quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Itiruçu: PL da Prefeitura quer pagar ao "trabalhador" até 60% do salário em forma de bolsa

Foi dado a conhecer ao público no geral, o Projeto de Lei Nº 13 de 13 de Novembro de 2015, do executivo municipal que “insere novos dispositivos na Lei Municipal nº 201, de 12/08/2015, que dispõe sobre o Programa Municipal de Amparo Social - PROAMPARO, e dá outras providências”.

Entre os dispositivos, no seu Artigo 1º. da lei, diz que poderá ser concedido auxílio especial aos trabalhadores residentes no Município de Itiruçu, em situação de desemprego, motivada pela implantação de programas de demissões, provocados por queda de receitas decorrentes de recessão econômica e outras formas de desaquecimento da economia nacional, observando-se a seguinte ordem de prioridade: trabalhadores desligados do quadro funcional da Prefeitura Municipal de Itiruçu em função da necessidade de redução de custos de pessoal, devido à queda na arrecadação municipal; trabalhadores desligados do quadro funcional de empresas titulares de contratos de prestação de serviços terceirizados, rescindidos pela Prefeitura Municipal de Itiruçu, em função da necessidade de redução de custos de manutenção, devido à queda na arrecadação municipal; demais trabalhadores que se encontram em situação de desemprego, motivada pela retração do mercado de trabalho, decorrente de recessão econômica e outras formas de desaquecimento da economia.

No seu paragrafo 1° ainda afirma que o valor do auxílio especial de que trata o caput deste artigo observará o limite máximo de 60% (sessenta por cento) do último salário recebido pelo trabalhador. No segundo paragrafo reza que o trabalhador beneficiário do auxílio especial deverá participar de frentes de trabalho mantidas pela Prefeitura Municipal, encarregada da execução de serviços auxiliares no âmbito da estrutura de serviços públicos, com carga horária reduzida, de modo a preservar a autoestima e a dignidade do trabalhador e permitir-lhe maior qualificação profissional e melhores condições de disputa de vagas no mercado de trabalho. Já no 3º paragrafo, afirma que a participação nas frentes de trabalho de que trata o parágrafo anterior não gera qualquer vínculo ou relação empregatícia do trabalhador para com a Prefeitura Municipal de Itiruçu.

E por fim, no 4º  há uma informação de é dispensado do trabalhador beneficiário de que trata este artigo o cumprimento dos requisitos e critérios previstos nos artigos 2º, 4º e 9º, desta Lei, e respectivos incisos e parágrafos, até que sejam confeccionados os cartões magnéticos previstos no artigo antecedente, o pagamento do auxílio do PROAMPARO será efetuado através de créditos bancários em nome dos respectivos beneficiários.

Todavia as polêmicas levantadas desde a última sessão na Câmara de vereadores é quanto constitucionalidade desta proposta. Já que na Constituição Federal, a lei maior que não pode ser contrariada, no seu Artigo 7 diz que: “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: de acordo com o inciso VI a “Irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.” Fator este que a lei municipal não deixa clara. Então seria inconstitucional que a Prefeitura e a Câmara crie leis para que paguem menos de um salário mínimo a servidores. Outros pontos conflitantes é como a prefeitura pretende equalizar suas contas já que tem feito cortes, dizendo ser necessária para não estourar o limite do pessoal? De onde virá a verba para pagar estes funcionários e quanto a seus direitos trabalhistas como ficaria? Afinal, este é um beneficio ou uma proposta de emprego com salários abaixo do minimo?

Por hora, ninguém da atual administração se manifestou para esclarecer estas dúvidas. 

Veja a Lei completa clicando do lado:

Homem foi atropelado na BR 116, Entroncamento de Jaguaquara

Um homem de identidade não divulgada foi atropelado por volta das 19 h desta quarta feira (25), na altura do posto São Silvestre na Avenida Presidente Médici, localizada nas margens da BR-116, no Entroncamento de Jaguaquara.

O acidente gerou congestionamento na pista sentido Jequié, e se deu quando o uma caminhonete vermelha que seguia pela via acabou atropelando o pedestre que atravessava para o outro lado da pista. Agentes do Serviço Via Bahia foram ao local e socorreram a vitima levando-o para o Hospital de Jaguaquara. O senhor não corre risco de vida.

Um condutor de um caminhão Baú tentou fura o bloqueio e passar a força pelo local do acidente, mas foram contidos pela população e por pouco ele não causou outro acidente no local. A Polícia Militar esteve na localidade e contornou o trânsito.

Condutores reclamam de animais soltos na BA 250 entre Itiruçu e Entroncamento de Jaguaquara


A BA-250, que liga o Entroncamento de Jaguaquara a Maracás, mas especificamente no trecho da BR 116 a Itiruçu, tem se notado a presença de muitos animais. Com isso, os motoristas precisam estar bem atentos aos obstáculos que surgem no decorrer da rodovia.

Segundo o Diário do Entroncamento, um dos caseiros de uma das fazendas as margens da BA, afirma que faz de tudo para manter os animais presos no pasto, mas confessou que um ou outro acaba fugindo e invadindo a pista. “Quando sai a gente vai em cima”, afirmou.

Quem não sofreu algum acidente ocasionado por algum animal na pista, conhece alguém que já passou por essa situação. “Justamente teve o caso com meu amigo. Um burro atravessou na frente e ele chegou a bater o carro. Quase tomba o carro e mata o pessoal que vinha dentro”,  disse o motorista Erlan Leite.

Animal solto na pista é crime e quem responde é o proprietário do animal que pode ser enquadrado no artigo 132 do Código Civil que é expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente.

O proprietário também pode ser enquadrado no artigo 31 do Código Penal, na Lei de Contravenções Penais, quando se fala em “deixar em liberdade, confiar a guarda a pessoa inexperiente ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”. Isso significa que independentemente do animal, na pista ele demonstra esse perigo para terceiros e por isso o proprietário responde por crime.

Aconselha-se aos motoristas, quando avistarem um animal na pista, desviar dos animais e jamais buzinar o veículo. Ele deve ultrapassar o animal sempre por trás e lentamente. Além disso, após passar o animal, pisque os faróis para alertar os outros motoristas.

Foto: Diário do Entroncamento

Itiruçu: Sessão da Câmara foi interrompida após bate boca entre vereadores

Pela primeira vez na história desta atual legislatura a sessão da Câmara de Vereadores teve que ser suspensa por um bate boca acalorado entre vereadores. Tudo começou quando a situação pressionou o presidente da Câmara Robson Mauro para que colocasse em votação o projeto de urgente urgentíssimo do Prefeito Wagner que trata de uma emenda na recente criada e ainda não praticado Programa de Amparo Social, uma espécie de bolsa família local, visto por muitos como uma manobra eleitoreira, mas que a situação diz ser para ajudar os mais carentes. Pelo que ficou entendido havia uma acordo entre o presidente e a oposição de que a emenda só seria votado se todos os edis estivessem presentes, fato que não aconteceu. Apesar de que o projeto não foi votado nem lido ontem, mas ficou afirmado de que será apreciado na próxima sessão, o que desagradou à oposição que entende que será derrotada e o projeto aprovado. Isto por que um dos edis, o vereador Nino não poderá estar na sessão devido a ter que acompanhar a cirurgia do filho em Salvador. Daí começou os descontentamentos: Ouça como foi à abertura:


Em seguida na tribuna o vereado Junior Petruquio alçou a voz e bradou contra o que ele chamou falta de credibilidade dos políticos por não ser serio com acordos. E disse que uma câmara que se respeita não pode estar votando coisas escondidas do povo, sem a participação do povo. O vereador a largou o verbo, ouçam.

Em sua fala o vereador Alexandre Maimone apoiou Junior e disse que a emenda do projeto é para "roubar" o trabalhador. Ouçam

O Edil concluiu dizendo que irá a toda a mídia possível denunciar os que votarem a favor de  uma emenda que segundo ele além de ser eleitoreira, tentará regulamentar um salário abaixo do miminho no município. Ouçam

Por fim os ânimos se acirraram quando o vereador governista Duda usou a tribuna e criticou Junior Petruquio dizendo que não iria se exaltar e nem ser antiético como foi o seu colega. Daí Junior rebateu dizendo que ele estava o imitando. E daí o bate boca generalizou. Com direito a um tal de xeira aqui e a mãe. Ouçam


Em entrevista na Itiruçu FM na manhã desta quarta feira (25), o vereador Junior Petruquio acompanhado do presidente do PT, Dizalmir Assis e do presidente do PCdoB, enfatizou e reafirmou tudo o que tinha dito na tribuna da Câmara. Ouça:




Itiruçu: Coelba começa a instalar energia, mas residencial ainda não foi concluído


Depois de muito esperar, moradores do residencial Minha Casa Minha Vida, ainda por concluir e já ocupada por seus proprietários desde meados do mês de outubro, começaram a ter mais uma esperança de moradia digna. É que desde a manhã desta terça feira (24), prepostos da Coelba iniciaram a colocação da rede que futuramente irá para as residências.


Segundo servidores da Empresa, a rede será estendida a povoação dentro de mais alguns dias. Populares aguardam ansiosa a sonhada energia e por enquanto estão vivendo a luz de velas. Na localidade, postes já estão fincados e a Embasa já colocou rede de água em algumas das residências, todavia falta urbanizar o residencial, onde inclusive algumas casas ainda faltam serem concluídas.

Matéria: Blog Ed Santos

Pai e Filha procuram familiares em Itiruçu

Liobino que quando saiu de Itiruçu era conhecido por “Bino”,  é filho de  Simplício e Valdivina natural de Itiruçu   que por volta dos anos 60 o pai foi para  município de Itapetinga, juntamente com ele e o seu irmão Davi , o outro  irmão de nome Adriano e sua mãe ficaram em Itiruçu .
Em Itapetinga ficaram em um hotel, o pai saiu pra procurar emprego e mais nunca voltou, deixando os filhos, Liobino com cerca de oito anos que foi adotado pelo casal dono do hotel e  irmão  foi entregue a outra família para adoção.
Segundo informações o Davi se tornou padre em  Brasília.

Agora com de mais de 50 anos, senhor Liobino procura seus familiares em Itiruçu. Quem poder ajudar pode falar pelo nosso Whatsapp 73 991309470 ou pelo e-mail contato@itirucunoticias.com , ainda 73 991831449 Itiruçu FM (Programa Cidade Repórter).

Informações/Foto: Itiruçu Notícias

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Itiruçu: Eletricista continua no corredor do HGPV em Jequié

Funcionário da prefeitura de Itiruçu continua no corredor do hospital do Hospital regional Prado Valadares (HRPV), com varias fratura pelo corpo. O acidente aconteceu no dia 18 de novembro quando o eletricista, Edenilson Pereira Dos Santos conhecido por “Dicinho”  caiu do telhado do Ginásio de esportes de cerca de 7 metros de altura mas  como o ginásio de esporte estava fechado  as pessoas que acompanhava o eletricista tiveram que arrombar a porta do  prédio para prestar socorro.

Dicinho foi encaminhado para o Hospital Municipal Pedro Pimentel e imediatamente transferido para o Hospital regional Prado Valadares em Jequié, onde se encontra até o presente momento no corredor do Hospital sem atendimento especializado. As ultimas informações é que o eletricista pode ser transferido para salvador.

Com informações: Itiruçu Notícias

Itiruçu: Fonte do beija-flor ameaçada por erosão

Uma ameaça evidente está acontecendo contra o meio ambiente em Itiruçu. A fonte do beija-flor um dos símbolos natural do município de Itiruçu juntamente com o Morro Grande está preste a ficar apenas na lembrança. A erosão devastadora que vem acontecendo nesta ultimas décadas próximo a nascente pode afetar o lençol freático que já não tem mais a pureza de tempos remotos e ainda pode fazer tombar um Pé de Jequitibá, arvore secular símbolo da resistência da natureza daquela área.

Infelizmente a importância ao meu ambiente, fica restrita apenas quando a necessidade em  explorar para beneficio lucrativos  e nunca preservá-lo.

No local também se ver que a população também não vem colaborando lixo caseiro, animais mortos e até mesmo um vaso sanitário foi encontrado no local além de outras matérias nocivo ao meio ambiente.

Caso nada seja feito os impactos ambientais já existentes que já são irrecuperáveis pode causar algo ainda maior. Quem não preserva o meio ambiente natural não importar, nem com a sua própria vida! Fica a dica.



Fonte: Itiruçu Notícias

Restos mortais de médico que atuou em Jaguaquara estão no IML de Brumado


O médico Agenor Miranda, ex-diretor da Casa de Saúde e Maternidade Maria José de Souza Santos-SBOTE, unidade filantrópica de saúde, em Jaguaquara, morreu vítima de um acidente automobilistico em Tanhaçu, na noite desta segunda feira (24). O médico Agenor, que residia em Vitória da Conquista, conduzia uma caminhonete, que pegou fogo após cair de uma ponte em uma ribanceira no trecho da BA-142, que liga o distrito de Sussuarana, localizado no município de Tanhaçu, ao trevo da BA-262, em Anagé, no Sudoeste baiano. 
Não há detalhes sobre as circunstâncias do acidente. O corpo do médico ficou carbonizado, e os restos mortais foram encaminhados ao IML de Brumado para identificação. A família acredita que o médico estava sozinho no veículo e seus filhos estão em Brumado colaborando com a investigação do sinistro. Amigos e colegas do médico em Jaguaquara ficaram chocados com a notícia. 

Ele havia atuado em Jaguaquara por aproximadamente 10 anos, na condição de diretor da Santa Casa / Maternidade, ao lado da esposa, a dermatologista Dra. Ana Lúcia Figueira. Segundo o Blog Marcos Frahm, três filhos do casal, hoje formados em medicina, e que estão em Brumado tentando fazer o reconhecimento do cadáver, passaram grande parte da infância em Jaguaquara. Ainda de acordo com informações da PRE, a ocorrência ainda está aberta, já que os estragos no veículo foram muito graves. A guarnição da PRE que esteve no local apontou a possibilidade de haver duas pessoas no veículo, o que também não está confirmado. A única certeza, no momento, segundo a polícia informou nesta terça-feira, é que o veículo pertence à esposa de doutor Agenor, Ana Lúcia. No local foram encontrados fragmentos de ossos junto ao que restou da lataria do veículo. Só a partir da conclusão do exame de DNA é que será determinado oficialmente quem estava no veículo.

Fotos: Via WhatsApp

Turquia entrou na guerra ao lado do Estado Islâmico após atacar avião da Rússia

A Turquia entrou na guerra ao lado do Estado Islâmico, disse nesta terça-feira o vice-presidente do Senado italiano, Roberto Calderoli, após um caça russo Su-24 ser derrubado pela Força Aérea turca.

Putin chama catástrofe do Su-24 de 'golpe nas costas' da Rússia. Ancara alega que os caças F-16 turcos derrubaram a aeronave russa porque esta havia violado o espaço aéreo turco. O presidente russo, Vladimir Putin, contudo, afirmou que o avião estava a um quilômetro da Turquia quando foi derrubado.

"A Turquia entrou oficialmente na guerra do lado do Estado islâmico ao derrubar, por ordem de (Recep Tayyip, presidente do país) Erdogan, uma aeronave russa que participou em operações contra terroristas do Estado Islâmico na Síria", disse o legislador em sua página no Facebook.

Segundo Calderoli, a Turquia é um "cavalo de Tróia" que, com a ajuda do fundamentalismo islâmico, gostaria de dar um golpe no Ocidente.

pode se esperar da ONU além de tomar um posição forte contra o Estado Islâmico e seus aliados?", indagou Calderoli.

"O governo (de Matteo Renzi) está do lado errado com (Angela, chanceler alemã) Merkel, em vez de tomar o lado de Putin nesta guerra para defender nossos valores, nossa liberdade e nossas tradições."

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151124/2861878/turquia-entrou-guerra-lado-estado-islamico.html#ixzz3sQwOZjrD

Entroncamento de Jaguaquara e Jaguaquara com eleições para dirigentes escolares

Está ocorrendo no Entroncamento de Jaguaquara e em Jaguaquara, durante toda esta terça feira, eleições para dirigentes escolares. Até às 17 horas, servidores, alunos e pais das respectivas comunidades escolares devem escolher entre as chapas ou ainda o voto branco ou nulo, os respectivos dirigentes e gestores para o triênio 2016 a 2019. Em entrevista a nossa reportagem conversou com a docente Leandra Oliveira, candidata única a gestora da Escola Everaldo Souza Santos, localizada no Entroncamento, onde a mesma relatou sobre os objetivos e a importância da eleição.


As eleições para dirigentes escolares da rede estadual é um dos momentos mais importantes da vida da escola. Essa é mais uma ação que une a sociedade para melhorar e a qualidade da educação pública. Afinal, a participação de todos, professores, servidores, pais, responsáveis e estudantes acima de 12 anos no processo eleitoral é fundamental para ajudar a construir um futuro melhor para os estudantes baianos. É imprescindível conhecer as propostas dos candidatos e decidir pela equipe gestora mais comprometida com a melhoria da qualidade de sua escola, pontuou.

Jequié: MP pede afastamento cautelar da prefeita Tânia e do secretário de Educação

O Ministério Público do Estado da Bahia, representado pelos Promotores Regionais de Justiça, da 4ª e 7ª Promotorias, Dra. Juliana Rocha Sampaio, respectivamente, ajuizaram em 18 de novembro em curso, na 2ª Vara Cível da Comarca de Jequié (leia abaixo despacho inicial do Juiz Substituto),  Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, com Medida Cautelar de Afastamento, da prefeita de Jequié, Dra. Tânia Britto e do secretário municipal de Educação, João Magno Chaves, tendo como fundamento Procedimento Preparatório de Inquérito Civil nº608.0.171305/2015, instaurado no âmbito da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Jequié, dando conta de que, 74 turmas de alunos do município permaneceram sem aula até o dia 11 de agosto do corrente ano, e outras três turmas permaneceram sem aulas pelo menos até o dia 14 de setembro deste ano, fato atribuído “à inércia, negligência, falta de eficiência dos gestores acionados; ainda de acordo com a ação, das 74 turmas mencionadas, 38 estão na zona rural e totalizam 482 alunos. As outras 36 turmas prejudicadas estão da sede do município, e sequer a Secretaria Municipal de Educação foi capaz de quantificar o número de alunos prejudicados. “O Conselho Municipal de Educação estima que mais de 2000 alunos tenham sido prejudicados”.

Os Promotores de Justiça acrescentam na Ação, o comparecimento na sede da representação do MPE, “da Sra. Lais Lania Nascimento Silva informando que seu filho, a criança Mateus Silva Santos, matriculado na Escola Municipal Curral Novo, estava sem aula até a referida data por falta de professor, solicitando providências do Ministério Público”. Acrescenta ainda o documento que como primeira diligência, foi expedido ofício n. 177/2015 (fl. 06) ao Secretário Municipal de Educação solicitando informações e justificativas a respeito do quanto noticiado pela mãe de aluno. “O Secretário, ora acionado, foi questionado ainda se a mesma situação se estendia a outras escolas e quantos alunos teriam sido prejudicados pela falta de aulas; o Secretário informou então (fl. 07), em 09/09/2015, que as aulas teriam iniciado em 11 de agosto, justificando o atraso da seguinte forma: “Como é de ciência desta promotoria passamos por um processo seletivo em nosso Município, o REDA, que foi resultado de um processo judicial e que por questões de tramites burocrático (SIC), o ano letivo para algumas turmas começou com atraso.” Deixou contudo de informar se a situação se estendia a outras escolas e quantosalunos estariam prejudicados; consta também da Ação, entrevista com a diretora da Escola Municipal do Curral Novo, Jeires Freire Ribeiro, sendo pontuado: 

Corpo do ex-governador Lomanto será sepultado em Jequié, nesta quarta-feira

O corpo do ex-governador da Bahia, Antônio Lomanto Júnior, falecido na noite desta segunda-feira (23/11), numa unidade hospitalar da capital, onde esteve internado na UTI desde o começo deste mês, após ser acometido por uma infecção respiratória, será velado nesta terça-feira no Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, n. 1330, ao lado do Passeio Público, próximo ao Campo Grande, em Salvador. Na quarta-feira, o corpo será transladado para sua terra natal, Jequié, e será velado na Catedral de Santo Antônio, cujo sepultamento será realizado às 17h, no Cemitério do São João Batista.

Político de destaque no estado, Lomanto Júnior passou por diversos cargos eletivos. Começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié, no sudoeste do estado, lugar onde nasceu. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade, alcançando projeção ao levantar a bandeira do municipalismo, fato que o levou a conquistar o governo do estado no ano de 1962, sendo eleito o governador mais jovem da história da Bahia, aos 37 anos. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.

Político cumpridor de suas obrigações, sempre esteve voltado para atender os interesses da população, com honestidade, competência, dedicação e responsabilidade. Costumava dizer: ”Sou político para servir, não para ser servido”. Primou pela ética na política, característica tão difícil de encontrar nos dias atuais. Líder municipalista, enfrentava os poderosos com coragem cívica, buscando sempre o melhor para os municípios. Essa postura lhe valeu a presidência da Associação Brasileira de Municípios (ABM), a partir de 1959. Com muita habilidade para fazer amizades, Lomanto Junior transformou a sua vida privada e pública em um celeiro de grandes amigos, de todos os segmentos.

 Como governador, Lomanto Junior mudou a matriz econômica do Estado, que era eminentemente agrícola, passando a ser de base industrial, com a implantação do Centro Industrial de Aratu. Em Salvador, reconstruiu o Teatro Castro Alves e construiu a Avenida Contorno. Integrou o Extremo Sul do Estado, construindo todas as ligações dos municípios com a BR – 101.Fez a Ponte Ilhéus – Pontal, obra reivindicada desde o governo Getúlio Vargas, e construiu e inaugurou o maior estirão de asfalto, com 400 km, ligando Feira de Santana a Juazeiro. Além disso, eletrificou todo o Estado, integrando o Sistema Paulo Afonso ao de Funil.

Lomanto Junior foi o único governador, na história política da Bahia, a sair nos braços do povo, que o conduziu do Palácio Rio Branco ao Campo Grande, numa manifestação espontânea que demonstrou a aceitação e popularidade de seu governo.Foi também o deputado federal proporcionalmente mais votado do Estado. Lomanto Júnior foi um estadista, muito atuante em todos os cargos que exerceu. É considerado pelos seus familiares, amigos e todos aqueles que compartilharam de sua vida, um ser humano extraordinário, humilde e de espírito conciliador. A sua generosidade tornou-se uma marca exaltada pelos amigos e colegas. No Senado, alguns pares o chamavam de Coração Transbordante. Deixa esse patrimônio moral para seus 5 filhos, 10 netos e 10 bisnetos. Herdaram a sua vocação para a política, o filho Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, deputado pelo terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.

Cronologia dos cargos de Lomanto Junior. Vereador – Jequié – 1947 a 1950. Prefeito – Jequié – 1951 a 1955. Deputado estadual – Bahia – 1955 a 1959. Prefeito – Jequié – 1959 a 1963. Governador – Bahia – 1963 a 1967. Deputado federal – 1971 a 1975. Deputado federal – 1975 a 1978. Senador – 1979 a 1987. Prefeito – Jequié – 1993 a 1996.

Texto: Blog Marcos Frahm

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Itiruçu: Homem que tentou contra ex companheira está detido


De acordo com a Polícia Militar, na manhã de domingo (22), um homem identificado como Edvaldo Santos Oliveira, 34 anos,  foi detido após tentar contra a vida de sua ex-companheira identificada pelo prenome de Cida e em seguida tentar suicídio.
O crime teria ocorrido volta das 6h da manhã, quando Edivaldo entrou no Wil Palece Hotel na Rua Áureo Rocha, foi até a cozinha do hotel onde Cida estava preparando o café-da-manha dos hospedes pegou uma faca de serra e deferiu um golpe nas costas da mulher que mesmo sagrando conseguiu livrar-se do agressor e subiu para o primeiro andar do hotel pedindo socorro.
Após a ação Edvaldo seguiu em direção ao centro e a poucos metros após o hotel tentou suicídio ao cortando os pulsos. Ele seguiu caminhando e derramando sangue, sendo socorrido por um popular para o Hospital de Itiruçu sendo transferido para Hospital Geral Prado Valadares em Jequié escoltado pela Polícia Militar. Enquanto que Cida foi socorrida ao Hospital de Itiruçu onde segue internada e fora de riscos.
A agressão teria sido motivada por questões passionais, isso por que o agressor não aceitava o fim do relacionamento. Edvaldo é considerado uma pessoa tranquila, porém após receber alta está detido a disposição da justiça.

Maurício Macri vence eleições na Argentina, mas precisará negociar para governar


A Argentina tem um novo presidente: o empresário Mauricio Macri, fundador do partido conservador Proposta Republicana (PRO), foi eleito no domingo (22) sucessor da presidente Cristina Kirchner. Ele assume no dia 10 de dezembro, depois de doze anos de governos kirchneristas.

“O maior desafio de Macri vai ser armar uma coligação política para poder governar”, disse o analista político Rosendo Fraga à Agência Brasil. Apesar de ter conquistado os governos da capital, Buenos Aires, e das quatro maiores províncias argentinas, ele tem minoria no Congresso.

A aliança governista FPV (Frente para a Vitoria) tem maioria no Senado e a primeira minoria na Câmara dos Deputados. Macri, durante toda a campanha, fez um discurso de união e conseguiu o apoio dos dissidentes do Partido Justicialista (Peronista), que governa o país há 14 anos. Em Buenos Aires, carros buzinavam comemorando o resultado das eleições, como se fosse uma partida de futebol.

“Estou super hiper feliz porque sentia falta de uma mudança”, disse Eugenia Lopez, de 27 anos. Ela era criança durante a crise de 2001 e começou a trabalhar, como arquiteta, quando a economia estava estável, publicou a Agência Brasil. Fernando Alarcon, um comerciante de 55 anos, diz que tem medo, porque não sabe o que vai acontecer. “A inflação é alta. O cambio está defasado. E ninguém anunciou uma solução para nossos problemas.”


Mãe e filho do Entroncamento de Jaguaquara morrem em acidente em MG

Mãe e filho oriundos do Entroncamento de Jaguaquara morreram num acidente automobilístico ocorrido no fim da tarde de domingo (22/11) em Minas Gerais. O acidente aconteceu às 17h numa estrada estadual a MG-629, que liga as cidades de Taiobeiras e Rio Pardo de Minas. De acordo com o site Folha Regional, de Minas Gerais, o motorista do veículo Fiat Strada, Dilson Barbosa, 36 anos, que também é do Entroncamento de Jaguaquara, teria tentado uma ultrapassagem a duas motocicletas quando perdeu o controle e o automóvel saiu da pista e colidindo contra uma árvore. 
Com o impacto, morreram no local Janecleide, e o filho do casal, Dhone, de apenas 13 anos, que não resistiram aos ferimentos. A família estava residindo em Minas, onde trabalha como revenda autônoma de cosméticos.  Eles retornavam de um culto evangélico no município mineiro de Rio Pardo, quando aconteceu o desastre a caminho da cidade de Taiobeiras onde residiam. O motorista Dílson Barbosa sofreu ferimentos e foi socorrido para uma unidade hospitalar.

Foto: Folha Regional