quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu é adiada por falta de eleitores

Local da votação (Fotos Ed Santos)
Finalizou de forma tranquila, mas sem alcançar quórum a eleição para Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu. O inicio foi às 8 da manhã e terminou segundo o previsto as 17, sem o registro de nenhum incidente maior. Todavia, a baixa participação dos sindicalizados aptos a votarem que era um total de 512, só 152 apareceram para votarem. Segundo, o informado, menos de 30%, ou seja, ainda que fosse para o segundo escrutínio, não haveria quórum. Desta forma ficando muito aquém dos 50% mais um exigido pela lei.

Desta forma foi designada uma comissão composta por um membro de cada chapa e presidida por um indicado pela FETAG, trata-se do senhor Silvio Santos, que inclusive já preside o STR de Maracás e representante regional da federação. Esta comissão deverá presidir os trabalhos do sindicato por 90 dias, a contar do dia 3 de Março. Até lá João Andrade continua. Depois do dia 3, João será afastado pela primeira vez em 31 anos. Depois dos 90 dias deverá ter novas eleições.

A eleição contou com a coordenação da FETAG, representada por seu assessor Regional da Bahia, Celso Ricardo Bonifácio, do advogado Dr Marcos, de representantes dos polos regionais, a exemplo de Elisângela Senna, do polo de Jequié e presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Lajedo do Tabocal.

A baixa adesão foi apontada como sendo pelo fato de a eleição ter ocorrido em um meio de semana, quando os trabalhadores estão ocupados. Porem o fato pode ser um ato de pouca credibilidade diante do histórico das eleições ou candidatos, ou ainda uma demonstração de rejeição política generalizada ocasionada pela crise nacional.

Todavia o fato pode marcar um momento histórico no município que poderá ter uma mudança de comando no Sindicato dos Trabalhadores Rurais que a 31 anos teve apenas um comandante.

Em uma espécie de coletiva, o advogado da FETAG, Dr. Marcos explicou os pormenores dos ocorridos, o porquê da falta de quórum e ainda os próximos passos a serem dados.

Também na coletiva, o candidato João Andrade que ainda preside o Sindicato e está no posto a 31 anos, lembrou que a falta de quórum já era esperado e voltou a alfinetar os dirigentes da FETAG pelos percalços na eleição, dizendo que sua missa era de corpo presente.


Em seguida, o assessor Celso Ricardo rebateu a critica de seu João Andrade de que tenha sido o órgão um dos responsáveis por problemas no sindicato e disse que o órgão fez o que lhe cabia fazer e agradeceu a todos que trabalharam para garantir um pleito sem problemas. Já a candidata Tatiana Rosendo em poucas palavras, só agradeceu ao público e aos eleitores.

Os áudios da matéria irão ao ar nesta sexta feira (5/2) no programa Cidade Repórter da Itiruçu FM, a partir das 6:30 e em seguida estarão aqui neste blog.
Foto cortesia, Tiago Santos

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Itiruçu: Candidato do STR há 31 anos no poder fala sobre denúncias e deixa propostas, ouça!

Nossa reportagem (Blog Ed Santos e Jornal Cidade Repórter) procurou o atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu, o senhor João Andrade, eleito e reeleito de forma ininterrupta ha cerca de 31 anos, para que ele desse dar sua versão e respesse as acusações feitas pela oposição, encabeçada pela senhora Tatiana Rosendo, que tem na coordenação Nino Mota (PT).

Ele respondeu sobre as denuncias da chapa opositora, sobre a prática de nepotismo, onde foi evasivo e se mostrou confuso com a situação, porém respondeu negando, dizendo não ter nada a ver com sua ex cunhada, cuja a oposição ainda afirma que ele convive com irmã da sua ex mulher, desta forma não alterando a condição de nepotismo de 2º grau.

Sobre o fato de não possuir imóveis rural em Itiruçu, ele disse ser coisa “boba” e que ele considera que suas terras estão no município de Itiruçu. Questionado se tinha provas, ele respondeu positivamente, mas admitiu que a sede esteja no município de Jaguaquara e voltou a dizer que restante estar em Itiruçu. 

Ele disse que seu maior sonho caso seja eleito seria construir um auditório na sede do Sindicato. João ainda respondeu o porquê se considera um bom nome para continuar presidindo o Sindicato. Ele disse que agora tem mais experiência e que poderá conseguir mais benefícios.

Andrade ainda negou distribuir DAP apenas para pessoas que lhes convêm e disse ser falsa a informação de que usa maquinas do sindicato para o seu benefício. Questionado, que o estatuto está vencido, João disse que a FETAG ficou “enrolando” e que até agora não teria feito a atualização, mas que logo esta atualização seria feita.

João Andrade, se diz preparado, foi otimista e espontânea, disse que respeita a oposição e continua acreditando na vitória e que ficará mais 4 anos no poder.

OUÇA com atenção e tire suas próprias conclusões. Entrevista gravado na tarde do dia 2 de Fevereiro de 2016 e exibida na manhã de quarta feira, 3 de Fevereiro de 2016.


Entrevista João Andrade, 30 anos presidente do STR e candidato
Foto: Itiruçu Notícias

Oposição critica presidente do STR de Itiruçu e lança propostas de mudanças

Com as eleições para Presidência do Sindicato dos Trabalhadores se aproximando, o clima tende a ficar acirrado. Criticas é o que não tem faltado em especial ao atual presidente, senhor João Andrade, no cargo a mais de 30 anos, eleito de forma ininterrupta desde 1985. João Andrade foi alvo de várias denuncias feita pela chapa opositora que tem como candidata Tatiana Rosendo, mas como coordenador de campanha o vereador Nino (PT). Nino aproveitou o ensejo da campanha e teceu criticas ao que ele chamou de manobra para se manter no poder feitas pelo atua presidente que consistia no amedrontamento de sindicalizados onde segundo o mesmo havia ameaças de perdas de benefícios, etc, caso votasse em alguns candidatos que conseguiu se manter na oposição.

Nino também trouxe argumentos da pratica de nepotismo, ilegalidade no registro do próprio João, que segundo documentos não possui propriedade rural em Itiruçu, mas sim em Jaguaquara. Em contato com nossa reportagem, a chapa de Tatiana, disse que se eleita, pretende melhorar o ambiente sindical, tanto físico como na parte de ser mais próximo da população e do trabalhador rural, levando mais médicos em especial um oftalmologista, além de permitir a utilização de maquinário para todos os associados.

A opositora chapa 02 argumenta que em caso de vitória pretende transformar o ambiente sindical em algo moderno e mais útil ao trabalhador no acompanhamento e nos auxílios necessários.
A eleição está programada para o próximo dia 4 de Fevereiro das 8 às 17 horas, podendo ser encerrada antes caso vote todos os inscritos.  De acordo com o edital, as urnas ficarão fixadas na Sede do Sindicato em Itiruçu, na Rua Américo Silva, no distrito de Upabuçu, na escola Augusto Ribeiro e nas Várzeas na escola José Bomfim dos Santos.

Em entrevista ao Programa Cidade Repórter, aos apresentadores Ed Santos e Sergio Sioli, Nino comentou sobre a liberação de ambas as chapas para concorrerem nesta quinta, criticou o presidente e candidato, além de apresentar propostas.

OUÇA (Entrevista ao vivo no dia 2 de fevereiro de 2016)

Prefeitura de Itiruçu empossa Novo Secretário de Saúde

A prefeitura de Itiruçu realizou na manhã desta terça-feira (02) a cerimônia de posse do novo Secretário de Saúde, Erasmo Silva de Amorim. Ele que atuava até então no Conselho Municipal de Saúde de Itiruçu, assumiu o posto de Secretário de Saúde deixado por Cynthia da Silva Fontoura Leite, que por problemas pessoais deixou a pasta.

Erasmo Silva de Amorim tem 37 anos de idade, nascido no município de Itiruçu; é formado em LETRAS pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, é servidor público do quadro efetivo do município há 14 anos: começou como Agente Comunitário de saúde e depois Auxiliar Administrativo, estando sempre lotado na Secretaria Municipal de Saúde. É membro do Conselho Municipal de Saúde desde 2003, tendo ocupado a presidência deste órgão colegiado por dois biênios; também é ouvidor do SUS no município, tendo projetos de inovação em ouvidorias, reconhecidos e premiados pelo Ministério da Saúde como o melhor projeto de ouvidoria SUS entre os municípios da Bahia na categoria.

A portaria 011 de 2 de Fevereiro, publicado no diário oficial, confirmou a destituição de Cynthia e portaria 012, confirmou a ascensão de Erasmo. Ainda na mesma publicação, já na portaria 13, nomeou o senhor Eraldo Manoel Santos da Silva, como sendo o tesoureiro do Fundo Municipal de Saúde (FMS). 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Manilhas despencam de carreta na BA 250, trecho de Lajedo do Tabocal

Um acidente foi registrado na BA-250, trecho do município de Lajedo do Tabocal, por volta das 09h:30min., desta terça-feira (02/02).
De acordo com o Blog Vandinho Maracás, o motorista NEUBER NERES REIS, de 34 anos, conduzia uma carreta modelo Scania, cor vermelha, placa de cabine LZE-2719, licença de Alagoinhas e carroceria HZP-3838, licença de Aracaju-SE, pela BA-250 localidade denominada de Ladeira da Gameleira, carregado com 32 unidades de manilhas de cimento, quando o veículo não suportou, e desceu de ré, fazendo um ‘L’, momento em que as manilhas caíram e se espalharam pela pista. Apesar do susto felizmente ninguém se feriu.
O motorista contou que saiu de São Paulo com destino a Maceió, mas na cidade de Salinas em Francisco Sá, estava interditado e resolveu fazer esse percurso, em forma de atalho.

Um guincho de Maracás recolheu o material. A Polícia Rodoviária Estadual ficou orientando os motoristas para seguir por um atalho. 

Fotos Blog Vandinho Maracas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Mantida eleição para Presidente do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu

Depois de muita polêmica, e pedido de impugnação de ambas as chapas, na tarde desta segunda feira (1/2), a comissão eleitoral que rege o pleito para a escolha ou manutenção no cargo do novo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu, teve um desfecho com decisão favorável as duas chapas.

Desta forma está mantida para o próximo dia 4 de Fevereiro, esta quinta feira, as eleições que terá como concorrentes na Chapa 01 com o slogan “A Luta Continua”, encabeçado pelo atual presidente a mais de 30 anos no poder, o senhor João Andrade. Já a Chapa 02, com o slogan “Renovar é Preciso” tem na disputa uma mulher, trata-se da agricultora Tatiana Oliveira Rosendo, residente no povoado da Vila Geraldo Cerqueira –Feto. João Andrade representa aqueles que estão contentes com a atual situação do STR de Itiruçu, já Tatiana Rosendo representa aqueles que querem mudanças.

A Chapa 01 pediu a impugnação da 02 alegando que as pendencias dos componentes da chapa, inclusive a de Tatiana foram quitadas fora do prazo de um mês. Fato contestado pelo coordenador da Chapa 02, o vereador João Mota (Nino), que disse que esta questão não estava no edital, apesar de estar no estatuto, e que o próprio João Andrade só teria quitado também no dia 18, quando é quitado através de desconto em salário, as respectivas mensalidades de aposentados.

Já a chapa 2 pediu a impugnação da 1 alegando que o candidato a reeleição João Andrade, exerce suas atividade rurais em Jaguaquara e nada consta em Itiruçu e que vai de encontro ao estatuto no artigo 41. Outro ponto também é que segundo os opositores, João Andrade, já está há mais de dois mandatos no cargo, o que é vedado pela constituição Federal no artigo 14 paragrafo 5º. A oposição ainda vê a pratica de nepotismo, já que o presidente tem sua tesoureira que é sua cunhada, como parente de 2º grau; e ainda alega fraude já que consta que dois membros da chapa quitaram mensalidades atrasadas em um dia de domingo quando o sindicato está fechado.

Segundo informações, ambos os pedidos de impugnação foram rejeitados pela comissão eleitoral.

A eleição está programada para o próximo dia 4 de Fevereiro das 8 às 17 horas, podendo ser encerrada antes caso vote todos os inscritos.  De acordo com o edital, as urnas ficarão fixadas na Sede do Sindicato em Itiruçu, na Rua Américo Silva, no distrito de Upabuçu, na escola Augusto Ribeiro e nas Várzeas na escola José Bomfim dos Santos.

Governo discutiu em Itiruçu, o Bahia Produtiva com municípios do Vale do Jiquiriçá



Foi realizada na manhã desta segunda feira (1/2) no auditório da Casa da Cultura de Itiruçu, uma reunião entre representantes da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), secretários de agriculturas do município do Vale do Jiquiriçá, representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de Associações, para tratar da implantação do Projeto “Bahia Produtiva”, do governo do estado em parceria com o Banco Mundial.
No encontro foram debatidos os resultados dos subprojetos socioambientais, que foi apresentado pelo Assistente Técnico da CAR, Robson Andrade.

Entre os objetivos do projeto estão a inclusão produtiva e acesso a mercados, aumento da integração ao mercado, segurança alimentar e nutricional, melhoria do acesso ao serviço de abastecimento de água e saneamento, infraestrutura básica necessária para apoiar a produção e a comercialização, entre outros.
O novo projeto abrangerá todos os territórios de identidade do estado, exceto a capital baiana, atendendo 416 municípios. Com investimento de US$ 260 milhões, serão beneficiadas 150 mil famílias com ações na agricultura familiar (94.215), quilombolas (12.111), indígenas (3.232), reforma agrária (20.468) e economia popular (19.974). Para se inscrever, as associações poderão fazer as inscrições pelo www. car.ba.gov.br. até o dia 29/02/2016.


Estiveram presente representantes das secretárias de Agriculturas dos municípios e Jaguquara, Itiruçu, Lajedo do Tabocal, Maracás, Mutuípe, Nova Itarana, entre outros.