quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Nota da Embasa não explica o porquê da oleosidade da água



Depois de muitas reclamações com relação a uma substância oleaginosa na água fornecida para o consumo humano em Itiruçu, a EMBASA (Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A) enviou uma nota, mas que não responde ao principal questionamento da população ittiruçuense, quanto à substância oleaginosa encontrada na água que deixa a pele apera quando em contado, e ainda provoca irritação na mucosa.

A Embasa apenas faz menção a que “devido às chuvas, ocorrem mudanças bruscas nas características físicas químicas e organolépticas da água bruta no manancial, Riacho do Baixão, sendo necessário a Embasa a alterar seus processos de tratamento, para manutenção qualidade.”

“Nesse curto período de adequação dos procedimentos de tratamento, uma parte da população pode ter recebido água com suas características organolépticas (cor e turbidez) alteradas, porém, isenta de contaminação microbiológica e sem riscos para a saúde da população”, diz um trecho da nota.

Todavia na nota não fica claro o porquê da oleosidade existente na água, nem tão pouco se a tal oleosidade é nociva ou não. Note que na nota apenas fala de substancias orgânicas ocasionadas por supostamente vegetais em decomposição na barragem, vegetação esta que foi arrastrada pelas enxurradas. Mas tecnicamente falando não é possível que vegetais em decomposição tenha provocado o surgimento de uma substancia oleosa presente na água que chega a população, evidenciado que pode ser sim produto químico em excesso, conforme nos afirmou uma fonte extra, uma vez que na nota a Embasa admite “alterar seus processos de tratamento, para manutenção qualidade”. A pergunta é: Esse tratamento “alterado” teria provocado o problemas que além de deixar a água oleosa, leva asperidade na pele e leve irritação da mucosa, quando usada a água para escovar os dentes, de acordo com vários relatos que chegaram a nossa redação? A nota infelizmente deixa mais dúvidas e a pergunta que não quer se calar é: Por que a água tem uma espécie de óleo? Por que provoca reações com a pele? Seria esse grande número de pessoas com diarreia e dores abdominais vítimas de uma possível contaminação por excesso de produtos químicos na água?


Como dizem perguntar não ofende. Apenas mostra o desejo de que dúvidas devem ser dirimidas.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: