segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sugestão do MEC para não reprovar aluno nos três primeiros anos do Fundamental gera polêmica

A recomendação do Ministério da Educação (MEC), para as escolas brasileiras não reprovarem alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, não é lei, mas tem provocado muita discussão nas escolas de todo o Brasil. As  pesquisas mostram que a evasão escolar – quando a criança sai e não volta mais para a escola – tem aumentado nos primeiros anos de estudo. A aprovação automática ainda divide opiniões. Nessa discussão toda, só existe um consenso: as crianças precisam aprender. O desafio é o que fazer para que elas aprendam. Não reprová-las nos primeiros anos? Alguns educadores e o Ministério da Educação acham que esse pode ser o caminho.
Será este mesmo o caminho? Ou só vai complicar a situação do semi analfabetismo no Brasil?
O governo lembra que pesquisas mostram que os alunos que mais abandonam as escolas, desistem de estudar e de aprender são os reprovados nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Agora, a decisão sobre o novo sistema vai ser mesmo das escolas, que podem ou não continuar reprovando os alunos.  Professores dizem que a proposta do MEC, em tese, é boa, mas argumentam que falta estrutura para colocá-la em prática.

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