quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Italiana fala sobre memórias da Itália e imigração a Itiruçu na década de 50

Italianos: Anna, Atílio e Maria (Fotos Ed Santos)
Nossa reportagem conversou com a imigrante italiana, Anna D’emídio Di Girolamo, que veio para o Brasil com 18 anos de idade no inicio da década de 50 do século passado.  A entrevista aconteceu na manhã da última terça-feira 1º de setembro de 2015, após ato cívico em frente à prefeitura de Itiruçu em homenagem ao aniversario de emancipação política de Itiruçu e a reinauguração do Memorial aos Italianos localizados na Casa da Cultura na Praça Vivaldo Bastos, onde estão expostos equipamentos agrícolas, fotos e utensílios oriundos da época da chegada dos imigrantes da Itália em Itiruçu no final da década de 40 inicio da década de 50.
O momento foi de descontração e de recordações, pois foram apresentadas várias canções folclóricas italianas.
Simone (Chefe da Casa da Cultura), Maria, Drª Rita (Prefeita), Anna e Atílio
Anna D’emídio Di Girolamo, tem memoria viva da Itália daquela época e inclusive da II Guerra Mundial, fato que ela vivenciou na sua região natal de Pescara. Ela contou que as bombas caiam dos aviões fazendo a terra tremer e aviões disparavam rajadas de metralhadoras sobre pessoas ou animais. A mesma conta também que a região foi alvo de disputa pelos invasores alemães, ingleses e americanos. Como sua família morava na zona rural houve menos impacto da guerra do que os que moravam na cidade e a família de Anna dava apoio humanitário aos fugitivos e sobreviventes dos combates.

Ao chegar ao Brasil, a italiana conta que enfrentou muitas dificuldades tanto na comida, como no local onde viver, pois tiveram que morar no mato, nos lotes doados pelo governo. Anna contou ainda que muitos italianos recusaram-se a comer a farinha de mandioca pois pensava ser pó de serra, sendo necessário que o cônsul da Itália os explicasse que se tratava de um dos alimentos consumidos no Brasil. Ela faz questão de preservar a lingua italiana bem como recitar uma prosa de Gabriele D'Annunzio (1863 a 1938), um dos poetas de Pescara e influente na política local italiana da época.

Ouça a entrevista: 


Caminhonete desgovernada atinge casa e carro em Irajuba

Por volta do meio dia desta quinta-feira (3/9), uma caminhonete Mitsubishi L200, de placa JOF-5278 colidiu contra uma residência após perder o freio quando trafegava na Avenida 16 de Julho, Bairro Alto da Boa Vista na cidade de Irajuba, no Vale do Jiquiriçá, centro sul baiano.

A caminhonete ainda teria atingido outro veículo modelo Chevette que estava estacionado em frente a residência. Parte do telhado e das paredes ficou destruída. Apesar do susto para os moradores da casa ninguém se feriu. Uma jovem chegou a passar mal dado ao susto, mas foi medicada e passa bem.

Fotos: Blog Marcos Frahm

Caminhão conduzido por motorista de Jaguaquara fica destruído em batida na BR-116

Uma colisão na BBR-116, trecho do perímetro urbano de Jequié, no bairro Cidade Nova, deixou um caminhão destruído. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal – PRF, o acidente ocorreu por volta das 16h nesta quarta-feira (2/9) depois de uma ultrapassagem, envolvendo um caminhão Mercedes, placa NYZ 0534, de Jequié, que colidiu lateralmente com uma carreta-baú Volvo de placa MKQ 5626, de Santa Catarina. Morador da cidade de Jaguaquara, o condutor do caminhão teria sofrido leves escoriações e socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV. Com o impacto, o caminhão ficou destruído.

Informações: Blog Marcos Frahm/Foto Tatu

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Ex-prefeito de Itaquara em entrevista fala sobre troca de gentilezas com prefeita (Ouça)

Nossa reportagem conversou com o ex-prefeito de Itaquara Abimael Teixeira. Ele falou conosco sobre atualidade política, sua vida pública e experiências como político bem como o que ele pensa sobre a gestão atual e sobre o ano que vem e a sucessão 2016. 

Foto Ed Santos

PF desarma explosivos deixado por bandidos em Lafaiete Coutinho

Prepostos da Polícia Federal esteve na tarde de terça-feira (1/9) na cidade de Lafaiete Coutinho, para desarmar explosivos e inspecionar instalações do Banco do Brasil, Bradesco e do Correios, que na semana passada foram explodidos por membros de uma quadrilha de assaltantes na madrugada de sexta-feira (28/8). 
Na ocasião, parte do prédio-sede dos Correios foi danificada na ação, mas os bandidos fugiram abandonando os explosivos que foram lançados e não explodiram.
Não há previsão de quando os bancos em Lafaiete serão reabertos.

