segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Tiros e muita briga no Carnaval das Muquiranas em Itiruçu

Um final de semana lamentável para Itiruçu. Tudo estava preparado para ser uma diversão com a passeada do Bloco das Muquiranas, mas na verdade, o que pareceria ser um ato de descontração, foi transformado em momentos de pânicos e de terror para muitos no final da tarde e inicio da noite deste domingo (14). É que elementos mal intencionados portando armas de fogo e facões iniciaram as discórdias no percurso do evento resultando em várias tentativas de assassinatos.

Segundo relatos as brigas chegaram culminar em pessoas feridas e alguns brigões presos pela Polícia Militar. Várias testemunhas relataram que ouviram disparos de armas de fogo. Houve pessoas também que alegaram terem visto feridos de arma de fogo ou de cortes de facão em uma das mãos e outro no pé. Um tiro também teria atingido uma barraca, mas sem deixar feridos.
Veja um vídeo amador de um dos momentos da briga, onde se ouve tiros correria entre outros.
Foram necessárias várias intervenções policiais. Muitas pessoas tiveram que fugir do circuito às pressas temendo serem agredidas gratuitamente ou temendo até mesmo o pior. Pelo menos três veículos foram arrombado, segundo testemunhas. Sendo um desses, o carro do vereador Paulo Ézio, um outro de uma enfermeira de Itiruçu que não teve o nome divulgado e um cidadão do Entroncamento de Jaguaquara que teve o para-brisa do carro estourado. Uma escola que fica nas imediações também foi alvo da bandidagem, com um arrombamento e objetos quebrados.

O Bloco as Muquiranas já sai nas ruas há 10 anos, quando parte dos foliões vestem roupas do sexo oposto e desta vez não foi diferente; colocou um trio elétrico e foi patrocinado pela Prefeitura de Itiruçu e alguns comerciantes da cidade. Um dos organizadores chegou a informar que a festa apesar de ser aberta, a bebida era free, ou seja, livre. 

Sobre a segurança, o Bloco havia confirmado que enviou oficio a polícia Militar e que contrataria seguranças particulares para garantir a tranquilidade. Desta forma o que tinha tudo para ser apenas diversão, transformou em atos de selvageria por parte de alguns que lá foram com a intenção de causar confusões. A Banda Edy Gueto que animava os foliões chegou interromper por diversas vezes, para pedir o fim das brigas no circuito.

Populares também clamam por uma ação enérgica da Polícia, pois alegam que as brigas e tiros não foram exclusividade desta festa, pois quase todos os finais de semana no Jardim da Praça Aldemario Meira, desordens, brigas e até tiros tem afugentado as pessoas que apenas procuram lazer, em nossa cidade tão carente de espaços públicos.

O clima só foi estabilizado com a chegada do reforço da Polícia especializada, CIPE Sudoeste. Testemunhas ainda contaram que havia muitos veículos e motos com elementos de outras cidades, praticando desordens em Itiruçu, como por exemplo fazendo os famosos rachas no centro da cidade. O fato é que a cidade que tem mais de 13 mil habitante tem apenas dois ou três policiais para garantir a ordem, o que não tem sido suficiente.

Foto: Tiago Santos

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: