sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Começa 2ª Copa do Café de Futebol

Ocorrerá neste domingo (11) a 2ª Copa do Café de Futebol de Campo. O evento organizado pelo Professor José Wilson, popular Bita, trancorrerá nas cidades de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Maracás e contará com as equipes de Itiruçu, Lajedo, Peixe e Maracás.
A primeira partida acontecerá entre Itiruçu X Lajedo, no estádio Fafundão na cidade de Lajedo do Tabocal as 14 horas e as 16 horas no estádio de Maracas, jogarão Maracás X Peixe.
Apitarão as partidas os arbitros Moises Ferreira de Lajedo do Tabocal e Noel Santos de Itiruçu.

Jaguaquara: Câmara e Prefeitura trocam respectivos procuradores

O advogado Marcos Ernesto Mendes não faz mais parte do quadro de alto escalão da Prefeitura de Jaguaquara. Ele deixou nesta semana o cargo de Procurador-geral do município, que ocupava desde o início do Governo Giuliano Martinelli. Com a administração em crise, a saída do Procurador já era esperada. O Dr. Marcos após deixar a Prefeitura já foi nomeado Procurador Jurídico da Câmara Municipal, pelo novo presidente do Poder Legislativo, o médico e vereador Élio Boa Sorte Fernandes. No Executivo, quem assume o cargo deixado por Ernesto é a advogada Priscila Moura, exonerada da procuradoria da Câmara de Vereadores.

Do Blog Marcos Frahm

Depois de 8 anos Gilmar Vasconcelos deixa comando do HGPV

Depois de 8 anos, o enfermeiro Gilmar Vasconcelos não é mais diretor do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié. Ele que ocupou o cargo durante os oito anos na gestão do então Governo Wagner. O agora ex-diretor reuniu-se na quinta-feira (8), última dia do seu comando, com servidores do Prado, no auditório da unidade hospitalar, para despedir-se do cargo. 
A passagem de Gilmar no comando de um dos mais importantes hospitais públicos do Estado foi marcada por manifestações de médicos, que sempre se posicionaram contrários a nomeação do enfermeiro Vasconcelos para o comando do HGPV, todavia foi também marcada por avanços e melhorias que a entidade que atende a toda a região necessitava para atender melhor a população.  Hoje, apesar de algumas dificuldades e superlotação por conta do grande numero de atendimento, o HGPV é um Hospital referência em toda a microrregião. 
"Agradeço a oportunidade de trabalharmos juntos pelo período de quase 8 anos no HGPV buscando dar a melhor assistência aos usuários do SUS neste hospital”, postou ele em sua página oficial no facebook. Quem estará assumindo o seu lugar será o também enfermeiro, Braulio José Ferreira Neto, que exercia o cargo de Coordenador Técnico, membro do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE).

Presidente do PRTB diz por que não apóia Quitéria

Com todo respeito à prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB), que esta abrindo um precedente gravíssimo em sua tentativa de reeleição frente à União dos Municípios da Bahia (UPB). Desde sua fundação, em 13 de agosto de 1964, essa prática não é adotada pelos ex-presidentes, em respeito ao rodízio de prefeitos e municípios frente à entidade. Um bom exemplo, foi a postura adotada pelo ex-presidente Luiz Caetano (PT) que mesmo tendo a maioria dos prefeitos ao seu lado, foi democrático e apoiou a atual Presidente em janeiro de 2013. 
Os Prefeitos da Bahia devem ficar alertas, pois não podem deixar que uma reeleição feche as portas futuramente de 416 municípios e prefeitos, em detrimento a apenas 1(uma) que queira continuar no comando da entidade, prejudicando o rodízio histórico, que sempre possibilitou que o maior número de gestores possam ter a oportunidade de presidir a UPB.
Por esse critério, na outra eleição apoiei abertamente a atual presidente Quitéria, pela atitude de renovação do então presidente Caetano. Esse é um dos motivos que declaro o meu apoio à candidatura de Ricardo Machado, que além de trabalhar pelo municipalismo e dar assistência jurídica aos ex-prefeitos, também quer incluir no Estatuto da UPB, a proibição da reeleição.
Assim como uma bactéria, essa doença da reeleição, deve ser combatida, pois fere os princípios democráticos, ainda que seja legal, não é moral e deve ser tratada de forma firme e incisiva para que não contamine, nem prejudique o futuro dessa respeitável entidade.

Salvador, 08 de janeiro de 2015
Rogério Tadeu da Luz
Presidente do PRTB – BA

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Hábitos saudáveis podem controlar Síndrome dos Ovários Policísticos

Ganho significativo de peso, ciclos menstruais irregulares, hipertensão, colesterol alto, dificuldade para engravidar, aumento da oleosidade da pele, acne, excesso de pelos (hirsutismo) em regiões como rosto, seios e abdômen e queda de cabelo podem ser sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio hormonal crônico que atinge entre 7 e 10% das mulheres em idade reprodutiva. Segundo estimativas mundiais, cerca de 50% das mulheres acometidas pelo distúrbio sofrem com sobrepeso ou obesidade, e, por sua vez, o aumento de peso agrava a Síndrome, caracterizada pela presença de microcistos no ovário, produção excessiva de hormônios masculinos (principalmente testosterona) pelo organismo e pela falta de ovulação ou ciclos ovulatórios esporádicos.         
“A paciente acometida pela Síndrome tem o ciclo menstrual irregular ou, muitas vezes, nem menstrua e passa a ter dificuldade para engravidar e outras implicações na sua saúde e na vida social e afetiva”, explica o ginecologista Jorge Valente, diretor médico do Ceparh (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana). Em alguns casos, há pacientes que também apresentam sangramento vaginal aumentado (hemorragia uterina). 
É importante ressaltar que 25% das mulheres que possuem ovários policísticos identificados em exames de ultrassonografia não apresentam a Síndrome. “Nem todas as pacientes com ovários policísticos param de ovular”, afirma o especialista.
Além de favorecer à obesidade, o distúrbio aumenta o risco da mulher desenvolver infertilidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer do endométrio. A Síndrome é um dos fatores, frequentemente, responsáveis pela infertilidade e abortamento, no entanto, quando tratada a mulher pode recuperar sua capacidade de engravidar.
De causas multifatoriais, a Síndrome dos Ovários Policísticos apresenta-se das mais variadas formas e seu tratamento deve ser sintomático e individualizado, de acordo com o quadro da paciente e com o que ela deseja.  Caso a paciente não tenha o desejo de engravidar, o tratamento da síndrome, geralmente, é feito com anticoncepcionais orais, mas aliar dieta e atividade física também são fundamentais na melhora do quadro.  O desequilíbrio hormonal causado pela síndrome costuma desencadear a obesidade e o excesso de peso, por consequência, piora o distúrbio dos hormônios. O ganho de peso é um sintoma e, ao mesmo tempo, uma causa.             
“No caso das pacientes com sobrepeso ou obesidade, a perda dos quilos em excesso através da adoção de uma alimentação saudável e de atividade física regular são fundamentais na correção desse distúrbio e de todas as implicações na saúde da mulher”, lembra o médico. “Mudar o estilo de vida pode reverter o quadro do distúrbio e das suas complicações,” acrescenta o médico Jorge Valente. Para a paciente que está tentando ser mãe, o tratamento é feito através de medicamentos para estimular a ovulação.      
Além do exame clinico, o diagnóstico é feito através de exame de imagem (ultrassom transvaginal) e laboratorial.

Marcos Paulo Sales – Assessoria de Imprensa      
Contatos: (71) 9135-5465/8853-1393          
E-mail: mp.sales@gmail.com    

Líder do PMDB na Oposição Federal aparece na lista da Lava Jato

O líder da bancada do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), entrou na lista de políticos citados nas investigações da Operação Lava Jato após o agente da PF Jayme Alves de Oliveira Filho, vulgo “Careca”, ter denunciado o parlamentar como beneficiário de um megaesquema de propina e lavagem de dinheiro. O depoimento veio à tona após a publicação Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (7). Sobre o caso, Cunha se expressa na rede social Twitter desde esta quarta-feira negando que participou de quadrilha operada pelo doleiro Alberto Yousseff. Em sua última publicação (ver abaixo), na madrugada desta quinta-feira (8), ele alega que não tem “nada a temer”. O parlamentar é um dos membros da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as denúncias de desvios de dinheiro da Petrobras. Careca, preso em outubro de 2014, afirmou ao juiz federal do Paraná Sérgio Moro, responsável pelos processos do Lava Jato, que teria levado suborno pessoalmente à casa de Cunha em um condomínio na Barra da Tijuca, na capital carioca. Dinheiro e blindagem a membros das quadrilhas durante transportes de recursos pelos aeroportos cariocas eram as supostas demandas do deputado federal. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve pedir ao Supremo Tribunal a abertura de um inquérito para investigar o parlamentar após o recesso da Corte, o que seria na primeira semana de fevereiro. 

Natural de Jequié, esposa de Rui Costa assume presidência das Voluntárias Sociais

Natural de Jequié, a esposa do governador Rui Costa, Aline Peixoto, assumiu nesta quarta-feira o cargo de presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, em substituição a ex-primeira dama, Fátima Mendonça. A cerimônia foi realizada na sede da entidade, no Campo Grande, em Salvador. Aline destacou os feitos dos últimos oito anos e parabenizou Fátima pelos esforços à frente das Voluntárias, “fundamentais para a proposta de humanizar, democratizar o oferecer tratamento igualitário a todos os cidadãos”. A atual primeira dama prometeu também implantar novos programas e ampliar a atuação da organização no interior do Estado. As Voluntárias já comandam diversos programas de assistência social no estado, como  o Jovem Aprendiz, Mais Futuro, Nossa Sopa, Água Saudável, Melhoria da Saúde Materna e Neonatal, Cultura Arte e Lazer na Comunidade pela Paz, Acesso à Reabilitação e Equipamentos Ortopédicos, além de Ações Educativas para a Saúde Sexual e Reprodutiva.  Mesmo fora do posto, Fátima afirmou que continuará contribuindo com a entidade. “Agora assumimos novos desafios. Jaques Wagner está no Ministério da Defesa e ao lado dele, em Brasília, vou olhar para a Bahia com mais carinho ainda”. 

Amanda Oliveira (GOVBA)

Igor Kannário é liberado de penitenciária após prisão em flagrante

Após prisão, na tarde da última quarta-feira (7), o cantor de pagode baiano Igor Kannário foi solto nesta quinta-feira (8), por volta das 15h30. A informação foi confirmada, por um agente da Penitenciária Lemos de Brito, ao Bahia Notícias. Kannário foi detido, com 8 dolões de maconha, acompanhado outras duas pessoas, integrantes de sua banda, na Rua Saldanha Marinho, no bairro de Caixa D'água.
A pergunta é, se fosse pobre já estaria solto a esta hora? Perguntar não ofende....

Mineração Menchen da Vanádio de Maracás busca profissionais‏


Duas candidaturas disputam a presidência da UPB

Com o prazo de inscrições de chapas encerrados, dois candidatos estarão disputando no próximo dia 14, a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB). A atual presidente da entidade, Maria Quitéria (PSB), prefeita de Cardeal da Silva, concorre à reeleição em disputa com o opositor Ricardo Machado (PT), prefeito de Santo Amaro da Purificação. Cada chapa tem na sua composição 17 nomes, sendo sete da diretoria executiva e 10 do conselho fiscal. Além disso, para concorrer, é exigido a assinatura de apoio de 10% dos associados de forma exclusiva. A atual presidente demonstra favoritismo no processo que envolve um total de 389 gestores associados.
A chapa de Quitéria tem como vice presidente institucional, o prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio; como vice presidente administrativo o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha; 1º secretário o prefeito de Mutuípe, Luis Carlos Cardoso;  2º secretário, prefeito de Coribe, Manoel Rocha;  1º tesoureiro o prefeito de Teixeira de Freitas, João Bosco Bittencourt, e 2º tesoureiro, o prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho.
A chapa de Cardoso tem como o vice-presidente institucional, prefeito, João Hipólito Rodrigues Filho, de Abaíra; vice-presidente administrativo, prefeito, Márcio Paiva, de Lauro de Freitas; primeiro secretário, prefeito, Antônio Armando do município de Conceição do Almeida; segundo secretário, prefeita, Maria das Graças Trindade Leal, de Araçás; primeiro tesoureiro, prefeito Eduardo José de Macêdo Júnior de São Félix; segundo tesoureiro, prefeito Fernando Almeida de Oliveira de Entre Rios.

Do Jequié Repórter

Carreta carregada de cerveja tomba na BR 101, no Entroncamento de Laje

Uma carreta carregada de cerveja tombou na BR-101 próximo ao Entroncamento de Laje, de acordo com informações passadas a redação do Mídia Bahia o condutor ficou preso nas ferragens, porém já foi retirado. O transito está congestionado no momento no local, diversos curiosos observam o acidente.  As informações serão atualizadas.
Do Mídia Bahia

Locais de culto muçulmano são atacados na França

Vários locais de culto muçulmano se tornaram alvo de atos criminosos em três cidades da França após o ataque terrorista contra o semanário francês Charlie Hebdo, em Paris, no qual 12 pessoas foram assassinadas e 11 ficaram feridas.
Os ataques foram supostamente motivados por sentimentos de vingança islamofóbica, mas não há informações sobre vítimas.
Em Le Mans, no oeste da França, três granadas foram lançadas e pelo menos um disparo foi feito contra uma mesquita em um bairro popular pouco depois da meia-noite desta quinta-feira (8).
Em Port-La-Nouvelle, no sul do país, houve disparos contra uma sala de oração muçulmana ontem à noite, cerca de uma hora depois do fim da oração, segundo informou o procurador em Narbonne, David Charmatz. Após ser perguntado sobre uma possível ligação do caso com o atentado de ontem (7) em Paris, o funcionário disse que se trata “obviamente” de “alguém que quis se vingar”.
Na madrugada de hoje, uma explosão de origem criminosa ocorreu na frente de um restaurante árabe perto de uma mesquita em Villefranche-sur-Saône, no centro-leste da França. O presidente da Câmara da cidade, Bernard Perrut, admitiu que o ato possa estar ligado à “situação dramática” criada pelo atentado da véspera, e apelou “à coesão, à unidade e ao respeito” na nação em luto.

Suspeito de matar prefeito de Itagimirim é preso

O homem é suspeito de participar da morte do prefeito Rielson Santos Lima, morto em julho de 2014 em frente à residência onde morava.
Um dos suspeitos de envolvimento na morte do prefeito de Itagimirim, município a 492 quilômetros de Salvador, foi preso na manhã da última terça-feira (6). Segundo informações da polícia, Alessandro Lopes, 36 anos, foi preso em Itagimirim.
O suspeito está na Delegacia de Eunápolis e deve ser transferido ainda nesta quarta-feira (7) para o presídio da cidade. Ainda de acordo com informações da polícia, Alessandro estava se preparando para fugir. "O suspeito estava vendendo móveis e se desfazendo de todos os bens, o que nos levou a acreditar que ele pretendia fugir", contou Élvio Brandão, delegado da Polícia Civil de Eunápolis.

Correio da Bahia

Preso com maconha, cantor Igor Kannário é autuado por tráfico de drogas


O cantor Igor Kannário foi autuado em flagrante por tráfico de drogas nesta quarta-feira (7) depois de ser preso pela Polícia Militar com maconha no bairro de Caixa D’Água. Ele estava acompanhado de dois integrantes da sua banda – Lázaro de Jesus, 50 anos, negou ter consumido ou ser dono da droga e foi liberado. João Pedro Laurentino, 27 anos, também foi autuado por tráfico.
Kannário é conhecido por se envolver em polêmicas. Em 2012, ele destruiu um quarto de hotel em Aracaju e brigou com um funcionário. Por volta das 5h da manhã , o cantor agrediu um funcionário do Hotel River Side, onde estava hospedado.
“Ele estava muito alterado, falando palavrões e acompanhado por algumas meninas que aparentavam ter entre 13 e 14 anos”, revelou Cristiane Santos, a gerente do hotel, na época. Kannário negou a versão do hotel e disse que a briga começou depois de ser agredido por um funcionário. No mesmo ano, ele teve o carro apreendido em uma blitz dirigindo sem carteira de habilitação. A situação voltou a se repetir em 2013. 

Do Correio 24 horas.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Itiruçu terá o evento Natal com Cristo na noite desta sexta feira (9)

Ainda vivenciando o clima Natalino e de ano Novo, na noite desta sexta feira (9) ocorrerá em Itiruçu o evento Natal com Cristo, realizado pelo Pastor, Professor e Fultibolista José wilson, Popular Bita.
O evento ocorrerá ao lado do Jardim Municipal na Praça Adelmário Meira, a partir das 19 horas e contará com participação das Banda Evangélicas Acade, Ministério de Louvor de Lajedo do Tabocal, além de cantores locais e convidados, e ainda a apresentação de coreografias.
Será feito também o sorteio de brindes como brinquedo, roupas, sapatos e artefatos diversos, fruto de doações sociais.
O Natal com Cristo tem o apoio da comunidade Itiruçuense em geral, autoridades e comercio local.

*Na foto, evento Natal com Cristo realizado em edições anteriores (Foto Ed Santos).

Moto tomada de assalto foi recuperada em Itiruçu; Segundo policial, menor acusado, o ameaçou de morte


A Polícia de Itiruçu elucidou em pouco mais de 24 horas mais um crime em Itiruçu. Na noite desta última terça feira (6), a Polícia Militar de Itiruçu, deteve três elementos suspeitos de terem tomado de assalto na última segunda feira (5), por volta das 16:30 na localidade conhecida como Igrejinha dos Italianos, na BA 250, uma moto Bros 150cc, de placa JST-0663 de Maracás. A moto de propriedade do cidadão conhecido como Silvano de Santino, foi tomada de assalto por dois elementos de posse de uma arma de fogo quando o condutor reduziu a velocidade para passar por um redutor de velocidade.
Os detidos pela polícia foram: Juan Paz da Silva, de 21 anos, natural de Santo Antônio de Jesus e que vinha residindo a pouco tempo em Itiruçu, além de Bruno de Amorim Vidal de 18 anos, vulgo Breno, e um menor de 17 anos, de iniciais MH, ambos residente em Itiruçu.
Com eles a polícia encontou os seguintes produtos alem da moto que ja estava sem placa e sem retrovisores: R$ 80,00 em espécie; 3 pedras de crack, sendo uma delas grande, de aproximadamente 50 gramas; 13 papelotes de maconha; dois retrovisores; um cartucho para arma de fogo de calibre 38 já deflagrado; embalagens para armazenagem de drogas e um cachimbo para uso de entorpecentes.
Crendo na fragilidade do Código Penal Brasileiro, o menor ameaçou um agente polícial dizendo que não ficaria preso e que ao sair matará um dos políciais miliatares que participou da operação. 
O trio ficou detido na xadrez de Itiruçu e está a disposição da Justiça, onde, poderão responder por especialização em roubo e tráfico de drogas.

Matéria: Blog Ed Santos
Fotomontagem: Blog Ed Santos
Arquivos fotográfico oriundo da PM e Blog Itiruçu Online

Ministério da Educação anuncia aumento de 13,01% para professores

Professores tem motivos para começarem um 2015 melhor e na luta pelo respeito ao novo piso da catégoria. É que o ministro da Educação, Cid Gomes, anunciou nesta terça-feira o aumento que o Governo Federal concederá para o piso dos professores neste ano, passando dos atuais R$ 1.697,00 para R$ 1.917,78, o que representa um aumento de 13,01%. Segundo assessores da pasta, “tradicionalmente”, o valor normalmente é “arredondado”. Em razão disso, na prática, o piso deve passar para R$ 1.918. 
Em nota, o MEC informa que o aumento será dado conforme determina a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. "Conforme a legislação vigente, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)", diz o ministério em nota divulgada pela assessoria de imprensa. A decisão de divulgar o novo piso ocorreu após o ministro Cid Gomes se reunir, nos últimos dois dias, com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). O valor anunciado pelo ministério corresponde também ao estimado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Esqueleto humano encontrado na zona rural de Jaguaquara

Um esesqueleto de uma pessoa provavelmente do sexo masculino foi encontrado na manhã desta terça-feira (6), nas proximidades da Fazenda Canabrava, zona rural de Jaguaquara. Populares ao se depararem com o corpo acionaram a polícia que esteve no local onde constataram os restos mortais em um matagal. A equipe do Departamento de Polícia Técnica de Jequié estiveram no local para realização da parícia e do levantamento cadavérico. A suspeita inicial é de crime de homicídio.

Foto: Silvio Sena - Rádio Povo-

Rombo Comercial agudo ocorreu nos governos de FHC

Nossa "imprensa" parece comemorar o pior resultado da Balança Comercial Brasileira (Exportações X Importações) desde 1998.
O problema (para a mesma imprensa) é que os números podem ser colocados lado a lado, fazendo um comparativo entre governos distintos, desde Itamar Franco. 
Os números finais estão aí para quem quiser ver e comparar.
Os dois últimos anos não foram fáceis para Dilma, mas mesmo assim ainda tem um resultado muito melhor do que o "conjunto da obra" de FHC, com uma taxa de desemprego em seu menor índice histórico.
Outro dado importante é o volume do que se exportou:
Em 2002 foram US$ 60,3 bilhões em exportações.
Em 2014 o volume chegou a US$ 225,1 bilhões, menor que os US$ 242 bilhões do ano passado, mas ainda assim quase quatro vezes maior que o último ano dos tucanos.
A mídia pode tentar nos vender um cenário desastroso, mas a simples comparação nos mostra que ainda estamos no caminho certo:
Itamar = Saldo 23,378 bi
FHC = Déficit 9,76 bi
Lula = Saldo 259,442 bi
Dilma = Saldo 47,859 bi
E lembrando que Lula e Dilma não precisaram vender meio país para conseguir saldo, enquanto FHC entregava estatais a estrangeiros por um simbólico preço de banana podre...

Por Reinaldo Luciano - Brasil 247

Anvisa concede registro e libera primeiro remédio oral para hepatite C

O Diário Oficial da União deve publicar hoje (6) o esperado registro do daclatasvir, primeiro medicamento oral para hepatite C a ser usado no Brasil, segundo informações da Agência Brasil. O anúncio foi feito na tarde de hoje (5) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ele adiantou que, registrado o medicamento, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) avaliará o uso na rede pública, o que pode demorar até seis meses. O registro é o documento que permite a venda de um medicamento no país. Em outubro, o Ministério da Saúde havia pedido à Agência Nacional de VIgilância Sanitária que priorizasse a avaliação do registro de três medicamentos usados no cambate à hepatite C, entre eles o daclatasvir. O sofosbuvir e simeprevir ainda aguardam o registro. O índice de cura da doença com o uso destes medicamentos chega a 90%. O registro dos três remédios e a incorporação deles ao SUS era uma demanda das associações voltadas para a hepatite C. De acordo com o Grupo Otimismo de Apoio ao Portador de Hepatite, os remédios injetáveis usados atualmente causam problemas colaterais graves à saúde do paciente, que, muitas vezes, pode ser obrigado a suspender o tratamento por causa dos riscos. Além disso, o índice de cura dos tratamentos disponíveis não ultrapassa 70%. Além de ter um índice de cura maior, o novo medicamento também reduz o período de tratamento de 48 para 12 semanas. Atualmente, 15,8 mil pessoas tratam a hepatite C na rede pública brasileira.

Segurança econômica e cibernética serão temas-chave da agenda dos BRICS em 2015

Em 2014, o Brasil, a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, que compõem o grupo conhecido pela sigla BRICS, terminaram a criação do novo Banco de Desenvolvimento do grupo e o Arranjo Contingente de Reservas.
Especialistas não são unânimes avaliando a eficiência do futuro funcionamento desses instrumentos financeiros, mas concordam que, em 2015, a economia será um dos assuntos principais da agenda do grupo.
A cúpula dos chefes de Estado dos países-membros dos BRICS terá lugar em 2015 na cidade russa de Ufa. Deste modo, a presidência rotativa passa do Brasil para a Rússia.
De acordo com o diretor do Instituto da América Latina (IAL) da Academia das Ciências da Rússia, Vladimir Davydov, contatado pelo correspondente da agência Sputnik, o segundo assunto, cuja importância já se mostrou com clareza no ano em curso, será a segurança cibernética:
“A Rússia já está coordenando a parte do conteúdo da cúpula dos BRICS em 2015. Há muito trabalho a realizar. Os elementos principais da agenda serão a segurança econômica e a segurança cibernética. Nós todos somos vítimas de manipulações, vítimas de uma guerra de informação e cibernética, que ameaça paralisar o sistema de administração dos países dos BRICS”.
O diretor do IAL acredita que o Banco do Desenvolvimento e o Arranjo Contingente das Reservas têm grande importância para o grupo, vários membros do qual tiveram índices preocupantes. Segundo ele, até a denominação “novo Banco do Desenvolvimento dos BRICS” aponta para um novo rumo de atividade econômica do grupo, que está pronto para “revelar solidariedade com outros países para lidar com este tempo turbulento”.
Nem todos estão tão otimistas. A matéria de 26 de dezembro no Jornal do Comércio, do Rio Grande do Sul, prognostica possível recessão em 2015 nos principais países dos BRICS, o Brasil, a Rússia e a África do Sul. A Rússia ocupa a parte central da matéria, devido à recente queda do rublo, que fez também o país integrar a lista dos “seis países que se deram mal na economia em 2014” da revista Exame.
Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/news/2015_01_05/Seguranca-economica-e-cibernetica-serao-temas-chave-da-agenda-dos-BRICS-em-2015-8346/

Nova lei estingue DIRECs e criam NREs no estado da Bahia

Segundo Públicado no Diário Oficial do Estado da Bahia, às Diretorias Regionais de Educação (DIRECs) foram extintas pelo governo do Estado e substituídas pelos Núcleos Regionais de Educação.
A Públicação do dia 31 de Dezembro do ano passado cria ao todo 27 núcleos, definidos com base nos Territórios de Identidade baianos: Irecê, Bom Jesus da Lapa, Seabra, Serrinha, Itabuna, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Amargosa, Juazeiro, Barreiras, Macaúbas, Caetité, Itaberaba, Ipirá, Jacobina, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Santa Maria da Vitória, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Salvador e Eunápolis. Além da responsabilidade pela parte administrativa, os núcleos também farão o acompanhamento pedagógico das escolas pertencentes a seus limites territoriais.

Denatran adiará por 90 dias multa para extintor antigo; o novo está em falta no mercado

O Departamento Nacional de Trânsito anunciou nesta segunda-feira (5) que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC para carros, que passou a valer no último dia 1º e cujo descumprimento resultaria em multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação. O adiamento será por 90 dias, segundo o órgão. O prazo conta a partir da publicação no Diário Oficial da União, mas, de acordo com a assessoria do DENATRAN, multas aplicadas a partir desta segunda não serão consideradas. A medida foi tomada pelo Ministério das Cidades após motoristas de diversas regiões do país relatarem dificuldade para encontrar o equipamento à venda. 
Com informações do G1.

Itiruçu: Bandidos tomam moto de assalto em plena luz do dia

Foto Inlustrativa
E a violência continua a marcar a região de Itiruçu. Na tarde de segunda feira(5), por volta das 16h30minh, dois homens armados, tomaram de assalto uma Moto Bros 150cc, de placa JST-0663, licença de Maracás, foi tomada de assalto na BA-250, trecho da Igrejinha dos Italianos, no trevo da entrada da cidade de Itiruçu, sentido Entroncamento de Jaguaquara.
Segundo relatos do motoqueiro que não teve o nome revelado, os dois meliantes portando a arma de fogo, o abordou quando ele reduziu a velocidade da moto para passar em um redutor de velocidade. Segundo a polícia, um dos assaltantes era de cor morena, estava trajado de short azul e o outro com uma blusa no rosto e de touca até o Nariz. Após o crime, os bandidos obrigaram o motoqueiro a saír correndo sob  a de ser baleado.
Eles fugiram com a moto em direção a Itiruçu. A Polícia foi acionada e agora investiga o caso, mas ainda não tem pistas dos criminosos. A Moto é de propriedade do empresário Silvano de Santino.

Vereadores de Itiruçu e liderança política cobram mais segurança junto a Secretário Maurício Teles

Diante  dos inumeros casos de violência em Itiruçu, tais como arrobamentos, assaltos e até assassinatos, com um certo agravamento nos últimos dias, moradores  começaram a questionar as autoridades municipais com intuito de procurar solução para este problema.
Diante da situação, os vereadores Alexandre Maimone (PC do B), Júnior Petrúquio (PT), João Mota Cardoso (PT) e Robson Mauro do DEM, além do presidente do PT no município, Dizalmir Assis, solicitaram junto ao Deputado Federal Dr. Jorge Solla ,uma reunião com o Secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Teles, que foi agendada para esta terça-feira (06) pelo deputado federal Jorge Solla (PT).
Segundo informações, a reunião aconteceu na Secretaria Estadual de Segurança Pública em Salvador, onde foi entregue ao Secretário um documento com várias reivindicações, para fortalecer a segurança em Itiruçu. Entre os pontos documentados, estão o relatos dos diversos crimes ocorridos no municípios, bem como a solicitação, do aumento do efetivo policial, a nomeação de um Juiz e Promotor para atuar na comarca de Itiruçu e ainda um delegado de Polícia Civil fique residindo na cidade.


Quadrilha explode agência de Banco em Santa Inês


A agência do Banco Bradesco da cidade de Santa Inês, há 36 km de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, foi alvo de bandidos na madrugada desta segunda-feira (5). De acordo com informações da Delegacia Territorial local, a instituição financeira instalada na Praça Luis Teófilo teve a parte da frente danificada por elementos armados que, segundo testemunhas, tomaram a cidade de assalto por volta das 2h30, fazendo explosões contra o banco com a utilização de explosivos , bananas de dinamite, que destruíram a porta de vidro do Bradesco e tiveram acesso a área onde está instalado o cofre interno do Bradesco.
Ainda segundo informações, testemunhas disseram ter ouvido estampidos de três explosões seguidas e revelaram que os bandidos estavam a bordo de um carro Fiat Siena, cor prata, placa não anotada. Apesar de ter acesso à parte interna a quadrilha não conseguiu arrombar o cofre, segundo informações da Delegacia.
O local está isolado e a polícia aguarda a chegada de peritos do DPT/Jequié para realização da perícia e de investigadores do Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif), da Polícia Civil baiana.

Do Blog Marcos Frahm