Foto; Marcos Frahm

Veículo roubado em Itiruçu foi recupeado em Vitória da Conquista


Na segunda-feira (31/08), o veiculo Palio Adventure Bege, placa policial JRW 6685 licenciado em Lafaiete Coutinho, que foi roubado o dia 11 de julho de 2015  em frente ao batalhão da PM em Itiruçu, de propriedade de Ailton Andrade conhecido por "Ailtinho de Jú",  foi recuperado  pela policia de Vitoria da Conquista. 

Segundo informações  o veiculo provavelmente teria sido vendido a um cidadão como veiculo  "pocado", porem em uma blitz  o carro teria sido abordado e multado  por falta do uso de cinto de segurança.  O prefeito de de Lafaiete Coutinho, Zenildo Santana (Zé Coca) o qual o veiculo ainda está vinculado  teria recebido através de um aplicativo  a multa, em contato com o policial Civil Ramon que  manteve contatos com a policia de Vitoria da Conquista  que prendeu o veiculo, chegaram a conclusão de que o veículo teria sido roubado em Itiruçu.
"Ailtinho de Jú", seu irmão Jó , juntamente com o policial Civil Ramon foram a Vitoria da Conquista e trouxeram o veiculo, que de seu estado original foram trocados os jogos de rodas e retirado o som automotivos avaliado em cinco mil reais.

No reagate do veiculo, imagens foram feitas no pátio onde ficam os veículos apreendidos  na delegacia de Vitória da Conquista, e uma Moto Honda CG 150  com de Placa JRG 4102 com licenciamento de Itiruçu está entre os veículos retidos, todavia não sendo informado quais razões da prisão da moto e nem de quem seria o proprietário.

Do Itiruçu Notícias

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Estimativa populacional de Itiruçu aumenta, mas não suficiente para melhorar o FPM

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na última semana de agosto traz estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2015. A estimativa do IBGE é que o Brasil tenha 204,5 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento de 0,83% de 2014 para 2015. No ranking dos estados, os três mais populosos localizam-se na região Sudeste, enquanto os três menos populosos localizam-se na região Norte. O estado de São Paulo, com 44,4 milhões de habitantes, concentra 21,7% da população total do país. Já a Bahia possui 15.215.000 habitantes. As estimativas populacionais são consideradas fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios.

Com isso, Itiruçu que no ano passado não tinha conseguido alcançar uma estimativa populacional suficiente para receber mais recursos do FPM, dessa vez com seus 13.336 habitantes ainda continuará sem conseguir o patamar de 13.606 habitantes. O caso mais emblemático é o de maracás que por causa de faltar 22 habitantes poderá ter sua receita reduzida de 1.4, para 1.2. Os prefeitos poderão recorrer.

Populações de alguns municípios do Vale do Jiquiriçá.

No Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, dentre os municípios, Jaguaquara permanece na dianteira, com o maior número de habitantes, conforme dados do IBGE. A capital do hortifrutigranjeiro possui, atualmente, 55.127 moradores, seguida por Maracás, com 24.156; Laje, 23.682; Mutuípe, 22.742; Ubaíra, 20.770; Jiquiriçá, 14.993; Itiruçu, 13.336; Milagres, 11.700; Santa Inês, 11.186;  Iramaia, 10.809; Planaltino, 9.413; Lajedo do Tabocal, 8.810; Itaquara, 8.480; Irajuba, 7.443; Cravolândia, 5.552; Lafaiete Coutinho, 4.046.

Os 10 maiores municípios por ordem de populações da Bahia:

Salvador, 2.902.927; Feira de Santana, 612.000; Vitória da Conquista, 340.199; Camaçari, 281.413; Itabuna, 218.925; Juazeiro, 216.588; Ilhéus, 182.350; Lauro de Freitas, 188.013; Jequié, 161.150 e Alagoinhas, 153.560.

Esposa e filho do Presidente da Câmara assume PDT de Itiruçu. Ex prefeito e prefeita interina sairão do partido

Após a confirmação de que a esposa e o filho do Presidente da Câmara de Itiruçu Robson Mauro (DEM) agora são os lideres do PDT local, o ex-prefeito Aílton Cezarino e sua esposa e atual prefeito interina Rita de Cássia e Novaes, anunciaram que logo realizará os processos de respectivas saídas do partido. Segundo Robson Mauro, a direção do partido teria sido ofertado a sua esposa Ângela Souza e seu filho Pedro Pimentel Ribeiro Neto, pelo líder PDTista na Bahia Felix Mendonça, e que prontamente teria aceitado.

Quem também deixrá o partido é o presidente da Assembleia da Bahia, o deputado Marcelo Nillo. Em recente entrevista nossa reportagem, Nilo teria afirmado que saiu do PSDB por que o partido teria virado apêndice do Carlismo na Bahia e que o PDT também estava seguido o mesmo caminho do PSDB, e, portanto estava contrariando toda aquela luta histórica que ao longo dos tempos o mesmo havia se empenhado. “A decisão de  aliar ao grupo Carlista vai de encontro  com a longa e histórica  vida do partido que sepulta definitivamente a sua ligação  com seu  fundador Leonel Brizola. Já que  em outrora os ‘Carlistas e Brizolistas’ não comungavam das mesma ideologia  e dificilmente dividiam o mesmo palanque.

Com a mudança de posição política do PDT, saindo da ala centro-esquerda para o centro-direita o partido deverá perder vários aliados e filiados histórico não só em Itiruçu mas em todo o Brasil. Na Bahia além do Deputado Marcelo Nilo outros 4 deputados deve mudar de legenda além dezenas de vários prefeitos  e vereadores por toda a Bahia.

Em Itiruçu parte dos filiados, ligados ao ex-prefeito Aílton também deverá abandonar o partido para um novo que ainda não passa de um embrião, que é o PL. Todavia, o partido em Itiruçu ganha outra identidade e agora fortalece a base do vereador e Presidente da Câmara Robson Mauro (Bauro DEM).


O fato é que na política brasileira os partidos e partidários cada vez mais perde suas identidades (ideo)lógicas. Isto é notório quando figuras do Carlismo como Oto Alencar e Cesar Borges migraram para a base do PT, enquanto que com o desgaste do partido dos trabalhadores é o PDT que era um partido de centro esquerda que agora passar para fazer parte ‘New Carlismos’ que está se fortalecendo na Bahia. 

Historiador fala das origens de Itiruçu, nos 80 anos de sua emancipação


Nossa reportagem conversou com o historiador, Professor da Rede Pública Estadual e Mestre em Educação Multidiciplinar, Marcos César dos Santos Silva.
Ele que é morador de Itiruçu e um dos que conhece na atualidade como poucos a história do nosso município. Professor César como é mais conhecido, fala com a gente agora e conta um pouco de como foi o inicio de Itiruçu, na comemoração hoje dos seus 80 anos de emancipação política.
Ouça a entrevista:

Governador Rui Costa faz homenagem aos 80 anos de Itiruçu

Em homenagem aos 80 anos de Itiruçu  o Governador da Bahia gravou junto a nossa reportagem, quanto esteve visitando Itiruçu no  último dia 27 de agosto, um vídeo com mensagem de felicitações a população Itiruçuense por neste dia 1º de setembro de 2015, completar 80 anos de emancipação.


Marcelo Nillo faz homenagem aos 80 anos de Itiruçu

Em homenagem aos 80 anos de Itiruçu  o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Marcelo Nilo (agora sem partido), fez um vídeo com mensagem de felicitações a população Itiruçuense neste dia 1º de setembro de 2015, pelos seus 80 anos de emancipação.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Prefeito de Jaguaquara comenta temas polêmicos e diz que se decepcionou (Ouça)

Nossa reportagem entrevistou o Prefeito de Jaguaquara Giuliano Martinelli (PP), onde na oportunidade questionamos sobre vários assuntos ligados a realidade atual como os problemas que vem enfrentando a população do Entroncamento e de Jaguaquara, obras e sucessão 2016, além das polêmicas em virtude das declarações do ex-prefeito Aldemir Moreira.
Para começara, perguntamos ao Prefeito Giuliano, sobre a atual situação administrativa de Jaguaquara e do Entroncamento na sua visão. Giuliano respondeu também nosso questionamento sobre a situação no Entroncamento, onde populares tem se reunido para taparem e buracos e fizer capinagem em matagais por conta própria, e qual resposta para estes problemas tem a prefeitura.
Ele também comentou sobre a polêmica das denuncias do Vereador Nildo na imprensa da capital com respeito a obras paradas e as prováveis datas para a inauguração das reformas da Praça JJ Seabra. Giuliano comentou também sobre uma recente entrevista do ex-prefeito Aldemir Moreira, onde o ex-prefeito fez críticas às obras paradas e fez menção de que o povo estava com saudade de sua gestão e de sentir o seu abraço. Na época Ademir também teria dito que seria pré-candidato.
Questionamos com base na própria fala do prefeito, o porquê ser prefeito foi uma decepção pessoal de sua vida. Por fim, perguntamos qual sua perspectiva de gestão para até o fim do seu mandato.

Ouça a entrevista completa:

domingo, 30 de agosto de 2015

Itiruçu comemorou seus 80 anos de forma antecipada

WP_20150830_022


Itiruçu comemorou de forma antecipada comemorações dos seus 80 anos de emancipação política. Apresentando temas ligados à cultura e setores educativos, o evento teve inicio na noite de sábado (29) coma apresentação de bandas locais com danças e o encontro de vozes.  Neste domingo (30) os eventos ficaram por conta das escolas  e movimentos culturais e sociais além da apresentação da Fanfarra Musical de Itiruçu (Famusi).
A prefeita Drª Rita, juntamente com Secretario de Educação Manoel Missias e o Chefe gabinete Ivan Cerqueira acompanharam todas as apresentações além de coordenar o evento. Além das atrações artísticas e culturais que fazem apresentações no Palco, varias stands com exposições foram abertas para o publico que conta a  historia do município, tem galerias de fotos, a arte de reciclar , exposições artísticas, culinária, telefonia celular, concessionaria de automóveis  e o parque dos dinossauros com uma replica do principais animais da espécie.
Itiruçu completará 80 anos de sua emancipação nesta terça feira, dia 1º de setembro.

Foto: Neto Oliveira, Itiruçu Notícias

MPT descobre trabalho escravo envolvendo Associação do Entroncamento de Jaguaquara

Segundo o divulgado no site Uol, uma força-tarefa criada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Rodoviária Federal e Governo da Bahia libertou seis homens que eram mantidos em condições análogas à escravidão no município de Santa Rita de Cássia (a 870 km de Salvador), no oeste da Bahia.

"Os operários contratados dormiam em alojamentos improvisados, sem sanitários, condições mínimas de higiene nem remuneração adequada. Além disso, eles não tinham acesso a água potável nem a locais para armazenar e preparar alimentos", informou o MPT. A inspeção foi realizada entre os dias 17 e 21 após denúncia recebida pelo ministério, e o resultado da ação foi divulgado nessa segunda-feira (24).

Os trabalhadores foram contratados pela Associação Cultural e Recreativa do Distrito de Stela Dubois (Entroncamento de Jaguaquara) para construir 25 casas populares num assentamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em uma vila a cerca de 20 km do centro de Santa Rita de Cássia.
Por cada casa construída, os trabalhadores tinham a promessa de receber um valor inferior ao piso salarial da construção civil na região.

Segundo o MPT, a associação ainda "burlava o sistema da Caixa Econômica Federal ao atuar como empreiteira, quando o projeto se destinava a financiar construções em regime de mutirão." As moradias fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), no âmbito do programa federal "Minha Casa, Minha Vida", que impede que os beneficiários das casas sejam remunerados pelo trabalho feito.

Termo assinado
Na última sexta-feira (21), o coordenador da força-tarefa, o procurador Ilan Fonseca, firmou um termo de ajuste de conduta com a associação para o pagamento das rescisões de contrato dos trabalhadores, a assinatura retroativa de carteira de trabalho e as indenizações por danos morais coletivos.

Além das rescisões, que variam de R$ 1.872 a R$ 9.908, cada um dos operários resgatados receberá indenização de R$ 5.000. O pagamento a cada um dos seis trabalhadores resgatados deve ser feito até o próximo dia 4 de setembro.

A associação também se comprometeu a indenizar a sociedade em R$ 130 mil --o valor deve ser pago até o dia 21 de setembro. Segundo o MPT, o dinheiro será revertido para ao Fundo de Promoção do Trabalho Decente, instituído pelo governo baiano para financiar projetos e ações por melhores condições de trabalho no Estado.

O projeto de casas no assentamento foi encerrado.

Para os próximos projetos que iniciar, a associação terá sempre que registrar a carteira de trabalho dos funcionários contratados e fazer os pagamentos até o quinto dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

Também deve garantir aos seus empregados --atuais ou futuros-- alojamentos em alvenaria com alvará da prefeitura para habitação, com água encanada e energia elétrica, sanitários, instalação de cozinha ou refeitório e fornecimento gratuito de colchões e roupas de cama, além de armários.

O UOL tentou contato com da associação que contratou os funcionários, mas não conseguiu localizar a sede da entidade ou algum coordenador.