sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Itiruçu: Após repercussão; Prefeitura emite nota sobre queda de muro do cemitério público


Diante da repercusão na mídia local e regional, sobre a informação da queda de parte do muro do cemitério público de Itiruçu, a Prefeitura Municipal emitiu nota para tentar esclarecer o fato. 
Segundo informações populares, o desabamento ocorreu há alguns dias. Ao ir a localidade, nossa reportagem constatou uma deterioração do  referido muro, dado ao tempo de construção e a falta de manutenção ao longo dos mais de 60 anos da estrutura.  Animais adentrarm ao espaço onde descança os restos mortais de muitas pessoas, uma vez que a parte desabada limita-se com uma fazendo, onde pasta vacas e cavalos. Na nota, a Prefeitura afirma que já interditou a área afetada e garante que logo fará a reconstrução do muro. A administração ainda salienta que os sepultamentos futuros não serão afetados, uma vez que a parte que caiu não está mais sendo usada, já que está cheia de túmulos. 
Em várias partes do muro, há sinais de rachaduras e casas de cupins, o que pode resultar em mais desabamentos. O Vereador João Mota (Nino do PT) que esteve visitando o local e afirmou que entregou um ofício na manhã de quinta feira (12) a Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal, que na nota enviada hoje a nossa redação, alega ter então iniciado as providências.

Fotos: Blog Ed Santos.




 Veja a nota conforme foi nos enviada na íntegra: 
"A prefeitura de Itiruçu vem a público esclarecer a cerca do desabamento de parte do  Muro no Cemitério João Batista , localizado no Bairro do Cruzeiro, ocorrido durante esta semana e noticiada na imprensa local e regional que  todas as providências de interdição do local e reconstrução do muro já foram tomadas pelo município.  Todo o processo de compra do material  e a ordem de serviço já foi autorizada desde a última quarta-feira , dia 11.
Ainda informamos que o referido cemitério foi construído e inaugurado em 1953. O muro que desabou foi construído com tijolos de blocos e pedras e como de costume na época, usou-se “Barro” para levantar a construção.  As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas pelo município.
Ainda informamos que a Prefeitura Municipal de Itiruçu, através da gestão em curso “Itiruçu Fazendo Mais Por Você”,  recebeu o cemitério  em totais condições de abandono e nos últimos dois anos recuperou a Capelinha que encontrava-se abandonada e sem condições de uso.
Reconhecemos a clara necessidade de melhorias no Cemitério Local e informamos que existe todo planejamento para que ambas sejam realizadas com maior brevidade possível. Ainda informamos que o desabamento não ocasiona a interdição para sepultamentos.  

Agradecemos a preocupação de todos e é nosso dever tranquilizá-los  quanto a realização das melhorias. Estamos á disposição para maiores informações através do e-mail  comunicação@itirucu.ba.gov.br."

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: