terça-feira, 3 de maio de 2011

Para teóricos da conspiração, Bim Ladem está vivo

As garantias dadas por Obama de que seu quase xará Osama estava empacotado foram insuficientes para barrar os teóricos da conspiração. Para eles, que desacreditam piamente na morte de Elvis Presley e na ida do homem à Lua, o terrorista saudita está vivo e fagueiro, arquitetando mais um ataque aos símbolos e aliados do Tio Sam no mundo. A diferença é que, dessa vez, há um punhado de motivos para alimentar as teses.

Para começar, as dúvidas em torno do corpo. Dizem os americanos que ele foi retirado do cafofo vitaminado onde se escondia no Paquistão para ser jogado no mar. As autoridades dos Estados Unidos asseguraram se tratar de uma tradição islâmica. O que foi refutado por especialistas na religião. Segundo eles, o correto seria uma cova, mesmo que sem referência ao morto.

Para fortalecer os argumentos de que Osama não sucumbiu, vieram as evasivas de  John Brennan, assessor de segurança nacional de Obama. À imprensa, esquivou-se de detalhar a operação que resultou na morte, o local e os atos da tal cerimônia fúnebre e as testemunhas oculares. 
Em fóruns na internet, outra indagação dos conspiracionistas era o porquê dos EUA não ter uma fotografia do morto. Lembram  que o ex-ditador iraquiano Saddan Hussein foi filmado e clicado na captura e enforcamento.

A única imagem que inicialmente surgiu como prova foi logo desmascarada por especialistas em montagem. Descobriram que ela, na verdade, foi montada sobre a base de uma foto antiga de Osama.  Para os papas da teoria da conspiração, a “mentira” tem dois propósitos: turbinar a candidatura à reeleição de Obama ou forçar Osama a sair da toca para dizer: “Estou vivo”. Já em plagas baianas, as maquinações deram lugar às piadas. A melhor delas: Osama está entocado na sala de troféus do Bahia, que há dez anos não é aberto para colocar um novo caneco.

0 comentários:

Postar um comentário

A opinião do nosso leitor é: