sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Dezenas de corpos encontrados sob escombros no aeroporto de Donetsk

Os corpos de 76 pessoas foram encontrados durante remoção de escombros do aeroporto de Donetsk, o antigo local de combates intensos entre milícias e militares, disse á agência RIA Novosti a porta-voz do Ministério das Situações de Emergência da autoproclamada República Popular de Donetsk Yuliana Bedilo.
“Na manhã de 27 de fevereiro encontramos os corpos de 76 pessoas sem sinais de vida”, disse.
Segundo ela, especialistas em pirotecnia tiveram de minar parcialmente as paredes do aeroporto para continuar a busca. A remoção de estruturas de metal e betão do aeroporto continua.
O aeroporto de Donetsk, que durante muito tempo foi um dos pontos mais quentes do conflito no leste da Ucrânia, foi abandonado pelos militares ucranianos em meados de janeiro deste ano. 
As milícias independentistas da RPD encontraram armamentos norte-americanos no aeroporto, nomeadamente um fuzil de assalto M-16, uma metralhadora e pistolas Browning. O lado ucraniano nega que as armas pertençam ao exército da Ucrânia.



Leia mais: http://br.sputniknews.com//mundo/20150227/283056.html#ixzz3SyBz0Gzd

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco em Humildes em Feira de Santana

Bandidos armados explodiram um terminal de autoatendimento do Bradesco, localizado no distrito de Humildes, em Feira de Santana. A ação dos bandidos aconteceu por volta das 2h50 e moradores ouviram duas explosões.
Segundo informações, antes de atacar o caixa eletrônico, os assaltantes furaram dois pneus de uma viatura da Polícia Militar,que estava estacionada em frente ao posto da corporação. Imagens de câmeras visualizaram os bandidos fugindo em dois veículos: uma pick-up Fiat Strada branca e outro carro de cor vermelha, em direção a BR-101.
Após o ataque um dos bandidos abasteceu a Strada em um posto de combustível naquela região e levava o dono do carro como refém. Um frentista disse ter visto dinheiro no interior do carro e o bandido foi embora sem esperar pelo troco. 
A explosão destruiu o posto onde estava instalado o caixa eletrônico. Esse foi o segundo ataque em cerca de seis meses.

Com informações: Blog Central de Polícia/Jornal Transamérica e foto de internauta.

Tanhaçu: TRE-BA cassa mandato do prefeito e vice

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou nesta quinta-feira (26) o mandato do prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), e de seu vice Valdívio Aguiar Filho (PT), por suposta compra de votos durante as eleições municipais de 2012. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) foi protocolada na Justiça Eleitoral pela coligação “Tanhaçu Vai Voltar a Crescer”, que teve como candidato derrotado o médico Jorge Teixeira da Rocha (PSD). Segundo informaçõesdo Brumado Notícias, o presidente do TRE-BA, desembargador Lourival Almeida Trindade, após o empate em 3×3 nos votos do plenário, desempatou optando pela cassação do gestor. O petista João Francisco disse que a sua equipe jurídica vai entrar com os embargos contra a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Continuo no comando do executivo trabalhando em prol de minha cidade. Não era o resultado que esperávamos, mas continuo acreditando na justiça e vamos recorrer da decisão do TRE”, disse.

PRF flagra motorista bêbado dirigindo carreta bitrem carregada com líquido inflamável em Jequié

Policiais Rodoviários Federais detiveram um motorista profissional dirigindo completamente embriagado na manhã de hoje (26), transportando 44.550 litros de Etanol Combustível. A ação ocorreu por volta de 06h40, no KM 666 da BR 116, trecho de Jequié/BA, quando os PRFs perceberam que o condutor de uma carreta bitrem com placas de Minas Gerais, entrou repentinamente pela contramão, em uma base operacional da concessionária da rodovia. Quando os policiais abordaram a carreta, o condutor recusou-se a sair do veículo, alegando ser vítima de um assalto. Contudo, quando os PRFs se aproximaram do motorista, perceberam claramente o estado de embriaguez alcoólica, submetendo-o ao teste com o etilômetro, que resultou na concentração de 0,96 mg de álcool por litro de ar expelido de seus pulmões. O condutor foi detido por embriaguez e encaminhado para a Delegacia de Polícia Judiciária local.

Fonte: PRF

PM traça planos de segurança para o BA-VI no Barradão

A Polícia Militar da Bahia, através do Batalhão Especializado de Policiamento em Eventos - BEPE, realizou nesta quinta-feira (25), às 9h00, no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, no Largo dos Aflitos, uma reunião preparatória para o jogo Vitória x Bahia. 
O objetivo é apresentar o esquema de policiamento e debater assuntos relacionados à segurança do evento. 
Participaram da reunião, representantes do Ministério Público, Torcidas Organizadas, Clubes de Futebol, Polícia Civil, Poder Judiciário, órgãos municipais e estaduais, entre outros. O BAVI será realizado no próximo domingo (1º), às 16 horas, no estádio Manoel Barradas. 
Na reunião o coordenador do policiamento, tenente coronel Henrique Melo, anunciou que 324 policiais e bombeiros farão parte do efetivo para o clássico.

Futebol Baiano.

Desembargador derruba decisão de juiz sobre suspensão WhatsApp no Brasil

O desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), derrubou nesta quinta-feira (26) a decisão do juiz Luiz Moura Correia, que suspendia o uso do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil.

O juiz, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, no Piauí, havia feito o pedido após afirmar que o WhatsApp desrespeitou decisões judiciais de pedidos de identificação de usuários que violam crimes no país.

Purithom e Vita Mais, revolucionando a vida de muita gente. A venda em todas as farmácias da região. Produto Sioli Brasil


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MADURO PREPARA VENEZUELA PARA A GUERRA CONTRA PARAMILITARES

Convencido de que os Estados Unidos trabalham para fomentar uma guerra civil na Venezuela, à semelhança da Síria e Líbia, com o fim de apossar-se do maior manancial de petróleo mundo existente naquele país, o presidente Nicolás Maduro determinou agora há pouco ao ministro da Defesa, general Vladimir Padrino López, e à ministra do Interior, almirante, Carmen Meléndez, “colocar as forças policiais e militares da pátria em alerta máximo”.
Maduro, que há uma semana desbaratou uma tentativa de golpe cívico e militar, denuncia desta vez que “paramilitares estão sendo infiltrados, a partir da Colômbia, para gerar tumulto e violência em seu país: “Querem infiltrar grupos armados treinados pelos paramilitares da Colômbia, obedecendo a ordens do norte (Estados Unidos), para destruir a pátria de Bolívar”.
Para contraatacar as investidas externas e internas contra a revolução bolivariana, iniciada por Hugo Chávez há 15 anos, Nicolás Maduro afirmou que o desafio é produzir mais e garantir o cumprimento das metas (do governo nacional). Para isso, fez um chamamento aos trabalhadores a permanecer de sobreaviso ante os ataques da ultradireita. Por fim, solicitou o respaldo da classe operária para defender a democracia e a paz na Venezuela.
Antes a rede de elevisão Multiestatal Telesur transmitiu um documentário sobre as denúncias de violações dos direitos humanos, em que comprova, com imagens, que a prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, ocorrida na semana passada, se deu com base judicial e sem qualquer tipo de violência como a relatada pela mídia internacional. Segundo este relato, Ledezma sofreu violência física e foi sequestrado por indivíduos encapuzados. O vídeo da telesur, ao contrário, mostra Ledezma caminhando tranquilamente sob a escolta de agentes do serviço de inteligência (Seibin) e ainda fazendo com os dedos o V da vitória.
No mesmo vídeo, a rede venezuelana, também integrada por capital da Argentina, Bolívia, Cuba Equador, Nicarágua e Uruguai, faz um relato dos massacres comandados pelos governos que antecederam Hugo Chávez, mostrando que três mil pessoas foram mortas no Caracazo de 1989, sob o regime do presidentte civil Carlos Andrés Pérez.
"Não há dúvidas a respeito: isolar e derrotar o governo venezuelano é a bola da vez na estratégia norte-americana para recuperar hegemonia na América Latina", diz o jornalista Breno Altman, editor do Opera Mundi e colunista do 247; "Outras administrações também são alvos de operações desestabilizadoras – como é o caso da Argentina e, em certa medida, também o do Brasil. Mas sobre Caracas é a ofensiva mais relevante"; segundo ele, a prisão seguiu trâmites legais; "Golpista de primeira hora em 2002, quando a direita tentou derrubar Chávez, Ledezma foi denunciado por um dos oficiais acusados pelos protestos violentos do ano passado. 

Café na Política

Mais 3.600 baianos recebem casa própria em Feira de Santana

A entrega das chaves de 920 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida pela presidente Dilma Rousseff e o governador Rui Costa, na manhã desta quarta-feira (25), beneficiou 3.600 moradores de Feira de Santana. Nos residenciais Solar da Princesa III e IV foram investidos R$ 52,4 milhões. Durante a cerimônia, que teve a presença também dos ministros das Cidades, Gilberto Kassab, e da Defesa, Jaques Wagner, a presidente anunciou mais três milhões de moradias, com o lançamento do Minha Casa, Minha Vida 3, em março próximo.
Dilma citou os números do programa no mesmo município. "Temos 38 mil moradias contratadas, o que transforma Feira de Santana em um dos recordes e exemplos da importância que esse programa tem". Ao destacar a parceria com o governo federal, Rui Costa afirmou que o programa seguirá beneficiando os baianos. "Vamos continuar trabalhando para construir mais moradias para as famílias e ampliar o acesso à casa própria".

Unidades contratadas

No total, foram contratadas 164.023 unidades habitacionais nas duas fases do programa no estado, das quais 86.440 já foram inauguradas. A Bahia foi o primeiro estado a atingir, em oito meses de programa, a cota de 32 mil unidades destinadas às famílias de baixa renda (rendimento mensal de até R$ 1.600). Os principais agentes financiadores do Minha Casa, Minha Vida são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A doméstica Iracy dos Santos foi uma das beneficiadas e falou sobre a emoção de receber a casa onde vai morar com os dois filhos. "Melhora muito a nossa vida não ter que morar de favor nem pagar aluguel".
Localizados no bairro Gabriela, os empreendimentos são destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil e possuem unidades do tipo casa sobreposta, sendo 28 destinadas a pessoas com deficiência. Cada imóvel tem 47 metros quadrados, incluindo dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A infraestrutura inclui ainda parque infantil, quadra poliesportiva e acesso a transporte público.

Morre Zezéu Ribeiro, ex-deputado federal e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado

Aos 63 anos, morreu em São Paulo o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e x-deputado federal pelo PT, Zezéu Ribeiro, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, na capital paulista. O político apresentava quadro grave após ser acometido por hemorragia digestiva, a cerca de um mês, em Salvador, esteve internado na UTI do Hospital Aliança. Após informação da sua morte, parlamentares na Câmara dos Deputados, em Brasília, fizeram um minuto de silêncio na tarde desta quarta-feira (25) pela morte do petista, que na terça-feira (24) recebeu no leito do Sírio Libanês a visita do governador Rui Costa (PT). O conselheiro foi um dos militantes históricos do PT baiano, filiado ao partido desde 1982, presidindo a legenda no Estado de 1995 e 1999 e chegou a integrar o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores de 2001 a 2003, tendo ocupado também o cargo de presidente do Sindicato dos Arquitetos da Bahia. Na capital baiana, Zezéu atuou como vereador por três mandatos, ganhando destaque nos meios políticos de Salvador e elegendo-se deputado federal em 2002. Foi também o primeiro candidato do PT na Bahia a disputar o Palácio de Ondina. No Governo Jaques Wagner, em 2011, assumiu a Secretaria Estadual de Planejamento e, em 2014, tornou-se conselheiro do TCE. 

Blog Marcos Frahm

Itiruçu: Vereador e Prefeito falam após audiência pública de prestação de contas



Foi realizada na manhã desta quarta feira (25) na Câmara de Vereadores de Itiruçu a Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2014, da Prefeitura Municipal. Participaram do evento, o Prefeito Wagner Novaes, os vereadores Gilmar Machado (Junior Petrúquio PT ), Alexandre Maimone (PcdoB) e Paulo Ézio (PSB), além de secretários e assessores, bem como algumas pessoas da sociedade e servidores comissionado da atual administração.
Na audiência que começou por volta das 10 da manhã e durou até as 11 horas, foram apresentadas as contas da atual administração. O Contador do município Arthur Anicácio Moura ao apresentar os números, mostrou que as despesas com o pessoal ficou um pouco abaixo do limite de 54%, com 53,87%, num valor de 11.161.860,95. Já as despesas com saúde, extrapolou o limite de 15%, alcançando o patamar de 20,53 %, com gastos de 2.621.411,42. Na educação, o limite de 60% do FUNDEB também foi ultrapassado com gastos de 61,59% gastos de 3.250.716,76.

Em contato com nossa reportagem, o Prefeito Wagner (PSDB) falou de sua confiança em que suas contas sejam aprovadas pelo TCM e voltou a prometer várias obras já citada anteriormente, como Portal da Cidade, Calçamentos e obras de drenagem, prometendo ainda ampliação do cemitério público, que teve uma parte do muro desmoronado, recentemente. Por sua vez, o vereador opositor Alexandre Maimone (PcdoB), disse a nossa reportagem que continua a incentivar e a cobrar da gestão mais empenho, pois são muitas as reclamações, principalmente no setor da saúde, que segundo ele será agraciado em breve com uma emenda do Deputado Jorge Solla (PT) no valor de 300 mil reais. Ele ainda comentou sobre a apuração de possíveis irregularidades em contratos, denuncias estas que serão repassadas ao Ministério Público Federal e Estadual, completando ainda, que sobre as prometidas obras por parte do executivo, prefere esperar para depois se pronunciar. (As respectivas entrevistas irão ao ar no Programa Cidade Repórter da Itiruçu FM, nesta quinta feira dia 26, a partir das 6:30 da manhã). Veja todos os números da conta abaixo


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Prefeitura de Itiruçu ex servidores para apuração de créditos junto ao FGTS

A Prefeitura de Itiruçu, estado da Bahia, convoca as pessoas que mantiveram relação empregatícia, em Regime de CLT, com a citada Prefeitura, em período anterior ao mês de MARÇO DE 1993, a comparecerem, pessoalmente ou através de seus procuradores, ou, sendo o caso, herdeiros ou sucessores, devidamente habilitados, na Sede desta, situada na Rua Juscelino Kubitscheck nº 78, Centro, Secretaria de Administração, durante o período de 02 a 31/03/2015, no horário de expediente normal, para fins de apuração de créditos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS.
Os convocados pelo presente edital deverão estar munidos da documentação adiante relacionada, em reprodução autenticada em cartório ou acompanhada dos respectivos originais:
I. documento oficial de identificação com foto, podendo ser: Carteira de Identidade,
Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou equivalente;
II. comprovação de inscrição no PIS/PASEP;
III. comprovação de residência;
IV. comprovação da existência da relação empregatícia, nos termos descritos no preâmbulo, sendo admitida a apresentação da respectivo.
Veja a lista dos Nomes:


Chuvas trouxeram alegrias e transtornos a moradores da zona rural de Itiruçu



Moradores da Zona Rural de Itiruçu Localidade Sitio de Passarinho e Seu Oscar próximo a Vila Pimentel, cobram uma atenção maior por parte do Executivo. Segundo os moradores, em contato com o colega Roberto Brito, as estradas ficaram intransitáveis e assim gerando prejuízos na escoação da produção agricultura. Um outro ponto de reclamação é a estrada que liga o Distrito de Upabuçu, Povoados da Vitória até a Vila Geraldo Cerqueira, que após um recente patrolamento, com as chuvas atuais, resultou num lamaçal que dificultou e até chegou a impedir o trânsito na localidade. 

Foto: Roberto Brito

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Governo inicia recadastramento de servidores ativos

O recadastramento de servidores públicos ativos ocupantes de cargos efetivos nas Secretarias da Saúde (Sesab), Educação (SEC) e Segurança Pública (SSP) – incluindo Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros, além daqueles lotados nas quatro Universidades Estaduais (UNEB, UESC, UESB e UEFS), já começou. Servidores destes órgãos devem se recadastrar até 13 de abril exclusivamente via Internet, através dos sites www.recadastramento2015.ba.gov.br ou www.portaldoservidor.ba.gov.br.

Devem se recadastrar apenas servidores destes órgãos que estiverem em atividade, inclusive aqueles contratados como Cargo Comissionado ou em Regime Especial de Direito Administrativo – Reda, e também em situação de férias; licença médica, licença prêmio, licença maternidade e outras licenças; à disposição de órgãos dos três poderes (com ou sem ônus); em exercício de mandato eletivo; respondendo a processo administrativo; em readaptação funcional, além de residentes; estagiários e menores aprendizes.

Aqueles que não efetivarem a atualização cadastral no prazo estabelecido estarão sujeitos a penalidades previstas no capítulo V do Estatuto do Servidor Público do Estado da Bahia (Lei nº 6.677/1994). O Decreto que estabelece o recadastramento de ativos foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 21 de fevereiro.

De acordo com o secretário da Administração, Edelvino Góes, o objetivo da ação é a validação dos locais e jornada de trabalho dos servidores, a fim de operacionalizar o sistema de recursos humanos do Estado. “Além de balizar informações importantes para os novos gestores da administração estadual, o resultado deste recadastramento servirá para identificar a existência de possíveis não conformidades, tais como o acúmulo indevido de cargos e a incompatibilidade de horários de trabalho”, explicou.


Quase 120 mil servidores devem se submeter à atualização cadastral, sendo que 46.153 servidores estão lotados na SEC; 42.367 na SSP; 25.260 na Sesab e pouco mais de seis mil servidores nas quatro universidades estaduais.

Itiruçu: Após denuncia de moradores em programa de rádio prefeitura toma medida "paliativa"


Denuncias feitas por moradores da Rua João Durval, no Bairro Itiruçuzinho, em Itiruçu, no Programa Cidade Repórter da Itiruçu FM, na manhã desta segunda feira (23), deram conta de que uma obra inacabada da prefeitura estava causando transtornos para os moradores da localidade.
A reclamação se deu por causa de uma canaleta colocada pela Prefeitura, para dar vasão as águas que costumavam ficarem represadas em uma rua acima, que também era palco de reclamações constantes. Com as recentes chuvas, a água desce pela canaleta, passa por um terreno baldio, trazendo consigo muita lama e entulhos, depositando toda sujeira na referida rua. Uma casa chegou a ser invadida pelas águas neste domingo (22). Moradores insatisfeitos com a demora dos órgãos públicos em providenciar uma solução, uma vez que o problema já acontecia há alguns meses, bloquearam a rua e ligaram para o programa de rádio para pedirem solução. Segundo eles já haviam solicitado da prefeitura providências, mas até aquele momento nada tinha sido feito. Ainda segundo os residentes, teriam visitado o local dois vereadores prometendo se engajar na luta. De acordo com um morador, um motociclista a cerca de duas semanas, teve um dos ossos do tórax trincado quando caiu, após sua moto ter deslizado na lama que tinha na localidade.
O fato é que depois da denúncia, o atual Secretário de Obras, o popular Neto do Sofá, reuniu uma equipe, juntamente com a Secretária de Serviços Gerais e realizaram uma operação reconhecida pela própria Prefeitura de Itiruçu como paliativa. A equipe atuou durante toda a manhã, cavando valas na rua e fazendo canaletas, a fim de evitar que as águas com lama fiquem represadas no meio da rua.

O que nossa equipe espera, é que a prefeitura, após as chuvas, venha trazer uma solução definitiva que melhore a situação dos moradores. 

Matéria e fotos: Blog Ed Santos







Calebes encerram missão em Itiruçu e deixam marca positiva



*Vejam fotos*  Culminou neste último Sábado (21-2-2015) a presença da Missão Calebe em Itiruçu. O grupo formado por cerca de 17 jovens membros da Igreja Adventista do 7º Dia que desde uma terça feira (20-1-2015), estiveram na cidade realizando várias tarefas evangelisticas e comunitárias que impactaram na vida de muitos itiruçuenses.
Os jovens de 13 a 30 anos, todos oriundos do Entroncamento de Jaguaquara, Jaguaquara, Lajedo do Tabocal, Maracás, Jequié e distrito do Baixão de Ipiúna (Jaguaquara), além de representantes de Itiruçu, ficaram hospedados na Creche Municipal onde desenvolviam suas palestras e programas.
No quesito programas comunitários, foram realizadas palestras sobre família, filhos, drogas, cursos de como deixar de fumar, com distribuição de remédios naturais grátis; distribuição de brindes; pintura e limpeza de casas de pessoas carentes e idosos em bairros como Itiruçuzinho, Rua do Café e Vila Pimentel.
Segundo informou o coordenador da Missão, Uilian Alexandre, de 20 anos, “é a maior revolução evangelística que nasceu no coração de jovens dispostos a quebrarem a rotina de suas vidas e dedicar suas férias ao serviço de Deus. No total são mais de 55 mil jovens que durante suas férias buscam fazer este trabalho em toda a América do Sul”, disse o coordenador.
O nome Calebe é uma homenagem ao personagem bíblico que, quando estava na hora de se aposentar, disse para Deus que queria fazer um pouco mais. (Veja Josué, capítulo 14).
 Os jovens ainda pretendiam buscar apoio junto a Secretária de Saúde local para realizarem uma feira de saúde, porém com a alegação de que não teria condições naquele momento a referida secretária negou a possibilidade de participar do evento que ficou sem ser realizado.
Incumbidos de coragem, disciplina e uma disposição invejavel no bom sentido, os Calebes deixaram sua marca positiva na cidade e na zona rural de Itiruçu.
Fotos: Ed Santos e Uilian Alexandre - Blog Ed Santos - Aguardem, logo publicaremos mais foto-

Homens travestidos de mulheres fazem Carnaval em Itiruçu



(Veja Fotos) Já virou tradição todos os domingos após o carnaval homens transvestidos de mulheres desfilam pelas ruas de Itiruçu. Um especie de genérico do tradicional bloco carnavalesco do carnaval baiano "As Muquiranas", um grupo de amigos  aproveita a ressaca de carnaval para espalhar pela ruas da cidade,  muita alegria, humor e som dos principais sucessos do carnaval. Como a diversão é garantida, um grande numeros pessoas acompanha a "rapaziada alegre". Segundo informações até um trio elétrico desfilou pelas ruas da cidade com direito bandas locais. Mesmo com as chuvas que cairam o evento durou até as primeiras horas da noite deste domingo (22).

Matériavia parceiro Itiruçu Notícias / Fotos Wilson Novaes

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Itiruçu terá 13 feriados em 2015; Brasil terá ainda 9

Dos nove dias de feriados nacionais definidos nesta quarta-feira (4), pelo Ministério do Planejamento para 2015, três serão em sextas-feiras – 3 de abril, 1º de maio e 25 de dezembro –, três, em segundas-feiras (7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro), um, na terça-feira (21 de abril) e um, em um domingo – 15 de novembro. O primeiro feriado do ano, no dia 1º de janeiro, caiu numa quinta-feira.
Conforme portaria publicada hoje, no Diário Oficial da União, serão considerados pontos facultativos outros sete dias: 16, 17 e 18 de fevereiro (carnaval) – sendo que na Quarta-feira de Cinzas o ponto facultativo vai até as 14h –; 4 de junho, Corpus Christi; 30 de outubro, Dia do Servidor Público; 24 de dezembro, véspera de Natal (ponto facultativo após as 14h), e 31 de dezembro, véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após as 14h).
Na Bahia ainda temos três feriados, além dos nacionais:
24 de junho: São João (quarta-feira);
02 de julho: Independência da Bahia (quinta-feira);
Os órgãos públicos federais terão de respeitar os dias de feriados municipais nas cidades onde houve repartição em funcionamento. Em relação aos dias considerados de guarda dos credos e das religiões, que não foram considerados feriados nacionais nem ponto facultativo, os funcionários públicos poderão fazer a compensação do dia de folga desde que previamente autorizada pelo responsável pela unidade administrativa. A portaria do Ministério do Planejamento proíbe que os órgãos públicos federais antecipem ou posterguem dias de ponto facultativo.
Em Itiruçu, depois da lei municipal nº 190 lei de 27 de agosto de 2014, aprovada e sancionada pela Câmara e Prefeitura municipal, teremos mais quatro feriados, perfazendo com os estaduais, um total de 13 feriados, fora os prováveis pontos facultativos que consumam vir com feriados em dias que antecedem os finais de semana. Em Itiruçu teremos além dos nacionais e estaduais os seguintes feriados: 13 de Junho - Dia de Santo Antônio, Padroeiro de Itiruçu (Sábado); 24 de Junho - Dia de São João (Quarta Feira); Festa do São Pedro, em data a definir e 01 de Setembro - Data da emancipação política do município de Itiruçu (Terça Feira).

Polícia Militar recupera moto tomada de assalta nesta última sexta em Itiruçu

Uma moto modelo Shineray, de Placa NZW-2408, São Paulo-SP, foi recuperada pela Polícia Militar de Lajedo do Tabocal em parceria com PMs de Itiruçu, cerca de uma hora após ter sido tomada de assalto na região conhecida como Ladeira do Vigário em Itiruçu.
A moto teria sido tomada de assalto do mototaxista de pré-nome Joelson por volta das 16h de sexta-feira (20), quando o mesmo retornava de Lafaiete Coutinho para Itiruçu. O mototaxista contou a Polícia que teria sido assaltado por dois elementos que o abordou com uma arma de fogo. Além da moto os criminosos ainda teria roubado um celular da vítima.

A moto foi encontrada com sinais de avarias no Povoado da Santana, no município de Lajedo do Tabocal. Os dois assaltantes conseguiram fugir um matagal próximo aquele povoado e até o momento ainda não foram capturados

Foto: itirucuonline.com

Filha de ex-prefeito de Itiruçu capota veículo na BR-324

A Itiruçuense Valdete Leite, filha do ex-prefeito Pedro Leito, já falecido, foi vítima de um acidente no último sábado (20), na BR 324, após o seu veículo, um Gol vermelho de placa JPW 1252 de Itiruçu, estourar o peneu dianteiro, fazendo com que a mesma perdesse o controle da direção vindo a capotar em que ela estava, que seguia de Salvador para Itiruçu. Valdete Leite sofreu algumas escoriações mas passa bem.

Foto: itirucuonline.com