada, já que está cheia de túmulos. 
Em várias partes do muro, há sinais de rachaduras e casas de cupins, o que pode resultar em mais desabamentos. O Vereador João Mota (Nino do PT) que esteve visitando o local e afirmou que entregou um ofício na manhã de quinta feira (12) a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal, que na nota enviada hoje a nossa redação, alega ter então iniciado as providências.

Fotos: Blog Ed Santos.




 Veja a nota conforme foi nos enviada na íntegra: 
"A prefeitura de Itiruçu vem a público esclarecer a cerca do desabamento de parte do  Muro no Cemitério João Batista , localizado no Bairro do Cruzeiro, ocorrido durante esta semana e noticiada na imprensa local e regional que  todas as providências de interdição do local e reconstrução do muro já foram tomadas pelo município.  Todo o processo de compra do material  e a ordem de serviço já foi autorizada desde a última quarta-feira , dia 11.
Ainda informamos que o referido cemitério foi construído e inaugurado em 1953. O muro que desabou foi construído com tijolos de blocos e pedras e como de costume na época, usou-se “Barro” para levantar a construção.  As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas pelo município.
Ainda informamos que a Prefeitura Municipal de Itiruçu, através da gestão em curso “Itiruçu Fazendo Mais Por Você”,  recebeu o cemitério  em totais condições de abandono e nos últimos dois anos recuperou a Capelinha que encontrava-se abandonada e sem condições de uso.
Reconhecemos a clara necessidade de melhorias no Cemitério Local e informamos que existe todo planejamento para que ambas sejam realizadas com maior brevidade possível. Ainda informamos que o desabamento não ocasiona a interdição para sepultamentos.  

Agradecemos a preocupação de todos e é nosso dever tranquilizá-los  quanto a realização das melhorias. Estamos á disposição para maiores informações através do e-mail  comunicação@itirucu.ba.gov.br."

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Parte de muro desaba e aniamais adentram em Cemitério Público de Itiruçu

Uma parte do muro que cerca o Cemitério Público de Itiruçu desabou. Foi o que constatou nossa reportagem por volta do meio dia desta última quinta feira (12), após denuncias de moradores do Bairro Cruzeiro.
Construído em uma das partes mais bonitas da cidade de Itiruçu, no topo dos bairros Real e Cruzeiro, o cemitério municipal apresenta no muro que o cerca, marcas de deterioração devido às ações do tempo e a falta de reformas necessárias. Em várias partes do muro, há sinais de rachaduras e casas de cupins, o que pode resultar em mais desabamentos.
A parte caída da antiga construção fica já na divisa com uma fazenda e existem sinais que animais como cavalos e vacas estejam adentrando no cemitério.

O Vereador João Mota (Nino do PT) também esteve visitando o local e afirmou que já entregou um ofício na manhã desta quinta, ao Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal, afim de que providências sejam tomadas.  Veja Fotos:




Matéria e fotos: Blog Ed Santos

Adolescente morre com suspeita de infarto em Jaguaquara

A morte precoce de um adolescente de 15 anos, no fim da manhã desta quinta-feira (12), chamou a atenção de moradores do bairro São Jorge, em Jaguaquara. O menor de pré-nome David passou mal dentro de casa, na Rua Santo Antônio, após chegar de uma unidade de saúde, onde esteve acompanhado da mãe para realização de exame na manhã de hoje, segundo informações de familiares, que disseram ter acionado uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência –Samu 192, que tentou reanimar a vítima, mas o jovem não resistiu. A família informou ainda que o adolescente sofria de problemas cardíacos e suspeita que ele tenha sofrido um infarto. O corpo seria encaminhado ao Instituto Médico Legal, que emitiria o laudo apontando as causas da morte, mas a família registrou o óbito com histórico do jovem e não levou o corpo a Jequié, não havendo necessidade, por não se tratar de morte violenta. 

Do Blog Marcos Frahm

Morador de Jequié foi preso no Entrocamento de Jaguaquara por roubo de moto

Um homem foi preso nesta quarta-feira (11) pela Polícia Civil de Jaguaquara, suspeito de roubo, uma vez que Jorge Luiz Alves Miranda, vulgo ”Buiu”, conduzia uma motocicleta roubada em Jequié. De acordo com o investigador Dilton Carlos, o indivíduo teria estacionado a moto Honda Fan, de cor preta, placa OZG-7462 na Avenida Presidente Médici, no Entroncamento de Jaguaquara, na margem da BR-116, onde aguardava num restaurante um receptor de veículos roubados. Conduzido a Delegacia Territorial de Jaguaquara, o suspeito, morador no Condomínio Vida Nova, em Jequié, confessou ter tomado a motocicleta de assalto na noite do último dia (8), próximo ao Aeroporto de Jequié. A vítima esteve na unidade prisional e reconheceu ”Buiu”. que ficou detido a disposição da justiça. O veículo foi devolvido ao proprietário, que destacou a ação rápida da Polícia Civil.

Do Blog Marcos Frahm

Porta Voz do impeachment contra Dilma foi condenado pelo TSE

Brasil 247 - Um dos principais defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB) foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por crime eleitoral em razão dos excessivos gastos em publicidade no ano de 2006 quando era governador e disputou a reeleição.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou o processo no dia 5 de fevereiro e negou o recurso do parlamentar que pedia a anulação da condenação do TRE da Paraíba de 2010 pelo mesma irregularidade. Cunha Lima tinha sido condenado a pagar 100 mil UFIRs (R$ 106 mil).

Cássio havia recorrido ao TSE pedindo a reforma do acórdão e a improcedência da ação alegando a perda do objeto quanto ao pedido de inelegibilidade, uma vez que o prazo de três anos já teria sido cumprido. Já o PSDB, partido do senador, pediu a exclusão da multa ou sua redução. Ao analisar o caso, a ministra Maria Thereza entendeu que só havia a perda do objeto em relação ao prazo de inelegibilidade. “É fato que o transcurso do prazo da sanção de inelegibilidade, contado da data da eleição a que se refere, leva à perda do objeto da imputação”, escreveu ela em sua decisão.

Quanto a pagamento da multa, ela entendeu que a ação deve prosseguir. “A sanção de inelegibilidade teve como fundamento legal a prática de abuso, enquanto a multa teve como fundamento a prática de conduta vedada. Ressalto que não se aplica na hipótese destes autos a jurisprudência que considera a perda do objeto pela cumulatividade das penas, referente ao art. 41-A da Lei 9.504/97, caso em que decorrentes ambas as sanções da aplicação de um único dispositivo (que trata de captação ilícita de sufrágio), hipótese diversa da ora tratada”.

Na decisão, a ministra afirma que os R$ 22 milhões gastos nos primeiros seis meses do ano de 2006 superam em muito a média do período 2003-2006 do mandato do então governador.

Rui Costa: Tráfico de drogas matou 178 jovens em apenas um mês na Bahia

Bahia 247 - O governador Rui Costa (PT) afirmou nesta quinta-feira (12) que 178 jovens foram assassinados na Bahia apenas em janeiro por conta do tráfico de drogas. "A lei deles é de que quem não pagou, morre. Se tem a ordem do chefe da gangue, morre. Se eles desconfiam que alguém está denunciando para a polícia, mata", disse o petista em entrevista à rádio Tudo FM.

Ainda segundo o governador, quatro policiais também morreram em confronto com a polícia e o Estado agirá para coibir a ação dos bandidos.

"Nós não vamos assistir isso passivamente, vamos responder e atuar no sentido de desarticular o crime organizado em nosso estado. Não iremos nos acomodar com a execução e a morte de tantos jovens da periferia assassinados por esses grupos que matam sem piedade. A polícia não pode e não vai ser recebida a tiros, onde quer que ela vá", disse Rui Costa.

Ele condenou possíveis excessos de policiais nas ações e disse que sua determinação é de que "todos os policiais atuem de acordo como manda a constituição federal e a legislação. Não aceitarei que a imagem da corporação seja manchada por atitudes isoladas de 1, 10, de quantos sejam".

PRF flagra pernambucano com veículo e CRLV adulterados

Policiais Rodoviários Federais apreenderam um CRLV(Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo ) falsificado e um veículo com claros indícios de adulteração, na noite desta quarta-feira (11). O flagrante aconteceu por volta de 20:00h, no KM 830 da BR 116, trecho de Vitória da Conquista, quando foi abordado um Fiat/Strada Adventure com placas do estado de São Paulo. Ao fiscalizar o veículo e solicitar do condutor documentação de porte obrigatório, os PRFs perceberam que o CRLV apresentado possuía sinais evidentes de falsificação, confirmando através de consulta ao sistema. Além disso, ao revistar minuciosamente o automóvel, os policiais verificaram que partes do veículo, como motor e vidros, estavam adulterados. Diante dos fatos, o condutor de 43 anos, natural do estado pernambucano, foi detido e encaminhado com veículo e documento para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Fonte: PRF - BA

Bandidos arrombam e roubam Mercadinho em Itiruçu

Por volta das 3 da madrugada desta quinta feira (12), elementos não identificados, ultilizando equipamento conhecido vulgarmente com pé de cabra, arrombaram o portão e praticaram furto contra o Mercado Economico, localizado próximo ao Hospital Municípal, na Rua José de Souza em Itiruçu.
Segundo o proprietário do estabelecimento, de pré nome Danilo, ao chegar na lacalidade, na manhã desta quinta se deparou com o portão arrombado. Do interior do estabelecimento, os bandidos levaram o cofre com certa quantia em dinheiro e algumas sandalias feminina. O cofre foi encontrado vazio logo em seguida, nas proximidades do Bar de Cavalcante, em uma área com vegetação.
De acordo com pessoas que transitavam pela localidade, dois suspeitos foram vistos portando capacete em uma moto de dados ignorados nas imediações do mercado, isto logo após a meia noite.
O comerciante,  solicitou a retirada de uma árvore que ficava em frente ao seu comercio e poderia servir  de esconderijo para meliantes e usuários de drogas.
A Polícia acredita que os dois elementos vistos por populares tenham sido os autores do crime. Até o memento não há pista dos autores do arrombamento.

Operação Carnaval da PRF apreende 210.000 cigarros contrabandeados



Equipes táticas da Polícia Rodoviária Federal apreenderam cigarros de origem estrangeira, sem qualquer documentação e detiveram um indivíduo por contrabando na noite desta quarta-feira (11). O maior flagrante ocorreu por volta das 23:00h, no KM 111 da BR 101, trecho de Alagoinhas/BA, durante abordagem a um automóvel GM/Agille, com placas de Sergipe.Ao revistar o veículo, os PRFs encontraram 1.000 caixas de cigarros, totalizando 200.000 unidades de cigarros, sendo estes provenientes do Paraguai.
o condutor foi detido e encaminhado com os cigarros para a Delegacia de Polícia Judiciária Local.
Uma primeira apreensão de cigarros contrabandeados já havia ocorrido em Vitória da Conquista, ontem (11), por volta de 10:20h, durante abordagem a um M. Benz/Sprinter. Ao fiscalizar o veículo, os PRFs encontraram 50 caixas, totalizando 10.000 unidades de cigarros que estavam na posse de um dos passageiros de 53 anos. Ressalta-se que a importação desses cigarros é proibida no Brasil. O material apreendido foi encaminhado à Receita Federal local.

Fonte: PRF-BA

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Más condições e baixa tensão causam blecautes eletricos no Entroncamento de Jaguaquara


Moradores do Distrito Stela Dubois, Entroncamento de Jaguaqua estão reunindo assinaturas, através de um abaixo assinado, no intuíto de solicitar da COELBA, maior estabilidade no fornecimento de energia em vários bairros daquela comunidade.
O abaixo assinado está sendo preparado por residentes das Ruas Antônio Pereira de Araújo, José Cesarino, Everaldo Souza Santos, Raimundo da Silva, Generosa, Paulo Ovídio Nascimento, Avenida Domingos Fioravante, Sete de Setembro, Luiz Viana, entre outras, que reclamam de pequenas interrupções e queda de tensão, o que pode gerar perdas de aparelhos entre outros prejuizos. 
Os blecautes acontecem principalmente no horário de pico, ou seja a partir das 18 horas. Segundo informou o Blog Diário do Entroncamento, recentimente na Rua Antônio Pereira de Araújo, fios, entrou em curto e pegaram fogo, demonstrando o péssimo estado de algumas parte da fiação. A COELBA informou que vai fazer uma fiscalização na rede e segundo o Blog, fato que até o momento não ocorreu.

Fotos: Blog Diário do Entroncamento

Explosão em plataforma da Petrobras deixa 3 mortos

Acidente ocorreu por volta das 12h50, a 120 km da costa do Espírito Santo, no município de Aracruz, causado por um vazamento de gás na casa de bombas do navio-plataforma FPSO Cidade de São Mateus; informação da Agência Nacional de Petróleo confirma 3 mortes e 10 feridos; embarcação pertence à BW Offshore; seis tripulantes estarão desaparecidos; 30 funcionários foram retirados da plataforma; Petrobras emitiu nota oficial admitindo três óbitos e seis desaparecidos; Aldemir Bendine assume a empresa em seu inferno astral.

Do Brasil 247

Operação Carnaval da PRF/BA recupera veículo roubado em São Paulo


Policiais Rodoviários Federais recuperam um veículo roubado, apreenderam dois CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) falsificados e detiveram dois motoristas profissionais pela falsificação dos documentos durante as ações da Operação Carnaval desta terça-feira (10). Os flagrantes aconteceram no KM 544 da BR 116, trecho do município de Milagres/BA. A primeira ocorrência foi registrada por volta de 11:00h, quando os PRFs foram acionados para atender um acidente em que estariam envolvidos, um caminhão trator e um semi-reboque. Quando os PRFs observaram a documentação dos veículos, perceberam que o licenciamento do semi-reboque apresentado pelo motorista de 41 anos, apresentava sinais de falsificação. 
Ainda no mesmo local, já por volta de 16:45h, durante abordagem a uma carreta M. Benz/LS 1935, tipo "cegonha", com placas de São Paulo, os policiais descobriram outro documento falsificado. Desta vez, a falsificação foi descoberta quando os PRFs fiscalizaram todos os documentos dos veículos que estavam sendo transportados na carreta, identificando que um dos CRLVs apresentados, possuía indícios de inautenticidade, sendo este pertencente a um veículo VW/Fox Rock in Rio, portando placas falsas pertencentes a outro veículo do estado de São Paulo. Após consulta ao sistema, os policiais confirmaram a falsificação do documento, descobrindo também a placa original, que na verdade era FMP-7943/SP, com ocorrência de roubo/furto em 20/08/2014, na cidade de São Paulo.
Em ambas as ocorrências, os condutores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária de Milagres, juntamente com os veículos e documentos.  

Informações e fotos: PRF BA



Operação Carnaval da PRF resgata pássaros silvestres em Alagoinhas


Policiais Rodoviários Federais em operação de combate à criminalidade, resgataram 70 pássaros na madrugada de hoje (11) em Alagoinhas/BA. O flagrante ocorreu à 01:10h, no KM 101 da BR 101, durante abordagem a um veículo GM/Cobalt, conduzido por um indivíduo de 50 anos. Ao fiscalizar o interior do veículo, foram encontradas três gaiolas, com 70 aves silvestres da espécie Cyanocompsa brissonii, conhecida popularmente por "Azulão". O condutor foi encaminhado com os pássaros para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Informações e fotos PRF-BA

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Carreta tomba na BR-116 próximo a Jequié

Uma carreta tombou na manhã desta terça-feira (10), no Km 653 da BR-116, no trecho de Jequié, onde estão sendo realizadas intervenções por parte da Concessionária ViaBahia, para recuperação de uma ponte. Segundo informações, ninguém ficou ferido no acidente.

Os motoristas que trafegam no trecho Jequié/Jaguaquara, reclamam dos transtornos que são gerados pelas obras. O trânsito é lento na rodovia e flui com o sistema PareSiga. A PRF já inicia a Operação Carnaval.

Do Blog Marcos Frahm

Desemprego cai a 6,8% em 2014 e é o menor dos últimos dois anos, aponta IBGE

A taxa de desemprego no País ficou em 6,8% em 2014, na média. Foi o menor índice desde 2012, quando atingiu 7,4% no ano e também abaixo do patamar registrado em 2013, que foi 7,1%. Considerando apenas o mês de dezembro, a taxa ficou em 4,3%, nível igual ao de dezembro de 2013, considerado o menor da série histórica, iniciada em 2002. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta terça-feira (10), pelo IBGE.

Globo blinda FHC no noticiário da Lava Jato

Diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, determinou a todos os chefes de núcleo em email enviado no fim de semana: "Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato (...) revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique"; emissora dirigida por João Roberto Marinho deu o recado depois de reportagem ter procurado o ex-presidente para repercutir as declarações de Pedro Barusco, de que recebia propinas na Petrobras desde 1997, antes do governo Lula; o Jornal Nacional sequer divulgou a acusação de Baruco, mas deu total destaque à resposta de FHC sobre o caso; segundo o tucano, em seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual de Barusco com seus fornecedores; no governo Lula, de acerto políticos.
"Assunto: Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato
Atenção para a orientação
Sergio e Mazza: revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique".
O email foi divulgado pelo jornalista Luís Nassif neste domingo, em seu blog. O recado foi enviado após a veiculação de uma reportagem que procurou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para repercutir as declarações do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco – de que recebia propinas na estatal desde 1997, antes do governo Lula. Barusco prometeu devolver aos cofres públicos uma fortuna de US$ 97 milhões em dinheiro desviado.

No Jornal Nacional, a acusação de Barusco sequer foi divulgada, mas deu-se todo destaque ao comentário de FHC sobre o caso (assista aqui). O tucano assegurou que, no seu governo, as propinas eram fruto de negociação individual entre Barusco e os fornecedores. Já no governo Lula, eram fruto de acertos políticos.

Prefeito de Salvador e Vice Presidente do Brasil são citados na Lava Jato

A Polícia Federal apreendeu documento que continha nomes de políticos, inclusive do prefeito ACM Neto, na sede da Camargo Corrêa. Na planilha constava uma lista de obras que a Camargo Corrêa tinha interesse. Neto foi citado em duas marcações, de US$ 100 mil e US$ 300 mil.
O PT baiano também aparece nos documentos, associado ao valor de US$ 450 mil. Políticos como o vice-presidente Michel Temer (PMDB), do ex-governador de São Paulo Mário Covas (PSDB) e do deputado federal José Aníbal (PSDB), também foram citados.

O nome de Michel Temer aparece relacionado a duas obras: a duplicação de uma rodovia em Praia Grande e uma obra de pavimentação em Araçatuba, ambas estimadas em US$ 18 milhões. O documento relaciona Temer a dois pagamentos de US$ 40 mil. José Aníbal aparece relacionado a três pagamentos que somam US$ 90 mil. A Polícia Federal suspeita que os valores se referem ao período entre 1990 e 1995, quando Temer e Aníbal eram deputados e Covas, senador por São Paulo.

Bocão News

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Itiruçu: Ossos humanos encontrado em quintal era de antigo cemitério


Restos de crânios e fêmures, entre outra partes de ossadas humana foram encontrados mais uma vez no fundo de uma construção no Bairro Santo Antônio em Itiruçu. Esta não é a primeira vez que isto acontece, já que em novembro de 2011 vários ossos humanos foram encontrado na mesma localidade.
Segundo informações do Blog Itiruçu Notícias, um morador que não quis se identificar, ao escavar o terreno neste final de semana, os restos mortais. Ainda segundo o blog, partes das ossadas se encontram no meio de um monte de terra que supostamente seria usada para aterro de outro terreno.

De acordo com moradores antigos de Itiruçu, o local onde hoje existe o Bairro Santo Antônio, um dos mais valorizado da cidade, se encontra sobre um antigo cemitério desativado há mais de 100 amos no qual foram sepultados moradores de fazendas na época existentes onde hoje é cidade. O fato foi comunicado as autoridades competentes que deverão conduzir a ossada até o cemitério local para o sepultamento. 

Fotos: Itiruçu Notícias

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Bahia vence o Jacobina pelo Campeonato Baiano

Novamente fazendo uma partida para o gasto, o Esporte Clube Bahia, jogando neste sábado, às 18:30, no Estádio Metropolitano de Pituaçu, pela 2ª rodada do Campeonato Baiano, venceu o Jacobina pelo placar de 3 x 1. Kieza, Bruno Paulista e Chicão marcaram para o Bahia. Pedro Bilú, fez o único gol do time do interior.
Agora o Bahia volta a ter uma nova pausa no Campeonato Baiano e vai defender a liderança do GRUPO E da Copa do Nordeste, enfrentando o Clube de Regata Brasil, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, na próxima quarta-feira (11), às 21h30.

Posto de Combustível com gasolina mais barata da região: R$ 3,08

Posto Grande Vale vende Gasolina a R$ 3,08 . Blog Ed Santos .
Desde o passado 2 de Fevereiro, que foi autorizado o novo aumento dos combustíveis. Diante da permissibilidade de elevar os preços em até R$ 0,20 o que não vem faltando são os abusos por parte de proprietários de Postos de Combustíveis que em vez de 20 centavos, aumentaram de 40 a 50 centavos. Ou seja, repassaram o valor em até 100% a 250% a mais para o consumidor.
Por exemplo, em Itiruçu a gasolina passou de R$ 3,15 para aproximadamente R$ 3,45; em Lajedo do Tabocal passou de aproximadamente 2,95 para R$ 3,25; no Entroncamento de Jaguaquara, onde tínhamos um dos preços mais em conta da região, a gasolina passou de aproximadamente R$ 3,05 para entre R$ 3,45 e R$ 3,50; em Jaguaquara os preços oscilam em R$ 3,39 a R$ 3,45. A única exceção que vale a pena você se deslocar de sua cidade e encher o tanque é no popular Posto Grande Vale da rede HG, a cerca de 1km do  Entroncamento de Jaguaquara, as margens da BR 116, sentido Feira de Santana, onde nossa reportagem constatou que a gasolina passou de R$ 2,95 para R$ 3,08.
O mais inusitado foi a história de um posto de combustível na cidade de Ponta Grossa no Paraná, que para justificar o abuso nos preços, quis confundir o cliente com uma frase: " Caros Cliente. O Preço do Combustível subiu por causa dos impostos do governo, somente repassamos. Reclame com a Dilma."

O fato é que quando você estuda o caso, descobre que de fatos os impostos existem, porem não justificam preços tão elevados. Fica assim escancarado o superfaturamento em mais de 100% nos lucros com a venda de combustíveis.

Abertas inscrições para habilitação às ações da assistência estudantil da Uesb

De 2 de fevereiro a 2 de outubro de 2015, estarão abertas as inscrições para habilitação às ações da assistência estudantil da Uesb, em dois períodos distintos de acordo com o Edital 202/2014. A assistência é destinada a alunos matriculados e frequentando regularmente os cursos de graduação presenciais da Uesb, que não possuam diploma de ensino superior e que se encontrem em uma situação econômica vulnerável, mediante comprovação de renda per capita de até 1,5 (um virgula cinco) salário mínimo vigente, ou que comprometa sua condição de permanência na graduação e o êxito nas atividades acadêmicas. 
Os interessados devem se inscrever no site do Programa de Assistência Estudantil (Prae), e, se aprovados, devem apresentar a documentação necessária e fazer a entrevista com o Serviço Social na Subgerência de Assuntos e Assistência Estudantil (SAAE) em Jequié e Itapetinga, e, na Gerência de Assistência e Assuntos Estudantis (GAE), no campus de Vitória da Conquista. A documentação exigida, bem como demais informações podem ser conferidas no Edital que delibera o processo seletivo. Em caso de dúvidas entre em contato com o Prae através dos telefones (77) 3261-8664, em Itapetinga; (73) 3528-9716, em Jequié; e (77) 3424-8657, em Vitória da Conquista. 

Com informações Ascom/Uesb.

Ipiaú: Ladrão de carro é preso ao tentar fugir de ônibus

A Polícia Militar prendeu na noite deste sábado(07), por volta das 20h, na praça do Cinquentenário, um jovem acusado de participar de uma quadrilha de roubos de carros na região. Melquisedeque de Almeida dos Santos foi preso por uma Guarnição do PETO, quando tentava fugir dentro de um ônibus da empresa Cidade Sol. De acordo com informações da polícia, ele, juntamente com mais dois comparsas tentaram roubar no final da tarde deste sábado na zona rural de Itagibá, uma caminhonete modelo Hillux. O roubo foi frustrado pela PM.
Os criminosos abandonaram os veículos e fugiram pelo mato. Com Melquisedeque, foi encontrado uma arma. Ele foi detido e apresentado na delegacia de Ipiaú. A pick up Saveiro, placa OZO-8150, licença de Simões Filho, usada pelo bando, foi roubada na noite da última sexta-feira(06). A proprietária do veículo soube da recuperação do seu carro através de uma busca na internet, ainda na noite de sábado, via reportagem divulgada no Giro. O jovem preso é natural de Camaçari. Os outros dois assaltantes ainda não foram localizados.

Informações Giro em Ipiaú

Motociclistas de Jequié protestam contra aumento abusivo de postos combustíveis

Um protesto contra o aumento do preço da gasolina e a forma como é aplicado pelos postos Jequié ganhou as ruas da cidade na tarde deste sábado (7/2).  A manifestação foi convocada pelo facebook e a concentração inicial de motoristas e motociclistas teve início por volta de 16h30, em frente ao prédio da Prefeitura de Jequié, de onde o grupo saiu com cerca de 50 manifestantes, em carreata, ganhando praticamente o dobro de adesões  no trajeto. Os motoristas e motociclistas ao chegarem nas bombas dos postos [o primeiro deles foi o Pampa, na Avenida Landulfo Caribé),  pediam R$ 0,50 em combustível, pagando com uma nota de R$ 50 ou no cartão de crédito,  exigindo a nota fiscal. O segundo posto visitado pelo grupo foi o Ypiranga, na Rua Brigadeiro Sá,  no Jequiézinho, logo após eles foram até o  Posto Badica no centro da cidade,  encerrando o protesto no Posto Maringá.
Apesar da manifestação ter sido pacífica e  acompanhada à distância por viaturas da Polícia Militar, nas empresas visitadas foi observada a irritação por parte de proprietários das empresas e frentistas diante do tumulto criado em frente aos estabelecimentos, ocorrendo algumas discussões e a insatisfação pela inviabilidade de acesso às bombas, por  outras pessoas que quisessem abastecer.  Em cada posto visitado o movimento durou cerca de 40 minutos. No Posto Maringá, último percorrido pelo movimento, foi decidido pela administração da empresa suspender as atividades alegando falta de combustível. Os manifestantes afirmaram que após o Carnaval será programa uma nova data para a realização de manifestação semelhante. 

Reportagem e fotos Uberlan Costa/93 FM

Aécio e Anastasia serão denunciados ao MPF

Brasil 247 - O deputado estadual Durval Ângelo, líder do PT na Assembleia Legislativa, afirmou que as conclusões que a auditoria comandada pelo controlador-geral do Estado, Fernando Spinelli, nos governos de Aécio Neves e Antônio Anastasia, ambos do PSDB, são "estarrecedoras"; alvos da investigação são as obras da Cidade Administrativa pelo governo Aécio Neves, que custou R$ 1,7 bilhão, a concessão de rodovias, vantagens irregulares a servidores vinculados aos governos tucanos e irregularidades na companhia de saneamento básico do estado, a Copasa; construção do estádio Mineirão será alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Dilma, Alckmin, Haddad em queda livre

Brasil 247 - Não deu para segurar; pesquisa Datafolha divulgada neste sábado 7 mostra queda acentuada na popularidade da presidente Dilma Rousseff, do governador Geraldo Alckmin e do prefeito Fernando Haddad; índices de aprovação descem aos níveis de julho de 2013, quando ocorreram as maiores manifestações contra o governo federal; ótimo e bom de Dilma declinou 19 pontos percentuais, descendo agora a 23% contra 42% em dezembro; Alckmin perdeu dez pontos no mesmo quesito; Haddad retrocedeu aos níveis da crise das tarifas de ônibus; insatisfação generalizada.

PRE/BA recorre ao TSE para cassação do diploma de Roberto Britto

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) recorreu nessa sexta-feira, 6 de fevereiro, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) requerendo a cassação do diploma e aplicação de multa ao deputado federal reeleito Roberto Pereira de Britto por conduta vedada a servidores públicos. O político utilizou verbas da Câmara dos Deputados, num total de R$ 50 mil, para confeccionar e distribuir 62,5 mil informativos com propaganda eleitoral, visando à sua reeleição.
Com teor eleitoral, o material publicitário impresso trazia diagramação praticamente idêntica ao perfil/página de campanha do político no facebook, slogan de campanha eleitoral, nome e cargo em destaque e exposição de plataforma política, com toda a despesa arcada pela Câmara de Deputados. Os informativos foram distribuídos nas residências do município de Jequié (BA) em de maio de 2014.
O recurso foi interposto contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), que julgou improcedente a representação na qual a PRE requereu a condenação de Britto ao pagamento de multa e a cassação do seu diploma. No entendimento do tribunal, as sanções por conduta vedada somente poderão ser aplicadas quando o ilícito tiver sido praticado durante o período eleitoral, a partir de quando se constitui a figura do candidato, o que não seria o caso de Britto, já que o fato ocorreu em maio daquele ano.
A PRE requer, no entanto, a reforma da decisão por entender que, para que se configure a prática de conduta vedada não é necessário que o agente já ostente "a condição de candidato". Para o procurador Regional Eleitoral na Bahia, Ruy Nestor Bastos Melo, “não se pode negar ser possível a prática, mesmo antes do trimestre anterior à eleição, de atos com efeitos voltados para a quebra da isonomia de forças entre candidatos, partidos e coligações”.
Por conta da mesma conduta, Britto já havia sido condenado ao pagamento de R$ 20 mil por propaganda eleitoral antecipada, com decisão já transitada em julgado, ou seja, sem possibilidade de recurso.

Confira a íntegra do recurso.
Número para consulta processual no TSE: 3588-80.2014.6.05.0000
Número da representação por propaganda antecipada: 2522-65.2014.6.05.0000.


Informações: Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal