sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Ouça a entrevista coletiva do Governador Rui Costa


Foto, Marcos Frahm

Ouça a entrevista com o Presidente da Assembleia da Bahia, Marcelo Nilo


Ouça a entrevista com o Deputado Federal Dr. Jorge Solla

Jorge Solla comça falando da inauguração do sistema de abastecimento de águas na zona rural de Itiruçu. Vale ressaltar que a entrevista foi ao vivo no Programa Cidade Repórter de quinta feira (27/08/15), momentos antes da inalguração oficial.

Foto, Arquivo Pessoal

Banco do Brasil, Bradesco e Correios foram explodidos em Lafaiete Coutinho


Elementos fortemente armados voltaram a atentar contra agências bancárias da região. Após explodir agencias no Entroncamento de Jaguaquara, Jaguaquara, Lajedo do Tabocal na madrugada de quinta feira (27) e na madrugada desta sexta feira (28), o alvo foi Lafaiete Coutinho, no sudoeste baiano.

De acordo com o informado, homens fortemente armado chegaram à cidade por volta de 01h30min da madrugada a bordo de veículos não identificados, dinamitaram e explodiram as agências dos Correios e os estabelecimentos onde funcionam o Banco do Brasil e do Bradesco, no centro da cidade.

Após a ação criminosa os elementos evadiram-se. Não há informações quanto a valores roubados. Acredita-se que os meliantes tenha sido os mesmos que explodiram o Banco do Brasil em Lajedo do Tabocal na noite anterior mais não conseguiram levar nada, pois o cofre ficou intacto. A Polícia continua a investigar os ocorridos.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Governador inaugura etapa do Água para Todos em Itiruçu

Mais 254 famílias itiruçuense foram beneficiadas com a inauguração do sistema de fornecimento de água tratada e encanada na zona rural do município. Por meio da Embasa, o Governo do Estado implantou o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA), iniciativa que integra o conjunto de medidas do programa Água para Todos, que visa à universalização do acesso à água. O governador Rui Costa (PT) esteve, nesta quinta-feira (27), na sede da cidade para inaugurar, simbolicamente, o sistema de abastecimento. No dia 1° de setembro, o município completa 80 anos de emancipação política. A inauguração antecipou as comemorações.

Em discurso, o governador reafirmou que proporcionar água ideal para consumo (potável), é uma das prioridades da atual gestão e que investir em água de qualidade reflete na saúde da população.

Aproximadamente mil pessoas das localidades Várzea, Assentamento do Incra, Eucalipto, Lagoa dos Laços, Marialva e Tiririca foram contempladas com o SIAA composto por uma adutora de 7,7 quilômetros de extensão, além de três reservatórios que, juntos, têm capacidade para 120 metros cúbicos de água. Também prestigiaram o evento os secretários estaduais de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, e da Educação, Osvaldo Barreto, além do ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica, entre outras autoridades.

A dona de casa Cristiane Miranda, 36 anos, e o lavrador Admilson Froes, 40, vivem com dois filhos, um deles recém nascido, na comunidade de Várzea. Conforto e higiene foram alguns itens destacados por ela. "Antes, a água que a gente usava não servia para lavar a roupa do bebê. Agora, serve". Cristiane lembra ainda da dificuldade vivida nos tempos do caminhão pipa. "Antes, [a prefeitura] colocava a água no tanque e a gente tinha que pegar a água com a vasilha para botar dentro de casa. Hoje, a gente tem na torneira, não precisa ficar pegando balde pra carregar a água".

Além das moradias rurais, que passaram a receber água regularmente, unidades públicas de saúde e educação também foram atendidas pelo Sistema. Para a técnica em enfermagem, Elma Santana, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Anísio Pires, também na localidade de Várzea, a chegada da água foi essencial. "A gente sofria muito em dia de atendimento. Às vezes, tinha que deixar o banheiro fechado porque não tinha água. E nos dias de lavar, tinha que carregar água de balde. [O SIAA] nos ajudou muito. Muito mesmo".

Por parte de Itiruçu, participaram do evento a prefeita interina Drª Rita de Cássia e Novaes (PDT), os vereadores Gilmar Machado (PT), Alexandre Maimone (PCdoB), Joseví (PMDB) e Erivaldo Teixeira (PROS), Paulo Ézio (PSB) e João Mota (PT). Em seu discurso, a prefeito solicitou do governo que realize o asfaltamento das BAs que ligam Itiruçu a Upabuçu e região das Várzeas. 

Personalidade políticas também estiveram presentes no evento, tais como os ex-prefeitos Aíton Cezarino (PDT) e Carlos Martinelli (PT), além do presidente do PT de Itiruçu Dizalmir Assis. Estiveram também os deputados Marcelo Nilo (PDT), atual presidente da Assembleia e o deputado federal Dr Jorge Solla (PT).


O evento iniciou com as apresentações da Fanfarra Musical de Itiruçu e na sua chegada Rui Costa quebrou o protocolo e cumprimentou a dezenas de pessoas que o aguardava com um aperto de mão e pouse para fotos. A visita encerrou por volta das 12:30 após a visita do governador ao colégio Maria Cândida de Castilho Fontoura, onde conversou com diretores, professores, servidores e alunos. Em seguida ainda participou de um almoço na casa da anfitriã, a Prefeita Rita de Cássia e Novaes.













Matéria: SECOM BA e Blog Ed Santos. Fotos de 2 a 13 Blog Ed Santos

Bandidos explodem Banco do Brasil de Lajedo do Tabocal

Cerca de oito a dez homens fortemente armado a bordo de dois veículos, identificados como um Corolla prata e uma Hillux preta, em seguida dinamitaram e explodiram a agência do Banco do Brasil de Lajedo do Tabocal, no sudoeste da Bahia, localizado na praça José Anacleto Barbosa, no centro da cidade, por volta das 2 da manhã desta quinta feira (27).

O Banco do Brasil em Lajedo fica anexo a Prefeitura e segundo informações ficou parcialmente destruído na sua estrutura interna. Apesar do forte impacto das detonações das bananas de dinamite os cofres ficaram intactos e os bandidos não conseguiram levarem o dinheiro da instituição.

Segundo populares que acordaram com a explosão, os criminosos ainda deflagraram vários disparos de arma de fogo de grosso calibre no centro da cidade. A polícia foi acionada, mas não tem pistas dos criminosos que se evadiram do local.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Itiruçu: Consulta pública discute implantação de abastecimento regional pelo Rio Paraguaçu

Foi realizada na tarde desta quarta feira (26), no auditório da Câmara de Vereadores em Itiruçu uma consulta pública oferecida pela empresa Ecosfera Engenharia Ambiental em parceria com a EMBASA para o projeto de implantação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Maracás à Itiruçu.

Segundo as informações, o projeto reza sobre um sistema integrado que trará água do Rio Paraguaçu passando por Planaltino, Maracás, Lajedo do Tabocal Itiruçu, Lafaiete Coutinho, Entroncamento de Jaguaquara e Itaquara. O objetivo do projeto é fortalecer a capacidade, a qualidade e a quantidade da água a ser fornecida toda esta população. Técnicos detalharam aos participantes da reunião os pormenores do projeto.

Para esta quinta feira (27), o encontro está previsto para acontecer em Lafaiete Coutinho, a partir das 10 da manhã e às 19 hora na Escola Lomanto Junior no centro do Entroncamento de Jaguaquara. As equipes da EMBSA e da Ecosfera engajadas no projeto salientam que a participação da população para sugestões ou até mesmo para tirar dúvidas será de fundamental importância, e ao mesmo tempo reforçou o convite para toda a população.

Nossa reportagem conversou Edivaldo Fontes, Analista de Saneamento da EMBASA, onde o mesmo esclarece detalhes do projeto. Ouça a entrevista:

Homem baleado em tentativa de assalto na zona rural de Jaguaquara.

Hildelfonso de Jesus Duarte 52 anos,  foi atingido por um tiro de arma de fogo na parte posterior das costas  quando trafegava de moto entre a região do Cedro ao Daramão, zona rural de Jaguaquara. Ele estava na companhia do menor de iniciais JSS 15 anos que sofreu leves ferimentos após cair da moto. Hildelfonso e o menor foram socorridos por populares ao Hospital Municipal de Jaguaquara onde foram atendidos e passam bem. 

Já Hildelfonso ainda está com a bala alojada nas costas e será transferido para o Prado Valadares em Jequié e seu estado aparentemente é bem, apesar de apresentar arranhões no  rosto e pelo corpo. De acordo com informações do radialista Silvio Sena, acredita-se na nessecidade de uma cirurgia para retirada da bala. 

Outras informações dão conta que homens em um VW gol preto que circulam na região desde ontem teriam efetuado os disparos após tentarem assaltar a moto onde estavam as vítimas.
O veículo teria sido abandonado na localidade Daramao e equipes da PM de Gandu, Apuarema e região foram acionadas.

Foto: Silvio Sena

Inauguração do sistema de água em Itiruçu beneficia mais de mil pessoas

Mais de 1 mil pessoas da zona rural de Itiruçu serão beneficiadas com o sistema de abastecimento de água que o governador Rui Costa inaugura hoje (27), às 10h, na rua Juscelino Kubitschek, em frente à Igreja Matriz da sede do município.

A implantação do sistema atenderá as localidades de Assentamento do Incra, Eucalipto, Lagoa dos Laços Marialva e Tiririca. Executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS), o investimento de R$ 3,1 milhões no sistema é oriundo de recursos próprios e do PAC2 Saneamento/Funasa.

Antes da intervenção, as localidades contavam com um sistema de abastecimento de água implantado e operado pela prefeitura, com distribuição de água bruta sem tratamento por meio de um reservatório próximo à Lagoa dos Laços. Como o sistema não tinha capacidade para atender à demanda, o fornecimento era complementado por carros-pipa, já que a estrutura não conseguia atender as localidades mais distantes.
A partir da estação de tratamento de água de Lajedo do Tabocal, a Embasa implantou uma nova adutora de água tratada de 7,7 quilômetros e construiu três reservatórios – dois de 50 metros cúbicos para abastecer os povoados de Assentamento do Incra, Tiririca, Lagoa dos Laços e Eucalipto e outros de 20 metros cúbicos para abastecer o povoado de Marialva. A empresa também implantou rede de distribuição com extensão total de 19,6 km e executou 313 ligações domiciliares.

Logo após a inauguração, às 11h, o governador visita o Colégio Estadual Maria Cândida de Castilho Fontoura, encerrando a visita ao município

Fonte: Daniel Senna - SECOM BA

Prefeita interina fala sobre metas para seus 17 dias de gestão

Nos entrevistamos a prefeita interina de Itiruçu, Drª Rita de Cássia Novaes sobre sua posse ocorrida manhã desta terça feira 25 e de quais metas para os 17 dias a frente do executivo itiruçuense, mesma possui. 

Ela falou que fará alguns pedidos junto ao Governador na sua visita prevista para esta quinta e garantiu que se empenhará para que Itiruçu tenha seu hino oficial antes do final de sua curta gestão.
A solenidade de posse aconteceu na sede da Prefeitura com a presença  de várias autoridades políticas e eclesiásticas entre elas  o  pároco do município padre Juvan Celestino e o Pastor José Wilson. Como autoridades políticas houve a presença do Presidente da Câmara o vereador Robson Mauro (DEM),  os vereadores Paulo Ézio (PSB) , Val Caetano (SDD), Agnaldo Lopes (PROS),  Júnior Petrúquio (PT), o Presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Itiruçu, João Andrade,  a gerente do Banco do Bradesco Ana, Secretários e assessores municipais, impressa local, convidados e correligionários.
Como uma de suas primeiras tarefas, na tarde de terça-feira a prefeita  teve uma reunião com a equipe para criação do Hino Oficial do Município e a noite  participou da sessão da Câmara de Vereadores retribuindo a cortesia dos edis que compareceram a sua posse pela manhã e também já ouvindo as reivindicações dos parlamentares.
A Prefeita interina também vai recepciona o governador do estado Rui Costa  na próxima quinta-feira, dia 27, quando junto com o governador  vai inaugura o sistema de abastecimento de agua do povoado da  Vila Luiz Caetano (Várzea) e no final de semana   celebrará junto com a população itiruçuense os 80 anos de emancipação política  do município antecipada para os dias 29 e 30 de agosto.
Ouça a entrevista:


Ouça entrevista com Dr Aílton Cezarino

O Ex-prefeito e esposo da prefeita interina Dr Aílton Cezarino, conversou com nossa reportagem sobre várias situações politicas tais como a posse de Drª Rita, vinda do Governador Rui Costa e mudança de partido.
Ouça

Continuando, perguntamos ao ex prefeito sobre as divergências existentes  dentro da administração, questionamos sobre a possibilidade de uma ligação com o PT local isso após divergência nas últimas eleições e também sobre o futuro politico dele no PDT.
Ouça


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Presidente do PT responde declarações do Prefeito Wagner. Ouça

Nos entrevistamos Dizalmir Assis ele que presidente local do PT, ex chefe local da EBDA e também um agricultor. Nos começamos questionando ele sobre declarações polêmicas do Prefeito Wagner (PSDB) com relação ao partido dos trabalhadores. Ouça o que disse o Prefeito.


Pergunta 1: Dizalmir, declarações do Prefeito Wagner (PSDB), conforme ouvimos a pouco, ele acusa “figuras grandes do PT de Itiruçu que não andam em Itiruçu e que apenas levas os votos do povo de Itiruçu,” de ter usado o poder que tinha para sequestrar o dinheiro que seria utilizado para construir o parque de exposição, afinal de contas, Dizalmir o senhor sabe quem são estas figuras grandes do PT de Itiruçu? E o senhor como militante histórico do partido na cidade, houve sequestro desse dinheiro Dizalmir, como acusa o prefeito?


Pergunta 2: O PT fez alguma denuncia com relação ao parque de exposição de Itiruçu?


Pergunta 3: Ele disse ainda a nível nacional, que o PT assaltou e quebrou o Brasil, o que o senhor tem a dizer sobre tais declarações?



Pergunta 4: O senhor disse aqui na emissora ontem que os seguidores do prefeito que diante das palavras do mesmo não deveriam ir ao encontro do governador, porque o governador é petista e que os verdadeiros representantes do governo no município é os que votaram no PT. Quando o senhor, fez essa inferência, se referia só as pessoas ligados a Wagner que votaram em Paulo Souto (DEM), ou também se referia a Drª Rita de Cássia (PDT) que toma posse hoje como prefeita interina, será anfitriã na visita do governador, além de também junto ao PT local terem feito campanha para o Governador Rui?


Dizalmir ainda falou sobre agricultura e órgão substituto da antiga EBDA. Ouça

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Jaguaquara: obras permanecem atrasadas embora prefeitura garante andamento

Moradores da cidade de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, convivem com uma grande quantidade de obras sem conclusão há bastante tempo e assistem opositores e governistas trocarem acusações sobre a responsabilidade da demora na conclusão. Enquanto o vereador Nildo Pirôpo (PT) enviou denúncia ao Bahia Notícias apelidando o município de “cemitério de obras”, baseando-se em fotos e uma lista de benfeitorias sem previsão de término, com destaque para construções de duas creches no entorno do maior município da região, o prefeito Giuliano Martinelli (PP) justificou que a empreiteira vencedora da licitação na gestão anterior não cumpriu itens contratuais e foi afastada do serviço. O integrante do legislativo culpa o administrador municipal de inércia ao permitir que parte do que foi feito esteja abandonado e já protocolou denúncia no Ministério Público Federal contra o atual prefeito. Já o gestor de Jaguaquara destaca que o vereador foi secretário de finanças no mandato anterior e utiliza as críticas como instrumento político.


Na prática, de acordo com dados fornecidos pela prefeitura, não há previsão clara de entrega dos serviços, embora dinheiro não seja o problema. A nota emitida pelo município garante que a verba permanece disponível e que mesmo com a emissão de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e a revisão de prazos o contrato com a empresa JOAP Empreendimentos Ltda., responsável pela construção de 4 quadras e 2 creches, foi rescindido. Em lugar dela, após nova licitação realizada este ano, a empreiteira Talweg Engenharia e Projetos assumiu as obras e garantiu termina-las por etapas cujos prazos não foram informados. Pelo visto, vai demorar um pouco mais para que as crianças do loteamento de Jatobá e do distrito de Stela Câmara Dubois possam utilizar as creches. Enquanto isso segue a briga política que promete continuar sendo a prioridade.

Do Bahia Notícias

Itiruçu: Servidores dizem que terceirizada pagou metade de salarios e não repassou INSS

Funcionários que prestam serviços Prefeitura de Itiruçu, procuraram nossa reportagem para denunciar que a terceirizada para a qual eles trabalham conhecida como PRESCOOP, neste mês só realizou o pagamento de metade dos salários, fato que já teria inclusive ocorrido em outra ocasião e que segundo os mesmos estão sem receberem. Eles também denunciam que o dinheiro está sendo descontado e não está sendo repassado ao INSS. Os mesmos pedem ainda para que a prefeitura ou a PRESCOOP (Cooperativa de Trabalho, e de Serviços Gerais da Bahia) se explique. A empresa afirma ter sede na Praça Tancredo Neves no centro de Vitória da Conquista e presta serviços a Prefeitura de Itiruçu em diversos setores como portaria e agentes de limpeza pública.Segundo informações, alguns servidores comunicaram que até pretendem parar as atividades caso não regulamente a situação. 

Prefeita interina de Itiruçu toma posse na manhã desta terça feira

Tomará posse daqui a pouco, a partir das 8 da manhã, no prédio da Prefeitura de Itiruçu a Prefeita interino do município Drª Rita de Cássia, eleita vice-prefeita com o atual prefeito Wagner que se afastou de cargo para uma viagem particular ao exterior por 17 dias a contar desta terça 25.
Drª Rita assumirá a administração pública do município por pouco tempo, mas há a expectativa de que alguma novidade apareça e fique marcado como legado de sua contribuição positiva com os munícipes. Quando assumiu na última vez em 2013, ano em que o atual gestor se licenciou para fazer uma viagem semelhante à d’agora, Drª Rita visitou escolas, unidades de saúde e setores administrativos mantendo contato com servidores e inspecionando as reais condições físicas dos estabelecimentos. Foi também no seu curto período de gestão anterior que foi idealizado uma espécie de concurso para escolher o hino municipal. Ela será a anfitriã para receber o governador da Bahia Rui Costa (PT), na manhã desta quinta, onde ocorrerá a inauguração de um sistema de abastecimento de água.

Foto: Blog Ed Santos

domingo, 23 de agosto de 2015

Jovem do Entroncamento pratica suícidio em Irajuba

A jovem Márcia dos Santos Souza oriunda do Entroncamento de Jaguaquara, de 26 anos, foi encontrada morta na madrugada deste doming (23/8) no interior da casa onde morava. Informações da Polícia Militar local apontam que o corpo da jovem teria sido encontrado amarrado por um lençol e pendurado na cumeeira, num quarto da casa, na Rua Tom Jobim, na cidade de Irajuba, no Vale do Jiquiriçá, Sudoeste baiano. 
Segundo populares, Márcia estava grávida de quatro meses e era companheira de um comerciante identificado como Ananias Gouveia, proprietário de uma Pizzaria instalada no Centro de Irajuba. 
A polícia ainda não confirma, apesar das várias versões populares, quais seriam os motivos que teriam levado Márcia a tirar sua própria vida. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista, em razão de falta de médico legista aos finais de semana no IML/Jequié. Segundo informações, ela deixa um menino de 10 anos e estava grávida de 4 meses. Informações populares apontam de que a mesma enfrentava problemas com depressão.