terça-feira, 27 de janeiro de 2015

"Não confio na política dos Estados Unidos", diz Fidel Castro

O líder histórico cubano, Fidel Castro, fez na segunda-feira (26) a sua primeira declaração sobre a reaproximação de Cuba com os EUA. Em uma mensagem apresentada na Universidade de Havana (UH) ele afirma: "Não confio na política dos Estados Unidos, nem partilhei uma palavra com eles, sem que isso signifique, de modo nenhum, uma recusa de uma solução pacífica dos conflitos ou perigos de guerra".
Na carta, lida pelo presidente da Federação Estudantil Universitária (FEU), Randy Perdomo, o líder revolucionário da Cuba sublinha "a exemplar conduta do nosso povo". "Defender a paz é um dever de todos. Qualquer solução pacífica e negociada dos problemas entre os Estados Unidos e os povos ou qualquer povo da América Latina, que não implicar a força ou o emprego da força, deverá ser tratada de acordo aos princípios e normas internacionais", comentou Castro.
"Defenderemos sempre a cooperação e a amizade com todos os povos do mundo e entre eles os dos nossos adversários políticos. É algo que estamos reclamando para todos", frisou o comandante.
Falando do processo de reaproximação, acrescentou que "o presidente da Cuba [Raúl Castro, irmão de Fidel] tem realizado passos pertinentes de acordo com as suas prerrogativas e poderes concedidos pela Assembleia Nacional e o Partido Comunista da Cuba".
O evento na UH foi organizado para celebrar os 70 anos do ingresso de Fidel Castro "nesta querida e prestigiosa instituição", que naquela época "era a única que havia na Cuba".
No seu discurso, Castro reiterou a sua admiração pela doutrina de Marx e Lenin, dois "gênios da ação revolucionária".
Lembrou também que "a saudação pessoal dos presidentes de Cuba e dos Estados Unidos produziu-se nos funerais de Nelson Mandela, insigne e exemplar combatente contra o apartheid, que tinha uma amizade com Obama".
Além do discurso de Fidel Castro, durante o evento na universidade foram entregues placas comemorativas do 280º aniversário da UH aos "cinco heróis" - cinco cubanos ex-prisioneiros nos EUA, também chamados de "Miami Five" ("Os Cinco de Miami"):Gerardo Hernández, Ramón Laba­ñino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González. Eles receberam também um reconhecimento das mãos do reitor da UH.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_27/nao-confio-na-politica-dos-estados-unidos-diz-fidel-castro-1908/

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: