terça-feira, 1 de junho de 2010

Egito anuncia abertura de passagem para Gaza

Hosni Mubarak, presidente do Egito

 O presidente do Egito, Hosni Mubarak, ordenou nesta terça-feira (1º) a abertura do terminal de Rafah, na fronteira com a faixa de Gaza, única passagem do exterior para o território palestino não controlada por Israel.
De acordo com a agência Mena, a medida tem objetivo de permitir o envio de ajuda humanitária e a transferência de doentes na área.
A ordem de Mubarak acontece após a ação de militares de Israel contra uma frota de ajuda que tentava furar o bloqueio à faixa Gaza. A operação militar desta segunda-feira (31) deixou ao menos nove mortos, de acordo com as Forças Armadas israelenses.
Nesta terça-feira, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) condenou a ação militar e pediu uma investigação rápida dos fatos, mas evitou criticar diretamente o governo de Israel.
Também nesta terça-feira, o vice-ministro da Defesa de Israel, Matan Vilnaï, disse que nenhum tipo de embarcação será autorizada a entrar na área marítima da faixa de Gaza.
- Não permitiremos que os barcos cheguem a Gaza para abastecer o que se transformou em uma base terrorista que ameaça o coração de Israel, se referindo claramente aos famintos e oprimidos povos palestinos.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: