quinta-feira, 3 de março de 2016

Depois de 31 anos, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu terá novo comando


João sai
Depois de 31 anos no poder, nesta sexta feira (3) o então presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu, senhor João da Silva Andrade deixará o poder para uma junta diretiva nomeada pela FETAG.
A mudança ocorre por que no passado dia 4 de fevereiro uma eleição marcada foi cancelada por falta de quórum. Dos aptos a votarem que era um total de 512, só 152 apareceram nas urnas. Segundo, o informado, menos de 30%, ou seja, ainda que fosse para o segundo escrutínio, não haveria quórum. Desta forma ficando muito aquém dos 50% mais um exigido pela lei.
Em meio a muitas polêmicas e pedidos de impugnação as duas chapas concorrentes, tanto a da Tatiana Rosendo como a de João Andrade que tentava alcançar 34 anos no poder, foram desfeitas.
Desta forma foi designada uma comissão composta por um membro de cada chapa e presidida por um indicado pela FETAG, trata-se do senhor Silvio Santos, que inclusive já preside o STR de Maracás e representante regional da federação. Esta comissão deverá presidir os trabalhos do sindicato por 90 dias, a contar do dia 3 de Março e a partir daí poderá convocar novas eleições com outras chapas.
O fato pode marcar um momento histórico no município que terá uma mudança de comando no Sindicato dos Trabalhadores Rurais que há 31 anos teve apenas um comandante, onde disputou muitas das vezes as eleições sozinhas, com concorrentes que tinha chapas impugnadas, ou com um ou outro que não conseguia votos suficiente.
Silvio entra
Sob o novo comando, o sindicato deverá ter um novo estatuo atualizado de acordo com as novas leis, já que o atual já tem mais de 30 anos, num período anterior a atual Constituição e estava ultrapassado.

Após a cerimonia de entrega de poder, Andrade passará a ser um simples membro do Sindicato, com poderes limitados, igual a dos demais filiados.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: