sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Giuliano Martinelli condiciona candidatura e fala a população do Entroncamento e Jaguaquara

Prefeito de Jaguaquara em entrevistas a nossa reportagem disse que só será candidato se realizar as obras das promessas de campanha. "Não dá para pedir votos sem cumprir o que prometeu", disse o gestor. Juliano disse que o FPM de Fevereiro foi bom e que deu para quitar dívidas, portanto tem expectativa que o ano de 2016 vai ser melhor que 2015.

Martinelli prometeu ação contra a escuridão e os matos nas ruas do Entroncamento e falou que falta recursos do governo para concluir obras paralisadas; O prefeito reclamou da crise e diz ainda tem esperança de conseguir realizar obras.

Ouça a entrevista

Técnica fala sobre suspeita de Zica e Chikungunya em Itiruçu e sobre o primeiro caso de microcefalia na cidade

Conversamos com Cristina, ela que é Técnica da Vigilância Epidemiológica do Município e comentou sobre o primeiro caso de Microcefalia em Itiruçu. Por ora não se sabe se por Zica ou se por outras causas. Ela também revela que existe casos suspeitos de Zica e Chikungunya.  Cristina também explicou na entrevista sobre as diferenças sintomáticas entre Dengue, Chikungunya e Zica.

Ouça a entrevista.

Dilma pactua com o Neoliberalismo e junto a Serra e ao Senado entregando o pré sal

Em mais uma atrapalhada, a Presidente Dilma Roussef que agora começa a perder apoio até do seu próprio partido o PT, pode ter traído seu slogan de governo e até mesmo os interesses desenvolvimentistas de sua pátria. Ao invés de colocar ordem na casa ou entregar as chaves se não tiver competência, a presidente, não se sabe se para calar com as operações onde tem caído muitos do seu governo ,  mas é fato que ela se aliou com o senador José Serra (PSDB) e junto ao Senado aprovou o projeto que retira da Petrobras a exclusividade das atividades no pré-sal e acaba com a obrigação de a estatal a participar com pelo menos 30% dos investimentos em todos os consórcios de exploração da camada. A projeto é de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) e foi relatada pelo senador Ricardo Ferraço (sem partido-ES).

"Dilma diz uma coisa e governo debil, frouxo e sem convicção tem outra prática. Se alia com Serra e entrega o pré sal. Despreza luta histórica", protestou o parlamentar Roberto Requião no Twitter.
"Essas empresas (que ficariam com a exploração) não vão investir. As petroleiras estão em dificuldades. O que eles pretendem é se apropriar da tecnologia de águas profundas e estrategicamente manter o controle absoluto de fornecimento de petróleo", complementou.
Os senadores favoráveis à proposta argumentavam que a Petrobras não tem mais condições de cumprir as obrigações previstas em lei por conta do alto nível de endividamento e também por causa dos escândalos de corrupção.

De acordo com o texto aprovado, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) definirá quais blocos do pré-sal serão leiloados. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidirá, conforme o interesse nacional, quem vai explorar as áreas do pré-sal. Depois dessa etapa, o órgão oferecerá a Petrobras a preferência para ser a operadora dessas áreas, contratadas sob o regime de partilha de produção.

Após a estatal se manifestar sobre o direito de preferência em cada uma das áreas ofertadas - o prazo é de 30 dias - a decisão será levada à Presidência da República, que dará a palavra final sobre o que a Petrobras irá explorar.

O que não for considerado estratégico para o País e, como consequência, não ser explorado para a Petrobras, será colocado em leilão e poderá ser explorado e operado por qualquer empresa que ganhe a licitação.

Com isso aquele lucro com o pré sal que iria para a educação, como vai ficar? Pelo visto a pressão funcionou o Dilma pactuou com o neoliberalismo que naufragou a America Latina na década de 90 e inicio dos anos 2000.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sintomas apontam excesso de sulfato de alumínio na água fornecida pela Embasa em Itiruçu

Uma informação obtida com junto a órgãos de fiscalização apontam que a oleosidade encontrada na água fornecida para o consumo humano em Itiruçu pode ser originaria da substancia química Sulfato de Alumínio. Este sulfato é utilizado para ajudar a compactar as impurezas da agua a fim de deixa-las limpas. Todavia o que pode ter ocorrido foi uma adição maior desta substância na água o que resultou na sua oleosidade, asperidade da pele e irritação na mucosa da boca bem como nos problemas com diarreia e dores abdominais no município.

De acordo com nota do site Itiruçu Notícias, a utilização inadequada desta substancia pode ser perigosa ao meio ambiente e também aos seres humanos. O sulfato de alumínio pode ser absorvido pela pele, pelos olhos e pelas vias respiratórias, causando irritação local e os aparecimentos de sintomas sistêmicos. Como irritação na pele, olhos e mucosas. Além de causar irritação e queimaduras na mucosa oral, esôfago e estômago.

Coincidentemente muitas pessoas na cidade de Itiruçu que tiveram contato com a água apresentaram alguns destes sintomas. Porem na Nota Técnica da Embasa não explica claramente, apenas diz que a agua supostamente de qualidade duvidosa, que vem sendo distribuída foi causada porque em função das chuvas, ocorrerão mudanças bruscas nas características físicas químicas e organolépticas da água bruta no manancial, sendo necessário a Embasa a alterar seus processos de tratamento, para manutenção qualidade". Porem a empresa não revelou quais método usados e em que proporção foi usada. Os procedimentos foram corretos ou houve erro humano?

Caso seja comprovado o excesso Sulfato de Alumínio a preocupação deve aumentar, pois segundo pesquisas médicas mostram de forma cada vez mais precisa o papel do alumínio como fator que desencadeia doenças autoimunes ou como fator que acelera a degeneração do sistema nervoso (Alzheimer).

Alem de poder provocar: perda gradual de força e coordenação muscular., esclerose múltipla, afeta o revestimento das articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular além o mal de Parkinson.
Preocupante a situação e a solução quem pode dá?

Nota da Embasa não explica o porquê da oleosidade da água



Depois de muitas reclamações com relação a uma substância oleaginosa na água fornecida para o consumo humano em Itiruçu, a EMBASA (Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A) enviou uma nota, mas que não responde ao principal questionamento da população ittiruçuense, quanto à substância oleaginosa encontrada na água que deixa a pele apera quando em contado, e ainda provoca irritação na mucosa.

A Embasa apenas faz menção a que “devido às chuvas, ocorrem mudanças bruscas nas características físicas químicas e organolépticas da água bruta no manancial, Riacho do Baixão, sendo necessário a Embasa a alterar seus processos de tratamento, para manutenção qualidade.”

“Nesse curto período de adequação dos procedimentos de tratamento, uma parte da população pode ter recebido água com suas características organolépticas (cor e turbidez) alteradas, porém, isenta de contaminação microbiológica e sem riscos para a saúde da população”, diz um trecho da nota.

Todavia na nota não fica claro o porquê da oleosidade existente na água, nem tão pouco se a tal oleosidade é nociva ou não. Note que na nota apenas fala de substancias orgânicas ocasionadas por supostamente vegetais em decomposição na barragem, vegetação esta que foi arrastrada pelas enxurradas. Mas tecnicamente falando não é possível que vegetais em decomposição tenha provocado o surgimento de uma substancia oleosa presente na água que chega a população, evidenciado que pode ser sim produto químico em excesso, conforme nos afirmou uma fonte extra, uma vez que na nota a Embasa admite “alterar seus processos de tratamento, para manutenção qualidade”. A pergunta é: Esse tratamento “alterado” teria provocado o problemas que além de deixar a água oleosa, leva asperidade na pele e leve irritação da mucosa, quando usada a água para escovar os dentes, de acordo com vários relatos que chegaram a nossa redação? A nota infelizmente deixa mais dúvidas e a pergunta que não quer se calar é: Por que a água tem uma espécie de óleo? Por que provoca reações com a pele? Seria esse grande número de pessoas com diarreia e dores abdominais vítimas de uma possível contaminação por excesso de produtos químicos na água?


Como dizem perguntar não ofende. Apenas mostra o desejo de que dúvidas devem ser dirimidas.

Embasa emite nota sobre a qualidade da água em Itiruçu

 Assunto:  Qualidade da água distribuída SIAA Lagedo do Tabocal/ Itiruçu


Em atenção aos questionamentos da população de Lajedo do Tabocal e Itiruçu sobre a qualidade da água distribuída pela EMBASA, temos a informar que:

ü  O sistema de tratamento de água para atender Lagedo do Tabocal/ Itirucu é composta de: 03 unidades de Filtros Ascendentes e 02 unidades de Osmose
ü  Reversa (dessalinizador), cloração e fluoretação.
ü  As referidas cidades são abastecidas pelo Sistema Integrado de Água de Lajedo do Tabocal, onde a captação é realizada na barragem de acumulação Riacho do Baixão e complementada com poços subterrâneos em Itiruçu;
ü  Em função das chuvas, ocorrem mudanças bruscas nas características físicas químicas e organolépticas da água bruta no manancial, Riacho do Baixão, sendo necessário a Embasa a alterar seus processos de tratamento, para manutenção qualidade.
ü  Nesse curto período de adequação dos procedimentos de tratamento, uma parte da população pode ter recebido água com suas características organolépticas (cor e turbidez) alteradas, porém, isenta de contaminação microbiológica e sem riscos para a saúde da população.

Para maiores esclarecimentos, encontra-se à disposição o gerente da Unidade Regional de Jequié, Eng. César Abud Melhem (tel.: 73 3526-8100).

Jequié, 24 de fevereiro de 2016.

CÉSAR ABUD MELHEM
GERENTE DA UNIDADE REGIONAL DE JEQUIÉ

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Adição de substância pode ter gerado "água engordurada" fornecida pela Embasa


Até a manhã desta quarta feira (24) a Embasa ainda não explicou os motivos do porque que a água está caindo com uma mistura heterogênea de uma substancia ainda desconhecido.
A substancia oleaginosa é perceptível quando a água entra em contado com a pele, pois a deixa com certa asperidade, sem contar que algumas pessoas relacionaram certa ardência ao escovar os dentes, usando a água com a substancia.
Na cidade inúmeras pessoas também tiveram que recorre ao Hospital após ficarem enfermas com diarreias e dores na barrica. Isto não se sabe se por alguma virose ou se pelo ato de ingerir a água supostamente “contaminada”.

Funcionários da Embasa disse que ainda não tem autorização para se pronunciar, mas que amostras já teriam sido recolhidas para analise. Informações extra oficiais, dizem que o problemas pode ter se dado por que alguém teria descuidado no controle de uma substância utilização para capturar impurezas. Como a Embasa ainda não pronunciou, o recomendável é que as pessoas evitem consumir a água, por não saber ao certo a origem da sustância, nem suas reações em contato com o interior do corpo humano.

Fotos e videos enviados por leitores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Itiruçu: Ex Prefeito Carlinhos foi citado como provável pré candidato; ouça a entrevista com Dizalmir

O Presidente do PT de Itiruçu Dizalmir Assis em entrevista ao Programa Cidade Repórter falou sobre a situação do partido no Brasil e sobre as eleições de 2016.

Dizalmir falou sobre as situações da operação da lava jato e argumentou que a justiça tem que ser feita doa em quem doer, mas alegou que a mídia só foca Lula.

Sobre a política local, Dizalmir trouxe mais uma surpresa. Segundo ele, o ex-prefeito Carlinhos teria autorizado a dizer que seu nome também poderá ser consultado como pré candidato pelo PT a prefeitura. Este é mais um nome da aposta do PT que segundo Dizalmir ainda tem nomes como o do vereador Junior Petruquio, Jorge Assis, Vitório Tenisi entre outros que podem surgir.

Dizalmir disse que o partido não ambiciona apenas a cabeça da chapa, mas numa coalizão gostaria que as propostas do partido fossem ouvidas e alegou que está aberto para o diálogo com a médica Drª Lorena Di Gregório (PRB). Apesar de não descartar uma possível candidatura independente do partido com outros aliados como o empresário Erom Kastro, caso a aliança com a médica não emplaque, Dizalmir argumentou que a oposição deve ficar unida em torno de um projeto progressista para o município.

Após o nome de Carlinhos ter sido divulgado como provável pré candidato, houve manifestações nas redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados da cidade.

Ouça abaixo trecho da entrevista com Dizamir Assis.


Itiruçu: Substancia oleaginosa na água fornecida pela Embasa

Moradores de Itiruçu estão assustados com a água fornecida pela Embasa. Segundo inúmeros relatos, a água está caindo com uma mistura heterogênea de uma substancia desconhecida.

A substancia oleaginosa é perceptível quando a água entra em contado com a pele, pois a deixa com certa asperidade, sem contar que algumas pessoas relacionaram certa ardência ao escovar os dentes, usando a água com a substancia.

Na cidade inúmeras pessoas também tiveram que recorre ao Hospital após ficarem enfermas com diarreias e dores na barrica. Isto não se sabe se por alguma virose ou se pelo ato de ingerir a água contaminada.

A Embasa já foi informada do caso, mas até o momento não se manifestou oficialmente sobre o assunto. Segundo informações extra oficiais, amostras da água teria sido tomada por técnicos e a contaminação pode ter se dado por utilização de uma substancia para capturar impurezas. Apesar da Embasa não ter se pronunciado o recomendável é que as pessoas evitem consumir a água, por não saber ao certo a origem da sustância na água. 

Yulo Oiticica de olho nas eleições de Itiruçu em 2016

O ex-deputado Yulo Oiticica em conversa com nossa reportagem na última sexta durante a visita do Governador Rui Costa confirmou que estará presente nas eleições de 2016 em Itiruçu. Yulo quando deputado estadual, apoiava a gestão do ex prefeito Carlinhos e nas eleições de 2014 tentou Deputado Federal mas não conseguiu se eleger, apesar de ter votos na cidade, ele hoje ocupa o cargo de Ouvidor Geral do Estado e falou sobre as inaugurações em Lajedo, sobre a Política em Itiruçu onde confirmou que seu líder político é o ex-prefeito Carlinhos, e  completou ainda que apoiará a oposição as disputas desta ano para a prefeitura.

Marcelo Nilo diz que nome é mais importante que o partido no interior

Nossa reportagem entrevistou o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o Deputado Marcelo Nilo (futuramente no PSL), na ocasião de sua visita as inaugurações de obras pelo Governador Rui Costa (PT) na cidade de Lajedo do Tabocal.

Nilo comentou sobre a política regional, e lembrou que os partidos no interior não são muito importantes, e que o que importa mesmo é o nome. Ele citou como exemplo o apoio a Wagner Novaes (PSBD) em Itiruçu, que segundo ele faz parte de um partido contrario ao governo, mas que Wagner é seu amigo e lhe ajudou muito.

Sobre a situação de Ricardo Leal, provável candidato a prefeito de Jaguaquara, ele disse ser este o seu candidato. Questionado sobre um suposto namoro político com o grupo de ACM Neto e o DEM, Nilo disse não acreditar que Lealdade migre para a base DEMista e que inclusive já o teria convidado para se filiar no seu futuro partido. Todavia, não negou manter seu apoio mesmo pertencendo ao apêndice do Carlismo como disse ele mesmo recentemente.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

PT é o partido mais querido e odiado do Brasil; PMDB e PSDB despencam a menor nível, diz pesquisa

Números de levantamento de dados divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo mostram que o Partido dos Trabalhadores (PT) continua sendo o partido mais amado e, ao mesmo tempo, odiado do Brasil.
O estudo mostra, no entanto, que o número de "antipetistas" cresce nos últimos anos, bem como os que não têm preferência de sigla alguma. PMDB e PSDB também perderam partidários desde a última pesquisa, há 8 anos.
Os dados comparativos são de 1997, 2006 e 2014. Os dados mais recentes foram recolhidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na pesquisa mais recente foram entrevistadas 3.120 pessoas.
Os "antipetistas puros" (sem outra prefrência de sigla) são 11,44% em 2014 contra 9,68% em 2006 e 7,49% em 1997.
Já os simpatizantes do PSDB caíram para 4,29% em 2014 (contra 6,84% em 2006 e 6,6% em 1997).
Os que gostam do PMDB, por sua vez são apenas 3,7% em 2014 (queda vertiginosa de 9,01% em 2006 e 14,78% em 1997.
Em 1997, 14% do eleitorado declarava simpático ao PT. Em 2006 eram 23,28% e, em 2014, o número recuou para 15,95%.
O envolvimento com partidos de maneira geral também caiu bastante, de 47,1% em 2006 para 29,2% dos entrevistados.

Antipetistas
Os motivos que fazem alguém ser antipetista são o ex-presidente Lula, Dilma, ideologia, desilusão, valores como lei e ordem ou preconceito contra o partido.
Os "antipetistas" geralmente eleitores brancos, na faixa dos 40 anos, que defendem a ascensão dos militares ao poder. Eles, no entando, dizem que pagariam mais impostos para saúde e educação, defendem a cobramça maior para os mais ricos, a ação contra a desigualdade e os direitos homoafetivos e o aborto.

O levantamento denominado "Partidarismo, Antipartidarismo e Comportamento do Voto no Brasil" foi feito pelos cientistas políticos David Samuels e Cesar Zucco Jr., em parceria da Universidade do Minnesota (EUA) com a FGV (Fundação Getúlio Vargas - RJ).