sábado, 11 de abril de 2015

Acidente na BA 545, zona rural de Jaguaquara


De acordo com informações populares, ocorreu um acidente na tarde deste sábado na BA 545, trecho entre a cidade de Jaguaquara ao distrito do Baixão de Ipiúna. O acidente teria ocorrido após o pneu de um Fiat Strada de placa JQW 1481 com licença de Jaguaquara estourar, fazendo com que o condutor perdesse o controle e capotasse o veículo. Havia mais ocupantes no veículo. Houve feridos que foram socorridos ao Hospital de Jaguaquara pelos paramédicos do SAMU. Por não foi divulgado os nomes dos envolvidos no acidente.

Fotos: Marcelo de Margarida

Jaguaquara: mais um jovem de 18 anos morto a tiros

Um jovem de 18 anos identificado por Alan Santos Rocha foi morto a tiros na noite de sexta-feira (10/4), numa rua do Bairro Lagoa, próximo a localidade conhecida como Cidade de Deus, na cidade de Jaguaquara. Segundo a polícia, Alan atingido na região do tórax e não resistiu aos ferimentos, indo a óbito no local. 
O fato teria ocorrido momentos antes da 21 horas e quando a PM e o SAMU chegaram ao local, a vitima já não tinha sinais vitais.
Testemunhas teria informado a Polícia que homens desconhecidos teriam se desentendido com Alan e efetuado os disparos. A vítima residia no mesmo bairro e recentemente passou por um processo de recuperação em um Centro para Tratamento de Dependência Química. O corpo foi encaminhado ao Instituo Médico Legal de Jequié, e liberado aos familiares para o sepultamento. A Polícia investiga mais este homicidio na cidade de Jaguaquara. 

Foto: Blog Marcos Frahm

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Comunidade do Entroncamento de Jaguaquara fazem ato pela paz; veja vídeo



De iniciativa da comunidade católica e com apoio de outras instituições religiosas, comercio e com participação de toda a comunidade, moradores do Entroncamento de Jaguaquara realizaram na tarde desta sexta-feira (10/4) um ato de repúdio à violência e pela Paz. A iniciativa foi idealizada após os últimos acontecimentos  de violência que deixou moradores temerosos. Com o tema, ”Caminhada pela Paz, a é Gente que Faz”, estudantes de várias escolas da comunidade, jovens adultos e idosos, participaram do evento com faixas e cartazes com dizeres pela paz, além de mensagens de reflexão pronunciadas pelo Padre Sonildo. O ato começou as 16:30 em frente a Igreja Matriz e percorreu várias ruas do distrito.  Veja mais fotos abaixo.  Aguarde nosso vídeo.








Fotos vídeo e Matéria: Blog Ed Santos

Luiz Argolo foi preso na 11ª fase da Lava Jato; Secretária do ex deputado natural de Itiruçu também foi presa


O ex-deputado André Vargas (sem partido) foi preso na manhã desta sexta-feira, 10, em Londrina (PR) na nova etapa da operação Lava Jato denominada “A Origem”, deflagrada nesta manhã. Ele foi preso em um condomínio residencial, no norte do Paraná, onde mora com a família.
Também foram presos o deputado federal Luiz Argôlo (SD-BA), o irmão de André Vargas, Leoon Vargas, Pedro Correia, que já cumpre prisão pelo mensalão do PT, Ivan Mernon da Silva Torres, Élia Santos da Hora que é natural de Itiruçu (na foto abaixo), secretária de Argôlo e Ricardo Hoffmann, que é diretor de uma agência de publicidade.
No caso de Vargas, a relação entre o ex-parlamentar e o doleiro Alberto Youssef, um dos principais alvos da operação e acusado de liderar um esquema de lavagem de dinheiro internacional, veio a tona desde o começo das investigações. A PF interceptou contatos entre o doleiro e o deputado – 270 mensagens de texto trocadas pelo aparelho BlackBerry, entre 19 de setembro de 2013 e 12 de março de 2014.
A suspeita é de que Vargas trabalhava em favor da rede articulada pelo doleiro, tendo inclusive feito lobby para o laboratório Labogen, de Leonardo Meirelles outro réu da Lava Jato, no Ministério da Saúde. Além disso, o parlamentar chegou a viajar de férias com a família em um jatinho fretado pelo doleiro em 2013.
A 11ª fase da Operação Lava Jato, intitulada A Origem, inclui cerca de 80 policiais federais, que cumprem 32 mandados judiciais: sete de prisão, nove de condução coercitiva e 16 de busca e apreensão nos estados do Paraná, da Bahia, do Ceará, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e de São Paulo e no Distrito Federal.
Segundo a PF,  também foi decretado o sequestro de um imóvel de alto padrão na cidade de Londrina, no Paraná.
De acordo com a PF, a atual fase tem como bases a investigação feita em diversos inquéritos policiais e a baixa de procedimentos que tramitavam no Supremo Tribunal Federal, apurando fatos criminosos atribuídos a três grupos de ex-agentes políticos, que abrangem os crimes de organização criminosa, quadrilha ou bando, corrupção ativa, corrupção passiva, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e tráfico de influência.
O órgão informou que a investigação abrange, além de fatos ocorridos no âmbito da Petrobras, desvios de recursos em outros órgãos públicos federais.
Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

Tribuna da BA

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Acidente deixa morador de Itiruçu morto na zona rural de Lafaiete Coutinho

Uma colisão entre duas motos de dados ainda não revelados, em uma estrada vicinal na Zona Rural entre Lafaiete Coutinho e Itiruçu, resultou na morte do Itiruçuense Antônio Marcos Vieira dos Santos, de 24 anos, morador do Bairro Real em Itiruçu. O sinistro ocorreu por volta das 16:30, nas imediações da localidade conhecida como Fazenda Barriguda. As informações é da Policia Militar de Lafaiete Coutinho e do Grupo Borba News.

Acidente deixa morador de Itiruçu morto na zona rural de Lafaiete Coutinho

Uma colisão entre duas motos de dados ainda não revelados, em uma estrada vicinal na Zona Rural entre Lafaiete Coutinho e Itiruçu, resultou na morte do Itiruçuense Antônio Marcos Vieira dos Santos, de 24 anos, morador do Bairro Real em Itiruçu. O sinistro ocorreu por volta das 16:30, nas imediações da localidade conhecida como Fazenda Barriguda. As informações é da Policia Militar de Lafaiete Coutinho e do Grupo Borba News.

Assentamento Primavera fica 30 dias sem água

Moradores do Assentamento Primavera região da várzea zona Rural de Itiruçu vem reclamando da falta de água na localidade, segundo o presidente da Associação do Assentamento o senhor Gilberto, em entrevista na manhã desta quinta-feira no programa Cidade Repórter da Itiruçu FM o assentamento está há 30 dias sem água, já que os caminhões Cisternas que fornecia água foi retirado pela embasa que prometeu que forneceria água o que até momento não aconteceu. Segundo informações as tubulações já estão colocadas inclusive com hidrômetro porem as torneiras ainda está sem cai água. O prefeito de Itiruçu Wagner Novaes em contato o Itiruçu Notícias informou que o caminhão está há vários dias na região da várzea colocando água. E que já nesta quinta-feira estaria colocando água no Assentamento Primavera.

Homem foi preso pela PM de Maracás após roubar carro na BR 116



Um homem identificado por Alex Barreto Mota, vulgo " Gugu" foi preso por uma Guarnição da Polícia Militar de Maracas, na noite desta quinta feira (9). Segundo informações, as ações policiais iniciaram depois da notícia sobre o roubo de um carro da professora jaguaquarense Milena Tamboriello, ocorrido no inicio desta noite no trecho da Reta da Coalhada, na BR 116. De acordo com o informado, um carro modelo Fiat/Pálio ELX, de cor vermelha, placa DAE-3683, de Cobreúva-SP foi incendiado nas margens da rodovia pelo marginal, quando a professora e um passageiro que seguia com ela, paraou para ver o que estava acontecendo, o elemento sacou a arma e tomou seu carro de assalto. O veículo tomado é um Fiat Punto, placa OUX 6297 licenciado de Jaguaquara.
Ao passar com o carro roubado em Maracás, houve perseguição e o vulgo Gugu tentou fugir da polícia sentido a cidade Planaltino pela BA 026, quando perdeu o controle e capotou o veículo. Ele foi capturado e conduzido ao Hospital Geral Prado Valadares em Jequié, e depois será deixado a disposição da justiça. O mesmo é acusado de ter assassinado na tarde desta quinta-feira (9/4), o comerciante Lucas Mendes dos Santos, 24 anos, apelidado de “Chuck”, na Avenida Franz Gedeon, em Jequié e durante a fuga  ainda atropelou um mototaxista, levado em estado grave para o  Hospital Prado Valadares. Com o criminoso, a PM ainda encontrou um revólver calibre 32. 
O tenente PM Arlindo, sub-comandante da Cia PM de Maracás, o apresentou aos seus superiores no 19º Batalhão de Polícia Militar, de onde será encaminhado para a 9ª corpim e ficará a disposição da justiça.


Fotos: Whatsapp

Deficiente mental morre esmagado por carreta em Jequié



Um homem identificado pelo pré nome de Lucas e apelido de "Capote" morreu esmagado por uma carreta no trevo do "Poliduto", perímetro urbano da BR-116, na cidade de Jequié, por volta das 11h30 desta quinta-feira (9/4). 
De acordo com informações, o Capote era deficiente mental e dormia embaixo do caminhão, que estava estacionado em frente à base da Petrobras, quando o motorista funcionou a carreta e saiu do local, acabou por esmagar o corpo da vítima, que foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié, para o procedimento das formalidades legais. A carreta transportava um carregamento de combustível e, Já o motorista de nome não revelado disse não ter percebido o homem deitado embaixo do veículo. A vítima era morador da localidade Brinco de Ouro no Bairro Jequiezinho em Jequié.

Fotos whatsapp

Entenda o Projeto de Lei que regulamenta a terceirização


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) por 324 votos a favor, 137 votos contrários e duas abstenções, o texto principal do projeto de lei que regulamenta os contratos de terceirização. Propostas de destaques (alterações do texto) ainda serão discutidas pelo plenário na próxima semana. Depois de concluída a votação, o texto seguirá para análise no Senado. Criticada pelo PT e algumas centrais sindicais e defendida por empresários, a proposta permite que empresas contratem trabalhadores terceirizados para exercer qualquer função. Atualmente esse tipo de contratação é permitida apenas para a chamada atividade-meio, e não atividade-fim da empresa. Ou seja, uma universidade particular, por exemplo, pode terceirizar serviços de limpeza e segurança, mas não contratar professores terceirizados. Pelo texto votado na Câmara, essa limitação não existirá mais. Além disso, o projeto prevê a forma de contratação tanto para empresas privadas como públicas. O modelo só não se aplica à administração pública direta, autárquica e fundacional.
O que diz o projeto de lei 4330 PL da Terceirização? / O que muda na prática?
O que diz? O contrato de prestação de serviços abrange todas as atividades, sejam elas inerentes, acessórias ou complementares à atividade econômica da contratante.
O que muda? Proposta permite que qualquer atividade de uma empresa possa ser terceirizada, desde que a contratada esteja focada em uma atividade específica. Segundo o relator, o objetivo é evitar que a empresa funcione apenas como intermediadora de mão de obra, como um “guarda-chuva” para diversas funções.
O que diz? A empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas dos funcionários da prestadora de serviços/devedora.
O que muda? O terceirizado só pode cobrar o pagamento de direitos da empresa tomadora de serviços quando a contratada não cumpre as obrigações trabalhistas e após ter respondido, previamente, na Justiça. Ou, quando a empresa contratante não fiscalizar o cumprimento das obrigações trabalhistas pela prestadora de serviços. A contratante terá de fiscalizar mensalmente o pagamento de salários, horas-extras, 13º salário, férias, entre outros direitos.
O que diz? A administração pública pode contratar prestação de serviços de terceiros, desde que não seja para executar atividades exclusivas de Estado, como regulamentação e fiscalização.
O que muda? A administração pública pode contratar terceirizados em vez de abrir concursos públicos e será corresponsável pelos encargos previdenciários, mas não quanto às dívidas trabalhistas. Sempre que o órgão público atrasar sem justificativa o pagamento da terceirizada, será responsável solidariamente pelas obrigações trabalhistas da contratada. O texto não se aplica à administração pública direta, autarquias e fundações.
O que diz? O recolhimento da contribuição sindical compulsória deve ser feito ao sindicato da categoria correspondente à atividade do terceirizado e não da empresa contratante.
O que muda? Os terceirizados não serão representados por sindicados das categorias profissionais das tomadoras de serviços. O argumento é que isso favorecerá a negociação e a fiscalização em relação à prestação de serviços.
O que pode ser terceirizado?
O projeto de lei amplia a terceirização para a atividade-fim, ou seja, a atividade principal. Atualmente, por exemplo, uma empresa de engenharia não pode contratar um engenheiro terceirizado, mas o serviço de limpeza pode ser feito por um prestador de serviço. Da mesma forma montadoras não podem terceirizar os metalúrgicos, e os bancos, os bancários, por serem funções para atividades-fim. Hoje só é permitido terceirizar as atividades-meio ou apoio das empresas, ou seja, pessoal da limpeza, recepção, telefonia, segurança e informática, por exemplo.
Quem responde pelos direitos trabalhistas?
O projeto propõe que a responsabilidade da empresa contratante pelo cumprimento dos direitos trabalhistas do empregado terceirizado, como pagamento de férias e licença-maternidade, seja subsidiária, ou seja, a empresa que contrata o serviço é acionada na Justiça somente se forem esgotados os bens da firma terceirizada, quando a contratada não cumpre as obrigações trabalhistas e após ter respondido, previamente, na Justiça. Ao mesmo tempo, a empresa contratante poderia ser acionada diretamente pelo trabalhador terceirizado, mas apenas quando não fiscalizar o cumprimento das obrigações trabalhistas pela contratada.
No caso da responsabilidade subsidiária, o terceirizado só pode cobrar o pagamento de direitos da empresa tomadora de serviço após se esgotarem os bens da terceirizada. Já na solidária, como é atualmente, o terceirizado pode cobrar tanto da empresa que terceiriza quanto da tomadora de serviços.
A empresa contratante terá de fiscalizar mensalmente o pagamento de salários, horas-extras, 13º salário, férias, entre outros direitos.
Quem irá representar esses trabalhadores?
Outra questão se refere à representação sindical, se fica a cargo da categoria da empresa contratante ou da empresa prestadora de serviços. No setor bancário, por exemplo, os terceirizados não serão representados pelo Sindicato dos Bancários, que teriam mais poder de negociação. Portanto, o terceirizado que trabalha num banco, por exemplo, não usufruiria dos direitos conquistados pela classe bancária.
A proposta prevê que os empregados terceirizados sejam regidos pelas convenções ou acordos trabalhistas feitos entre a contratada e o sindicato dos terceirizados. As negociações da contratante com seus empregados não se aplicariam aos terceirizados.
Defensores argumentam que isso aumentará o poder de negociação com as entidades patronais, bem como será favorecida a fiscalização quanto à utilização correta da prestação de serviços.

Críticos apontam que ao direcionar a contribuição ao sindicato da atividade terceirizada e não da empresa contratante, o trabalhador terceirizado será atrelado a sindicatos com menor representatividade e com menor poder de negociação.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Governo garante às universidades orçamento acima de R$ 1,1 bilhão

Representantes dos professores, servidores e alunos das universidades estaduais foram recebidos por gestores das secretarias estaduais da Educação e da Administração, nesta quarta-feira (8), na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. Na ocasião, o Governo do Estado reafirmou, mais uma vez, o compromisso de que não haverá corte no orçamento das universidades estaduais que, em 2015, passa de R$ 1,1 bilhão. O valor é 3,8% superior ao destinado às universidades no ano passado. De 2007 a 2015, o governo ampliou em mais de 145% o orçamento para as quatro universidades estaduais passando, neste período, de R$ 460,7 milhões para montante acima de R$ 1,1 bilhão. A Secretaria da Educação ressalta que universidades têm autonomia para administrar os recursos, de acordo com suas necessidades administrativas. A garantia do orçamento para as universidades também foi reafirmada em reunião, no dia 31 de março, com os reitores das universidades estaduais e representantes das secretarias estaduais da Administração, Fazenda e Educação.

Quatro pessoas são mortas em chacina em Feira de Santana.

Quatro pessoas foram assassinadas no interior de uma residência, na localidade Bom Viver, no distrito de Humildes, em Feira de Santana. Segundo a polícia, a chacina ocorreu por volta das 2h da madrugada desta quarta-feira (8) quando cinco homens em um veículo preto pararam próximo ao local e após chamar uma das vítimas na porta da casa iniciaram os disparos.
As vítimas foram identificadas como Fabrício dos Santos Teixeira, 19 anos, Ricardo Bispo de Brito, que residia no bairro Lagoa Salgada, Raian e Boca.  Segundo o pai de Fabrício, a casa pertence à mãe do jovem. Ele teria ido para o local há cerca de 15 dias e convidado os amigos.
Moradores informaram à polícia que as vítimas não tinham aproximação com ninguém no distrito. O crime será investigado pela Delegacia de Homicídios. A última chacina em Feira de Santana ocorreu em outubro de 2009, na Rua Ipanema, no bairro Rocinha.

Informações e foto: Acorda Cidade

Homens foram presos com drogras e dinheiro em Maracás


Por volta das 15:30 desta quarta feira (8), uma guarnição da Policia Militar de Maracás composta pelos soldados Henrique e Oliveira, após averiguar denúncia de tráfico de drogas nos fundos de um bar conhecido como " Bar de Jorjão ", naquela cidade, abordou os indivíduos conhecidos por: Manuel da Conceição, o vulgo "Mané da Jega"  e Ronaldo Araújo Vieira. Segundo a PM, eles estavam de posse de certa quantidade de substância caracterizando maconha e R$39,00 reais em dinheiro.

Os mesmo foram conduzidos a DEPOL de Maracás para procedimentos legais, ficando a disposição da Justiça.

Fotos: Polícia Militar

terça-feira, 7 de abril de 2015

Itiruçu e região viveu dias de temperaturas elevadíssimas



As altas temperaturas dos últimos dias bateram recorde em Itiruçu e região. Uma massa de ar quente e seca se acampou por cerca de 10 dias sobre a região sudoeste da Bahia. Em Itiruçu por exemplo onde as temperatura poucas vezes ultrapassam os 30°C, desta vez chegou a marcar, por volta das 13 horas da última segunda feira cerca de 36°C, sendo que nos últimos 8 dias, oscilaram máximas entre 34°C e 36°C . Já as mínimas ficaram na casa dos 19°C aos 23°C.
Em Jaguaquara, segundo informações, a temperatura chegou a marcar 37°C. Em Jequié onde tradicionalmente as temperaturas são mais elevadas, passou quase todas os dias da última semana e início desta com mais de 40°C. Até Maracás, onde é bem mais frio devido a altitude, os termômetros chegaram a marcar 33°C e 34°C.
Todavia esta realidade começou a mudar na tarde desta terça feira, com o surgimento de muitos nuvens carregadas com rajadas de ventos e chuvas em vários pontos isolados da região, com destaque para a região da zona da mata nos municípios de Jaguaquara e Jequié onde já choveu nesta tarde.

Para os próximos dias a previsão é de temperaturas mais suaves mescladas com possibilidades de pancadas de chuvas e trovoadas. 

Informações e fotos: Blog Ed Santos

SAMU passa orientações para cidadão criar numero de emergência em celular

Os médicos e paramédicos das ambulâncias de emergências médicas perceberam que, muitas vezes, nos acidentes da estrada, os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado. Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem, na sua longa lista de contatos, o NÚMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos). É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU, ou a quem nos acuda, a nos acudir. Se lhe parecer correta a proposta que lhe fazemos, passe esta mensagem a todos os seus amigos, familiares e conhecidos. É tão somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.


Por JOSIANE TROCATTI - Coordenadora Administrativa do SAMU

Centrais e movimentos vão às ruas contra PL da Terceirização


Centrais sindicais e movimentos populares do campo e da cidade realizam nesta terça-feira (7) manifestações em todo o Brasil para barrar a votação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei 4330/04, que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. As entidades acusam o projeto de, na prática, legalizar o desmanche da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), retirando direitos da classe trabalhadora e proporcionando aos setores patronais segurança jurídica para manter e até mesmo ampliar a precarização das relações e condições de trabalho.
Os atos em todo o Brasil serão também em defesa da saúde pública, da democracia, dos direitos dos trabalhares, da Petrobras e das reformas política, tributária e agrária. Combate à corrupção e a necessidade do marco regulatório das comunicações também estão na pauta.
Sindicalistas de todo Brasil também miraram reforma política proposto pelo PMDB, que mantém o financiamento empresarial de campanhas eleitorais, considerada pelos trabalhadores a grande criadora de ambientes propícios à corrupção.
Na tarde de terça feira (7) uma atuação truculenta de policiais contra uma manifestação com cerca de cinco mil pessoas diante do Congresso Nacional deixou  feridos, mostrando assim a clara a resposta que a atual presidência da Casa pretende dar a manifestações democráticas e que enfrentem interesses empresariais.
Números contra
Segundo o estudo “Terceirização e Desenvolvimento: uma conta que não fecha”, produzido pela CUT em parceira com o Dieese, O Brasil tem atualmente, 12,7 milhões de trabalhadores (6,8% do mercado de trabalho) terceirizados, muitas em vezes em condições de subemprego e análogo à escravidão. A pesquisa mostra que os terceirizados ganham menos, trabalham mais e correm mais risco de sofrer acidentes, inclusive fatais.
Em dezembro de 2013, os trabalhadores terceirizados recebiam 24,7% a menos do que os que tinham contratos diretos com as empresas, tinham uma jornada semanal de 3 horas a mais e eram as maiores vítimas de acidentes de trabalho.
Dos 10 maiores grupos de trabalhadores em condições análogas à de escravos resgatados entre 2010 e 2013, 90% eram terceirizados.
No setor elétrico, segundo levantamento da Fundação Comitê de Gestão Empresarial (Coge), os trabalhadores terceirizados sofreram 3,4 vezes mais acidentes fatais do que os efetivos nas distribuidoras, geradoras e transmissoras da área de energia elétrica.

Igualar direitos
A CUT defende o PL 1621/2007, elaborado pela central e encampado pelo deputado Vicentinho (PT-SP). O PL propõe a regulamentação da terceirização, desde que haja igualdade de direitos entre terceirizados e efetivos – assistência à saúde, condições dignas do ambiente de trabalho, tíquete refeição etc).
Os trabalhadores se opõem ao projeto que vai ao plenário do Congresso – de relatoria de Artur Maia (SD-BA) – também porque ele autoriza as empresas a terceirizar inclusive a atividade-fim. E querem que a empresa tomadora de serviços seja igualmente responsabilizada pelos danos aos trabalhadores causados quando a terceirizada deixar de cumprir com direitos trabalhistas.

Governo lança ações para combater violação de direitos humanos na web

O governo lançará nesta terça-feira (7) ações de combate à violação de direitos humanos na internet, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social. O lançamento das medidas ocorrerá em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto, da qual participará a presidente Dilma Rousseff. Entre essas ações está o lançamento de um site, o HumanizaRedes, no qual a população poderá fazer denúncias de crimes como pedofilia e discriminação na internet e ter acesso a serviços públicos que orientem sobre os diversos tipos de violação, semelhante ao Disque 100. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, Dilma será responsável por detalhar durante o lançamento quais ações serão adotadas. Segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, a expectativa é que algum ministro explique à imprensa as medidas após a cerimônia.As ações do plano de combate à violação de direitos humanos na internet constarão de portaria assinada pelos ministros Ideli Salvatti (Direitos Humanos), José Eduardo Cardozo (Justiça), Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres), Nilma Gomes (Igualdade Racial), Renato Janine Ribeiro (Educação) e Ricardo Berzoini (Comunicações).
Prisão por crime virtual: Em dezembro de 2012, a presidente Dilma sancionou a lei que tipifica no Código Penal delitos cometidos pela internet. O texto prevê pena de detenção de três meses a um ano, além de multa, para quem invadir computadores alheios ou outro dispositivo de informática, com a finalidade de adulterar, destruir ou obter informações sem autorização do titular. À época, o texto ficou conhecido como “Lei Carolina Dieckmann”, após roubo de 36 fotos íntimas da atriz que foram parar na internet. A lei sancionada tornou crime a invasão de dispositivos conectados ou não à internet mediante violação indevida do mecanismo a fim de adulterar, destruir ou divulgar os dados sem autorização do dono. (G1)

Conselho Federal de Medicina é contra a criação de novos cursos de medicina no país

Instituições que representam os médicos no Brasil são contra a abertura de vagas em cursos de medicina anunciada pelo governo federal na última semana. O edital, feito em conjunto pelos ministério da Saúde e Educação, prevê a abertura de 1.887 vagas em 22 cidades de oito Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é elevar o número de médicos do Brasil para 600 000 até 2026 (em 2013 haviam 374 000). No entanto, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Paulista de Medicina (APM), a iniciativa federal, parte do Programa Mais Médicos, não surtirá os efeitos esperados na saúde pública brasileira. "Esse é um ato de irresponsabilidade", afirma Mauro Ribeiro, vice-presidente do CFM. "Atualmente, o Brasil tem cerca de 150 escolas médicas. Em número absolutos perdemos apenas para a Índia, país com mais de 1 bilhão de habitantes. Abrir novas escolas não vai resolver o problema da saúde pública no país, pois os locais selecionados para receber estes cursos não têm condições de ensinar medicina. Faltarão profissionais qualificados para lecionar e hospitais-escola para preparar os alunos", Para a APM, a medida poderá também ter impacto negativo nos cursos de formação que existem atualmente. "A formação dos médicos no país está se deteriorando gradativamente graças ao aumento de instituições que não oferecem o mínimo para o ensino. Isso resultará certamente no agravamento da situação assistencial do Brasil", afirma Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina. De acordo com as instituições para atrair médicos a regiões mais afastadas dos grandes centros e, principalmente, para fixá-los nessas regiões é preciso oferecer locais com boa estrutura tanto para a formação quanto para a atuação do profissional.
Agora será que um fato justifica outro?

Cientista de Brasília cria sensor que acha câncer antes de sintoma surgir

Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer. A pesquisadora explica que o sensor é como um "trampolim muito pequenininho” com anticorpos na superfície. Quando em contato com uma amostra de sangue de uma pessoa com câncer, ele “captura” a partícula diferente e acaba ficando mais pesado. Outras estruturas relacionadas à técnica também fazem com que haja uma mudança de cor das partículas, indicando que o paciente que teve o fluido coletado tem um tumor maligno. A taxa de erro, segundo Priscila, é de 2 a cada 10 mil casos. Dados da Organização Mundial da Saúde estimam 21,4 milhões de novos casos de câncer em todo o planeta em 2030, com 13,2 milhões de mortes. Há mais de cem tipos da doença, e os mais comuns são de próstata, mama, cólon, reto e pulmão.
Entre os benefícios da técnica desenvolvida por Priscila está o fato de que a identificação pode ocorrer dispensando a biópsia e por meio dos exames rotineiros de check-up. A cientista conta que ainda é necessário que o sensor passe por novas fases de teste. Além disso, ela precisará de financiamento para os estudos. Um dos objetivos da pesquisadora é que o equipamento tenha um custo acessível e assim possa ser adotado amplamente pela população. “[Estou] Muito feliz, amo o que faço. Consegui um resultado que parecia apenas um sonho há quase seis anos. O que me motivou? Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quero que o diagnóstico precoce do câncer seja uma realidade em alguns anos”, diz a mulher. Bacharel em química pela Universidade de Brasília e doutora na área pela Universidade de São Paulo, Priscila é a responsável pelas atividades relacionadas à funcionalização de superfícies do laboratório, além de trabalhar na otimização de estratégias de imobilização de biomoléculas em microcantilevers para biosensing. Ela atua ainda no desenvolvimento de sistemas de nanomecânicos e na combinação de nanotecnologias para o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico altamente sensíveis e específicos e é avaliadora e revisora de projetos europeus para a European Commission desde 2011. A pesquisadora conta que a descoberta pode ser usada ainda no diagnóstico de hepatite e que pretende estender a técnica a mais doenças, como o Alzheimer. (Do G1)

Resta saber se ele contará com apoio para colocar seu projeto bem sucedio em pratica. Ou se os lobistas da saúde, irá boicotar por pensar que as biopsias e exames rotineiros sejam mais rentáveis.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Se praticada, lei do Toque de Acolher poderia diminuir a violência em Itiruçu

Para amenizar a situação e proteger as crianças e adolescente de Itiruçu a Lei Municipal nº 149 do Toque de acolher, que foi sancionada em 07 de julho de 2011 pelo então prefeito Carlos Martinelli, regulamentando a permanência das Crianças e Adolescentes nas Ruas e Avenidas do município de Itiruçu, estado da Bahia poderia ser executada. Previamente aprovada pela câmara por indicação dos vereadores Diógenes Serra e Robson Mauro, a lei estava preste a ser executada, porem, como deveria ter apoio do judiciário, a lei não passou do papel, já que o Juiz José de Souza Brandão Neto, idealizador do Toque de Acolher, foi transferido da Comarca de Maracás-Itiruçu, após menos de 5 meses de destacado empenho e trabalho do magistrado, reconhecido e aceitado pela sociedade. Com a nomeação do novo juiz, o magistrado Pedro Henrique Izidro da Silva, a lei foi desprezada, o Juiz chegou a dizer em uma reunião que Itiruçu não tinha necessidade da Lei , extinguindo também a função dos Agente de Proteção à Infância, função exercida por voluntários.
Ainda sobre a lei do Toque de Acolher Na época uma entrevista na radio Itiruçu FM, com uma então Promotora da Comarca de Itiruçu Dr. Laíse de Araújo Carneiro que teria substituído o Promotor Dr Rafael Matias, ela argumentou quando indagada, de que a lei afronta o direito de ir e vir do menor e que é um caso para se analisar, embora o Toque de Acolher seja lei e até que se faça o contrário deveria ser cumprida.
Nas audiências publicas da época o Juiz José Brandão chegou a comentar de que a medida não retiraria nenhum direito do menor, apenas evitava a exposição do menor aos riscos de envolverem se com crimes e que obrigava assim as famílias cumprirem com suas obrigações de não deixarem crianças e adolescentes virarem a noite pelas ruas. Argumentou também de que a lei não punia o menor diretamente, pois não os apreendia e sim os reconduzia até a casa dos responsáveis que assinavam um termo, sendo que só após a 3ª reincidência que os tais responsáveis seriam multados a partir de 3 salários mínimos. O juiz ainda disse na época que foram raras as vezes que precisou aplicar a pena de multas, pois apesar do numero de autuações só houve poucas reincidências.

Matéria de Parceria: Blog Ed Santos e Itiruçu Notícias

Caos social provoca o crescimento da violência

O caos social está fazendo aumentar a violência em Itiruçu e região. É visível, que as famílias desestruturadas e as drogas são os principais motivos do aumento da violência. Mas esta escalada de violência já estava prevista há alguns anos atrás quando algumas medidas estava sendo tomadas como a Criação do Conselho Municipal de Assistência a Criança e ao Adolescente; do Conselho Tutelar; do Abrigo para menores infratores e vítimas de ações danosas praticadas pelos pais ou responsáveis; da Guarda Municipal, entre outras ações que foram sendo diluídas nos últimos anos .
O titulo de cidade pacata e ordeira não existe mais para Itiruçu, já que os moradores da cidade não tem mais segurança de ficar transitando pelas ruas principalmente pela noite.  É triste ver nossos jovens buscando os caminhos da criminalidade e o sistema fica acuado diante a situação calamitosa em que se encontra a segurança publica.
Não vai adianta colocar mais policiais nas ruas se não cuidar de nossas crianças e de suas famílias, não adianta criar leis mais rígidas, se nossos adolescentes não tiverem uma educação de qualidade, com esporte e lazer que possa evoluir para ser um cidadão respeitável.
Não se pode mais fechar os olhos, e fica colocando a culpa em A ou B, os poderes públicos devem se unir para  combater a violência .  E a população deve se manifestar e exigir uma melhor qualidade de vida.
“O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Martin Luther King.

Por Neto Oliveira do Itiruçu Notícias

Jaguaquara: Polícia encontra moto incendiada que pode ter sido usada em assassinato de policial


A Polícia Civil 9ª Coorpin/Jequié revelou ao Blog Marcos Frahm que a moto usada para a prática do crime de homicídio que vitimou o agente Dilton Carlos, na quinta-feira (2/4), foi encontrada durante buscas realizadas no final de semana em um matagal, entre uma fazenda e as instalações da Rádio Povo AM, no bairro Arco-Íris, em Jaguaquara. A motocicleta modelo Honda Twister, sem placa, que foi incendiada ao lado de uma barragem, teria sido, supostamente, utilizada pelos dois atiradores que perseguiram o policial Civil e fizeram os disparos contra o investigador, que estava a bordo de um carro CrossFox de cor preta, em frente a uma farmácia na Praça Guilherme Silva. Baleado, Dilton ainda conseguiu conduzir o veículo até o Hospital Municipal, no bairro Muritiba, em busca de socorro médico.
Os criminosos fugiram em direção a Rua Barão do Rio Branco – Rua da Ceasa, incendiando a moto momentos depois no Arco-Íris. A polícia acredita na hipótese de que um dos suspeitos fretou um táxi para fugir da cidade. As investigações prosseguem para elucidar a morte do policial, segundo informações do delegado Fabiano Aurich.

Informações e fotos: Blog Marcos Frahm

Itiruçu: Câmara de Vereadores aprova contas do Prefeito Wagner com 4 votos a 3 e duas abstenções

Mesmo com uma maioria que se auto declara oposição, o Prefeito de Itiruçu Wagner Novaes teve suas contas referente ao ano de 2013 aprovadas pela Câmara de Vereadores de Itiruçu, na noite desta segunda feira (6). Segundo informações, em uma seção extraordinária. Dos nove vereadores, quatro votaram pela aprovação, três votaram contra e dois se abstiveram de votar, ou seja, é como se tivesse votado nulo.
Votaram pela aprovação das contas, os edis: Paulo das Mercês, o Paulinho (PSB); Agnaldo Lopes, o Agnaldinho (SOLIDARIEDADE); Erisvaldo Novaes, Val Caetano (PROS) e Josevi Umburanas-Duda (PMDB).
Votaram pela reprovação das contas os edis: João Mota, o Nino (PT); Gilmar Machado, Junior Petrukio (PT) e Alexandre Maimone (PcdoB).
Se abstiveram de votar: Robson Mauro, o Bauro (DEM) e Nilman Brochine (PtdoB).
Vale ressaltar que as contas do ano de 2013 do Prefeito Wagner Novaes (PSDB), foi aprovada com ressalvas pelo Tribuna de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). Ressalvas essas principalmente por ultrapassar o índice de pessoal, o que lhes resultou em multa de 4 mil reais.

Projeto "Dia de Fazer o Bem" promoveu limpeza de ruas no Entroncamento de Jaguaquara



Nos dias atuais tem sido cada vez mais raro ver pessoas mobilizadas para ajudar o próximo. O cotidiano demanda uma correria incansável, principalmente para quem trabalha durante todo o dia e estuda no período da noite, realidade que faz parte do dia-a-dia, principalmente dos jovens. Para contrapor esta realidade, aproximadamente 30 pessoas na faixa etária entre 15 e 35 anos, decidiram abraçar comunidades durante o dia 5° de abril, apenas com ações que promoverão o bem-estar das mesmas. A iniciativa intitulada como “Dia de Fazer o Bem”, aconteceu nos bairros Bela Vista e São Jose, situados no Entroncamento de Jaguaquara. Esta iniciativa faz parte do Calendário Anual da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
O objetivo do projeto “Dia de Fazer o Bem”, é gerar a conscientização de que os jovens têm vigor e ferramentas para contribuir juntamente à sua comunidade. Segundo o líder de jovens da IASD no sudoeste da Bahia, pastor Tiago Cabral, o “Dia de Fazer o Bem” precisa ser um estilo de vida.
Dentre tantas atividades, o projeto realizará limpeza de praças, feira de saúde e distribuição de livros sobre qualidade de vida. Os jovens do bairro da Bela Vista, já têm esquematizadas as ações deste dia, esse movimento vai ficar marcado na memória da sua vizinhança.


Maracás: Caminhoneiro perde controle após pneu estourar e colide em barranco na BA 250

O motorista de um caminhão pipa modelo Mercedez Benz 1113 de placa JMS 2681 de Maracás, que presta serviço a Exercito Brasileiro colidiu contra um barranco, na BA 250, trecho conhecida como Curva das Contendas, perímetro do município de Maracás, a poucos metros de onde a cerca de uma semana uma carreta Scania de Santa Catarina com materiais para rede elétrica tombou.

O Motorista, morador da cidade de Maracás, de nome Edivaldo Rodrigues, contou a nossa reportagem que passava pelo local, que viajava de Lajedo do Tabocal para Maracás, transportando água, quando na curva um dos pneus dianteiro estourou, e o mesmo veio assim a perder o controle, saindo da pista batendo no barranco. Apesar do susto e do estrago no caminhão, a vítima não se feriu. Ainda segundo o motorista, o caminhão estava com os pneus novos e não apresentava sinais de avarias. 
 Informações e Fotos:  Blog Ed Santos


Carro de itiruçuense foi tomado de assalto em Mutuípe

Um veículo modelo Voyage de cor branca de placa OKM 3984 licença de Itiruçu foi tomado de assalto na noite de domingo em Mutuípe, no Vale do Jiquiriçá. Segundo informações, cinco elementos armados em outro carro surpreendeu o casal itiruçuense, sendo Sebastião e sua esposa Paula que viajavam no Voyage juntamente com mais três pessoas de Itiruçu que não teve o nome divulgado.  
Na ação os dois caronas do Voyage foi forçado a entrar no carro em que estavam os marginais, que chegaram tomar todos os seus pertences, deixando-os apenas de roupas íntimas.
Ainda de acordo com outras informações, as vítimas foram liberada pelos assaltantes no Entroncamento de Jaguaquara. Enquanto que as duas vitimas que estava no carro dos bandidos foram deixados proximo ao posto Grande Vale, também região do Entroncamento de Jaguaquara. O casal  e os outros ocupantes não se feriram. O veículo ainda não foi localizado.