sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Programa Cidade Repórter reestréia na Itiruçu FM com Ed Santos e Sérgio Sióli

O blogueiro e radialista Ed Santos está de volta a programação da Itiruçu FM. Também quem estará de volta a programação emissora é o radialista Sérgio Sióli. Ambos apresentarão o Programa Cidade Repórter, das 6:30 às 8:00 da manhã, de segunda a sexta feira.
O Programa informativo contará com espaços para as notícias locais, regionais, gerais, utilidade pública, esporte, participação do ouvinte e é claro, os acontecimentos policiais de forma humorada, com Sérgio Sioli.
Ed Santos (editor deste blog) volta à grade da programação depois de ficar por oito meses a frente da Assessoria de Comunicação do Governo Local. Na Itiruçu FM, o mesmo já apresentou o Programa Giro Total ao meio dia, que hoje segue com Roberto Brito e Jesiel Souza.

O novo programa, que na verdade é uma reestreia, uma vez que já foi apresentado por cerca de um ano, entre 2013 e 2014, levará aos ouvintes da região, mais uma opção informativa nas primeiras horas do dia.

Wagner e Jutahy serão testemunhas no caso da Operação Lava Jato

Do Bahia 247 - O ex governador Jaques Wagner (PT) e o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB-BA) foram incluídos como testemunhas na defesa apresentada em ação ligada à Operação Lava Jato pela construtora baiana UTC Engenharia, presidida por Ricardo Ribeiro Pessoa (centro), que está preso.
Outros seis políticos (três do PT, um do PSB, um do DEM, um do PPS e um do PROS) também foram chamados pela empresa a depor.
O deputado e candidato à presidência da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo estão na lista. Também foi arrolado o atual secretário de Saúde da cidade de São Paulo, José de Filippi Júnior, além dos deputados federais Paulinho da Força (PROS-SP), Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) e do ex-deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

COELBA reafirma interrupção de energia elétrica em vários pontos de Itiruçu nesta segunda

A Coelba voltou a confirmar que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima segunda, dia 02/02/2015, das 08h30min às 12h30min, em partes do centro em Itiruçu. Serão atingidos os seguintes locais: Loteamento Francisco Inácio de Souza, Praça Vivaldo Bastos, Praça Albino Serra, Praça Antonio Cardoso, Praça Auro rocha, Rua Ernesto Souza, Rua Juracy Magalhães, Rua Juscelino Kubitschek, Rua Pedro Ribeiro, Rua Presidente Vargas e Rua Romeu Silva. 
O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.
A interrupção programada, excepcionalmente sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a, poderá ser cancelada realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.
Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Ascom Coelba


Jaguaquara: O Prefeito e a polêmica do despejo da Secretária de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaquara, segundo informações, teria sido despejada do prédio do Hotel Visão, onde funcionava a mais de um ano supostamente por falta de pagamento. A secretaria já teria  feito uma mudança anteriormente, do posto de saúde do São Jorge, para o hotel, que  gerou um desconforto muito grande entre os jaguaquarenses que já estavam acostumados com a Secretaria no Bairro São Jorge. Quando a população já estava estava acostumada,  vem  mais uma mudança. As informações revelam que  a rua onde funcionará a nova sede é complicada e não há vagas de estacionamento, ali está a Prefeitura, a Embasa, o Sindiserj, entre outros empreendimentos.
Segundo o site Itiruçu Notícias, o Prefeito de Jaguaquara Giuliano Martinelli (PP), não ouve despejo. "Mudamos para um local que o aluguel é menor. Pois sabemos que diante da falta de crescimento do FPM não temos condições de arcar com o aluguel anterior", explicou o prefeito.
Quanto ao debito, o prefeito confirmou  que a prefeitura está devendo alguns meses de aluguel mas  que deverá pagar o mais breve possível.

Informações: Itiruçu Notícias e Roberto Brito via WhatsApp/Foto Ascom

Marcelo Nilo nega envolvimento na criação do PL e fica no PDT; Meu problema é com o presidente do partido

Apesar dos rumores de que estaria à frente das articulações da criação do Partido Liberal na Bahia, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT) negou ter ido a Brasília, ontem, para conversar sobre este assunto com o ministro da Defesa e ex-governador baiano Jaques Wagner (PT) e deputados federais. Nos bastidores é tido como certo que, com a fundação do PL, a sigla servirá de satélite para o PT e para o PSD, partido do senador eleito na Bahia, Otto Alencar, que também esteve em Brasília ontem. Embora negue participação, nos bastidores ventila-se que as discussões pela recriação do PL estão a todo vapor. O deputado Marcelo Nilo disse que não tem previsão de sair do PDT e que sua conversa com Wagner foi a cerca da política ”de maneira geral”. ”Eu não pretendo sair do PDT. Só sairei do PDT se eles quiserem, e eu acredito que não. Meu único problema é com o presidente do partido na Bahia, Felix Mendonça Jr. O restante me dou muito bem. Não estou articulando criação do PL. Fui conversar sobre vários temas e matar a saudade do amigo”, desconversou Nilo à Tribuna da Bahia. Nas últimas semanas, o ex-deputado estadual Cleovan Siqueira, um dos articuladores da criação do Partido Liberal na Bahia, havia confirmado Nilo como coordenador do processo de refundação da sigla. ”Só conversei até agora em Nilo pelo telefone, mas teremos uma reunião em breve, em Brasília e Salvador”, disse Cleovan na ocasião. A possível migração de Nilo para o PL seria uma possibilidade caso o pedetista não consiga a presidência estadual do PDT, como almeja, em disputa com o deputado federal Félix Mendonça Junior. Nos bastidores, tudo leva a crer na aproximação do PL com o PSD, do ministro Gilberto Kassab, e a base petista. O senador Otto Alencar também estaria decidido em recolher assinaturas para instalar a legenda. A reportagem tentou contato com o senador até o fechamento desta edição, mas não conseguiu falar com ele ao telefone. Se criado, o PL deve mirar nos partidos que estão à deriva, abraçar os membros do PSD, e dessa forma enfraquecer a oposição à presidente Dilma Rousseff (PT), na medida que diminui a hegemonia do PMDB no Congresso Federal. Na Bahia, o governador Rui Costa aumentaria sua bancada e provocaria um novo desfalque no prefeito ACM Neto (DEM) ao fortalecer aliados deputados e vereadores. Estes últimos têm papel importante no desenrolar do partido no estado e acelerar o processo.

Do Blog Marcos Frahm

Blogueiro do Itiruçu Online assuminrá Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itiruçu

O blogueiro e dono do Jornal A Notícias, o itiruçuense Tiago Santos deverá assumir nos próximos dias o cargo público comissionado de Assessor de Comunicação da Prefeitura de Itiruçu. O nome foi confirmado pelo prefeito Wagner Novaes. Tiago Santos, também dono do Blog Itiruçu Online, estará substituindo o também blogueiro e radialista Ed Santos (proprietário do blog com seu nome), que retornará aos trabalhos na Rádio Itiruçu FM já nesta segunda feira(2/2).
Além de Tiago Santos, também haverá mudanças na Secretária de Administração, onde o jovem Josman estrá assumindo, em substituição ao ex vereador  Diogenes Serra e da Interina Simone Fair. Outras mudanças em secretárias e diretorias também deverão ser anunciadas nos próximos dias ou horas no Diário Oficial do Município.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Alimentação anticâncer

Uma alimentação saudável pode significar a prevenção do câncer e de várias outras doenças. Cerca de 30% dos casos de câncer pode ser prevenido com alimentação adequada, atividade física e peso saudável. “Manter o peso adequado, evitar o sedentarismo e se alimentar de forma saudável, evitando o consumo excessivo de carne vermelha, gorduras e bebidas alcoólicas é a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de tumores”, esclarece a oncologista Clarissa Mathias, diretora do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia). Apesar da obesidade sempre ter sido associada às doenças do coração, a gordura corporal também influencia na formação de vários tipos de câncer, como o de intestino grosso, colón, reto, mama, endometrio, rim e esôfago.     
A variedade e a quantidade adequada de alimentos são fundamentais para a saúde. “É importante variar nas cores durante as refeições, consumir cinco porções diárias de frutas e hortaliças e evitar o consumo de carnes processadas e salgadas”, explica a nutricionista Tatiane Sousa, da equipe do NOB.          
O tomate e seus derivados (extrato, polpa de tomate) são poderosas fontes de licopeno, substância carotenoide que protege contra a oxidação celular e ajuda na prevenção do câncer de próstata. A substância combate os radicais livres em excesso que podem desencadear mutações celulares e, consequentemente, o câncer.  A cenoura, rica em betacaroteno, é outro alimento anticâncer.  Diversos alimentos possuem algum tipo de carotenoide em sua composição: melancia, beterraba, abobrinha, mamão, goiaba vermelha e pitanga, dentre outros.  Muitos estudos também apontam que o resveratrol, composto fitoquímico presente na casca da uva roxa, no vinho e em algumas sementes oleaginosas,também é um importante agente contra a formação do câncer de mama. 
“Alimentos de origem vegetal como hortaliças, frutas, cereais e grãos integrais devem fazer parte da alimentação diária”, recomenda Tatiane Sousa. Por outro lado, o consumo de sal, gordura, alimentos industrializados, carnes vermelhas, frituras e carnes processadas deve ser limitado. 

Carol Campos – Assessoria de Imprensa  NOB

Morre jovem itiruçuense que passou mal enquanto praticava esporte

Faleceu por volta das 20 horas desta última terça feira (27) no Hospital Geral Prado Valadares, o jovem itiruçuense Anderson Oliveira de 16 anos.
Segundo informações, o mesmo estava jogando futebol no último domingo (25) no Ginásio de Esportes, quando sentiu uma forte dor na cabeça e caiu.
Anderson foi socorrido ao Hospital de Itiruçu e em seguida transferido para o HGPV em Jequié, onde realizava exames.
As causas da morte, segundo informações pode ter sido um AVC.

Itiruçu: Jovem procura mãe que não ver a 23 anos

Carolina Ribeiro dos Santos (foto)  de 23 anos procura a mãe que se chama Jucilene Silva dos Santos, filha de Palmira Silva dos Santos.
Segundo informações há mais de 23 anos a mãe de Carolina foi trabalhar em Salvador, onde encontrou Claudio Sena Pereira, ficando gravida de Carolina, indo mora em Conceição da Feira depois voltou para Itiruçu deixando Carolina com a vó paterna e não voltou mais.
Qualquer Informação ligue  (75) 82585582 (Claro) ou pelo nosso contato 73 91309470.

Informações e foto: Blog Itiruçu Notícias

Definido nome de nova diretora do Núcleo Regional de Educação

A ex vereadora pelo PT de Amargosa Andréa Ioná, que reside naquela cidade e é  lotada no Colégio Estadual Pedro Calmon foi nomeada pelo governador Rui Costa (PT) para assumir a (Núcleo Regional de Educação) NRE 9, substituindo o professor Joseval Braga o ”Zeca Braga”, ex-prefeito de Planaltino, que deixa o cargo de diretor da extinta Direc -29. O Governador do estado finalizou uma serie de alterações acerca da estrutura da Secretaria Estadual de Educação, em especial sobre os Núcleos Regionais de Educação. Em Amargosa, o NRE terá em sua jurisdição importantes municípios do Vale do Jiquiriçá, tendo na rede mais de 20 mil alunos de localidades como: Jaguaquara; Brejões; Cravolândia; Elísio Medrado; Irajuba, Itaquara; Itiruçu; Jiquiriçá; Lafaiete Coutinho; Lajedo do Tobocal; Laje; Maracás; Milagres; Mutuípe; Nova Itarana; Planaltino; Santa Inês; São Miguel das Matas e Ubaíra.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

DEAM apura dois casos de estupros em Jequié

Dois homens suspeitos de terem praticado um estupro no bairro do Mandacaru, foram detidos. A vítima, uma menor de 14 anos, foi violentada no Residencial Mandacaru I. De acordo com o registro policial, a vítima foi encontrada com sintomas de embriagues tendo caído de uma escada dentro de  casa. Um indivíduo de pré-nome Marcos teria ligado para o SAMU na noite do último domingo (25/1), solicitando o envio de uma ambulância para socorrer a menor, que estava desacordada após a queda. Ao ser socorrida foi observado que a menor estava despida e apresentava sinais de ter sido abusada sexualmente. O homem que solicitou o socorro para a adolescente foi detido por policiais militares e, ao ser conduzido à Delegacia de Polícia, confessou ter praticado o estupro, acusando um outro elemento de ter participado do crime juntamente com ele. Os dois permaneceram presos.
Loteamento Tropical – Na noite de segunda-feira (26), a Central de Comunicação da Polícia, foi informada por uma mulher, de 31 anos, de ter sido vítima de estupro no Loteamento Tropical, bairro Jequiezinho.  Policiais da viatura 1910, realizaram rondas no local, identificando e prendendo o suspeito, de iniciais C.P.S, 35 anos, que disse ter cometido uma tentativa de estupro rasgando as vestes da mulher. O autor foi conduzido e apresentado na delegacia de polícia, onde foi autuado em flagrante. A Delegacia Especializada de Atenção à Mulher-DEAM, está apurando os dois casos.

Informações: Jequié Repórter

Brasil ampliará seu programa “Mais Médicos”

Neste ano, o governo do Brasil tenciona ampliar o programa “Mais Médicos”, concebido para dar resposta às necessidades da população em termos de saúde pública.
O projeto, iniciado em julho de 2013, teve um impacto positivo ao levar esse serviço aos lugares mais afastados da nação e às comunidades carentes. Essa estratégia será mantida pelas autoridades, que esperam aumentar o número de municípios beneficiados até 5.570.
A prioridade é dar cobertura às comunidades com alto índice de pobreza e baixo desenvolvimento humano, bem como a periferia das grandes cidades.
Mais de 50 milhões de brasileiros foram incluídos no programa, do qual participam muitos médicos cubanos. A iniciativa permitiu tornar mais humano e solidário o atendimento médico público nesse país da América do Sul.
O trabalho dos médicos cubanos, todos com experiência anterior em missões noutros países, tem sido reconhecido pela população e as autoridades dos lugares aonde foram destinados. Destaca-se seu esforço e profissionalismo.
Dos quase 14.500 médicos contratados no programa, 11.429 são cubanos e 1.187 de outros países. Os demais são brasileiros.
Pesquisas de opinião realizadas no final do ano passado mostraram que 95% dos cidadãos aprovam o “Mais Médicos”, e apontam que a atenção de saúde melhorou nesses lugares com essa iniciativa. Os entrevistados ressaltam o aumento do número de consultas, a presença de médicos todos os dias nos postos de saúde e o bom atendimento oferecido por eles.
A presidente Dilma Rousseff, ciente da necessidade de garantir a continuidade do programa, autorizou a abertura de cursos de medicina em 39 pequenas cidades. O propósito é que os médicos do interior possam se formar perto de seus lugares de origem, contribuindo assim a sua permanência lá após graduados.
Os resultados mostram o erro cometido pelos que no começo rechaçaram o projeto do governo brasileiro e colocaram em dúvida a capacidade dos profissionais contratados.
O “Mais Médicos” surgiu para ficar, porque demonstrou sua utilidade e importância no processo de transformação do sistema de saúde pública no Brasil, em benefício de toda a população, principalmente dos segmentos mais humildes.

"Não confio na política dos Estados Unidos", diz Fidel Castro

O líder histórico cubano, Fidel Castro, fez na segunda-feira (26) a sua primeira declaração sobre a reaproximação de Cuba com os EUA. Em uma mensagem apresentada na Universidade de Havana (UH) ele afirma: "Não confio na política dos Estados Unidos, nem partilhei uma palavra com eles, sem que isso signifique, de modo nenhum, uma recusa de uma solução pacífica dos conflitos ou perigos de guerra".
Na carta, lida pelo presidente da Federação Estudantil Universitária (FEU), Randy Perdomo, o líder revolucionário da Cuba sublinha "a exemplar conduta do nosso povo". "Defender a paz é um dever de todos. Qualquer solução pacífica e negociada dos problemas entre os Estados Unidos e os povos ou qualquer povo da América Latina, que não implicar a força ou o emprego da força, deverá ser tratada de acordo aos princípios e normas internacionais", comentou Castro.
"Defenderemos sempre a cooperação e a amizade com todos os povos do mundo e entre eles os dos nossos adversários políticos. É algo que estamos reclamando para todos", frisou o comandante.
Falando do processo de reaproximação, acrescentou que "o presidente da Cuba [Raúl Castro, irmão de Fidel] tem realizado passos pertinentes de acordo com as suas prerrogativas e poderes concedidos pela Assembleia Nacional e o Partido Comunista da Cuba".
O evento na UH foi organizado para celebrar os 70 anos do ingresso de Fidel Castro "nesta querida e prestigiosa instituição", que naquela época "era a única que havia na Cuba".
No seu discurso, Castro reiterou a sua admiração pela doutrina de Marx e Lenin, dois "gênios da ação revolucionária".
Lembrou também que "a saudação pessoal dos presidentes de Cuba e dos Estados Unidos produziu-se nos funerais de Nelson Mandela, insigne e exemplar combatente contra o apartheid, que tinha uma amizade com Obama".
Além do discurso de Fidel Castro, durante o evento na universidade foram entregues placas comemorativas do 280º aniversário da UH aos "cinco heróis" - cinco cubanos ex-prisioneiros nos EUA, também chamados de "Miami Five" ("Os Cinco de Miami"):Gerardo Hernández, Ramón Laba­ñino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González. Eles receberam também um reconhecimento das mãos do reitor da UH.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_27/nao-confio-na-politica-dos-estados-unidos-diz-fidel-castro-1908/

Polícia recuperam materiais furtados de Conselho Tutelar de Gandu

Menos de 24h depois do furto à sede do Conselho Tutelar de Gandu, agentes da SME e Policiais do PETO da 60ª CIPM/Gandu, recuperaram o material furtado e prendeu o responsável pela ação. Os agentes receberam a denúncia do furto na manhã desta segunda-feira (26) e iniciaram imediatamente as buscas. 
Os policiais prenderam em flagrante o jovem Alisson da Silva Santos, vulgo “Cesinha”, que portava uma arma de fogo, calibre .32. Ao ser questionado sobre o furto, ele confessou ter sido um dos autores do crime e teria levado dois notebooks de marcas Samsung e Semp. Os Policiais recuperaram os equipamentos que eram utilizados pelos conselheiros tutelares para desenvolver o trabalho do órgão. 
Ele confessou ainda que outro jovem conhecido apenas por “Junior” teria participado do furto, mas que não sabia do seu paradeiro. Os notebooks e a arma apreendidos, foram encaminhados para a delegacia e apresentados, juntos com “Cesinha”, para a adoção das medidas cabíveis pela Polícia Civil.

Informações:Gandu Notícias

Pilotos não tinham habilitação específica para pilotar avião que matou Campos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, em nota oficial divulgada nesta segunda-feira (26), que o piloto Marcos Martins e o copiloto Geraldo Magela Barbosa, envolvidos no acidente que vitimou o ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos, em 13 de agosto do ano passado, estavam com licença e habilitação válidas para voar o Cessna 560 no momento do acidente, “o que permitiria operar todas as aeronaves desta família para as quais eles estivessem treinados”. A nota ressalta que, de acordo com os registros de voo verificados pela Anac, por meio do Sistema Decolagem Certa, o comandante Marcos Martins havia realizado mais de 90 voos no modelo da aeronave acidentada, o Cessna 560 XLS+. “O regulamento da ANAC prevê o treinamento de diferença específico para que seja permitido transitar entre os diferentes modelos de aeronaves, tais como a transição entre os modelos XLS e XLS+”, reitera a agência em seu comunicado A Anac diz que continua acompanhando o andamento dos trabalhos realizados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a investigação do acidente com a aeronave de que vitimou Campos, inclusive como membro do grupo de investigação do acidente, e que está à disposição para auxiliar nas atividades em curso. A Anac destaca ainda que “segue zelando pelo fiel e correto cumprimento da instrução que trata do registro a ser demonstrado pelo piloto em relação às habilitações necessárias para operação em cada modelo de avião”. 
Informações do Diário de Pernambuco

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Suposto autor confessa ter deflagrado tiros contra a vítima em Jaguaquara


Internado sob custódia no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, o suspeito de cometer o homicídio na noite de sábado (24) em Jaguaquara, Luis Fernando Jesus Ferreira, 27 anos, disse à polícia ter sido ele o autor do crime ocorrido por volta das 23 horas na Rua Abílio Procópio, no bairro Casca, dentro de uma pequena casa onde estava Luis no momento em que, a vítima, Adilton Gomes dos Santos adentrou no imóvel, segundo ele, e de posse de uma arma de fogo deflagrou tiros em sua direção e lhe alvejou. Revelou também que conseguiu tomar a arma de Adilton e ceifou a vida do rival. Ferido, Luis Fernando tomou de assalto uma motocicleta Honda e fugiu via BR-420, indo parar no Hospital Maria Leandra, em Santa Inês, há 36 km de Jaguaquara, sendo capturado pela Polícia Militar e encaminhado por uma equipe do Samu ao HGPV. No domingo (25), Luis foi submetido a uma intervenção cirúrgica e respondeu bem ao procedimento. Ele deve ser apresentado na Delegacia Territorial de Jaguaquara, que investiga o homicídio. O corpo de Adilton segue no IML/Jequié. A Polícia Técnica informou a vítima residia em Jequié.
O crime teria ocorrido na Rua Abílio Procópio, no bairro Casca, em Jaguaquara e a vítims, Adilton Gomes dos Santos é natural de Salvador.

Informações e Fotos: Blog Marcos Frahm/adaptação: Blog Ed Santos

Itiruçu: Prefeito anuncia que fará nomeações esta semana; e novo ruma na gestão

O prefeito de Itiruçu Wagner Novaes fez alguns esclarecimentos através de rede social na noite deste sábado (24), garantindo mudanças a partir desta semana. “Reconheço que o caminho tomado até agora não estar satisfatório, mas neste começo de ano de 2015, vai mudar completamente” afirmou Wagner. O Prefeito anunciou ainda que as nomeações que vão acontecer esta semana vai dar um novo rumo a sua administração. 
Dentre as colocações  do chefe do executivo itiruçuense se destacam a volta da Guarda Municipal, a reforma do Ginásio de Esportes , que segundo Wagner, tem emenda parlamentar publicada e recursos empenhados, sendo que o projeto já se encontra na caixa no valor de 800 mil reais . 
Também foi confirmada a conclusão estádio que segundo o prefeito já está pronto conforme o projeto e que a parte do gramado e drenagem, já está em fase de licitação e deve ser feito com recursos próprios. Quanto ao Portal da Cidade,  Wagner disse que deve ser iniciado a construção, ainda este mês. 

Informações via Parceiro: Itiruçu Notícias

Presidente anuncia Câmara Itinerante e Câmara-Mirim em Itiruçu

O presidente da Câmara anunciou que o legislativo municipal terá a “Câmara Itinerante“ com uma sessão a cada mês em uma comunidade alternando entre zona rural e a cidade.
A primeira Sessão Itinerante já está marcada para o dia 10 de fevereiro na avenida Artur Inácio no Bairro Noilson Cerqueira, o local ainda falta ser definido. Na oportunidade, serão apreciados projetos, indicações e requerimentos apresentados pelos vereadores em favor da comunidade do bairro. A Tribuna Popular será reservada para a liderança comunitária do bairro que deverá ser inscrito previamente, para apresentar os principais problemas enfrentados pela comunidade local. As sessões da câmara serão realizadas todas as terças-feiras.
O presidente da Câmara, vereador Robson Mauro, afirmou que a câmara Itinerante dá oportunidade de ouvir a população. “A Câmara vai sair do centro e irá se instalar nas comunidades. Mostrando o trabalho dos vereadores e também para nosso vereadores tomar conhecimento das necessidade de cada comunidade.
O Presidente ainda revelou sobre as pretensões da criação da Câmara-Mirim, que visa essencialmente incentivar os jovens a criar e despertar interesses nas demandas existentes no município.O projeto ainda deve ser votado em plenário.

Informações: Parceria Itiruçu Notícias

Justiça julga improcedente denúncia de compra de votos contra ex-prefeito de Itiruçu

A 37ª Zona Eleitoral de Maracás, julgou improcedente por ausência de prova o processo movido pela coligação ”UNIÃO DA RENOVAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO”, contra o Ex-prefeito, Carlos Roberto Martinelli o ”Carlinhos” (PT). A acusação era de distribuição de materiais de construção e cestas básicas, um dia antes do pleito de 2012. O advogado do ex-gestor de Itiruçu, Dr. Marcos Ernesto, não poupou criticas aos adversários de Carlinhos e explicou o caso. ”Não tínhamos dúvida da vitória de Carlinhos, que é um cidadão sério. Na verdade se fez justiça, Carlinhos foi vítima de um sórdido e leviano complô de seus adversários, que de forma mentirosa e irresponsável, criou esse fato na cidade um dia antes da eleição que trouxe prejuízo incalculável para meu cliente”, disse Ernesto em contato com o Blog Marcos Frahm. Ainda diz o advogado: ”essa vitória trás paz de espírito e prova aos eleitores de Itiruçu, que a justiça pode até demorar um pouco, mais a verdade sempre aparece. Na verdade, como bem colocou o magistrado na Sentença, não havia provas concretas da captação ilícita de votos e as testemunhas não prestaram depoimento seguro, e ainda existiam indícios que possuía ligação com o grupo adversário”, afirma o Dr. Marcos. Segundo apurado por este blog, a sentença cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral -TRE, e o processo esta tombado sob o nº528-56.2012.

Do Blog Marcos Frahm

Governador da Bahia e Prefeito inauguram obras em Planaltino

No dia 24 de janeiro o governador da Bahia, Rui Costa e comitiva foram recepcionados pelo prefeito de Planaltino Carlinhos de Merelo e vereadores para as primeiras inaugurações do ano. De helicóptero o governador seguiu direto para o distrito de Nova Itaípe, para dar por inaugurado o sistema de abastecimento de água que chegou na hora certa para beneficiar, além da própria Nova Itaípe, as regiões do Caboclo, Santo André e Lajedinho. Diante do problema de falta de água que acontece em quase todo país, a chegada do liquido veio como um dos maiores presentes que as comunidades poderiam receber logo nos primeiros dias do ano, onde sem palavras, mas sim com uma fisionomia alegre de cada um, os agradecimentos foram dirigidos aos chefes do executivo municipal e estadual. Também nesse mesmo dia foi inaugurado um Centro de Comercialização de Animais, que é um parque com currais bem divididos, para atender a principal cultura do homem do campo, que é vender, comprar e trocar animais. Este Centro de Comercialização de Animais homenageia o Ex-prefeito Celino José Fontes, que não mais faz parte deste mundo, mas como prefeito deixou a sua marca no município.
Na sede do município o governador Rui Costa, antes de subir ao palanque, esteve visitando obras importantes na cidade, dentre elas uma creche de grande porte, constatando que os recursos que chegam são bem aplicados. No palanque muitos políticos que foram eleitos com o voto de moradores de Planaltino falaram em tom de agradecimento, mas firmaram ali compromissos com a população. O prefeito falou sobre trabalho, afirmando que quando um político ganha uma eleição ele tem que assumir o seu cargo e não sumir da vista do povo como acontece muito. Falou do que a prefeitura com a administração Trabalhando Para o Povo já desenvolveu até agora, assegurando que o ritmo vai ser forte até o ultimo dia do seu governo. Ainda na fala do chefe do executivo municipal, ele, olhando nos olhos do governador Rui Costa, dirigiu diante do povo, palavras de pedido de socorro para melhorar a condição do atendimento da saúde do município, “pois numa pesquisa que foi feita aqui governador, 60% da população disseram que a Saúde do município tem que melhorar. Por isso é que agora aqui em palanque lhe convido para fazermos um pacto para melhorar a qualidade da nossa Saúde, quem sabe podemos pensar na construção do nosso hospital”. Nessa hora o prefeito estendeu a mão ao governador e o mesmo retribuiu com um aperto de mão, sinalizando assim que algo ia ser feito, mas a certeza mesmo só no papel. O prefeito lembrou que a despesa para transportar pacientes para Salvador é grande, e numa matemática rápida ele apresentou um gasto de 17 mil reais por mês só de diárias e combustíveis. Falou também sobre o que já foi feito em Planaltino durante dois anos de administração, apresentando uma quantidade grande de obras de convênios com os governos estadual e federal, mas também com recursos próprios da prefeitura, como calçamento de várias ruas e outras. 
Mantendo o velho e tradicional protocolo, o último a falar foi o governador Rui Costa, onde, depois de saudar a todas e todos, aos vereadores, aos prefeitos de várias regiões, falou de compromisso, destacando a questão água, mas priorizou e falou de forma mais dura na melhoria na Educação e Saúde de toda a Bahia. Sobre o pedido do prefeito Carlinhos, Costa orientou que construir hospital não quer dizer melhorar a saúde do município, pelo fato de um município pequeno não ter condições de manter um hospital em funcionamento perfeito e vai terminar voltando ao mesmo problema. Orientou que transforme a Saúde do município numa UPA  (Unidade de Pronto Atendimento) com atendimento 24 horas. Disse que vai regionalizar a Saúde da Bahia, onde os hospitais de Jaguaquara, Jequié e Ipiau terão as suas bases aumentadas para adquirir condições de atender à toda região, para não mais haver a necessidade de transportar gente para os hospitais da capital, porque além da distância, ainda tem o fator despesas para os municípios.
Ao Café com Leite o prefeito falou sobre a satisfação de ter recebido a visita do governador Rui Costa logo no primeiro mês do seu mandato de Governador, principalmente por ter vindo inaugurar uma obra de tamanha importância, que foi o Sistema de Abastecimento de Água de Nova Itaípe.

Informações e foto: Jornal Café com Leite

Jogo da Copa do Café foi interrompido por causa de chuvas em Itiruçu

Uma partida de futebol pela 2ª Copa do Café, entre Itirucu X Lajedo do Tabocal, que estava sendo realizada no Campo do Itiruçuzinnho, em Itiruçu, teve que ser interrompida antes do final do primeiro tempo devido as fortes chuvas com relâmpagos e trovões que caíram na tarde deste domingo (25) no municípios. 
A equipe de Itiruçu  que precisava da vitória, vencia o jogo pelo placar de 1 x 0. Outra partida dever ser realizada, com data a ser definida pelos organizadores da competição.

Foto: Wilson Novaes

Mentira de verdade

Ano sim, ano não, depois da alegria das festas de Natal e Ano-novo, as pessoas assistem a posse dos executivos eleitos. Este ano foi da presidenta e dos 27 governadores. Seria uma cena deprimente, não estivesse o brasileiro se acostumado com tantas promessas vazias e realizações zero.
Em cada posse se elege um tema da moda. Como o governo federal modificou uma lei para camuflar que gastou milhões acima do que arrecadou, a ladainha foi corte de gastos. Agora, vai! Todo mundo vai gastar pouco, refazer contratos.
A maioria ou está se reelegendo ou já ocuparam o posto por anos a fio. De concreto, só o governador de Mato Grosso do Sul já cortou o salário pela metade.
Há dezoito meses consecutivos o crime aumenta em São Paulo. Geraldo Alckmin está no posto pela quarta vez. E a cada posse repete que vai enfrentar a criminalidade. Serão oito anos consecutivos. A justificativa do governador para o aumento da violência é que agora se faz boletim de ocorrência pela internet. Mesmo que fosse verdade, que não é, não importa para ele que os crimes já existiam de fato e apenas não eram comunicados porque a população não dispunha de meios.
Os chamados “analistas políticos” se deslumbram em apontar a sinalização desse ou daquele governador. Dilma sinaliza... Os governadores do Nordeste sinalizam... Pimentel sinaliza... É uma embromação de cumplicidade duvidosa que já transbordou a paciência do brasileiro.
Com a sua sinceridade de sempre, Dilma Rousseff disse que não retiraria direitos do trabalhador nem que a vaca tossisse. Antes mesmo da posse, os direitos, se não foram retirados totalmente, foram dificultados ao máximo. O que se adquiria num mês foi para vários meses à frente. E encerrou o discurso de posse dizendo que no seu governo os brasileiros só ganhariam mais, mais e mais direitos.
Costumo definir como cinismo administrativo brasileiro. Não existe exemplo maior do que a presidenta dizer que vai melhorar a educação e segurança escolhendo como ministro Cid Gomes e Jaques Wagner, que deixou a Bahia como um dos estados com maior índice de criminalidade do Brasil. E fecha com um ministro assumidamente ignorante para a pasta dos esportes, com uma olimpíada a ser realizada no próximo ano. Com exceção das pastas ligadas à economia, os demais ministérios não têm a menor relevância que sejam ocupados por qualquer um. Quem escolhes três ministros como esses não quer gestão nenhuma.
Outro mote absolutamente novo nas posses é que agora todos vão investir para valer na educação. Agora, vai! Não precisa pesquisa porque dá para lembrar que foi assim em todas as posses recentes. E a juventude está concluindo o ensino médio nas chamadas escolas públicas sem saber quais são as letras vogais e consoantes. Constato pessoalmente essa situação todo ano. Não sabem isso dentro de um contexto de conhecimento. De verdade, eles não sabem nada.
No Brasil, os índices de violência são tão altos, tão altos, que deveria sofrer uma estagnação natural. Não teriam mais como subir. Mas, seguindo os índices atuais, com a maioria sendo os mesmos que estão governando ou já governaram, daqui a quatro anos, mais de 200 mil brasileiros terão sido assassinados, com apuração e punição de 1% dos casos; e mais outros 200 mil terão morrido nas estradas. As crianças ainda terminarão o ensino médio sem saber o nome de um estado e de uma capital de qualquer região brasileira.
Caso voltemos às ruas como em Junho de 2013, aí a coisa pode mudar. Se continuarmos exercendo a cidadania apenas na internet e culpando os outros sem fazer nada, assim como foi em 2010, 2002, os governos nem precisarão mudar o discurso. E confirma que o dia 1º de janeiro é o dia da mentira oficial. 
Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP
    Bacharel em direito

-- 
FUMANTE, NÃO JOGUE BITUCA NO CHÃO. A RUA É DE TODOS.