quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Prefeitura demole a Vila Junina de Itiruçu


Sob a alegação de que falta espaço de recreação para escolas e que o local virou ponto de uso de drogas, a Prefeitura de Itiruçu iniciou na tarde desta quinta feira a demolição da Vila Tiririca da cidade.

Localizada num espaço entre um conglomerado de escolas, a Vila Tiririca (nome antigo de Itiruçu) foi inaugurada no dia 20 de Junho de 2011 na gestão do ex-prefeito Carlo Martinelli (PT), com intuito de abrigar festas menores como a Vila Junina e a Natalina. O local também já foi usado para outras manifestações culturais e até feira de saúde. A vila inclusive chegou a ser usada na atual gestão de Wagner Novaes (PSDB) em festas juninas. Apesar de a atual gestão tê-la usado para promover eventos, sempre se ouvia opiniões favoráveis ao fim da vila.

Desta feita, segundo destacou o próprio Secretário de Educação Manoel Missias no programa Giro Total da Itiruçu FM, o local será reacoplado ao conglomerado educacional. Questionado se não seria melhor consultar a população, o secretário foi enfático em dizer que enfrentará mais esta luta, assim como foi na nucleação, mas que a vila sim seria desfeita e se tornará um espaço recreativo para as escolas.

Com isso as replica de casinhas tradicionais da zona rural, replica da Igreja, casa de farinha, etc. foram demolidos para que o espaço fique vazio como antes, de maneira a deixar que as escolas modifiquem seu gosto.


A Vila que já serviu de amostra da cultura e da história do município estava abandonada e sofria com a ação de vândalos, e a atual gestão achou melhor não recuperá-la, mas destruí-la, e devolver o espaço as escolas. A Prefeitura de Itiruçu, todavia não se comprometeu a construir outro espaço cultural. Nenhum vereador se manifestou sobre o caso. Uma Máquina Pá Enchedeira e uma Caçamba do PAC estão sendo usados pela prefeitura para as demolições. 
Nas redes sociais são vários os protestos contra a demolição, todavia também existe aqueles que defende um fim do espaço para ser devolvido as escolas.

Veja fotos e vídeos do que já houve na antiga Vila:  - http://itirucureporter.blogspot.com.br/search?q=Vila

Governador entrega obras em Lajedo do Tabocal

O governador Rui Costa visitou a cidade de Lajedo do Tabocal na manhã desta quinta feira (18-02 – 2016). Como de costume ele chegou à cidade acompanhada do deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia dos Deputados Estadual, e do Secretário de Recursos Hídricos Cássio Peixoto, além de assessores e outras autoridades. Ao descer do veículo, Rui saiu de encontro a população, onde cumprimentou com um aperto de mãos e pouse para fotos. Em seguida foi ao palco onde discursou para a população.
O governador veio a Lajedo para inaugurar obras junto ao prefeito Adalícia Almeida. Obra esta que levou água de qualidade para produtores das localidades rurais de Peixe, Roncador e Assentamento Monte Castelo. Além de uma nova Unidade Básica de Saúde e as obras de pavimentação de diversas ruas, com recursos estaduais, e ainda uma garagem municipal. Rui, Nilo e comitiva encerrou o dia de trabalho fazendo uma visita ao Colégio Estadual Fernando Presídio, atividade que vem se repetindo em cada município para subsidiar o programa Educar para Transformar.

O governador destacou a importância do abastecimento e disse está ampliando o maior investimento já feito na Bahia em abastecimento de água, na gestão passada, e, para isso, foi criado a Secretaria de Infraestrutura Hídrica. Rui Costa em seu discurso disse que água é vida, é saúde e que quem não toma água de qualidade, vai parar no médico e que a prioridade é levar para todas as comunidades, distritos e povoados água de qualidade.
O sistema simplificado de abastecimento de água, que representa investimento de aproximadamente R$ 480 mil, vai atender a 1.228 moradores das localidades de Peixe, Roncador e Assentamento Monte Castelo. Já a unidade básica de saúde tem capacidade para realizar cerca de 60 atendimentos por dia, representa investimento de R$ 408 mil e conta, entre outros itens, com consultório odontológico e sala de vacinação.

Rui ainda foi homenageado pelos moradores da zona rural com uma cesta de hortaliças e uma melancia, além de um boné e produtos do campo por membros do MST.






quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Lajedo do Tabocal: Governador inaugura obras de abastecimento de água e saúde nesta quinta

A população do município de Lajedo do Tabocal, no sudoeste da Bahia, será beneficiada com a entrega de obras nas áreas de abastecimento de água e saúde. Nesta quinta-feira (18), a partir das 9h30, o governador Rui Costa inaugura, no município, a Unidade Básica de Saúde Dr. Agenor Rodrigues Costa, onde visita as instalações do prédio e, em seguida, faz a entrega da garagem municipal.

Logo depois, o governador participa da solenidade de entrega simbólica do sistema simplificado de abastecimento de água executado pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb), beneficiando 1.228 moradores de três localidades do município. O evento ocorrerá na Praça Anacleto Barbosa, no centro da cidade. Ao final da viagem ao município, às 11h, Rui visita o Colégio Estadual Fernando Presídio, onde se reúne com a comunidade escolar do local.

Bandido assalta a quadro pessoas de uma só vez em Itiruçu na noite desta terça

A ação da marginalidade continua a assustar a população itiruçuense, apesar do esforço da policia no combate aos crimes. De acordo com populares, na noite desta ultima terça feira (16), quatro cidadãos que dialogavam em frente a Padaria Rick no centro da cidade foram surpreendidos por um elemento com um revolver que apos anunciar assalto, levou os celulares das vítimas tomando rumo ignorado.
Apos o fato ser repassado a nossa redação, recomendamos os mesmos a procurarem a delegacia de Policia e registrarem uma ocorrência, afim de que as autoridades tenham respaldo para tomarem providências.

Com voto de Alexandre, Paulo Ézio se elege primeiro secretário da Câmara de Itiruçu

Contrariando a oposição, da qual ainda afirma fazer parte mas apenas dos de fora da Câmara, o vereador Alexandre Maimone (PCdoB) foi o responsável pelo voto que elegeu o vereador Paulo Ézio (PSB) como primeiro secretário da casa, posto que ele renunciou recentemente e que tinha como postulante também o oposicionista Nino Mota (PT) que não se elegeu, ficando apenas com quatro votos dos cinco votos.

Alexandre que já havia anunciado em redes sociais seu voto para o base governistas, se diz decepcionado de como foi conduzida a sessão extraordinária no dia 31 de dezembro de 2015, que segundo ele foi totalmente fora da lei , e que por isso pediu  o afastamento da mesa.


Votaram pela eleição do vereador Paulo Ézio os edis Alexandre Maimone (PC do B) da oposição, Josevi Umburanas (PMDB), Erisvaldo Teixeira (SLD) e Aguinaldo Vieira Lopes (PROS) da situação. 

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Itiruçu: Nilman anuncia possível dobradinha entre Vitório e Lorena e descarta aliança deLúcia e Wagner

Em entrevista cedida ao Programa Cidade Repórter da Itiruçu FM, na manhã desta terça feira (16), o vereador Nilman Brochine (PTdoB) falou sobre a sucessão municipal de 2016. Para ele a oposição está unida e que apesar de haver vários nomes, todos deverão ver quem tem mais condições para concorrer ao pleito.

Ele disse acreditar numa dobradinha entre o empresário Vitório Tenisi e a médica Lorena Di Gregório. Nilman negou que já tenha definido se tentará a reeleição, mas garantiu que se não houver candidato a prefeito pelos opositores, ele será candidato.

Brochine ainda comentou sobre um boato de uma possivel aliança da ex vereadora Lúcia Armed (PPS), esposa do ex prefeito Carlos Martinelli (PT) e o atual prefeito Wagner Novaes (PSDB). Para o edil isto não passa de um boato espalhado por Wagner para tentar desgastar a oposição e que acretida que Lucia, pela história lutas, jamais aceitaria tal união.

Nilman ainda pontuou que oposição irá dar uma resposta a situação atual do município, onde segundo o vereador existe pouca ação do prefeito atual na saúde, educação e principalmente da zona rural, principal motor econômico do município.

Elementos roubam moto a no Povoado de Santana

Nesta segunda-feira(15) dois elementos armados com arma de fogo tomaram de assalto uma moto no povoado de Santana em Lajedo do Tabocal.  A moto foi recuperada pela CAESG no bairro do Agarradinho em Itiruçu. Segundo as  informações da policia a moto estava em frente a casa de um homem conhecido por Nino que fugiu ao perceber a ação da policia, outro homem conhecido  por Júnior foi  preso no local e está a disposição da justiça.

Fonte: Itiruçu Notícias

Suspeito de ter participado de fuga de traficante da delegacia de Itiruçu foi solto

Nesta segunda-feira (15) foi preso em Itiruçu pela guarnição comandada pelo Sgt Coutinho, um elemento  de iniciais J.P. conhecido como Junior, o mesmo é suspeito de participação na ação que culminou com a fuga da traficante Rafaela Silva Santos, que estava presa na delegacia de Itiruçu sendo  resgatada na madrugada de segunda-feira (08/02).
Atualização desta notícia: Nossa redação foi informada na noite desta quarta feira (17), dão conta de que o até então suspeito foi liberado pela Polícia, isto por que segundo informações, ele apenas tomava conta dos filhos da suspeita de ser traficante, mas negou a participação. 

Fonte: Itiruçu Notícias

Itiruçu: Opositor diz que não crer que o colega votará contra grupo em eleição de primeiro secretário

Em entrevista cedida ao Programa Cidade Repórter da Itiruçu FM, na manhã desta terça feira (16), o vereador Nilman Brochine (PTdoB) falou sobre a volta dos trabalhos do legislativo e da possível polêmica desta noite. 

A polêmica gira em torno da eleição para primeiro secretário, posto que era ocupado pelo vereador Alexandre Maimone (PCdoB), que renunciou após descontentamento pela realização da última sessão no dia 31 de dezebro de 2015, onde o mesmo alegou que a sessão foi realizado de forma irregular pelo presidente e apoiada pela oposição, grupo ao qual o mesmo faz parte. Em retaliação, segundo informações, o edil teria dito que renunciaria o posto e que ainda votaria contra a oposição para eleger o primeiro secretário ligado a situação, que no caso trata-se do vereador Paulo Ézio (PSB).

Indagado, Nilman disse que não acredita que Alexandre vai votar contra a oposição e que acredita da eleição de Nino Mota (PT) com voto Maimone. Segundo ele, Nino teria dialogado com Alexandre para tentar rever a postura rebelde do colega. Nilman disse não acreditar também que Alexandre abandone a oposição passando para a base situacionista, como circula boatos na cidade.

Itiruçu: Secretaria de Saúde confirma visita de Vigilância a esgoto que ameaça saúde pública


A Vigilância Sanitária do Município esteve visitando a conhecida "Rua do Café" em Itiruçu, após denuncia no Programa Cidade Repórter da Rádio Itiruçu FM e neste blog, denuncia esta feita por moradores, dando conta de que há no local há um esgoto estourado a mais de quatro meses que vem trazendo transtornos, sendo foco de mosquitos e para completar, vacas estavam usando a água para beber, vacas estas cujo o leite é retirado e comercializado na cidade. Fato que conflagra uma ameaça a saúde dos moradores da cidade, tanto pelo risco de contaminação do leito, como por um possível foco de Aedes Aegypt.

Após a denúncia na rádio, o atual Secretário de Saúde Erasmo Amorim, empossado no cargo este mês de fevereiro, disse que não havia ainda nenhuma notificação sobre o tema na secretaria, mas que diante da situação estaria solicitando da Vigilância que estivesse no local.

De acordo com a coordenador da Vigilância, Karine Araújo da Guarda, foi constatado a situação conforme a denúncia e salientou que o proprietário da Fazenda de pré nome Sergio e o Secretário de Obras do Município, senhor Avelino Gomes Neto, popular Neto do Sofá, atual Secretário de Obras da gestão Wagner Novaes (PSDB), serão notificado. Sendo que o dono da fazenda deverá evitar que as vacas consumam água do esgoto e quando a Secretária de Obras que realize de imediato a desobstrução do local.
De acordo com informações da Prefeitura, que segundo populares já tinha conhecimento do caso,  a ação de alguns moradores vem provocando o entupimento da rede. Já que constatemente em processo de limpeza das redes são encontrados roupas velhas, sacolas de plásticos, sapatos e até guarda chuvas velhos dentro da tubulação o que acaba provocando os entupimentos.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Esgoto estourado leva perigo a moradores de Itiruçu

Quando todo o país entra na campanha contra o mosquito aedes aegypt, em Itiruçu um fato denunciado por moradores é preocupante e o poder público deve deixar de lado a morosidade e agir rápido. Trata-se de um esgoto jorrando a céu aberto nas imediações da Rua do Café, só que na parte interna de uma fazenda, nas imediações das residências da referida rua.

Segundo populares já tem mais de quatro meses que o esgoto está estourando e que além da fedentina, provoca o surgimento de mosquitos e ainda animais como vacas que tem o leite comercializado na cidade, estão bebendo da água.

A residente da localidade, conhecida como Dea, procurou nossa reportagem para fazer uma reclamação pois não aguenta mais a situação, da fedentina, dos mosquitos e de consumir leite das vacas que bebem águas do esgoto. Segundo elas alguns animais já chegaram a morrer no local, não se sabe se por ingestão do esgoto. Ela também chama atenção para a situação das casas que são inundadas toda vez que chove e mandou um recado aos políticos: “Quando chegar as eleições todos enxergam nossa rua, depois somem. Vamos dar a resposta a eles", disse a moradora.


O esgoto estourado pode ser um foco de mosquitos, inclusive o aedes aegyp, pois apesar de correr, mas há local onde represam. Os moradores pedem a poder publico, já ciente do fato a mais de quatro meses, uma solução imediata.


Tiros e muita briga no Carnaval das Muquiranas em Itiruçu

Um final de semana lamentável para Itiruçu. Tudo estava preparado para ser uma diversão com a passeada do Bloco das Muquiranas, mas na verdade, o que pareceria ser um ato de descontração, foi transformado em momentos de pânicos e de terror para muitos no final da tarde e inicio da noite deste domingo (14). É que elementos mal intencionados portando armas de fogo e facões iniciaram as discórdias no percurso do evento resultando em várias tentativas de assassinatos.

Segundo relatos as brigas chegaram culminar em pessoas feridas e alguns brigões presos pela Polícia Militar. Várias testemunhas relataram que ouviram disparos de armas de fogo. Houve pessoas também que alegaram terem visto feridos de arma de fogo ou de cortes de facão em uma das mãos e outro no pé. Um tiro também teria atingido uma barraca, mas sem deixar feridos.
Veja um vídeo amador de um dos momentos da briga, onde se ouve tiros correria entre outros.
Foram necessárias várias intervenções policiais. Muitas pessoas tiveram que fugir do circuito às pressas temendo serem agredidas gratuitamente ou temendo até mesmo o pior. Pelo menos três veículos foram arrombado, segundo testemunhas. Sendo um desses, o carro do vereador Paulo Ézio, um outro de uma enfermeira de Itiruçu que não teve o nome divulgado e um cidadão do Entroncamento de Jaguaquara que teve o para-brisa do carro estourado. Uma escola que fica nas imediações também foi alvo da bandidagem, com um arrombamento e objetos quebrados.

O Bloco as Muquiranas já sai nas ruas há 10 anos, quando parte dos foliões vestem roupas do sexo oposto e desta vez não foi diferente; colocou um trio elétrico e foi patrocinado pela Prefeitura de Itiruçu e alguns comerciantes da cidade. Um dos organizadores chegou a informar que a festa apesar de ser aberta, a bebida era free, ou seja, livre. 

Sobre a segurança, o Bloco havia confirmado que enviou oficio a polícia Militar e que contrataria seguranças particulares para garantir a tranquilidade. Desta forma o que tinha tudo para ser apenas diversão, transformou em atos de selvageria por parte de alguns que lá foram com a intenção de causar confusões. A Banda Edy Gueto que animava os foliões chegou interromper por diversas vezes, para pedir o fim das brigas no circuito.

Populares também clamam por uma ação enérgica da Polícia, pois alegam que as brigas e tiros não foram exclusividade desta festa, pois quase todos os finais de semana no Jardim da Praça Aldemario Meira, desordens, brigas e até tiros tem afugentado as pessoas que apenas procuram lazer, em nossa cidade tão carente de espaços públicos.

O clima só foi estabilizado com a chegada do reforço da Polícia especializada, CIPE Sudoeste. Testemunhas ainda contaram que havia muitos veículos e motos com elementos de outras cidades, praticando desordens em Itiruçu, como por exemplo fazendo os famosos rachas no centro da cidade. O fato é que a cidade que tem mais de 13 mil habitante tem apenas dois ou três policiais para garantir a ordem, o que não tem sido suficiente.

Foto: Tiago Santos