quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Sintomas apontam excesso de sulfato de alumínio na água fornecida pela Embasa em Itiruçu

Uma informação obtida com junto a órgãos de fiscalização apontam que a oleosidade encontrada na água fornecida para o consumo humano em Itiruçu pode ser originaria da substancia química Sulfato de Alumínio. Este sulfato é utilizado para ajudar a compactar as impurezas da agua a fim de deixa-las limpas. Todavia o que pode ter ocorrido foi uma adição maior desta substância na água o que resultou na sua oleosidade, asperidade da pele e irritação na mucosa da boca bem como nos problemas com diarreia e dores abdominais no município.

De acordo com nota do site Itiruçu Notícias, a utilização inadequada desta substancia pode ser perigosa ao meio ambiente e também aos seres humanos. O sulfato de alumínio pode ser absorvido pela pele, pelos olhos e pelas vias respiratórias, causando irritação local e os aparecimentos de sintomas sistêmicos. Como irritação na pele, olhos e mucosas. Além de causar irritação e queimaduras na mucosa oral, esôfago e estômago.

Coincidentemente muitas pessoas na cidade de Itiruçu que tiveram contato com a água apresentaram alguns destes sintomas. Porem na Nota Técnica da Embasa não explica claramente, apenas diz que a agua supostamente de qualidade duvidosa, que vem sendo distribuída foi causada porque em função das chuvas, ocorrerão mudanças bruscas nas características físicas químicas e organolépticas da água bruta no manancial, sendo necessário a Embasa a alterar seus processos de tratamento, para manutenção qualidade". Porem a empresa não revelou quais método usados e em que proporção foi usada. Os procedimentos foram corretos ou houve erro humano?

Caso seja comprovado o excesso Sulfato de Alumínio a preocupação deve aumentar, pois segundo pesquisas médicas mostram de forma cada vez mais precisa o papel do alumínio como fator que desencadeia doenças autoimunes ou como fator que acelera a degeneração do sistema nervoso (Alzheimer).

Alem de poder provocar: perda gradual de força e coordenação muscular., esclerose múltipla, afeta o revestimento das articulações, causando um inchaço doloroso que pode, eventualmente, resultar em erosão óssea e deformidade articular além o mal de Parkinson.
Preocupante a situação e a solução quem pode dá?

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: