sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Itiruçu: Prefeitura deverá demolir Vila Junina

Vila Tiririca inaugurada em 2011
Sob a alegação de que falta espaço de recreação para escolas e que o local virou ponto de uso de drogas, a Prefeitura de Itiruçu deverá demolir nos próximos dias, a Vila Junina. 

Reisados
Localizada num espaço entre um conglomerado de escolas, a Vila Tiririca (nome antigo de Itiruçu) foi inaugurada no dia 20 de Junho de 2011 na gestão do ex-prefeito Carlo Martinelli (PT), com intuito de abrigar festas menores como a Vila Junina e a Natalina. O local também já foi usado para outras manifestações culturais e até feira de saúde. A vila inclusive chegou a ser usada na atual gestão de Wagner Novaes (PSDB) em festas juninas. Apesar da atual gestão tê-la usado para promover eventos, sempre se ouvia opiniões favoráveis ao fim da vila. 
Quadrilhas infantil
Desta feita, segundo destacou o próprio Secretário de Educação Manoel Missias no programa Giro Total da Itiruçu FM, o local será reacoplado ao conglomerado educacional. Questionado se não seria melhor consultar a população, o secretário foi enfático em dizer que enfrentará mais esta luta, assim como foi na nucleação, mas que a vila sim será desfeita e se tornará um espaço recreativo para as escolas.
Com isso as replica de casinhas tradicionais da zona rural, replica da Igreja, casa de farinha, etc. deverão serem demolidos para que o espaço fique vazio como antes, de maneira a deixar que as escolas modifiquem seu gosto. 
Réplica de Casa de Farinha
A Vila que já serviu de amostra da cultura e da história do município estava abandonada e sofria com a ação de vândalos, e a atual gestão achou melhor não recuperá-la, mas destruí-la e devolver o espaço as escolas. A Prefeitura de Itiruçu, todavia não se comprometeu a construir outro espaço cultural. 
Quadrilhas de adultos
Por hora, apenas o ex-assessor de comunicação Ezequiel Borges se manifestou contra o fim da vila, alegando ser um espaço que deveria ser usado para incentivar a cultura de Itiruçu. Nenhum vereador ou político de oposição ainda não se manifestou sobre o caso.

Vila Junina em 2014
VEJA O VÍDEO DA VILA EM ATIVIDADE APÓS SUA INAUGURAÇÃO EM 2011 (Vídeo: LGR Filmes)



VEJA TAMBÉM OUTROS VÍDEOS:






Nota:O Blog Ed Santos, ao mostrar as imagens e vídeos vem a público afirmar que não o faz por motivos de promover gestões passadas nem de atacar a atual gestão. Apenas defendemos que nosso município rico em manifestações culturais tenha cada vez mais incentivos, que a cultura, a alma de um povo venha ser preservado e alentada. Nós somos a favor de que os poderes convirjam para o bem de todos. Não desejamos discórdias nem ofensas, mas apenas reflexão de como manter o alento da alma do povo itiruçuense, que espontaneamente mostram suas qualidades. Os vídeos e as fotos apenas lembram o momento passado, um espaço que muito em breve poderá ficar apenas na memória dos que viram, para contar aos que não viram e a tecnologia do LGR vídeos que testemunhará da história.

Radio baiano de luto: Morre Ed Carlos

Um dos grandes nomes do Rádio da Bahia foi sem duvida o famoso Tio Ed, apresentador Ed Carlos. Na Sociedade onde atuou até 2010, por mais de 40 anos no ar, com um programa voltado para as donas de casa o Show da Manhã. Ele foi um dos maiores lideres de audiência de todos os tempos da emissora. Seu programa chegava a empatar com a audiência do Balanço Geral que é um programa jornalístico. Mantendo sempre equilíbrio na preferência de seus ouvintes. 
Na Sociedade AM, Ed Carlos apresentou: Radio novelas, noticiários, programas de variedades, programas humorísticos, jornalísticos como o Sociedade Contra o Crime, enfim, um dos mais versáteis comunicadores do Radio Baiano. 
Começou no rádio de Feira de Santana ao lado do seu inesquecível colega e amigo, Edmundo de Carvalho de saudosa memória.  Ele é um dos grandes nomes de todos os tempos do Radio Brasileiro. Ed Carlos esteve trabalhando no Rio de Janeiro na década de 70,  ainda quando era muito difícil chegar as emissoras do sul e sudeste do país. Ed Carlos era natural da belíssima Feira de Santana, criou uma frase que marcou para sempre a família Baiana; “ É O SENHOR, A SENHORA, SABEM ONDE ESTÃO, COM QUEM ESTÃO, E O QUE É QUE ESTÃO FAZENDO OS SEUS FILHOS AGORA?” 


Luis Carlos da Silva, o Ed Carlos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (29). Tio Ed, como era carinhosamente chamado, estava internado no Hospital Jorge Valente. Os familiares não informaram hora e local do sepultamento.

Ouça ele e o já saudoso Edmundo de Carvalho.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Itiruçu: Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais pode parar na justiça, ouça

O clima ficou tenso para as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu. Isto após o pedido de impugnação de ambas as chapas que concorrem à nova diretoria ocorrerem. Acostumado a não ter concorrentes, ou quando tem impugná-los desta feita o atual presidente João Andrade que já se mantém no posto a mais de 30 anos tem pela frente também um pedido de impugnação.

Coordenada pelo Vereador Nino Mota (PT), a Chapa 2 com o slogan “Renovar é Preciso”, tem como titular Tatiana Oliveira Rosendo, moradora da Vila Geraldo Cerqueira (Feto). Já a Chapa 1, que tem como slogan “A Luta Continua, é encabeçada pelo atua presidente João da Silva Andrade.

A Chapa 1 pediu a impugnação da 2 alegando que as pendencias dos componentes da chapa, inclusive a de Tatiana foram quitadas fora do prazo de um mês. Fato contestado pelo coordenador, que disse que esta questão não estava no edital, apesar de estar no estatuto, e que o próprio João Andrade só teria quitado também no dia 18, quando é quitado através de desconto em salário, as respectivas mensalidades de aposentados. 

Já a chapa 2 pediu a impugnação da 1 alegando que o candidato a reeleição João Andrade, exerce suas atividade rurais em Jaguaquara e nada consta em Itiruçu e que vai de encontro ao estatuto no artigo 41. Outro ponto também é que segundo os opositores, João Andrade, já está há mais de dois mandatos no cargo, o que é vedado pela constituição Federal no artigo 14 paragrafo 5º. A oposição ainda vê a pratica de nepotismo, já que o presidente tem sua tesoureira que é sua cunhada, como parente de 2º grau; e ainda alega fraude já que consta que dois membros da chapa quitaram mensalidades atrasadas em um dia de domingo quando o sindicato está fechado.

Nino Mota também disse que, independente da decisão da mesa julgadora irá levar o caso ao Ministério do Trabalho e que o atual estatuto já está vencido. A eleição está programada para o próximo dia 4 de Fevereiro das 8 às 17 horas, podendo ser encerrada antes caso vote todos os inscritos.  De acordo com o edital, as urnas ficarão fixadas na Sede do Sindicato em Itiruçu, na Rua Américo Silava, no distrito de Upabuçu, na escola Augusto Ribeiro e nas Várzeas na escola José Bomfim dos Santos.

OUÇA A ENTREVISTA COM O VEREADOR NINO - Por Ed Santos

Foto de João Andrade: Itiruçu Notícias
Foto de Tatiana: Blog Ed Santos


Jovem foi estuprado em Itaquara

Um caso no mínimo inusitado chocou a zona rural do município de Itaquara,  cidade do Vale do Jiquiriçá, distante 320 km da capital baiana. De acordo com a mãe da vítima, dois homens encapuzados renderam o jovem de iniciais F.A.B, 18 anos, por volta das 15 horas da tarde desta quarta-feira (27/01), nas proximidades da fazenda de Dadinho, no Pau-Osso.

Ainda segundo informações colhidas pelo repórter Binho locutor, a dupla  pegou o jovem de surpresa e o arrastaram para um matagal, posteriormente amarraram as mãos do rapaz   para trás e amordaçam a boca da vítima  deixando-o sem nenhuma chance de defesa. Segundo a mãe do jovem, após horas dentro do mato, mesmo com as mãos amarradas e amordaçado, ele conseguiu chegar às margens da estrada e pedir socorro.


O jovem foi socorrido e encaminhado ao Hospital CAMOI de Itaquara  por volta das 22 horas e  recebeu os primeiros socorros.  Em seguida foi encaminhado para o Hospital Padro Valadares em Jequié após alegar fortes dores na barriga. A polícia militar foi informada e segue fazendo diligências  para tentar capturar os autores do crime. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso.

Fonte: Site Binho Locutor

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Vice e ex-gestor descartam candidatura para prefeito de Itiruçu

Em nota oficial a imprensa a vice-prefeita de Itiruçu Drª Rita Novaes e o ex-prefeito Ailton Cezarino, cessa todas as possibilidades de concorrer as eleições municipais em 2016.
Segundo nota, em reunião com correligionários o casal comunicaou a seus aliados que definitivamente, não sera candidatos ao cargo de Prefeito neste ano de 2016. Agradeceram o apoio e reafirmou que estarão com a candidatura de Wagner Novaes à reeleição, caso ele saia candidato. Questionado de como ficaria a questão da vice candidatura, Aílton teria respondido que Drª Rita deverá mais uma vez concorrer como vice, e que prefere não pensar em outra alternativa, como no caso hipotético de Wagner ficar impedido de concorrer.

Do Itiruçu Notícias

Itaquara: Prefeita é multada pelo TCM em mais de 45 mil

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, considerando os fatos apontados nos relatórios de análise do exercício financeiro de 2014, de responsabilidade da Sra. Iracema Guimarães Barretto Araújo, gestora da Prefeitura Municipal de Itaquara, todos eles devidamente constatados e registrados no processo de prestação de contas nº 08427/15, sem que tivessem sido satisfatoriamente justificados; considerando que deles resultaram falhas e irregularidades que representam descumprimento das normas legais e regulamentares, sobretudo descumprimento dos artigos 20, 23 e 66 da Lei de Responsabilidade Fiscal (despesas com pessoal); omissão na cobrança de multas e ressarcimentos imputados a agentes políticos do Município; outras ocorrências consignadas no Relatório Anual expedido pela DCE, notadamente contratação por inexigibilidade sem comprovação dos requisitos da Lei 8.666/93; contratação de pessoal sem concurso público; inconsistências nos processos de pagamento; impropriedades nas licitações de modalidade pregão; falhas na execução de contratos; despesas com combustíveis consideradas excessivas pela IRCE; existência de déficit orçamentário; orçamento elaborado sem critérios adequados de planejamento; descumprimento do art. 48-A da Lei de Responsabilidade Fiscal (não disponibilização a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso as informações referentes às receitas e despesas municipais); descumprimento da Resolução TCM nº 1.277/08 (não apresentação do Parecer do Conselho Municipal de Saúde); Divergências detectadas nos valores registrados nos balancetes mensais e nos Anexos que compõem esta Prestação de Contas; divergência e/ou ausência de inserção de dados e informações no SIGA e apresentação de deficiente Relatório do Controle Interno, RESOLVE Imputar à Sra. Iracema Guimarães Barretto Araújo, Prefeita Municipal de Itaquara, com base no art. 71, inciso I, e 76, da Lei Complementar nº 006/91, multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) e com fulcro no art. 5º, inciso IV, §§ 1º e 2º, da Lei nº 10.028, de 19/10/2000 multa no valor de R$ 43.200,00 (quarenta e três mil e duzentos reais), correspondentes a 30% dos seus vencimentos anuais, a serem recolhidas aos cofres públicos municipais, na forma do art. 72, 74 e 75 da Lei Complementar nº 06/91.

(Fonte: TCM)

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Itiruçu: Vidros no lixo doméstico causa acidentes com garis


Garis que trabalham na Prefeitura de Itiruçu procurou nossa reportagem para fazer um apelo à população que evite colocar cacos de vidros em meio ao lixo doméstico. Segundo os mesmos, eles tem apenas botas e luvas de borracha para se proteger e que estas proteções não são páreos para pedaços de vidros ou outros tipos de objetos cortantes como pregos e pedaços de facas. Um deles chegou a relatar que sofreu um corte na mão ao encontra junto ao lixo doméstico pedaços de vidros.

De acordo com um deles, se a população separar cacos de vidros, pregos e objetos cortantes de ferro do lixo doméstico evitará que acidentes aconteçam, como acontece sempre. Os garis ainda pedem para que se a pessoa tiver que descartar vidros e outros objetos cortantes e perfurantes, deve colocar em uma vasilha ou embalagem separada e identificada, se possível.

Chuvas alagam Jaguaquara, mas leva esperança a zona a rural

Informações repassadas via redes sociais apontam que as chuvas voltaram a nossa região, em especial a Jaguaquara. Apesar de não ter sido em grande volume, porém mais uma vez voltou a causar alagamentos e transtornos no centro da cidade.  Por ter o centro localizado num vale entre quatro ladeiras, a cidade de Jaguaquara costuma alagar mesmo que não seja por uma chuva mais volumosa. Não houve indícios de desabrigados, apesar dos transtornos para alguns moradores do Bairro Lagoa e comerciantes do centro da cidade. A boa notícia mesmo foi para a zona rural nas regiões limítrofes entre Jaguaquara e Jequié, onde as chuvas que até então não tinha sido mais fortes, desta feita voltou a molhar o solo levando mais esperança de produtividade para agricultores e pecuaristas. Segundo as informações do Climatempo e da Somar Meteorologia, há probabilidade de chuvas para os próximos dias. 

domingo, 24 de janeiro de 2016

Itiruçu: Veículo com quatro pessoas cai em ribanceira


Na manhã deste domingo (24), de acordo com informações repassadas a nossa reportagem, um veiculo modelo Ford Focus de placa OKM 8630 de Candeias-BA com transferência para Jaguaquara-BA, precipitou-se numa ribanceira, após o condutor identificado como Marcos Aurélio Sacramento, perder o controle em uma curva na via que liga a cidade de Itiruçu a BA 250, sentido Lajedo do Taboca, nas imediações do Batalhão de Polícia Militar em uma Bifurcação, no Bairro Real.

O condutor seguia sentido Itiruçu e ao não calcular a periculosidade da curva perdeu o controle e passou direto, precipitando-se em uma ribanceira.

De acordo com informações dos vereadores Robson Mauro e João Mota que estiveram no local e relataram que por pouco não haveria uma tragédia. Havia no carro quatro pessoas incluindo o motorista que sofreu leves escoriações e foram socorridos ao Hospital de Pedro Pimentel Ribeiro de Itiruçu. O Veículo sofreu algumas avarias. A falta de sinalização e a pista molhada pode ter contribuído para o acidente. 

Fotos: Vereadors Robson Mauro e Nino Mota