quinta-feira, 16 de abril de 2015

Aberta inscrições de concurso do Conselho Tutelar de Jaguaquara

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do Município de Jaguaquara torna público o Processo de Escolha Unificado para Membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2016/2019, disciplinado com base na Lei nº 8.069/90 (ECA), na Resolução nº 139/2010 alterada pela Resolução nº 170/2014 do CONANDA, na Lei Municipal nº 651/2005 e na Resolução nº 02/2015do CMDCA, sendo realizado sob a responsabilidade deste e a fiscalização da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, mediante as condições estabelecidas no Edital.
O Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, compostode 05 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 04 (quatro) anos, permitida  01 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.O processo de escolha para a função de conselheiro tutelar será para o preenchimento de cinco membros titulares e suplentes.
DOS REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS
1º - Reconhecida idoneidade moral, atestada por duas pessoas alistadaseleitoralmente no município ou área de jurisdição do respectivo Conselho Tutelar, observados os impedimentos legais relativos ao grau de parentesco do art. 35 da Lei Municipal 651/2005.
2º - Idade superior a vinte e um anos no ato da inscrição.
3º Residência e domicílio eleitoral no município, de no mínimo 2 (dois) anos comprovadamente.
4º - Apresentação das certidões negativas da Polícia Civil, Polícia Federal, Justiça Estadual e Justiça Federal.
5º - Comprovada atuação na área da infância e juventude de, no mínimo, 01 (um) ano no município, relacionada à promoção, proteção, protagonismo, controle social e gestão política dos direitos da criança e adolescente, em ao menos 01 (uma) instituição registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
6º - Solicitação da candidatura individual, não sendo admitida a composição de chapas.
7º - Ensino médio completo, concluído até a data da inscrição.
8º - Disponibilidade para exercer a função pública de conselheiro tutelar comdedicação exclusiva, sob pena das sanções legais.
A inscrição somente será efetuada pessoalmente, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a Rua da Lagoa, 69 - Centro, pelo período de: 13 abril de 2015 a 04 de maio de 2015, das 08:00h às 12:00h e de 14:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira, exceto as sextas – feiras ,das 08:00 a 13:00 horas.
Somente serão efetuadas as inscrições mediante pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) a ser depositado na Conta Corrente 24.818 - 5 Agência do Banco do Brasil 1084-7 “Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, com o depósito identificado e a apresentação da documentação exigida.
O exercício da função de Conselheiro Tutelar consistirá em serviço público relevante, com jornada semanal de dedicação de 40 (quarenta) horas, sendo fixada a remuneração de R$ 1400,00 (um mil e quatrocentos reais) valor este que será reajustado nas mesmas bases e condições dos servidores da prefeitura municipal de Jaguaquara, em conformidade com a Lei municipal 838, de 06 de marços 2013.
O exame de conhecimento específico ocorrerá no dia 28/06/2015 (domingo) e consistirá em prova objetiva de caráter eliminatório. O resultado do exame será publicado no Diário Oficial do Município ou em meio equivalente no dia: 03/07/2015. Haverá uma entrevista de caráter eliminatório e consistirá numa entrevista individual a ser realizada no dia 17/07/2015 às 08h30min na escola Menandro Menahin, situada a Rua Menandro Menahin, s/n no Bairro da Palmeira. Já a publicação dos candidatos aptos a eleição será publicada 5 dias após analise da banca avaliadora.

O dia da eleição dos conselheiros ocorrerá em data unificada em todo o território nacional: 04 de outubro de 2015, das 08h às 17h. O voto será facultativo e secreto. A divulgação dos locais de escolha ocorrerá com antecedência mínima de 20 dias da data da escolha unificada e caberá ao CMDCA fazer ampla divulgação dos locais, utilizando todos os meios de comunicação possíveis. A posse dos conselheiros tutelares dar-se-á pelo Senhor Prefeito Municipal no dia 10 de janeiro de 2016.

Secretária de Educação e Assessor Juridico pedem exonerações da Prefeitura de Itiruçu

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itiruçu (ASCOM) apontam que a então secretária de Educação Iomara Bastos Damasceno pediu exoneração do seu cargo na tarde desta quinta feira(16). Recentemente um suposto erro de dados em uma escola municipal fez que com o município perdesse mais de 500 mil reais. A principio a prefeitura eximiu a Secretaria de Educação da culpa e dirigiu o erro a parte interna da escola. Não há confirmação se o motivo da exoneração da Secretária tem ligação com o fato. A ASCOM sem dar mais detalhes, apenas informa que a Iomara pediu exoneração alegando problemas pessoais, mais que ficará a disposição da Secretaria de Educação para auxiliar nos trabalhos até que o prefeito Wagner nomeie um novo titular para a pasta.
Iomara Bastos assumiu a Secretaria Municipal de Educação desde Abril de 2013, com a saída do então secretário Manoel Missias.
Informações também apontam que o Assessor Jurídico Adson Pires de Novaes Junior também haveria pedido exoneração do cargo. Apesar de muitos rumores, ninguém da Prefeitura confirma oficialmente os motivos diretos para a exoneração do Assessor.

Carreta carregada de arroz tomba na BR 116-Jequié; motorista morre


Uma carreta Scania de placa IHT 5358 do Rio Grande do Sul, que transportava um carregamento de arroz tombou após o condutor perder o controle na BR 116, trecho do Baixao de Jequié.  
Infelizmente o motorista Oni Dias de Souza foi a óbito no  local.  Populares saquearam parte da carga. A PRF chegou ao local momentos depois e registrou o acidente. O acidente ocorreu por volta do meio dia desta quinta feira.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Jequié: Trabalhadores paralisam atividades e protestam contra aprovação do PL 4330

Trabalhadores de várias categorias, professores, bancários e da saúde estadual, suspenderam as suas atividades na manhã desta quarta-feira (15/4) em Jequié e, se juntaram a dirigentes de sindicatos de várias categorias, em mobilização contrária à aprovação do Projeto de Lei 4330, da Terceirização,  que se encontra em discussão na Câmara dos Deputados. Os manifestantes também citaram nominalmente e criticaram os parlamentares baianos que aprovaram na semana passada o texto do projeto. A manifestação percorreu várias ruas, transitou pelo Centro de Abastecimento Vicente Grillo e, posteriormente se dirigiu ao centro da cidade, onde foram feitos pronunciamentos. Os manifestantes também se posicionaram em frente às agências bancárias.
Servidores da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), lotados na Base Regional de Saúde (antiga 13ª Dires), aderiram ao movimento contra a aprovação do projeto de lei da Terceirização e se mantiveram reunidos em frente á sede do órgão protestando também sobre temas que inquietam a categoria, nos 100 primeiros dias do governo Rui Costa. Além das queixas ainda presentes com relação a extinção das Dires, os servidores reclamaram do não posicionamento do governo em relação ao reajuste salarial dos trabalhadores, a redução da jornada de trabalho e a retirada da insalubridade dos salários do pessoal que atua no setor administrativo, dentre outros ítens. (Do Jequié Repórter)
Em Itiruçu, apenas o vice presidente dos Sidicatos dos Bancários de Jequié e região concedeu entrvista a Rádio Itiruçu FM, falando dos riscos para os direitos do trabalhador com este PL da forma como está.
Ouça a entrevista:

Foto: Gel

Homem recebe vários golpes de faca em Jaguaquara

Informações dão conta de que esfaquearam um homem no Bairro Belo Vista na cidade de Jaguaquara, na noite desta quarta feira (15). Segundo informações populares, a vítima teria sido identificado como Mazinho, que teria sido atingido com vários golpes de facas por um menor, aparentando ter 13 anos, que se evadiu do local.

Mazinho teria sido socorrido por uma ambulância ao Hospital de Jaguaquara e dado a gravidade do ferimento foi transferido para o HGPV em Jequié, com uma perfuração no pescoço. 

Estamos apurando outras informações...

Mais três pessoas foram assassinadas em Jequié.

Três pessoas foram assassinadas em Jequié na manhã desta quarta-feira. Entre as vítimas estão os irmão Anderson José Batista, de 21 anos de idade, e Jonatas José Batista, de 24 anos. Segundo testemunhas, por volta das 3 horas da manhã elementos armados invadiram a casa de número 32, quadra N, residencial Beira Rio, e executaram os irmão que dormiam usando uma arma calibre .45. Anderson trabalhava prestando serviço à concessionária Via Bahia e o irmão Jonatas na Ramarim. Um dos tiros transpassou a parede da frente da residência.
O outro homicídio foi na Baixa do Bomfim, a vítima foi Rodrigo Miranda Pimentel, morador do residencial Cachoeirinha. A Delegacia Territorial de Jequié vai investigar a motivação e autoria dos crimes. 
Foto/Fonte:BJM

Nino, Junior e Agnaldinho foram homenageado com medalhas por instituto

Os vereadores itiruçuenses, Junior Petruquio, Nino e Aguinaldinho, foram homenageados com medalhas de Alferes Tiradentes, através do Instituto Tiradentes, entre os dias 10 e 11 deste mês de Abril de 2015, em um evento realizado no Auditório do Mar Brasil Hotel, na capital Baiana.
As homenagens se deram após o Instituto apontar os mesmos como os três melhores colocados em uma avaliação pública em Itiruçu. O evento também homenageou outras autoridades políticas, militares e jurídicas na sua 88ª edição.
Ambos os vereadores se mostraram satisfeitos pelo reconhecimento. O Instituto Tiradentes nasceu na cidade de Viçosa, Minas Gerais, no ano de 2003, através de um grupo de vereadores da Zona da Mata do estado, que em busca de conhecimento organizou em maio daquele ano o primeiro seminário.
Atualmente o Instituto realiza eventos de capacitação por todo Brasil com o objetivo de qualificar gestores públicos, estimulando o debate entre empresários, políticos e intelectuais de temas pertinentes à administração pública.
Os assuntos debatidos são escolhidos diante da necessidade de se proporem novas agendas de obras políticas afinadas com a realidade brasileira. A fim de exercer sua responsabilidade social para com a sociedade, os vereadores mais atuantes de cada cidade são agraciados com medalhas honrosas durante os seminários.

 O Instituto tem o compromisso com o pluralismo de opiniões e o debate qualificado de ideias e acredita na democracia como processo de deliberação dos assuntos públicos. Reconhece, sobretudo com as homenagens, o esforço de prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários e assessores municipais em buscar conhecimento para trabalhar em prol da nossa sociedade. As pesquisas foram feitas via telefones.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Itiruçu: Publicado editatal de concurso para Conselheiro Tutelar

Estão abertas as inscrições para processo seletivo para as escolhas dos membros do Conselho Tutelar de Itiruçu. As inscrições vão até o dia 15 de maio de 2015. Para concorrer às vagas os candidatos deverão cumprir alguns requisitos tais como: Reconhecimento da idoneidade moral atestada por duas pessoas alistadas eleitoralmente no município ou área de jurisdição do Conselho Tutelar, observados os impedimentos legais relativos ao grau de parentesco; Idade superior a vinte e um anos no ato da inscrição; Residência e domicílio eleitoral no município de Itiruçu, no mínimo, 2 (dois) anos comprovadamente; Apresentação das certidões negativas da Polícia Civil, Polícia Federal, Justiça, Estadual e Justiça Federal; Comprovada atuação na área da infância e juventude de, no mínimo, 01 (um) ano no município, relacionada à promoção, proteção, protagonismo, controle social e gestão política dos direitos da criança e adolescente, em ao menos 01 (uma) instituição registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Solicitação da candidatura individual, não sendo admitida a composição de chapas; Ensino médio completo, concluído até a data da inscrição; Disponibilidade para exercer a função pública de Conselheiro Tutelar com dedicação exclusiva.
As inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Praça Vivaldo Bastos das 8h 30min às 17h 00min. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais), que deverá ser pago no Departamento de Tributação do município, situado no mesmo endereço, na Casa da Cultura. As provas de conhecimento específico será realizado no dia 19 de julho de 2015. Será aprovado o candidato que obtiver nota mínima de 10 (dez) pontos. A comissão examinadora, que deverá elaborar o exame de conhecimento específico, analisar, corrigir e encaminhar os resultados à comissão especial, sendo composta por: Luciana dos Santos Brandão, Viviane Vitório D’Emídio, Josefa Neuza Marques Luz Fontoura, Zilene Maria Honorato, Moema Fraga Souza, João da Silva Andrade. Dos 10 melhores colocados, haverá eleição para escolha dos cinco titulares marcada para o dia 04 de outubro de 2015, das 08h às 17h.
Vale ressaltar, que em 2013 houve também eleições para o dito conselho, que por conta de denuncias de irregularidades, acabou parando na justiça e foi suspensa.

Outras Informações Clique AQUI.

Foto: Ed Santos

Itiruçu: Coelba fará desligamento de energia em varias ruas nesta quarta feira

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira dia 15/04/2015, das 08h30min às 12h30min, em partes do centro em Itiruçu.
Será atingindo o seguinte local: loteamento Francisco Inácio de Souza, Praça Vivaldo Bastos, Rua Albino Serra, Rua Antonio Cardoso, Rua Auro Rocha, Rua Ernesto Souza, Rua Juracy Magalhães, Rua Juscelino Kubitscheck, Rua Pedro Ribeiro, Rua Presidente Vargas e Rua Romeu Silva.
O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a, poderá ser cancelada realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.
 Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Departamento de comunicação

Justiça solta a itiruçuense Élia Santos secretária do ex-deputado Luiz Argôlo

A Justiça Federal revogou nesta terça feira (14/4) os decretos de prisão temporária de Ivan Vernon Gomes Torres Junior, assessor do ex-deputado Pedro Corrêa (PP/PE) na Câmara, e da itiruçuense Élia Santos da Hora, secretária do ex-deputado Luiz Argôlo (SD/BA). Vernon e Élia foram detidos sexta feira, 10, pela Operação ‘A Origem’, nova fase da Lava Jato, por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro ilícito de contratos de publicidade com órgãos públicos federais. Pedro Corrêa e Luiz Argôlo foram presos também, mas em caráter preventivo, ou seja, deverão ficar sob custódia até conclusão do inquérito da Polícia Federal e de eventual ação criminal, a menos que nesse tempo sejam beneficiados com a concessão de habeas corpus. A revogação das ordens de prisão temporária de Vernon e de Elia foi decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, base da Lava Jato. A temporária valia por cinco dias. O juiz destacou que não houve pedido de prorrogação da prisão do ex-assessor de Pedro Corrêa e nem da secretária de Argôlo. “Expirando-se a prisão nesta data, revogo-a pelo remanescente”, decidiu o juiz, que, no entanto, impôs condições aos investigados ”para boa condução do processo e considerando a gravidade em concreto dos crimes em apuração”. Vernon e Élia estão proibidos de mudar de endereço ou de deixar o País sem autorização judicial e obrigados a comparecer a todos os atos do processo, inclusive da investigação se intimados a depor.

Fonte: Estadão Conteúdo

Dilma indica Luiz Edson Faccini como novo ministro do STF

Paraná 247 – O professor da Universidade Federal do Paraná Luiz Edson Fachin foi indicado pela presidente Dilma Rousseff como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Se tiver o nome aprovado no Senado, ele assumirá a vaga que foi deixada pelo ex-presidente da corte Joaquim Barbosa, aposentado no ano passado.
Fachin já advogou para movimentos sociais, como o MST, e tem apoio do PT. Recentemente, também recebeu o apoio do senador do PSDB do Paraná Alvaro Dias. "O jurista paranaense, competente e suprapartidário, se indicado, valorizará a Suprema Corte do País. Tem nosso integral apoio e a certeza de que sua presença no Supremo honrará a magistratura brasileira", disse o parlamentar em nota.
Dilma consultou recentemente o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre o nome de Fachin. O peemedebista, que demonstrava resistência, diminuiu a rejeição e afirmou que trabalhará pela aprovação do nome do jurista no Senado. Na Casa, a indicação da presidente passa por uma sabatina e precisará ser aprovada pelo plenário, em votação secreta.
O advogado Edson Fachin é professor de Direito Civil na UFPR, além de sócio fundador do escritório Fachin advogados. Em 2010, ele chegou a ser cotado pelo ex-presidente para ocupar a vaga de Eros Grau no Supremo.

Após pressão de países latino americanos EUA exclui Cuba da lista de patrocinadores de terroristas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou seu apoio à remoção de Cuba da lista elaborada pelo do Departamento de Estado com países que patrocinam o terrorismo.
De acordo com relatórios enviados ao Congresso pela Casa Branca, o Presidente Obama planeja remover Cuba da lista de estados que patrocinam o terrorismo, após duras críticas de países latino-americanos, entre eles o Brasil na última cúpula das Américas no Panamá.
Ouça o discurso de Raúl Castro na 7ª cúpula, a primeira de Cuba.

Vereador atende reclamações e faz indicação para rua com cratera no Entroncamento de Jaguaquara


Depois de redes sociais repercutirem o constante surgimento de uma cratera na Rua Estrada da Luz, conhecida popularmente como Rua de Louro da Caçamba, causada sempre pelas águas pluviais quando chove e que traz problemas para a trafegabilidade inclusive ameaçando de desabamento algumas residências. Diante do fato, nossa reportagem recebeu na tarde desta terça feira (14), um requerimento, com uma indicação do vereador de Jaguaquara, eleito com votos dos moradores daquela comunidade, onde o edil Edmilson dos Santos Barbosa o Dema (PTB), na qual ele solicita da Prefeitura de Jaguaquara, a execução de manilhamento e construção de calçamento da referida rua como forma de solucionar o problema.

Diariamente é constante as reclamações dos moradores daquele distrito, referente a diversos problemas, tais como falta de iluminação pública, buracos e matos nas ruas além de solicitarem patrolamento para comunidades como o Assentamento Assembleia e Mocó.

Estado publica resultado final do concurso para delegado, investigador e escrivão

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (14) divulga o resultado final do concurso público para os cargos de delegado, escrivão e investigador, carreiras do quadro da Polícia Civil. Na mesma edição também vai ser publicado o resultado final e recursos de outras duas etapas - investigação social e avaliação de títulos, esta última em consonância com a Ação Civil Pública ajuizada pela Defensoria Pública da União (DPU). Promovido pelas secretarias estaduais da Administração (Saeb) e da Segurança Pública (SSP), sob organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB), o concurso foi realizado em 2013, com a oferta de 600 vagas, para ampliar o quadro de policiais civis no Estado e, ao mesmo tempo, fortalecer a segurança pública, uma das prioridades do atual governo.

Polícia: Governador anuncia pagamento da GAP V das polícias civil e militar

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que a Gratificação de Atividade Policial (GAP) V dos policiais militares e civis será paga no mês de abril. De acordo com Costa, a verba irá aumentar cerca de 12 % os vencimentos destes servidores. “Isso é a continuação do processo de valorização dos PMS. Queria aproveitar para agradecer aos agentes a diminuição de quase 9% no número de homicídios no nosso estado. Estamos ainda, claro, longe do que queremos, mas é um avanço”, reconheceu. O anúncio foi feito no programa Diga Aí, Governador. A GAP é uma gratificação que todo Policial Militar e Civil recebe por mês na Bahia.(BN)

Itiruçu terá Juíza Leiga que auxiliará no trabalhos da Comarca

A jovem Itiruçuense, Bacharel em Direito, Rafaela Pires Teixeira de 25 anos filha do casal Fernando Teixeira e Iumara Pires Teixeira assumirá em breve a função de Juíza Leiga da comarca de Itiruçu por um período de 4 anos. O cargo foi obtido após a realização de concurso publico ofertado pelo TJBa (Tribunal de Justiça da Bahia).
No total, cerca de 500 Juízes Leigos foram distribuídos em 237 municípios pela Bahia com cargo por tempo determinado de 04 anos, para agilizar os processos das suas comarcas. Rafaela é formada em Direito na Universidade Jorge Amado (UniJorge), e terá a missão de exercer sua função no seu município de origem. Segundo o Blog Itiruçu Notícia, a Juíza Leiga ainda pretende continuar estudando e lecionando na Universidade na qual se formou. Já indagado sobre a possibilidade de seguir a carreira de Juíza, Rafaela revelou: “Não sei. Nunca pensei nesta possibilidade. Vou aguardar o curso da vida”.
A função da Juíza Leiga é de atuar junto ao Juiz Titular da comarca, também chamado na linguagem técnica de Juiz Toga, presidindo as audiências de conciliação; audiências de instrução e julgamento, podendo, inclusive, colher provas; proferir parecer, em matéria de competência dos Juizados Especiais, a ser submetido ao Juiz Supervisor da unidade de Juizado Especial onde exerça suas funções, para homologação por sentença. Os juízes leigos ficam impedidos de exercer a advocacia perante a Unidade do Juizado Especial da Comarca ou Foro onde forem designados e receberá seus vencimentos de acordo com as audiências realizadas.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Bairro do Entroncamento de Jaguaquara foi beneficiado com mini feira de saúde



Membros do grupo Pra Ser Feliz realizaram no domingo (12) uma mini feira de Saúde no Bairro São José no Entroncamento de Jaguaquara. No ato foram ofertadas aferição de pressão arterial, testes de diabetes, medição de massa corporal e orientações de como manter a saúde em dias. Enfermeiras e voluntários buscaram sobre tudo orientar a população quanto a importância de uma alimentação balanceada e sobre os exercícios físicos para manter a vida com qualidade. 

domingo, 12 de abril de 2015

Acidente com morte na zona rural de Itaquara

Um acidente automobilístico na zona rural de Itaquara resultou na morte de uma pessoa e deixou cerca de três feridos. Segundo informações o motorista era funcionário da Câmara de Vereadores daquela cidade e era conhecido como Amaro Lucas. Ocidente teria ocorrido na região da Agência, zona rural daquele município e segundo informações as vítimas vinham de uma festa de argolinha na região de Água Branca. Além de Amaro que morreu no local as demais três pessoas que estavam foram socorridos com ferimentos ao Hospital de Itaquara. Seu Amaro como é conhecido, segundo informações teria perdido o controle do carro e se precipitado em uma ribanceira. Dos feridos ninguém corre risco de morte. 


Homem colide moto contra cerca e fica ferido na zona rural de Itiruçu





Um homem identificado Carlos André ficou ferido, após a moto em que estava colidir contra uma cerca de mourões e arame farpado, na estrada vicinal que liga a BA 250 ao povoado da Vila Pimentel, perímetro do município de Itiruçu.



O fato ocorreu por volta das 2h e 30min da madrugada deste domingo (12), quando o mesmo retornava da região do Entroncamento de Jaguaquara. Com o impacto da colisão, foram arrebentados cerca de 10 mourões e a moto Honda Broz ficou dependurada nos arames da cerca que margeia a estrada. André conseguiu caminhar até a casa de um amigo onde terminou de passar a noite. O fato chamou atenção de populares no início da manhã que acionaram uma Ambulância que o conduziu até o Hospital de Itiruçu. O mesmo foi medicado e em seguida liberado. Apesar da gravidade do acidente, a vítima sofreu várias escoriações e arranhões pelo corpo, mas passa bem.

Fotos: Blog Ed Santos



Dilma e fundador do Facebook anunciam parceria para ampliar acesso a internet

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (10), a criação de uma parceria com o Facebook para ampliar o acesso a Internet gratuito para populações de baixa renda e em áreas remotas do Brasil. Depois de um encontro de uma hora, solicitado pelo fundador do Facebook, a presidente anunciou, junto com Mark Zuckerberg, a implantação de um projeto em que a gigante da internet entrará com a infraestrutura física e o governo, com o conteúdo. A ideia do projeto Internet.org é que o acesso seja feito via celular, de forma gratuita - como o Facebook já faz a sua rede social por algumas operadoras - e o governo definirá o conteúdo que poderá ser acesso dessa forma. De acordo com a presidente, saúde e educação serão as áreas prioritárias.

Itiruçuense, secretária de Luiz Argôlo teve R$ 20 milhões bloqueados pela Justiça federal após prisão na Lava Jato

A secretaria do ex-deputado federal Luiz Argôlo (SD), de nome Élia Santos da Hora que é natural de Itiruçu, que também teria sido presa na última sexta-feira (10) durante a 11ª etapa da Operação Lava Jato, teve cerca de R$ 20 milhões bloqueados pela Justiça Federal. A decisão foi do juiz Sérgio Moro, que conduz todas as ações da citada operação.
Além dos 20 milhões de Élia, a Justiça também bloqueou R$ 40 milhões dos ex-deputados Pedro Corrêa (PP/PE) e do próprio Luiz Argôlo, alvos da Operação. Os dois ex-parlamentares e o ex-deputado André Vargas (sem partido) foram presos na última sexta (10), além da secretária. As investigações desta etapa abrangem crimes que vão além da Petrobras e envolvem até contratos de publicidade da Caixa e desvios da saúde.
Um ex-assessor de Pedro Corrêa – Ivan Vernon Gomes Torres Junior também teve R$ 20 milhões bloqueados. Já o caseiro de uma propriedade rural do ex-deputado – Jonas Aurélio de Lima Leite ( com R$ 20 milhões) – e Marcia Danzi Russo Correa de Oliveira ( comR$ 20 milhões), nora de Pedro Corrêa da mesma maneira também teve o dinheiro bloqueado.

Além do bloqueio, a Justiça Federal decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal da agência de publicidade Borghi Lowe e de seis produtoras sob suspeita de envolvimento no esquema de propinas para o ex-deputado petista André Vargas. As investigações alcançam período de seis anos, de janeiro de 2009 a março de 2015.

Cai vertiginosamente a adesão aos protestos contra Dilma no Brasil

A segunda rodada de protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff tem impacto muito inferior ao do último 15 de março; em Belo Horizonte, por exemplo, 3 mil pessoas protestaram, contra 24 mil no evento passado; em Manaus, havia 360 manifestantes; em Brasília, volume de pessoas caiu a menos da metade, ou seja desta vez só 25 mil. Em São Paulo, a estimativa da PM estadual é que 275 mil pessoas tenham participado do protesto na Avenida Paulista. Na primeira manifestação, a PM informou que 1 milhão estiveram no local; enquanto isso, a hashtag #AceitaDilmaVez lidera os trending topics do Twitter, com os assuntos mais comentados do dia no Brasil e o segundo mais comentado no mundo.
-Protesto em BH é “vexame” para Aécio, que não vai. Avaliação é de Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, que questiona: "Há que refletir sobre por que no Estado do líder da oposição brasileira apenas meia dúzia de gatos pingados foi se manifestar contra o governo"; "Por isso, apesar de ele ter convocado as pessoas a irem protestar, não deu as caras no protesto do Estado pelo qual é senador", critica o blogueiro.
-Vídeo mostra uma cena agressiva no protesto da Avenida Paulista na tarde deste domingo: manifestantes anti-Dilma pisam e tentam arrancar a bandeira das mãos de uma senhora, apoiadora da presidente; outra manifestante pró-Dilma foi empurrada e chamada de "prostituta" no Rio de Janeiro.