segunda-feira, 20 de outubro de 2014

EVO MORALES DECLARADO ELEITO PRESIDENTE DA BOLÍVIA PARA SEU TERCEIRO MANDATO

O Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia (TSE) declarou o atual presidente do país, Evo Morales, vencedor das eleições realizadas na semana passada. A contagem de votos oficial foi concluída perto da meia-noite de sábado. De acordo com os resultados divulgados pelo TSE com 99,82% dos votos apurados, Morales, do Movimento ao Socialismo (MAS), obteve 61,04%, seguido pelo magnata do cimento Samuel Doria Medina, da aliança de centro-direita da Unidade Democrática (UD), com 24,49%. 

O ex-presidente Jorge Quiroga, do Partido Democrata Cristão (PDC), ficou em terceiro lugar, com 9,07%, seguido pelo ex-prefeito de La Paz Juan del Granado, da sigla de esquerda Movimiento Sin Miedo (MSM), com 2,72%. O líder indígena do leste do país Fernando Vargas, do Partido Verde, ficou com 2,69% dos votos. Com esse resultado, Morales, que se elegeu pela primeira vez em 2006, ganhou um terceiro mandato até 2020 e conquistou dois terços das cadeiras na Assembleia Legislativa. 

Em 22 de janeiro de 2015, quando assumirá o seu terceiro mandato, Morales se tornará o presidente que governou mais tempo consecutivamente desde o Marechal Andrés de Santa Cruz, fundador da pátria e um dos primeiros presidentes (1829-1839). 

Ao longo do seu governo, Morales, o primeiro indio a governar um país na America Latina, conseguiu feitos populares que o fez liderar com folga o processo eleitoral. Feitos como crescimento do país a mais de 6% (hoje o que mais cresce em todo o continente americano), redução da pobreza de 40% para menos de 20%, melhor distribuição de renda, combate a corrupção, além melhorias em infraestrutura, educação e saúde. O lider boliviano, dedicou a sua vitória, a seus colegas Fidel Castro, ex presidente de Cuba e Hugo Chávez, ex presidente da Venezuela, já falecido.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: